REVIEW: ESET NOD32 Antivírus

Redação Adrenaline

know-it-all Member
Registrado
Um software antivírus é fundamental em qualquer máquina. Embora não faça o trabalho sozinho (cuidados na navegação são indispensáveis), fornece ao usuário proteção com uma dose de conveniência e conforto, ao funcionar como um monitor das atividades maliciosas ou potencialmente perigosas no PC.Com as ameaças tornando-se cada vez mais complexas, as empresas de segurança sentem a necessidade de acompanhar essa tendência e incluem novas técnicas de detecção e proteção a cada nova versão lançada.Conhecido pela leveza e desempenho, o Antivírus NOD 32 da ESET é vencedor de vários prêmios, como o VB100 da Virus Bulletin, e “melhor software de antivírus” em 2006 e 2007 pelo laboratório independente AV-Comparatives.org. Lançado no final de 2009, ganhou sua versão mais recente (4.2.64.12) em 17 de agosto de 2010. Entre seus pontos fortes, estão seu motor heurístico avançado, o ThreatSense, responsável pela chamada “detecção proativa” capaz de proteger o usuário também de pragas ainda desconhecidas antes mesmo da sua execução.Fundada em 1992, a ESET é uma companhia global de soluções de software de segurança, com escritórios centrais em diversos países e, desde 2004, opera para a região da América Latina em Buenos Aires, Argentina, com um escritório que inclui um laboratório de investigação de ameaças. Inaugurando as reviews do canal de segurança, o Adrenaline analisou o NOD32 Antivirus 4. Nas próximas páginas, você confere quais os recursos que o software utiliza para proteger o PC.

[ Ver texto completo ]
 
Que bom!! Meu antivírus!!! Ainda bem que levou 9,5. :yes:
 
Realmente o Nod32 é ótimo!
E vem se destacando cada vez mais.
 
Sempre fui fã do NOD e da ESET, super confiável, usei o Microsoft Security Essentials por um mês e mudei rápido rápido de volta pro NOD!!
 
Em minha empresa, usamos durante 4 anos o nod32 (15 licencas). Sempre recomendei a clientes e amigos esse excelente anti-virus. Mas em 2009, ele deixou passar um virus que nos deu um grande prejuizo. Fiz uma pesquisa e resolvi testar o kaspersky. Hoje estamos usando 23 licencas da versão internet security. Até agora o kaspersky está se mostrando uma grande ferramenta e não temos a intenção em voltar a usar o NOD32.

Roberto.
 
E o review do Kaspersky??? Ta faltando um dele, para mim os dois são de longe os melhores, fica dificil comparar para para mim o KAV se sai melhor apesar de ser bem mais pesado, agora o da ESET e leve e deixa muitooooo pouco a desejar para o KAV,

Abraços
 
Usei o Kaspersky durante 1 ano, muito bom, mas pesado, passei para o Avira, mais leve, mas detecta muito falso positivo, é irritante, estou a 3 semanas com o NOD32, é extremamente leve e não tem problema com falso positivo, excelente!!! :yes:
 
Na minha singela opinião (e acredito que muitos irão concordar) o NOD32 deveria lançar uma versão gratuita, assim como muitos de seus concorrentes fazem, com a intenção de popularizar esse excelente software, um dos melores que já usei. Fica a dica.
 
Um ótimo AV, já utilizei ele mas tinha um numero muito grande de falsos positivos na versão que eu havia utilizado, pode ser que nesta versão melhorou quanto a este requisito, dentro dos que testei o Kaspersky pra mim é o melhor, ótima interface, atualizações rápidas, numero muito pequeno de falsos positivos só peca um pouco quanto ao peso no sistema...
 
Sempre fui fã do NOD e da ESET, super confiável, usei o Microsoft Security Essentials por um mês e mudei rápido rápido de volta pro NOD!!

Qual foi o motivo de ter levado a retornar para o ESET? Tenho utilizado a versão beta do MSE 2.0 e ele tem se demonstrado ser a melhor das opções gratuítas de longe.
Porém, é um produto que não possui heurística comportamental, logo é preciso contar apenas com o realtime. E mesmo assim, o MSE 2.0 se sai bem.

Eu tenho testado o MSE 2.0 e vou retornar para o KIS 2011. No entanto, tenho que ressaltar que o Kaspersky realmente é um pouco mais pesado mesmo, mas isto ocorria na versão 2010. Eles mudaram esta situação nesta nova versão, mas o que me incomoda realmente é o scan. Tenho 2 discos de 1TB e levam mais ou menos 8 a 9 horas para o scan norma, mas se ajustar o scan, esta taxa cai para 4 a 5 horas. Tudo é uma questão de ajuste e o produto é altamente flexível, pois é um produto de alto nível e pode ser ajustado da forma como pretender que a segurança seja efetiva em seu sistema. Eu trabalhei muito com a versão corporativa e sei bem o que é isto. Acertei vários ambientes, onde o cliente estava desistindo do produto.

Há uma coisa também que o pessoal não respeita muito. Os security updates do Windows. Não adianta muito o antivírus estar atualizado se há uma brecha no sistema operacional. Ele vai até defender, mas se o sistema não está adequadamente protegido, de nada adianta.

Já vi diversos casos do cliente desistir do antivírus por descuido próprio com a segurança de seu perímetro e não conformidade com suas regras de controle e segurança de acesso. Tudo é uma questão de bom senso.
 
Nem cheguei a testar a V2.0 do MSE, mas a primeira me enchia muito com pen drives, sendo q tinha um programa só pra isso, com o nod é tranquilo ele deleta os arquivos infecciosos dos pen drives sem nenhuma mensagem chata, e eu sempre usei NOD, parece q fico com o PC desprotegido usando outro AV, acho q é costume. hehehe
 
Pra mim só dois antivírus pagos valem a pena: Nod ou Kaspersky. Dos gratuitos gostei muito do Avira, mas requer um certo conhecimento para a problemática criada pelo reconhecimento excessivo de falsos-positivos, algo que chega a incomodar bastante o usuário.

Gostei do review, uma boa apresentação de um software que se não me engano começou a ser vendido no Brasil há pouco tempo.
 
O NOD32 já teve esse "status" comigo, mas desde que deixou muitos vírus bobos passarem (principalmente de pendrives) perdeu seu posto onde tentei alguns até ficar com KIS.

Fora que a sua versão "Smart Security" deveria chamar "Slowtard Security" por deixar o computador mais lento, sua internet mais lenta, ela usa algo como um proxy no seu computador conseguindo absurdo de trancar a navegação, ver YT ? era impossível com NOD32 SM por causa disso, mesmo tendo internet de 10MB.
 
Usei o NOD32 por um tempo leve, facil de usar e efeciente... depois usei o kapersky, gostei mais do kapersky do que do nod, apensar de ser mais pesado.
 
Testei ele e mais 5 antivirus pra tentar tirar uma praga que acabou por fim, tendo que formatar meu PC, nenhum conseguiu retirar um trojan que não permitia conectar nenhum navegador e dava erro nos programas, além de aumentar o tamanho de espaço usado no PC e deixa-lo lento. Decepção com todos.

A interface do NOD melhorou muito.
 
Nunca tive muitos problemas a ponto de necessitar tanto de um anti-virus, mas migrei do Avast 5 para NOD32 e gostei bastante, principalmente pelo desempenho, as vezes chego até a esquecer que tenho anti-virus, pois o NOD32 é bem silêncioso e leve, gostei bastante do desempenho geral e recomendo!
 
Aqui eu uso kaspersky internet security , e tenho um backup em imagem de HD , assim se por acaso der algum pau lascado (e isso nunca aconteceu) então eu apenas restauro a imagem e pronto!
 
Eu nunca gostei de Anti-virus, sempre achei e ainda acho que o melhor Anti-Virus é voce mesmo, sabendo onde clicar e navegar, por mais que isso seja uma forma de segurança para combater as pragas que entram no PC, nunca deixo de passar uma vez por ano aqui no PC. Como eu vi o review do NOD32 eu resolvi baixar o trial e instalar, usar para ver como era. Atualmente eu completei um ano sem Anti-virus no Windows, instalei o NOD32 para checar se tem algum arquivo malicioso.... Resultado? NADA! Simplismente 100%, sem nenhum virus encontrado. Para garantir, desinstalei o NOD32 e usei o Avast, passei e nada. Usei o Kaspersky e tambem nao achou nada.

Enfim, 1 ano inteiro sem anti virus, computador 100% clean! Veremos como vai ficar ano que vem.

Obs. Windows XP do notebook tem 3 anos de instalaçao, de ano em ano eu passo, nada de virus tambem! Que coisa nao? Navegaçao segura é muito bom! :)
 
Gargula vai me desculpar mas não existe isso de usar o pc sem AV, soh se vc acessa poco site e não troca arquivos com ninguem oq na pratica não existe pra grande maioria das pessoas, um simples pendrive compartilhado por varios pcs seja em casa ou lojas, empresa ja infecta dezenas de maquinas por ai, ou pegar arquivos de outras formas por alguem mais descuidado, ou arquivos compactados etc, ja eh mais q suficiente pra infectar a maquina de um cidadão qualquer, meu pai por exemplo eh programador e constantemente usa o pendrive em dezenas de endereços e cidades diferentes aqui pela região sempre volta infectado, não adianta falar pro pessoal tomar cuidado basicamente ninguem liga ou bota AV e nem atualiza mesma coisa q nada, a realidade q BR não toma conta do pc eh diferente de user hardcore de pc q se preocupa com oq faz na maquina!

quanto ao NOD eu uso praticamente desde q saiu, atualmente uso a versão 64 bits ja usei outros tbm e não troco o NOD nem fudendo, leve e eficiente, e o principal não enxe o saco, vale a pena comprar em todos os sentidos!
 
Pô NightRiderX eu baixo muita coisa e também não uso antivirus.
De tempos em tempos eu dou uma verificada com alguem antivirus e no máximo ele pede pra eu excluir algum cookie.
 
Esse eu uso e assino embaixo! :yes:
 
me arrependi de comprar o kaspersky novo. se tivesse o kaspersky novo nesse teste ele ía ficar por último

fiz um teste no 3dmark vantage, com ele ligado e depois desligado. 800 pontos de diferença - é praticamente 500mhz da cpu
 
me arrependi de comprar o kaspersky novo. se tivesse o kaspersky novo nesse teste ele ía ficar por último

fiz um teste no 3dmark vantage, com ele ligado e depois desligado. 800 pontos de diferença - é praticamente 500mhz da cpu

Já usei o Kaspersky tb, achei ele bom porém bem mais pesado... Depois que a minha licença do Kaspersky expirou eu acabei comprando o NOD 32, vi uma grande diferença, parece que o PC agora está bem mais ''leve'', valeu a pena a compra :D
Agora msm, estou fazendo um Scan completo no PC com o NOD 32, e estou navegando na internet de boa, coisa que eu não fazia sem lag com o Kaspersky.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo