Review: Core 2 Duo e6400 + Abit AB9= ótimo combo =)

flep

www.twitch.tv/flepgg
Registrado
[Tive que postar em 3 partes pelo limite de 10 imagens por post! O Smile =P que me recomendou fazer isso. Se algum moderador depois puder unir tudo em um único POST, eu agradeceria muito!!]

Olá pessoal!

Depois de muito pesquisar em fóruns, na internet, cotar valores, encher o saco dos vendedores de fóruns [hehehe], finalmente cheguei a uma configuração.
Como todos sabem, as placas mais utilizadas nos C2D são as duas Asus, P5B Deluxe e P5WDH, que infelizmente estão em falta no mercado. Além disso, lojas e até pessoas que vendem estão cobrando valores acima do aceitável por estas placas, como por exemplo lojas na Santa Ifigênia querendo 900,00 pela P5B Deluxe, sendo que ela esta em média custando 790,00

Enfim, por este motivo, uma das alternativas que apareceu foi a Abit AB9, que é de quem mais vou falar aqui. Quem não quiser ler sobre ela desça até a parte dos testes.

Abit AB9

Ela é uma placa simples, gastei 520,00 em uma loja na SI [cuidado que tem algumas que cobram mais de 600!!], tendo apenas 1 pci-ex 16x, 2 pci-ex 1x e 2 pci normais. Suporta 6 HDs sata2 e possui apenas uma entrada IDE, que fica num local bem ruim, MAS isso não deve ser fator decisivo na hora de compra-la, afinal ninguém fica ligando e desligando o cabo da IDE na placa mãe a toda hora certo? Tirando isso, ela é bem bonita, em um tom alaranjado com dissipadores bem legais. O chipset é Intel P965/ICH8.

A pedidos, os dados da loja onde comprei:
Fica na Rua Aurora, 263 [é uma galeria grande], loja micro express, lj07/8F.
Fone 3335-6000

Na instalação do windows tive alguns problemas, que vou colocar aqui:

Primeiro, todos sabem que muitas vezes para instalar o XP em um HD sata, é preciso ter um disquete com o driver, mas algumas placas já não estão mais pedindo isso. Não é o caso da AB9. Você precisa fazer o disquete a partir do CD-ROM dela. Ela possui um utilitário, e são 3 drivers disponíveis, que é explicado no manual. Estranhamente quando tentei com o driver que no manual falava ser o sata, não consegui, mas quando tentei com o driver do controlador IDE, foi normal. Então, fica aí a dica.

Outro detalhe, é que se você esta utilizando memória DDR2-800, antes de iniciar a instalação, vá direto na BIOS e sete a voltagem das memórias para 2.0v. Isso porque ela vem com a voltagem em 1.8, e algumas memórias precisam de mais do que isso. Não precisa ter um outro pente de memória genérica não, ela inicia e vc consegue mudar isso na bios =)
Após isso, a instalação do windows é normal.

Bom, o primeiro passo a fazer assim que instalar o windows, é atualizar a BIOS. Isso é extremamente necessário pessoal, porque a BIOS original dela é podre demais. O processo é simples:

Atualizando a BIOS pelo windows
- Rode o CD-ROM da placa mãe e instale os utilitários “uGuru”.
- Baixe a ultima BIOS [1.4 quando fiz este review] no site: http://www.abit-usa.com/downloads/b...1&subcategory=1002&model=319&product_name=AB9
- Abra o software “FlashMenu” [que foi instalado na suíte uGuru]
- Faça um backup da sua BIOS se desejar [menu Save BIOS]
- Clique em Update from file *
*NOTA: existe a opção de LiveUpdate, mas nos meus testes o programa não funcionou direito, não atualizando a BIOS corretamente. Por isso recomendo o "update from file".
- Aponte para a pasta onde vc descompactou a bios que baixou do site.
- Espere o processo final, quando aparecer a mensagem de clear CMOS aceite [assim vc não precisa fazer isso manualmente] e reinicie o windows.
- Deixe o windows carregar pelo menos uma vez antes de ir mexer nas configurações da BIOS ok.

Pronto, agora vc já tem uma AB9 estável e com um bom poder de overclock.

As configurações de overclock são comuns, por isso não vou ficar explicando cada coisa aqui. Vc pode ajustar o FSB [sobe fácil a 400, podendo subir mais dependendo do restante do conjunto], voltagens, latências da memória, controles de FAN/BEEP/SHUTDOW, etc. Vc pode também salvar profiles na bios, bem útil para testes.
Se vc fizer um OC exagerado e ela não iniciar ou parar na primeira tela, desligue da força, espere apagar os leds e religue-a. Se mesmo assim não voltar, é so limpar o CMOS [mais util que retirar a bateria, porque não zera o horário/data] Para tal, leia o manual, e só mover um jumper e depois recoloca-lo no lugar.

Agora, vamos ao que interessa.

Minha Configuração:

- Core 2 Duo E6400@3.2 [400 FSB x8, vcore padrao]

- Abit AB9@bios 1.4 [specs: http://www.abit-usa.com/products/mb/techspec.php?categories=1&model=319]

- 2x 1gb G.Skill DDR2-800@1000 CAS 5-4-4-12 [baixei para 667, com os 400FSB ela sobe a 1000. Ao alterar o FSB na bios, já te mostra embaixo a quanto vai rodar a memória =) ]

- x1900xt@675/720 w/ fatal1ty FS-v7 [não tem memórias samsung, não da pra fazer BIOSMOD]

Após alguns problemas depois de uma semana ligado, mexi um pouco nas voltagens na BIOS e parece que agora esta tudo ok. Vários testes e jogos, ligado a quase 1 semana. Creio que consiga subir mais o processador, chegar a 450 FSB [3.6Ghz] mas preciso pesquisar um bom air cooler para estes core 2 duo. Não estou usando o stock, estou com um PC Cooler igual aos zalmans, tão bom quanto. Andei olhando uns reviews de novos air coolers, e todos estao mantendo a temperatura na cada de 71º em FULL LOAD [stress tests, etc], a mesma que o meu esta mantendo =). Em iddle fica em 45º, normal. Vou esperar sair um air cooler melhor, que baixe mais a temperatura, ou então partir para um water.

Fotos
[todas as miniaturas possuem link para a versão maior]




Testes

Nos testes eu priorizei os benchmakrs. Não dei muito destaque aos jogos por um simples motivo: não deve haver muita diferença de performance nos jogos atuais, porque nenhum foi desenvolvido em especial para utilizar tudo o que o processador pode eferecer. Os resultados ficaram na média da x1900xt em outra configs tops. Talvez vejamos grandes diferenças na proxima geração de games, feitos para multicore e com o dx10 rodando.

Everest CPU Queen
cpu_queen.png


Everest CPU PhotoWorkxx
cpu_photoworxx.png


Everest CPU ZLib
cpu_zlib.png


Everest FPU Julia
fpu_julia.png


.. continuação abaixo ...
 
...continuando...

Everest FPU Mandel
fpu_mandel.png


Everest FPU SinJulia
fpu_sinjulia.png


Everest Leitura da Memória
memoria_leitura.png


Everest Escrita da Memória
memoria_escrita.png


Everest Cópia da Memória
memoria_copia.png


Everest Latencia da Memória
memoria_latencia.png




Bom, é isso aí pessoal.

Minha conclusão, com os testes e com a experiencia que estou tendo aqui, é que realmente os processadores Core 2 Duo são o renascimento da Intel e a melhor escolha HOJE no mercado, levando em conta a performance deles e o custo. Não sou pró-Intel, sou apenas um usuário que torce para que as duas maiores concorrentes de CPU estejam sempre se superando, porque quem ganha com isso somos nós. A AMD estava com uma grande vantagem, e seus processadores já não eram tão baratos assim. Com essa retomada da Intel, ela toma o lugar que um dia já foi da AMD, de ter chips otimos e baratos. O cenário parece ter se envertido, e isso é otimo para o mercado, pois já forçou a AMD a reajustar seus valores, o que mostra que eles realmente tinham perdido o foco de ter valores mais baixos.

Concluí também que com a ABIT AB9 você tem uma ótima opção de motherboard, com alto desempenho em overclock e testes [em reviews ela ganhou da famosa BAD AXE da intel] e um otimo custo [R$ 520,00 na Santa Ifigênia]. Ou seja, agora ter um C2D não depende dos valores altos das Asus.
Só peço por favor que não iniciem nenhuma discução INTEL x AMD ou Abit x Asus, não é o propósito do tópico.

Enfim, espero que vocês tenham gostado deste review, pois foi bem trabalhoso fazê-lo.
Duvidas, críticas e sugestões são bem vindas, responderei na medida do possível aqui no tópico.

Enjoy! =)
 
Onde acho essa placa pra pronta entrega em uma loja que venda pela internet de confiança e com um bom preço? Obrigado
 
opa, blz

bom tópico e boa makina!!!!!!!!! psota mais alguns games, e tenta aumentar o clock desse conroe hehehehehhehe

flep, tem como vc me mandar o tel, nome e endereço da lija que vc compro na SI????????????

falow
 
Muito bom....Parabens pelo topico e pela maquina


Abraçoss
 
Show!!!!!!!!!!!!!!!!!!

C2d Rula

:p
 
vc precisou atualizar a bios para detectar o core duo 2?
Pelo que vi no newegg o pessoal estava reclamando disso
 
vc precisou atualizar a bios para detectar o core duo 2?
Pelo que vi no newegg o pessoal estava reclamando disso

Estranho né, os 946/965/975 foram concebidos para os C2D, não teria nexo ter que atualizar bios pra reconhecer nenhum dos modelos que estão no mercado, desde os P4 775 até o X6800
 
Estranho né, os 946/965/975 foram concebidos para os C2D, não teria nexo ter que atualizar bios pra reconhecer nenhum dos modelos que estão no mercado, desde os P4 775 até o X6800


Pois é, devo pegar uma mobo dessa, e nao sei onde atualizar a bios.

Smile, entra no msn que queria falar uma coisa contigo :yes:
 
Excelente review!

E também belo combo Flep

Abraço :D
 
Mto bom o review

Nao vejo a hora de liga a mobo, só to esperando as memorias chegarem na terça feira e estarei finalmente ligando
 
aew ta de parabéns pelo tópico muito bom, só duas perguntas qual seu cooler do processador e vc conseguiu colocar AA 6x no Battlefield 2142 aqui ta dando um bug estranho.
 
Ok, vamos as respostas:

Onde acho essa placa pra pronta entrega em uma loja que venda pela internet de confiança e com um bom preço? Obrigado

Realmente não sei cara. Mas os dados da loja eu inseri no início do topico, então acho que se vc ligar lá, o cara te envia ela blz? Fala com o Paulo!

[]s!


opa, blz

bom tópico e boa makina!!!!!!!!! psota mais alguns games, e tenta aumentar o clock desse conroe hehehehehhehe

flep, tem como vc me mandar o tel, nome e endereço da lija que vc compro na SI????????????

falow

Opa valeu. Vou tentar subir ele mais uma hora dessas. Quanto a games, sugiram alguns que quando eu tiver tempo eu testo.

Os dados da loja inseri no inicio do topico ok, assim fica mais facil!


vc precisou atualizar a bios para detectar o core duo 2?
Pelo que vi no newegg o pessoal estava reclamando disso

Não precisei não. Estranho isso que o pessoal na newegg falou. Aqui foi normal. Talvez essa que tenha nas lojas hoje seja alguma revisão.
Mas foi normal, pode ficar tranquilo =)



aew ta de parabéns pelo tópico muito bom, só duas perguntas qual seu cooler do processador e vc conseguiu colocar AA 6x no Battlefield 2142 aqui ta dando um bug estranho.

Valeu.
O cooler do meu processador é um PC Cooler 92mm[eu acho], não sei o modelo porque não tenho mais a caixa, e no site do fabricante ele nao consta mais [saiu uma nova linha já] Mas na Santa Ifigencia da pra achar ele, custa uns 90,00 se não me engano.

Não cheguei a testar AA6x cara, posso testar. Mas qual o bug aí?

[]ss
 
show de bola flep,em breve farei review do meu sistema
 
Nao precisa atualizar a bios nao, liguei meu E6600 numa mobo dessas sexta feira pra testar, ligou direto sem atualizar nda...

Nao tem erro...
 
flep , sobre a pontuação de fear ? está correta sim 174 AVG ta ótimo pois minha 1800XL@580mhz x 1.4ghz faz 130 a 135 AVG em 1280x 960 tudo no talo !!! fear realmente é pesadissimo o ideal pra jogar esse belo jogo tem q ser 2 gigas DDr2 de boa qualidade aqui com meus 1024 mega chega a trava em 1024x768 o jogo é um absurdo de peso uauhhaahuahuahhah t+ abração otima aquisição to atrás de uma mobo dessa vc consegue pra mim ??:wave:
 
flep , sobre a pontuação de fear ? está correta sim 174 AVG ta ótimo pois minha 1800XL@580mhz x 1.4ghz faz 130 a 135 AVG em 1280x 960 tudo no talo !!! fear realmente é pesadissimo o ideal pra jogar esse belo jogo tem q ser 2 gigas DDr2 de boa qualidade aqui com meus 1024 mega chega a trava em 1024x768 o jogo é um absurdo de peso uauhhaahuahuahhah t+ abração otima aquisição to atrás de uma mobo dessa vc consegue pra mim ??:wave:

É, então ele é pesado mesmo, e eu não acho um grande jogo não hehehe.
Primeiro que é insistente na historia de dar sustos. Aquelas sombras se movendo conforme a luz, por mais reais que sejam, atrapalham pacas na hora de jogar. Além disso o personagem perde vida facil demais, apesar de ter vaaarios medic kits espalhados pelo jogo. Eu só instalei para testar, porque o pessoal gosta de ver testes dele, nunca joguei muito e nem vou jogar.
E o peso dele, me desculpem os amantes do jogo, é pura falha de programação =P. Oblivion e Call of Juarez são tão ou mais belos, com efeitos e sombras, e não tem tanto pau nem tanta queda de FPS como FEAR.

Então, lá no inicio do meu post eu pus os dados da loja. Veja se consegues ligar lá. Fale com o Paulo e veja se ele consegue te enviar a placa.

Abraços!
 
Caraca velho que bela review, da ateh vontade de sair agora de casa e ir comprar uma maquina dessas, ahuhua show mesmo, se tivesse dinheiro até ia auauhauha.

Bela review mesmo!
 
Caraca velho que bela review, da ateh vontade de sair agora de casa e ir comprar uma maquina dessas, ahuhua show mesmo, se tivesse dinheiro até ia auauhauha.

Bela review mesmo!

Valeu cara, brigadão =)
 
parabens flep pela aquisição.
estava de olho nessa mobo tbm, só q não tinha visto nonguem aqui com ela e estava meio q com medo de comprar e não ser muito boa pra over.
mas agora q vc tem e fez um over legal com ela, já fico mais animado.

vlw

t+
 
Tô atras de umas memos DDR800 pra poder aumentar o over aqui..... vc catou suas memos aonde??? Tb foi na Santa Efigenia???
 
Tô atras de umas memos DDR800 pra poder aumentar o over aqui..... vc catou suas memos aonde??? Tb foi na Santa Efigenia???

Não foi não, comprei com um cara que achei no ML, ele tinha so um jogo, paguei 900 conto :eek:

Mas acho que na SI vc acha, nas minhas andadas por lá tenho visto varios kits 1GB daquele modelo XMS, algo assim [acho que é da corsair né?].
Devem ter de 800mhz lá.

[]s
 
Ótima review brother, parabéns!!!

E se possivel posta ae os preços que vc pagou em cada hardware, logo logo tb vou pra Intel!:D
 
Ótima review brother, parabéns!!!

E se possivel posta ae os preços que vc pagou em cada hardware, logo logo tb vou pra Intel!:D

Então, no E6400 eu troquei nuns rolos com minha antiga 7800GS. As memos saiu 900,00, a VGA saiu 1280,00, a AB9 520,00 e o fatal1ty saiu por 140,00.
O sata 160gb saiu 200,00. Os cabos e os coolers extras sairam 80,00.

A fonte eu já tinha, assim como o cooler do CPU.

Ah, tudo pago com mto trabalho, nd de paitrocinio hehe, mesmo pq moro sozinho.

[]s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo