• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Review] - Creative SoundBlasterX AE-5

Cara o DAC dessa placa é muito bom (inclusive sao usados em equipamentos de estudios os chips da ESS):

Para a AE-5, a Creative utilizou o processador SABRE32 Ultra Class DAC. Eu particularmente nunca ouvi falar sobre, mas segue os padrões mais recentes para processamento de audio, que são tão falados 32bits/384kHz, 122dBDAC. Porém constam pouquíssimas informações sobre a placa no site da Creative, assim fui procurar saber um pouco mais sobre esse SABRE 32Ultra e o resultado foi surpreendente.

O chip SABRE 32(Ultra e Premium) é fabricado pela ESS's (http://www.esstech.com/) a qual equipa diversos DACs, Amplificadores, Receivers, soundbars e outros dispositivos voltados para reprodução de áudio. Um dos exemplos foram os receivers Yamaha de 2013 e outros mais recentes da Pioneer SC-LX89 9.2 extremamente forte, rico em detalhe sonoro e com todas as tecnologias de ponta, ocupando o topo da linha Premium. ( https://www.pioneer-audiovisual.eu/eu/products/sc-lx59 )


Entao pode usar sem problemas a 600ohm em qualquer fone....nao creio que a creative colocaria um dac que nao conseguisse empurrar um fone de 600ohms sem problemas
O DAC é ótimo, mas não é ele que vai empurrar o fone, é o AMP. Pode até empurrar 600ohm, mas a que custo? Eu jamais chegaria perto do limite de operação de um AMP.
 
Última edição:
O DAC é ótimo, mas não é ele que vai empurrar o fone, é o AMP. Pode até empurrar 600ohm, mas a que custo? Eu jamais chegaria perto do limite de operação de um AMP.
Fone é um dispositivo passivo, o pior que pode acontecer nesse caso é ficar baixo.
 
Fone é um dispositivo passivo, o pior que pode acontecer nesse caso é ficar baixo.
Ah sim, quando falei em custo me referi à qualidade do som amplificado, que vai além do simples volume.

Mas enfim, normalmente os fones "comuns" que se aproximam de 600ohms são poucos, e muitas vezes superados em qualidade por outros modelos menos exigentes (por exemplo o BD DT990). Quando chegamos ao ponto de precisar de algo tão específico e de alta qualidade vale mais a pena optar por sistemas separados da placa mãe (por questões de ruído), ou até XLR.
 
Última edição:
Relatando as novidades: Chegou o HD 560s pra substituir meu HyperX Cloud II.
O Primeiro jogo que joguei foi BFV, achei horrível, sem grave. Ouvia os passos mas não sabia direcionar direito, coloquei CoD Warzone e achei a mesma merda, som ruim, menos grave e sentia que conseguia ter uma imagem melhor que o Cloud II.
Logo em seguida mandei mensagem pra Sennheiser reivindicando o direito de arrependimento, li que o produto deveria estar sem uso para eles poderem estornar meu dinheiro, pelo que li isso não existe.
Hoje, domingo, passei boa parte do dia jogando PUBG. Que maravilha, muito, mas muito melhor que o Cloud II, coloquei a impedância no APP da Sound Blaster em 150~600Ohm, deixei o volume do Windows em 42% e ficou praticamente perfeito, não ficou alto e ouvia os passos longe, nas casas bem longe. Agora estou muito na dúvida se devolvo ou não, porque no BF o som piorou, CoD a msm merda e PUBG melhorou muito.
 
Relatando as novidades: Chegou o HD 560s pra substituir meu HyperX Cloud II.
O Primeiro jogo que joguei foi BFV, achei horrível, sem grave. Ouvia os passos mas não sabia direcionar direito, coloquei CoD Warzone e achei a mesma merda, som ruim, menos grave e sentia que conseguia ter uma imagem melhor que o Cloud II.
Logo em seguida mandei mensagem pra Sennheiser reivindicando o direito de arrependimento, li que o produto deveria estar sem uso para eles poderem estornar meu dinheiro, pelo que li isso não existe.
Hoje, domingo, passei boa parte do dia jogando PUBG. Que maravilha, muito, mas muito melhor que o Cloud II, coloquei a impedância no APP da Sound Blaster em 150~600Ohm, deixei o volume do Windows em 42% e ficou praticamente perfeito, não ficou alto e ouvia os passos longe, nas casas bem longe. Agora estou muito na dúvida se devolvo ou não, porque no BF o som piorou, CoD a msm merda e PUBG melhorou muito.
Primeiro, se vc quiser devolver devolve sim, não existe isso de sem uso não.
Segundo, comparar um HD 560s com o HyperX deveria ser crime, não tem nem comparação. Claro (não estou criticando vc e sim a indústria em modo geral), fones que se disseminam no BR e esses jogos mais de massas socam grave até o talo, vc vai sentir falta num primeiro momento, mas pra um fps, que sons que estão na faixa de graves? Explosões que atrapalham ouvir os tiros e passos, é isso? Sem contar que vc esta saindo de um fechado pra um aberto. Alias, tbm não é uma crítica ao HyperX, dos fones gamers é um dos únicos honestos num preço ok, o resto é tudo placebo com luzinha, mas o Sennheiser é beeem superior.
Enfim, falta de grave vc resolve até na curva da placa de áudio, falta de qualidade não se resolve. Aqui pra jogar offline mesmo eu não uso o meu HD598 e sim o HD¨xx, ele tem mais impacto e tals, mas pra online é pior.
 
Primeiro, se vc quiser devolver devolve sim, não existe isso de sem uso não.
Segundo, comparar um HD 560s com o HyperX deveria ser crime, não tem nem comparação. Claro (não estou criticando vc e sim a indústria em modo geral), fones que se disseminam no BR e esses jogos mais de massas socam grave até o talo, vc vai sentir falta num primeiro momento, mas pra um fps, que sons que estão na faixa de graves? Explosões que atrapalham ouvir os tiros e passos, é isso? Sem contar que vc esta saindo de um fechado pra um aberto. Alias, tbm não é uma crítica ao HyperX, dos fones gamers é um dos únicos honestos num preço ok, o resto é tudo placebo com luzinha, mas o Sennheiser é beeem superior.
Enfim, falta de grave vc resolve até na curva da placa de áudio, falta de qualidade não se resolve. Aqui pra jogar offline mesmo eu não uso o meu HD598 e sim o HD¨xx, ele tem mais impacto e tals, mas pra online é pior.
É aquilo, o Sennheiser é um fone analítico de qualidade excelente.
Pode parecer "murcho" na hora da jogatina, mas isso é por causa dos graves exagerados dos fones gamer. Nada que um EQ não resolva, como vc disse justamente.

De qualquer forma, se ficar muito ruim pra jogar, meu conselho vai no Fidelio X2, menos analítico, porém com excelente qualidade também.
 
Relatando as novidades: Chegou o HD 560s pra substituir meu HyperX Cloud II.
O Primeiro jogo que joguei foi BFV, achei horrível, sem grave. Ouvia os passos mas não sabia direcionar direito, coloquei CoD Warzone e achei a mesma merda, som ruim, menos grave e sentia que conseguia ter uma imagem melhor que o Cloud II.
Logo em seguida mandei mensagem pra Sennheiser reivindicando o direito de arrependimento, li que o produto deveria estar sem uso para eles poderem estornar meu dinheiro, pelo que li isso não existe.
Hoje, domingo, passei boa parte do dia jogando PUBG. Que maravilha, muito, mas muito melhor que o Cloud II, coloquei a impedância no APP da Sound Blaster em 150~600Ohm, deixei o volume do Windows em 42% e ficou praticamente perfeito, não ficou alto e ouvia os passos longe, nas casas bem longe. Agora estou muito na dúvida se devolvo ou não, porque no BF o som piorou, CoD a msm merda e PUBG melhorou muito.

Earpads fazem grande diferença e essas do seu fone não parecem isolar bem as orelhas, depois que coloquei um par de misodiko de courino no meu SHP9500, o ganho nos graves foi muito perceptível e elas encaixam bem melhor que as originais.

Da uma mexida no equalizador da sua sound blaster, na minha DX eu uso como na imagem abaixo, mas gosto varia.

 
  • Curtir
Reações: Ozm
Primeiro, se vc quiser devolver devolve sim, não existe isso de sem uso não.
Segundo, comparar um HD 560s com o HyperX deveria ser crime, não tem nem comparação. Claro (não estou criticando vc e sim a indústria em modo geral), fones que se disseminam no BR e esses jogos mais de massas socam grave até o talo, vc vai sentir falta num primeiro momento, mas pra um fps, que sons que estão na faixa de graves? Explosões que atrapalham ouvir os tiros e passos, é isso? Sem contar que vc esta saindo de um fechado pra um aberto. Alias, tbm não é uma crítica ao HyperX, dos fones gamers é um dos únicos honestos num preço ok, o resto é tudo placebo com luzinha, mas o Sennheiser é beeem superior.
Enfim, falta de grave vc resolve até na curva da placa de áudio, falta de qualidade não se resolve. Aqui pra jogar offline mesmo eu não uso o meu HD598 e sim o HD¨xx, ele tem mais impacto e tals, mas pra online é pior.
Mas eu comparei pra uso bem específico, os jogos que eu jogo e repassando minha sensação. Acredito que no BFV, a engine do jogo privilegia os graves para os sons dos passos, não apenas explosões. É uma pena, pois é a franquia online que mais gosto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro, se vc quiser devolver devolve sim, não existe isso de sem uso não.
Segundo, comparar um HD 560s com o HyperX deveria ser crime, não tem nem comparação. Claro (não estou criticando vc e sim a indústria em modo geral), fones que se disseminam no BR e esses jogos mais de massas socam grave até o talo, vc vai sentir falta num primeiro momento, mas pra um fps, que sons que estão na faixa de graves? Explosões que atrapalham ouvir os tiros e passos, é isso? Sem contar que vc esta saindo de um fechado pra um aberto. Alias, tbm não é uma crítica ao HyperX, dos fones gamers é um dos únicos honestos num preço ok, o resto é tudo placebo com luzinha, mas o Sennheiser é beeem superior.
Enfim, falta de grave vc resolve até na curva da placa de áudio, falta de qualidade não se resolve. Aqui pra jogar offline mesmo eu não uso o meu HD598 e sim o HD¨xx, ele tem mais impacto e tals, mas pra online é pior.
Mas eu comparei pra uso bem específico, os jogos que eu jogo e repassando minha sensação. Acredito que no BFV, a engine do jogo privilegia os graves para os sons dos passos, não apenas explosões. É uma pena, pois é a franquia online que mais gosto
 
Mas eu comparei pra uso bem específico, os jogos que eu jogo e repassando minha sensação. Acredito que no BFV, a engine do jogo privilegia os graves para os sons dos passos, não apenas explosões. É uma pena, pois é a franquia online que mais gosto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas eu comparei pra uso bem específico, os jogos que eu jogo e repassando minha sensação. Acredito que no BFV, a engine do jogo privilegia os graves para os sons dos passos, não apenas explosões. É uma pena, pois é a franquia online que mais gosto
Eu entendo, BF no geral sempre tem muita coisa acontecendo e vc tá indo de um fone fechado pra um aberto, vai sentir falta de grave mesmo. PUBG apesar dos pesares tem uma engine de som muito boa, se ficou bom nele é um bom indicativo que no fim das contas vc mesmo percebeu que o Sennheiser é melhor.
 
De curioso fui ver se ainda existia essa placa a venda... A mais barata a R$ 1500,00 reais
 
Fala galera. Blz?

Tenho recebido algumas perguntas sobre placa de som e agins, assim resolvi criar esse tópico sobre a placa.

Em um passado pouco(ou não) distante, fiz um review sobre a minha placa de som antiga, a HT Omega Claro Plus (https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/placa-de-som-ht-omega-claro-plus-review.365149/), vale dar uma conferida pois tivemos boas discussões ao longo do tópico. Não se limitando a placa em sí, mas em qualidade de audio em diversos meios.

Depois dos problemas/postura que a Creative tive com o Windows7(Vista talvez?), resolvi me distanciar da marca. Logo não dei mais importância ao que vinha fazendo, até pq depois da mudança de API de som as placas nunca mais foram as mesmas. Passou a ser um mundo novo para a placa de som dedicada sem o famoso e extinto EAX(1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0) - os mais velhos irão se identificar! Muita coisa deixou de ser processada de forma direta e passou a ser virtual/emulado - digamos assim.

Com o anuncio da SoundBlasterX AE-5, fui dar uma olhada mais a fundo do que se tratava e dei de cara muitos reviews com comentários do tipo "Finalmente a Creative está de volta". Isso despertou minha curiosidade por diversos motivos. Um deles era o AMP dedicado para fones de até 600ohms.

Dado essa breve introdução, vamos lá...


Aspectos físicos

Para uma placa de som, achei muito bem acabada. Essa capa que envolve a placa é de boa qualidade e bem consistente. Segundo informações serve para "blindar"a placa para possíveis interferências de outros periféricos do internos do PC.

Os conectores são banhados a ouro para ter menos interferência/ruído nos terminais. Até então nada de muito especial, pois isso já vem sendo feito há anos.

Esta placa conta com uma para microfone, uma saída específica para fones de ouvido, 3 saídas para sistema de caixas 5.1 e uma saída óptica.

Outro ponto que vem ganhando mais e mais espaço são os LEDs RGB - Aura. Tem toda frescurada pra placa de som ficar mudando de cor de acordo com o jogo e demais componentes LED RGB do PC. Ela vem com uma tripa de LED com 10 pontos de luz que também são RGB e respondem ao AURA. O inconveniente é o fato da necessidade de conectar um molex de força para ligar os LEDs. Porém pra mim não faz diferença alguma e nem me interesso, até pq meu gabinete é uma caixa preta. Sem led, sem janela. Apenas funcional. Mantem o pc montado e com bom fluxo de ar. :D

Algumas fotos da placa que tirei do site deles
c0.jpg

3.jpg



Informações Técnicas

Pelo que entendi no site da Creative e em outros reviews pela internet a fora, essa placa foi totalmente redesenhada, logo é bem diferente das lançadas até a data de seu anuncio. (parece que anova SoundBlaster G6 acompanha um pouco essa nova linha https://us.creative.com/p/sound-cards/sound-blasterx-g6 )

Até onde tomei ciência, as placas lançadas anteriormente utilizavam o Core3D e outras tecnologias embarcadas como Dolby DIgital(5.1 para saidas digitais - SPDIF - sem isso você terá apenas sinal estéreo), DTS e ASIO.

Para a AE-5, a Creative utilizou o processador SABRE32 Ultra Class DAC. Eu particularmente nunca ouvi falar sobre, mas segue os padrões mais recentes para processamento de audio, que são tão falados 32bits/384kHz, 122dBDAC. Porém constam pouquíssimas informações sobre a placa no site da Creative, assim fui procurar saber um pouco mais sobre esse SABRE 32Ultra e o resultado foi surpreendente.

O chip SABRE 32(Ultra e Premium) é fabricado pela ESS's (http://www.esstech.com/) a qual equipa diversos DACs, Amplificadores, Receivers, soundbars e outros dispositivos voltados para reprodução de áudio. Um dos exemplos foram os receivers Yamaha de 2013 e outros mais recentes da Pioneer SC-LX89 9.2 extremamente forte, rico em detalhe sonoro e com todas as tecnologias de ponta, ocupando o topo da linha Premium. ( https://www.pioneer-audiovisual.eu/eu/products/sc-lx59 )

Um pouco dos dados técnicos que achei sobre o SABRE32 no site da ESS
--------------------
DAC Resolution - 32-bit Patented Hyperstream™ DAC
Input Resolution - 32-bit
Jitter Elimination - Patented Time Domain Jitter Eliminator
64-bit accumulator and 32-bit processing o Distortion free signal processing
DNR o +124dB
THD+N o –110dB
Input Modes - SPDIF with 8-input MUX / PCM (I2 S, MSB/LSB) / DSD / External 8x
Digital Filter - 32-bit architecture / Selectable roll-off frequency / Per-channel user customizable
DSP Functions - Click-free soft mute and volume control / Programmable Zero detect / De-emphasis for 32kHz, 44.1kHz, and 48kHz sampling

--------------------
Quem tiver curiosidade, segue abaixo o link com PDF dos SABRE:
ULTRA - http://www.esstech.com/files/3614/4095/2153/ES9016S_PB_rev_1.7_140916.pdf
PREMIUM - http://www.esstech.com/files/1414/4095/2154/ES9018S_PB_v1.7_140916.pdf

2.jpg

Um outro ponto que me chamou atenção na placa foi a amplificação XAMP para fones de até 600oHms. Desde 2014 passei a jogar com fone de ouvido e isso logo me interessou. Ter algo de qualidade para alimentar os fones.

No início estava jogando com o meu intra-auricular V-MODA ZN, o que é extremamente fácil de empurrar. Qualquer placa de som onboard da conta de sobra pelo fato de ser pequeno, cone de 8mm e 6ohms se não me engano. Mas não se deixe levar pelo tamanho do fone. A qualidade de áudio dele é excepcional.

Recentemente adquiri o Sennheiser HD599. Esse é um fone mais complicado de empurrar em comparação ao meu ZN. Não dos mais difíceis, mas uma placa de som onboard já não faz o trabalho bem feito(na verdade nunca fez, mesmo com fones mais simples) ao empurra um cone dinâmico de 40mm e 50oHms.

A saída de exclusiva para fones de ouvido tem a vantagem de contar com o XAMP, o amplificador dedicado da placa que consegue gerenciar/alimentar os 2 canais(direito e esquerdo) independentemente um do outro e também dos demais canais da placa de som. Isso traz uma independência dos canais e maior qualidade final do que se propõe.

101.jpg

1.gif


Software

Acho que eu estava mal acostumado com o software da HT Omega, o qual é muito simples, direto e objetivo. Esse da Creative eu, particularmente, achei muito papagaiado! Muita cor, efeito, figura... Sou mais simples. Demorei um pouco pra entender como a coisa funciona mas no final acabei me acertando com ele.

Dashboard
Aqui você uma lista enorme de pre-definições de audio para o que imaginar. Para jogos de maneira geral, filme, música e também definições específicas para cada jogo como por exemplo, BF1, CoD, CS, DoTa, etc...

Procurei entender exatamente o que cada recurso da placa faz e criei dois preset pra mim, o qual um uso para jogos e outro para música.
Dash.jpg


Lighting
Como já puderam imaginar, deixo desligado! rs... (está ligado ai para ilustração, pois nem molex espetei)
Lighting.jpg


Equalizador
É gosto pessoal. Cada um gosta de um tipo de som. uns mais agudos, outros mais graves, outros mais neutros e por assim vai... Criei o meu.
Equalizador.jpg

BlasterX Acoustic Engine
Aqui é onde a coisa passa a ficar interessante. DEMAIS!

Surround
É um pouco nítido essa função, nao?! rs... Então, é possível ajustar o qual surround você quer. Os extremos não funcionam bem. Perto do zero é praticamente estéreo perto dos 100 o som fica embolado e com muito eco.

Cryistalizer
Esse recurso faz com que os médios e principalmente os agudos fiquem nítidos. E ficam mesmo. O som ganha um pouco mais de vida e detalhamento. Funciona bem. Para jogos o 25-35 está de bom tamanho. Para música eu deixei em 10 para não tornar o som artificial. A musica ganha um pouco de vida e ainda soa natural.

Bass
Acredito que muitos gostem dessa opção, porém o que a placa entrega e o que meu fone reproduz me atende muito, muito, muito bem. Porém para efeito de teste liguei e não gostei. O som fica booming demais! O grave fica extremamente presente, o que causa muita fadiga e compromete drasticamente a reprodução das demais frequências.

Smart Volume
Aqui é onde a mágica acontece. Ainda mais pra quem joga FPS como eu. Como um amigo meu definiu, é o hacker do som. De cara eu achei que funcionasse como o smart volume da tv, onde ele controla a dinâmica do som, fazendo com que o som mantenha a mesma linha de volume, não dando pico sonoro em explosões e afins. Mas não é!

Esse recurso, em jogos, aproxima o som distante. Não sei qual magia a Creative usa, mas é assustador. Tenho jogado bastante PUBG e a linha BF4, BF1 e o BFV.

De cara é estranho para acostumar até entender a logica da coisa. Mas depois de algum tempo é certeiro. Estava no PUBG (pode não ser o jogo mais otimizado, mas o audio dele é bom, principalmente em posicionamento) fazendo o de praxe, loot... quando escutei alguém no andar de cima da casa. Fui andando sorrateiramente e marcando as quinas para pegar o infeliz. Cheguei no andar de cima e não tinha ninguém. Logo depois vi um cara pulando a janela da casa do lado. o_O Sim! Da casa do lado. Notei que era possível escutar pessoas em uma segunda casa como se estivessem perto. Para se ter uma noção... Se você estiver em uma casa e uma pessoa correr dentro da casa do outro lado da rua, ou até mesmo andar, é possível escutar!!!

Quem joga BF sabe que é, ao menos pra mim, o melhor som de FPS dos últimos tempos. A qualidade de audio em geral, seja dos tiros das armas, do ambiente, explosões, etc... é muita informação. E assim é complicado de escutar alguém passando ao seu redor. Com esse Smart Volume dá pra escutar NITIDAMENTE qualquer passando por perto e até a média distancia no meio daqueles tiros e explosões. É um hack de audio! O posicionamento é surreal de perfeito. As vezes parece que você está vendo o inimigo andando na sua frente sem você ver, entende?! rs...

Dialog
Deixo desabilitado. Ele reduz o volume do que estiver tocando para dar enfase a comunicação.
Acustic.jpg


Scout
Scout Radar
É pura besteira. Nem testei. Mas vc baixa um app do celular e conecta com a placa e ele mostra visualmente de onde esta vindo o som. Você joga ou você olha pro celular. É um olho no peixe e outro no gato.

Scout Mode
Em tese ele diminui as frequências mais baixas para dar enfase mas médias/agudas. Era pra funcionar, mas é muito ruim. Abafa o som do jogo e principalmente no BF você perde toa a imersão.
Scout.jpg


Voice Clarity
Não entendi muito bem mas deixei da melhor forma para que pudessem me ouvir

Noise Reduction
Redução de ruido. Quem fala comigo no discord discordou do recurso! rs

Echo Cancelation
Esse deixou a minha voz um pouco mais clara. Pessoal do discord não discordaram

Smart Volume
Quem fala comigo no discord discordou do recurso! rs
Voice.jpg

Voice Morph
Aqui tem vários perfis de alteração da voz. Pra que? rs... Desligado!
Clip_2.jpg

Filtros
Não senti diferença nas 3 opções. Deixei na primeira. :D
Filtros.jpg


Setup
Essa parte é onde é configurado o sinal de saída da placa, seja estereo, multicanal ou fones de ouvido.

Atualmente tenho um Logitech Z2300 com 2 caixas JVC e um fone de ouvido. As caixas ficam ligadas na saída stereo dedicada para caixa amplificada e o fone está na saída dedicada para o fone. Assim dá pra tirar maior proveito do fone, pois depois de alguns testes percebi que perdia a nitidez e clareza dos médios e agudos do fone.

Aqui eu deixo sempre em 7.1, porém como disse anteriormente, a opção SURROUND é habilitada no modo GAME e desabilitada no perfil que uso para musica.

Me chamou atenção o fato de DIRETO e DIRETO HP não terem qualquer surtimento de efeito dos recursos no Dashboard da placa. Só é possível tirar proveito dos recursos no modo ESTEREO e no FONE 7.1. Acredito que seja por conta dos audiófilos puristas! rs...

Para os fones tem a configuração da resposta da placa para 3 faixas de ohms, Baixa(16-31), Média(32-149) e Alta(150-600). Para quem não sabe, isso influencia de forma direta na resposta do fone de ouvido. Você nunca viu alguém falando que o fone está baixo demais mesmo em 100% de volume? Aqui eu deixo na Baixa, pois consigo ter um bom range de volume de saída, podendo aumentar gradativamente o volume. Isso já não acontece quando coloco em ALTA, pois o mínimo de volume que aumento já fica alto demais.
vai_porra.jpg



Conclusão

Depois de muitos anos tirei o chapéu para a Creative. Essa placa de som é espetacular. Seja para jogos ou para música. Para efeito de teste, baixei umas músicas em FLAC e também em 320kbps de boa gravação. Escutei aqui no PC com o Sennheiser HD599 e depois espetei o fone no receiver da sala, um Denon X2400H. Achei o som da placa mais encorpado, vivo e colorido. Não sou aficionado por música, mas se tivesse que escolher onde escutar, eu escutaria aqui no PC. Não que o receiver seja ruim, mas o som é mais natural, o que os puristas provavelmente preteririam. Também não quero dizer que o som aqui no PC é artificial. Apenas me agradou mais.

Em jogos a placa é fora de sério. Como relatei anteriormente, é um hack do som. O efeito surround dela muito bom, mas acredito que o DolbyHeadphone embarcado na minha antiga HT Omega era um pouco melhor. O soundstage era mais amplo. Talvez costume. Não sei dizer.

Inicialmente eu ia comprar 2 placas de som pra teste, a HT Omega Fenix e a AE-5. Mas por alguma coisa escolhei a AE-5 e hoje não me arrependo nem um pouco. Pra mim a placa nota 5 de 5.


Caso alguém pergunte sobre comparação com placa de som onboard, vai o que eu acho.
Sou cético em algumas coisas. Uma placa de som offboard é uma placa de som offboard. Não há quem venha me convencer que som onboard é bom. Se o objetivo é reproduzir áudio, ele reproduz, mas não de qualidade.

A minha ultima experiência com som onboard foi ao montar um pc recentemente para um amigo. A placa mãe em questão era uma Gigabyte Gaming 7 Z170 equipada com o chip Creative Core3D e demais recursos embarcados. Equalizei o som e ativei o recurso surround da placa. Achei o som extremamente abafado e com muita falta de detalhe. Para quem quer som de qualidade e imersão, vá de placa offboard. Onboard + DAC/AMP? Acredito que para quem quer MUSICA, seja uma excelente saída. Mas para quem joga e quer imersão, posicionamento e afins, é placa de som offboard. OPINIÃO MINHA. Não é a verdade, apenas uma conclusão que cheguei ao longo desses anos na frente de um pc jogando e curtindo um bom som.


Fico aberto a qualquer pergunta ou dúvida que tiverem.

Espero que gostem do review.

Grande abraço.
Cara qual a entrada que você ligou as caixas de som , pois não entendi ?

Só fone tá bem explícito mas da caixa fiquei sem saber , lembrando que não é home somente duas caixa estéreo.
 
Amigo como faz esse processo aí ?

Para usar o ATMOS vc deve ter um receiver com esta tecnologia. Basta ligar o PC no RECEIVER pelo HDMI (cabo v2.0 ou superior) e habilitar a opção PASSTHROUGH. Para ter atmos tem que ter caixa no teto ou reflexiva. Muitos acham que vai melhorar o som por ser atmos e usar apenas 2 caixas.

Cara qual a entrada que você ligou as caixas de som , pois não entendi ?

Só fone tá bem explícito mas da caixa fiquei sem saber , lembrando que não é home somente duas caixa estéreo.

Não tem mistério, só colocar na opção C conforme na imagem abaixo e depois selecionar o output no Windows.

Lembrando que tem a necessidade de ser caixa amplificada.



942703148_ss(2021-07-13at10_25.22).jpg.ac35c1b9f08412fad5b54101c951408c.jpg
 
Para usar o ATMOS vc deve ter um receiver com esta tecnologia. Basta ligar o PC no RECEIVER pelo HDMI (cabo v2.0 ou superior) e habilitar a opção PASSTHROUGH. Para ter atmos tem que ter caixa no teto ou reflexiva. Muitos acham que vai melhorar o som por ser atmos e usar apenas 2 caixas.



Não tem mistério, só colocar na opção C conforme na imagem abaixo e depois selecionar o output no Windows.

Lembrando que tem a necessidade de ser caixa amplificada.



942703148_ss(2021-07-13at10_25.22).jpg.ac35c1b9f08412fad5b54101c951408c.jpg
Então são 2 caixas monitor da Pionner mas com outro nome que não me lembro no momento, pode ligar será ?

Sobre Atmos eu comprei ele no Windows então pra eu poder desfrutar via Headphone tenho que ligar nas configurações do windows e o Dolby encoder no programa da placa , mesma coisa pro DTS ? Ou somente ligo o da placa ?
 
Então são 2 caixas monitor da Pionner mas com outro nome que não me lembro no momento, pode ligar será ?

Sobre Atmos eu comprei ele no Windows então pra eu poder desfrutar via Headphone tenho que ligar nas configurações do windows e o Dolby encoder no programa da placa , mesma coisa pro DTS ? Ou somente ligo o da placa ?

Sobre as caixas, elas precisam ser amplificadas, caso contrario vc vai precisar de um amplificador externo pra ligar no pc e as caixas no amplificador. Depois cata ai o modelo da caixa...

Já usei os 3. O Dolby é um pouco mais natural, o DTS tem mais punch e o da placa é o meio deles. Eu particularmente optei por ficar com o da placa. Me atende muito bem.

Se for usar o Dolby, deixa a placa em estereo pq se não vai aplicar o DOlby sobre um codec de surround. Vai ficar uma zona.
 
Sobre as caixas, elas precisam ser amplificadas, caso contrario vc vai precisar de um amplificador externo pra ligar no pc e as caixas no amplificador. Depois cata ai o modelo da caixa...

Já usei os 3. O Dolby é um pouco mais natural, o DTS tem mais punch e o da placa é o meio deles. Eu particularmente optei por ficar com o da placa. Me atende muito bem.

Se for usar o Dolby, deixa a placa em estereo pq se não vai aplicar o DOlby sobre um codec de surround. Vai ficar uma zona.
A caixa são duas dessa.
IMG-20220426-185741.jpg


E a questão do Dolby eu deixo a placa em estéreo e ligo no Windows e na placa ?

Cara desculpa tantas questões, não manjo muito dessas paradas de áudio.
 
A caixa são duas dessa.
IMG-20220426-185741.jpg


E a questão do Dolby eu deixo a placa em estéreo e ligo no Windows e na placa ?

Cara desculpa tantas questões, não manjo muito dessas paradas de áudio.

Essa caixa é amplificada, só ligar diretamente na placa de som que não tem erro. Olha aí como deve ficar pra vc escutar pela caixa:


Para o Fone ao usar o Dolby, só virar a chave alí no canto inferior esquerdo para o FONE e deixar as configurações do Dashboard como na imagem acima. O que é interessante deixar ligado no fone quanod for jogar, é o SMART VOLUME.

A intenção é sempre em ajudar!
 
A caixa são duas dessa.
IMG-20220426-185741.jpg


E a questão do Dolby eu deixo a placa em estéreo e ligo no Windows e na placa ?

Cara desculpa tantas questões, não manjo muito dessas paradas de áudio.

Esquece o Atmos, para headphone é simplesmente inexistente, tenho a licença também e a única coisa que melhora é o volume, para caixas você vai precisar de um set que suporte. Tenho uma soundbar que suporta e honestamente é só marketing, deve funcionar bem num sistema onkyo 5.1.2 ou algo dai para cima. O outro detalhe é que ao ativar o Atmos para Home Theater no windows, um delay monstruoso é adicionado e fica ruim até para ver filmes.

Se quer virtualização decente, compre uma boa placa de som e use o tutorial do hesuvi que tem aqui no fórum.
 
Essa caixa é amplificada, só ligar diretamente na placa de som que não tem erro. Olha aí como deve ficar pra vc escutar pela caixa:


Para o Fone ao usar o Dolby, só virar a chave alí no canto inferior esquerdo para o FONE e deixar as configurações do Dashboard como na imagem acima. O que é interessante deixar ligado no fone quanod for jogar, é o SMART VOLUME.

A intenção é sempre em ajudar!
Muito obrigado, já liguei aqui na entrada C do manual e ficou muito top!
Sobre o fone vou fazer os testes mas pelo que percebi não fica bom ligar o dolby nem dts.


Esquece o Atmos, para headphone é simplesmente inexistente, tenho a licença também e a única coisa que melhora é o volume, para caixas você vai precisar de um set que suporte. Tenho uma soundbar que suporta e honestamente é só marketing, deve funcionar bem num sistema onkyo 5.1.2 ou algo dai para cima. O outro detalhe é que ao ativar o Atmos para Home Theater no windows, um delay monstruoso é adicionado e fica ruim até para ver filmes.

Se quer virtualização decente, compre uma boa placa de som e use o tutorial do hesuvi que tem aqui no fórum.
Já teve um user que recomendou esse hesuvi, vou dar uma pesquisada!
Sobre o Atmos, realmente parece que só aumenta o volume.
 
Muito obrigado, já liguei aqui na entrada C do manual e ficou muito top!
Sobre o fone vou fazer os testes mas pelo que percebi não fica bom ligar o dolby nem dts.



Já teve um user que recomendou esse hesuvi, vou dar uma pesquisada!
Sobre o Atmos, realmente parece que só aumenta o volume.


Tá mastigadinho, não sei como se comporta no áudio da placa mãe, mas junto da xonar dx e até mesmo no adaptador bluetooth do meu fone ficou excelente.
 
Galera desculpe minha ignorância mas não tô entendendo o seguinte ...

Eu uso a placa com um headphone Sennheiser HD599 e deixo em normal na frequência, e uso também com esse monitor da foto aí de cima , não tenho mais nenhum equipamento ligado além disso .

Minha dúvida é pq quando eu ligo o DTS ou Dolby na placa não vejo diferença nos jogos nem em nada ?

Obrigado @sSnk3
 
Galera desculpe minha ignorância mas não tô entendendo o seguinte ...

Eu uso a placa com um headphone Sennheiser HD599 e deixo em normal na frequência, e uso também com esse monitor da foto aí de cima , não tenho mais nenhum equipamento ligado além disso .

Minha dúvida é pq quando eu ligo o DTS ou Dolby na placa não vejo diferença nos jogos nem em nada ?

Obrigado @sSnk3

Se estiver selecionado na placa o PURE DIRECT, vc nao vai escutar nada diferente mesmo. Nessa opção ele não aceita nada de emulação, nem equalizador ou ganho de grave direto do painel principal.
 
Se estiver selecionado na placa o PURE DIRECT, vc nao vai escutar nada diferente mesmo. Nessa opção ele não aceita nada de emulação, nem equalizador ou ganho de grave direto do painel principal.
Captura-de-tela-2022-04-29-165747.jpg

Esta assim!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo