Review: 4850 + 4870 Hybrid CrossfireX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cesconeto
  • Data de Início Data de Início

Cesconeto

a.k.a. Muffius
Pessoal, surgiu a oportunidade de juntar a minha 4870 com uma 4850 de um primo e resolvemos fazer uns testes.

-Placas-

HIS HD4850 iceQ4 1GB:​

Core clock: 625Mhz
Memory clock: 2000Mhz

4850.jpg

Powercolor HD4870 PCS+ 512MB:​

Core clock: 800Mhz
Memory clock: 3800Mhz

4870.jpg

-Configuração-

Asus P5Q-E
Intel e8600@4.0
2x2GB Kingston HyperX@1066
Corsair 750TX

nogabinete.jpg

-Benchmarks-

3dMark06
Crysis
Crysis Warhead
Devil May Cry 4 DEMO
World in Conflict DEMO
Far Cry 2
Company of Heroes

As resoluções usadas foram 1024x768, 1280x960 e 1600x1200 com e sem filtros, com a exceção do 3dMark06 e do Devil May Cry 4.

O driver utilizado foi o Catalyst 9.1.

Todos os testes foram feitos no windows XP SP3 porque eu não gosto do vista. :)

-Resultados-

3dMark06​
3dmark.png

Crysis
Crysis_sem_filtros.png

Crysis_com_filtros.png
Em resoluções baixas, o Hybrid CF atrapalhou mais do que ajudou, apenas quando utilizamos filtros e resolução mais alta que ele fez a diferença.

Crysis Warhead
Warhead_sem_filtros.png

Warhead_com_filtros.png
No warhead, desde o princípio o Hybrid CF leva vantagem (com exceção do teste em 1280 com filtros no qual estranhamente a 4870 ganhou).

E vale destacar tembém que em 1600x1200 com filtros, os 512MB de memória da 4870 não foram suficientes, derrubando a performance da placa para abaixo da casa dos 10 FPS.

Devil May Cry 4 DEMO
DMC.png
Aqui utilizamos só a configuração mais alta possível porque nas mais baixas os fps ficam quase sempre capados pelo limite do jogo, e também porque é o teste mais demorado e tedioso que tem. :P

World in Conflict DEMO
WiC_sem_filtros.png

WiC_com_filtros.png
No World in Conflict parece que o Hybrid CF não tem um desempenho muito estável, e somente tomou a liderança no teste mais pesado.

Far Cry 2
far_cry_sem_filtros.png

far_cry_com_filtros.png
Far Cry 2 foi o único jogo em que o Hybrid CF bugou. O HDR do jogo ficava muito forte e piscando, as texturas corrompidas e o desempenho horrível.
O teste a 1600x1200 e filtros com a 4870 não pode ser feito porque o jogo dava pau todas as vezes que tentavamos, provavelmente por falta de memória da VGA, pois os FPS estavam muito baixos.

Company of Heroes
COH_sem_filtros.png

COH_com_filtros.png
Nesse jogo não foi possível utilizar 8xAA porque o jogo não tem a opção e também não aceita filtro pelo driver. Utilizamos a opção de AA ligado ingame.

Muito bom review..
He, com execao de company tem q ser 1600x1200 com filtros pra si tirar a verdadeira performace...

ps: de vez em quando eu rodo company numa 8800gtx, la tem a opcao 8x, bem estranho.

O company aqui pelo driver não aceitava aa, só in-game, que parece ser só 2x.

Provavelmente essa opção de 8xaa aparece no jogo depois que se instala todos os patches, mas como nenhum de nos dois tinha a versão "legal" não conseguimos deixar ele na ultima versão e usamos a 1.0 mesmo.

Mto legal, super ineressante o teste, e o q eu notei mais uma vez foi qse sempre q a resolução aumenta ela aumenta o desempenho, show d bola.

na boa, algo deu errado ai nesses teste, faltou uma maozinha nas configurações e patchs.

Ótima iniciativa Muffius, gostei do review :thumbs_up
Não tem mais fotos não? :cry::fun:

:wave:

Sei nao, mas acho q no vista o HYBRID CROSSFIRE rende muito mais q no XP, pelo menos foi o que eu li na internet

Amigão....Parabéns pelos testes...Até hj não tive paciencia de fazer testes como esse seu aqui com meu Crossfirex...
Conforme o darksector falou, acho que vc consegue ir mais além afinando as configurações..
Tentando igualar os clocks da 4850 com a 4870, vc tb verá uma grande diferença...:yes:

Credo, horrivel os resultados. Melhor fica com uma so vga ou pegar uma 280gtx. Acho que SLI de 8800gt fica melhor que isso ai ( pelo menos proximo. ) pq os resultados foram deprimentes.

O problema e que alem do hybrid nao ser totalmente otmizado a muita dizavenças começando com a memoria da placa de video e os clocks diferentes.

Mas hoje hybrid crossfire nao e recomendavel ou vc usa 2 HD4850 ou 2 HD4870!

Edit pra você:

*"Conclusao final: Este é o pior investimento que já fiz na vida. ATi como sempre prefere lançar um ótimo hardware promissor com um driver super imaturo. Lança tecnologias que custam mais e pioram o desempenho. Mas como sou cristão tenho fé de que a ATi, assim como a NVIDIA, irá parar de se preocupar com o número de placas no mercado e a potência delas e passar a observar os drivers lixo que acredito que são os catadores de lixo que estã fazendo."

PS.: o meu SLi de GeForce 6200 ficou melhor que isso daí

Edit pra você:

*"Conclusao final: Este é o pior investimento que já fiz na vida. ATi como sempre prefere lançar um ótimo hardware promissor com um driver super imaturo. Lança tecnologias que custam mais e pioram o desempenho. Mas como sou cristão tenho fé de que a ATi, assim como a NVIDIA, irá parar de se preocupar com o número de placas no mercado e a potência delas e passar a observar os drivers lixo que acredito que são os catadores de lixo que estã fazendo."

PS.: o meu SLi de GeForce 6200 ficou melhor que isso daí

Brother!No primeiro post ele disse que uma vga é dele e a outra é do primo dele...Só juntou as 2 para testes!:no:

na sua opnião vale apena para quem tem uma HD4850 comprar uma HD4870 ou ficaria pouco a mais que um Cross de HD4850???
Estou nessa dúvida.

Esqueci: Ótimo Review, muito bem feito, gráficos bem explicativos.

na sua opnião vale apena para quem tem uma HD4850 comprar uma HD4870 ou ficaria pouco a mais que um Cross de HD4850???
Estou nessa dúvida.

Esqueci: Ótimo Review, muito bem feito, gráficos bem explicativos.

O desempenho máximo de um cross de 4850+4870 é igual ao de um cross de duas 4850. Pra compensar a diferença de desempenho entre as placas, o uso da 4870 nunca chega a 100%.

O desempenho máximo de um cross de 4850+4870 é igual ao de um cross de duas 4850. Pra compensar a diferença de desempenho entre as placas, o uso da 4870 nunca chega a 100%.

Então é melhor comprar uma HD4850 mesmo, são 300 reais de economia.

E vender minha HD4850 e pegar 2xHD4870? Vale apena ou é melhor comprar uma GTX295? que é 150 reais a menos?

Parabéns pela iniciativa!!!
Dá pra se concluir que não vale a pena, já que 'O desempenho máximo de um cross de 4850+4870 é igual ao de um cross de duas 4850' - como já disseram: 4850+4850 / 4870+4870

PS: há possibilidade de testar Cryostasis? Se houver...
Thanks! :thumbs_up

Problema desse xfire hibrido é que a 4870 roda com os clocks da 4850, ou seja, esse xfire é praticamente igual a 4850 x 2.

De qualquer forma, valeu pelos testes, deve ter dado um trabalhão compilar tudo isso.

[]'s

Problema desse xfire hibrido é que a 4870 roda com os clocks da 4850, ou seja, esse xfire é praticamente igual a 4850 x 2.

De qualquer forma, valeu pelos testes, deve ter dado um trabalhão compilar tudo isso.

[]'s

Mesmo sendo praticamente 4850+4850 os resultados estão horriveis. Se colocar isso em % vai dar vergonha. SLI De 7800GTX ou 6800GT que na era tinha a tecnologia de SLI bem imatura ficaria melhor em ganho em % do que o apresentado.

Os resultados ficaram ruins mesmo, mas como o Evilzin citou, o Vista rende melhor pra crossfire que o XP.

Com certeza os resultados teriam ficado melhores se eu tivesse procurado ajustes individuais pra cada jogo, como por ex aquelas manhas de renomear o executável e tal.

Mas o que fizemos foi só espetar a 2a placa, colocar as bridges e instalar o driver, com tudo em default.

Apenas por curiosidade, queria saber se há chance de um crossfire híbrido da minha 4870 com a outra 3870 na mobo que tenho, a P45T-A.
Pergunto porque há alguns meses eu cogitei este esquema, mas o pessoal disse que não existe chance de crossfire de vgas diferentes.

Apenas por curiosidade, queria saber se há chance de um crossfire híbrido da minha 4870 com a outra 3870 na mobo que tenho, a P45T-A.
Pergunto porque há alguns meses eu cogitei este esquema, mas o pessoal disse que não existe chance de crossfire de vgas diferentes.

CROSSFIRE não dá não...o q tu poderia fazer é ligar as duas juntas pra adcionar mais monitores mas elas não estariam trabalhando em conjunto...

CROSSFIRE não dá não...o q tu poderia fazer é ligar as duas juntas pra adcionar mais monitores mas elas não estariam trabalhando em conjunto...

dá sim, o crossfire desse review é de duas vgas diferentes, e tem um tópico q o cara fez crossfire com a vga onboard dele e uma offboard.

http://adrenaline.com.br/forum/plac...-chipset-780g-hd3200-hd3450-super-pesado.html

dá sim, o crossfire desse review é de duas vgas diferentes, e tem um tópico q o cara fez crossfire com a vga onboard dele e uma offboard.

http://adrenaline.com.br/forum/plac...-chipset-780g-hd3200-hd3450-super-pesado.html

Acontece q nesse tópico a placa mãe do kra é otimizada pra trabalhar assim (ON + OFF board videos)...Por isso q ela disponibiliza o Hybrid Crossfire! O kra acima quer ligar DUAS placas de vídeo offboard DE DIFERENTES GPU's e épocas...CROSSFIRE assim q eu saiba NÃO EXISTE! Ele pode até ligar a 4870 + 3870 mas não vai ser CROSSFIRE e sim uma solução "multi GPU" pra multiplos monitores...Em jogos e tal não haverá ganho...:yes:

Vamos pensar um pouco mais antes de postar! :yes: :wave:

Users who are viewing this thread

Voltar