[RESOLVIDO] Disquetes estão com os dias contados

  • Iniciador de Tópicos marceeloc
  • Data de Início
M

marceeloc

Guest
O que antes era indispensável, está com os dias contados. Os drives de disquete 3 1/2'' são utilizados por 10% dos usuários de computador, segundo estudo da empresa de pesquisa de mercado Disk/Trend. A tendência é que o uso caia 5% a cada ano.

O pouco uso dos disquetes está movimentando a indústria. A Apple, há quatro anos, lançou o primeiro iMac sem disquetes e causou polêmica entre os usuários e empresas do setor. No campo dos PCs, IBM e Dell já colocaram no mercado computadores sem o drive, mas acabaram retornando com o periférico.

A Gateway é a última a tentar abolir o uso dos disquetes com uma proposta mais conservadora: está oferecendo um desconto de US$ 10 para os consumidores que adquirirem um PC sem o drive. Os disquetes, com 1,44 MB de capacidade de armazenamento, não comportam arquivos multimídia e documentos complexos, ficando restritos a pequenos textos e backups.

Até a Microsoft, uma das responsáveis pela longa vida dos disquetes, com sua política de discos de boot para instalar e recuperar seus sistemas operacionais, já avisou que a opção será retirada nos futuros programas. No seu lugar, estará o boot pelo CD, já usado amplamente no Windows XP.

Outros culpados são a internet, que com o e-mail, tornou o transporte de arquivos pequenos mais fácil, e rapido. Outras mídias como o CD-R, Zip e cartões de memória matam o disquete a cada ano. Em 2002 serão vendidos 1 bilhão de disquetes. Pode parecer muito, mas é a quinta parte do que era comecializado em um ano da década de 1990.
 
Marceloc, tu podia colocar a fonte dessas notícias que tu coloca aqui no fórum, não acha? ;)
E outra, essa estatística deve ser dos EUA pois aqui no Brasil ainda tem muuuuuita gente que usa disquete... e eu ODEIO disquete!! :D :D :D
[]´s

Flávio
 
O drive de disquete é muito util ainda.
Nao sei pra que mas é util sim! HAHAHAHAHA :D

Eu uso ainda pra instalar o WinME aqui.. To passando pro XP, com essa upgrade.. vou passar pra XP.. Talvez hj mesmo instale.

Mas outra utilidade eh pro meu irmao levar e trazer documentos da faculdade.

E outra, essa estatística deve ser dos EUA pois aqui no Brasil ainda tem muuuuuita gente que usa disquete
... devido ao fato de nao ter como (verba) comprar um CD-RW, cartao memoria, ZIP.. ou ate mesmo enviar um email.
 
Bicho é o seguinte quando lembro coloco a fonte quando não, é isso que acontece:D
 
aheuaheuehuaehuahuhuahuae
blz, só lembra de colocar a fonte porque às vezes eu fico curioso. ;)
[]´s

Flávio
 
Ae galera.... aproveitando esse tópico voh coloca otra notícia....
A creative comprou a 3d Labs... isso vai aumentar ainda mais a participação da Creative no mercado e provavelmente torná-la uma potência ainda maior jah q em junção com a 3dLabs produzirá mais soluções de vídeo (nossa q chique).
Otra notíciazinha básica sem entrar em detalhes: Os chipsets nForce 615/610 foram cancelados dando prioridade aos nForce 2 q estão sendo produzidos.....
falo ae galera......:D
 
PRESUNTO ESSA NOTICIA TA FEDENDO PQ JÁ NÃO É NOTCIA, MAIS DE MES QUE TODOS JÁ SABEM DISSO
 
caralho.......comédia mesmo.......
:p
hoje eu tava lembrando daquela época em que o Corel vinha numa caixinha de disquete com um balão colorido desenhado.....do Win 3.11 que cabia em disquetes......essas coisas bem depressão e nostalgicas...
:rolleyes: :rolleyes:
.....
.....
se o ZIP tivesse pegado o driver de disquete ja tinha morrido a muito tempo.........pena que quase ninguem comprou por causa do preço um pouco elevado.....
:(
 
Na epoca que os ZIP's apareceram no mercado eu acreditei muito na ideia. Mas logo os drives de CD-R foram ficando mais acessiveis e melhores. Entao o ZIP se apagou.
Hoje é dificil ver alguem usando tais drives.
 
Eeeee... nem vem!! Eu tenho meu drive de Zip IDE aqui funfando que é uma belesa!! Muito mais rápido que o paralelo, chato é que pouca gente tem... :p
E comprei também quando gravador custava caro, depois que comprei o gravador praticamente não uso mais o Zip.... :(
[]´s

Flávio
 
ZIP, DITTO DRIVE, TANTA COISA, acho que a unica coisa que ficou mesmo foi DLT e DAT.
 
Originally posted by Fla3DMadness
Eeeee... nem vem!! Eu tenho meu drive de Zip IDE aqui funfando que é uma belesa!! Muito mais rápido que o paralelo, chato é que pouca gente tem... :p
E comprei também quando gravador custava caro, depois que comprei o gravador praticamente não uso mais o Zip.... :(
[]´s

Flávio

Eeeee.. nem vem voce! :p
Quando falei meio mal dos ZIP's foi exatamente pensando naquilo que voce lamentou (chato é que pouca gente tem...) ;). E o que fala dos gravadores, bate exatamente com o que eu ali falei!
:)
[]'s
 
desculpe a ignorancia,mas o q sao esses ZIP's q vcs falam?
 
É um tipo de disquete com maior capacidade de armazenamento
se eu nao me emgano a capacidade varia entre 100 e 250 megas
 
Complementando..

Sao disquetes que sao mais confiaveis que os velhos 1.44. A capacidade nem precisa falar de novo.. e creio que sejam mais rapidos para gravar, etc.
 
e esses disquetes sao muito maiores q os 1.44?
capacidade deles ROX.....
agora q eu sei o q eh,tbm nao sei pq nao pegou........
cdr eh bom,mas vc tem q ter cuidado.....dependendo do cdr nao pode usar midia vagaba,nao pode queimar em alta velocidade......
esse zip parece ser bem mais pratico.....
apesar da capacidade menor......
 
Sim, sao muito praticos e a capacidade é bem animadora.
Porem é muito raro voce ver alguem que tenha este tipo de drive no computador.
Normalmente quem usa esse tipo de coisa é porque necessita carregar arquivos grandes e nao tem mto tempo para esperar a gravaçao de um CD. Eu diria que um zip drive atende mais as necessidades profissionais enquanto que um CDR atende as atividades simples.
 
se inventassem (o q eu nao sei se eh possivel a precos acessiveis)um zip com a capacidade de 800 mega,adivinhe se eu ia pensar em comprar um cdr?
esqueceu de responder uma pergunta minha?o tamanho dele eh muito superior a de um disquete?eh um "bolachao"?
 
entrei la........diz q suspenderam a fabricacao dos drives........sacanagem.......a galera paga pra ter um cdr e nao ve na frente a oportunidade de ter um HDzinho removivel......
Esses zips OWNZ cdr.........
capacidade desses zips podem aumentar (eu axo),e o cdr parece q vai ficar pra sempre nos seus 800 mega.........se aumentar,deve rolar um leitor novo.........o q nos traz um drive novo.......aff.......nao entendo muito........devo ter falado muita merda.....:D
 
ZIP e JAZZ nunca vao dominar cd-r's ou dvd's-r ... midia magnetica SUX A LOT!!!! Voce fala que se tivesse ZIP de 800 tu iria pegar um ao inves de cdr? isto iria ser a maior burrice do mundo! voce acha que a velocidade de transferencia eh a mesma? vc iria "keimar" algum jogo que fike puxando informacoes do seu ZIP?! ahahah! piada ia ser MUITO LENTO! cada um tem sua utilidade Zip e Jazz foram feitos com um intuito de BACKUP e nao interatividade... portanto totalmente diferentes porisso nunca poderiam tomar este mercado de Cds...
E tem mais.. uma empresa Koreana (se nao me engano) fez um Cd que armazena 1 Trilobite e pode ser lido em um DVD-ROM comum com apenas uun update de firmware... (vou procurar a informacao em detalhes e passo pra voces...)
 
eh.....verdade isso....mas se o custo/beneficio fosse bom,eu ficaria com ele.......
quanto a rodar jogos e aplicativos direto do cd,ja ouviste falar em CRACK?A maioria (ta,ta.......todos)dos meus jogos sao crackeados e nao precisam de cd..........
 
me desculpe mas vc falou besteira.. mídei magnética é muito mais rápida que Ótica... ou vc acha que seu HD não é magnético?.... E Trilobite é baboseira.... toda capacidade de armazenamento na terra é da faixa dos milhares de PetaBytes (pelo menos essa era a estimativa em 2001)
 
Tá, vamos ver se eu consigo esclarescer algumas dúvidas já que eu tenho um Zip drive e já trabalhei com o Jaz também. :D
O zip é um pouco mais largo que um disquete e um pouco mais "gordo" também. Existem os clássicos de 100mb e depois vieram os de 250mb que pelo que eu vi parece que nunca pegaram pois custavam mais caros. O problema que eu vejo dele não ter se popularizado era o preço e o monopólio inicial da iomega. No tempo que um gravador de CD era muito caro, era comum o pessoal ter zip drive externo pra fazer backup e levar coisas de um computador pro outro. Só que esse externo quando paralelo é bem lento, depois vieram os USB que já são bem mais rápidos e tem os internos IDE como o que eu tenho que é muito rápido. Eu uso o meu ainda basicamente pra levar e trazer arquivos da universidade pra casa que é bem mais rápido que gravar CD e difcilmente vou precisar de mais de 200mb (tenho 2 disquetes de 100mb).
Meu sonho era que os zip de 100mb IDE substituissem o disquete comum pois são muito mais rápidos e cabem bem mais dados, mas o preço acho que é o principal problema, no paragua um drive de 3 1/2 custa US$8 e um zip IDE 100mb da NEC uns US$45,00 (só que eu tava olhando na tabela do paragua e só tem o de 250mb da Iomega por US$77,00).
O Jaz ja é outra coisa, parece um cartucho e dentro tem um disco que parece de HD. O bixo é caro pra caramba e os cartuchos eram mais caros ainda! Na universidade tinhamos um Jaz de 1gb e alguns cartuchos, o bixo só funciona em SCSI mas é bem rápido. Mas também o preço enterrou o bixo... acho que a vantagem das midias opticas são o preço, um CD-RW custa uns R$5 enquanto um disquete de zip de 100mb uns R$30. :rolleyes:
Espero ter tirado as dúvidas que o pessoal tinha quanto aos zip drives. ;)
[]´s

Flávio
 
pois eh, exatamente por isso o CD-r ou CD-RW se sobressaiu sobre os discos ZIP... vai comparar o preço pra ver, um disco zip custa uns 30 rela e um CD qnto custa? na loja um cd na caxinha e talz eh no maximo 6 reais um RW num passa de 12 (isso sao estimativas, faz tempo q eu num compro essas coisas...) e mesmo q lançassem um Zip disk de 800 MB, o preço ia ser um escândalo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo