[REVIEW] Gabinete Pichau HX100 - O mais compacto mATX do Br?

Puts, que preço espetacular, que pena que perdi isso. No momento só tem a versão com vidro, mas está no mesmo preço da versão de metal da pichau, ainda vale e muito a pena pela qualidade do mesmo.
Pior que vou montar só ano que vem, mas nesse preço não tive como resistir rsrs. Peguei a de metal justamente pq meu sistema é Fanless, sem fan girando, nem mesmo da fonte, então a lateral de metal furada vai ajudar no airflow
 
Bom dia, alguém vendendo o hx100 metal?
 
Chegou sábado meu hx100, gabinete apesar de compacto, muito bem funcional, pensei que seria complicado montar tudo nele, mas até que ficou bem organizado. Ainda vou melhorar algumas coisas, tipo adicionar uma segunda fan na parte superior, mas estou esperando chegar os standoffs m3 de 12mm que comprei na shopee, assim vou conseguir botar a outra fan, melhorando a exaustão do hx100:

Btq6YHA.jpg


wrCDfd8.jpg


DFSCYgs.jpg


Mas uma dúvida, no meu caso que não tenho ar condicionado, qual seria a combinação correta no fluxo de ar:

A- Boto a fan traseira para puxar ar frio de fora, inverto a fan do cooler da cpu para o mesmo sentido da fan traseira, puxando o ar dela, coloco a fonte com a fan virada para dentro do gabinete, sugando o ar que vem do ac e jogando o mesmo para fora e por fim, adicionando 2 fans na parte superior, como exaustores, além de 2 fans inferiores puxando ar frio.

B- Faço o fluxo padrão, as 2 inferiores puxando ar frio de fora, 2 superiores e traseira como exaustão, fan da cpu jogando o ar para a traseira e por fim, a fonte com a fan dela virada para a parte frontal, puxando ar frio de fora e explusando o ar quente por cima.

Qual das combinações vcs acham mais funcional? Também tenho um hd, ele ficaria melhor na parte inferior, assim usaria apenas uma fan ou deixo ele na parte frontal mesmo?
 
Última edição:
alguém teria interesse em vender/trocar uma tampa lateral de metal? comprei a versão glass, mas queria mesmo a versão metal
 
alguém teria interesse em vender/trocar uma tampa lateral de metal? comprei a versão glass, mas queria mesmo a versão metal
Amigo, tente falar com a Pichau, explique a situação. É capaz deles lhe enviarem uma sem ônus algum, ou caso não seja possível vc diz que pagaria pela tampa, acho que eles fariam um preço decente.

Lembro quando o filtro superior do meu gadit x danificou, expliquei a eles o motivo e me mandaram uma nova, muito bem embalada sem custo algum, isso porque comprei o gabinete uns dois anos antes, nem garantia tinha mais.

Por isso que a pichau sempre é minha escolha primária, tem bons preços e um pós venda muito bom
 
Amigo, tente falar com a Pichau, explique a situação. É capaz deles lhe enviarem uma sem ônus algum, ou caso não seja possível vc diz que pagaria pela tampa, acho que eles fariam um preço decente.

Lembro quando o filtro superior do meu gadit x danificou, expliquei a eles o motivo e me mandaram uma nova, muito bem embalada sem custo algum, isso porque comprei o gabinete uns dois anos antes, nem garantia tinha mais.

Por isso que a pichau sempre é minha escolha primária, tem bons preços e um pós venda muito bom

pior que já fiz isso, não possuem a tampa lá. pelo que entendi nem tem em estoque o próprio gabinete. mandei msg pra fabricante (sama im01) e só possuem o painel de vidro para vender
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu provavelmente vou comprar um usado quando aparecer bem barato e vender barato com as duas laterais de vidro kk
 
Chegou sábado meu hx100, gabinete apesar de compacto, muito bem funcional, pensei que seria complicado montar tudo nele, mas até que ficou bem organizado. Ainda vou melhorar algumas coisas, tipo adicionar uma segunda fan na parte superior, mas estou esperando chegar os standoffs m3 de 12mm que comprei na shopee, assim vou conseguir botar a outra fan, melhorando a exaustão do hx100:

Btq6YHA.jpg


wrCDfd8.jpg


DFSCYgs.jpg


Mas uma dúvida, no meu caso que não tenho ar condicionado, qual seria a combinação correta no fluxo de ar:

A- Boto a fan traseira para puxar ar frio de fora, inverto a fan do cooler da cpu para o mesmo sentido da fan traseira, puxando o ar dela, coloco a fonte com a fan virada para dentro do gabinete, sugando o ar que vem do ac e jogando o mesmo para fora e por fim, adicionando 2 fans na parte superior, como exaustores, além de 2 fans inferiores puxando ar frio.

B- Faço o fluxo padrão, as 2 inferiores puxando ar frio de fora, 2 superiores e traseira como exaustão, fan da cpu jogando o ar para a traseira e por fim, a fonte com a fan dela virada para a parte frontal, puxando ar frio de fora e explusando o ar quente por cima.

Qual das combinações vcs acham mais funcional? Também tenho um hd, ele ficaria melhor na parte inferior, assim usaria apenas uma fan ou deixo ele na parte frontal mesmo?
Da uma olhada nos videos sobre o fluxo de ar no NH200, que deve te ajudar.

Meus 2 centavos:

-Fan traseira puxando ar de fora e jogando no cooler.
-Fan do cooler montada do lado direito, puxando o ar através dele.
-Fonte com fan puxando ar de fora.
-2 intakes na parte de baixo.
-Mover a fan superior mais pra frente do cooler quase encostando na fonte pra ajudar a jogar pra fora o ar quente do processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

inclusive, perguntei la no tópico de SFF, mas é uma boa falar por aqui tb:

Alguém sabe uma forma bacana de prender um HD 3.5''na parte da frente?

To precisando muito de mais espaço de armazenamento mas ainda n justifica um NAS na minha vida. Tava querendo meter um HD de pelo menos 6tb e eventualmente outro em RAID1, mas não queria perder os intakes da parte de baixo.

Os maiores HDs de 2.5 que achei são de 5tb e todos SMR, até perguntei la na área de armazenamento se faria sentido usar 2 deles, mas sei que provavelmente não é o ideal.
 
Última edição:
Da uma olhada nos videos sobre o fluxo de ar no NH200, que deve te ajudar.

Meus 2 centavos:

-Fan traseira puxando ar de fora e jogando no cooler.
-Fan do cooler montada do lado direito, puxando o ar através dele.
-Fonte com fan puxando ar de fora.
-2 intakes na parte de baixo.
-Mover a fan superior mais pra frente do cooler quase encostando na fonte pra ajudar a jogar pra fora o ar quente do processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

inclusive, perguntei la no tópico de SFF, mas é uma boa falar por aqui tb:

Alguém sabe uma forma bacana de prender um HD 3.5''na parte da frente?

To precisando muito de mais espaço de armazenamento mas ainda n justifica um NAS na minha vida. Tava querendo meter um HD de pelo menos 6tb e eventualmente outro em RAID1, mas não queria perder os intakes da parte de baixo.

Os maiores HDs de 2.5 que achei são de 5tb e todos SMR, até perguntei la na área de armazenamento se faria sentido usar 2 deles, mas sei que provavelmente não é o ideal.
Obrigado pelas dicas, vendo suas sugestões algumas coisas podem até melhorar o fluxo aqui. Já fiz algumas mudanças, essas imagens mudaram muito.

A fonte está com a fan virada para a tampa frontal, puxando o ar frio de fora. Também estou usando espaçadores, assim consigo usar 2 fans na parte superior.

O cooler da cpu está com a fan do lado direito, mas jogando o ar na direção da fan traseira, e a fan traseira está jogando o ar quente para fora.

Já tentei usar o fluxo invertido, a fan traseira puxando o ar de fora e jogando no cooler, mas por algum motivo fica mais quente, os disco esquentam e muito nessa configuração, não sei se o fato de ter 2 fans na parte superior está estragando o fluxo.

Ainda não tinha testado da forma que vc postou, até farei isso, vou deixar novamente só uma fan na superior, a traseira jogando ar frio na direção da cpu e a fan da cpu no lado direito, posicionar a fan superior como vc disse, próxima a fonte e mais pra frente do cooler, para jogar fora o ar quente gerado por ele. Embaixo, tenho 2 como intakes, vou deixar elas assim, espero que consiga temperaturas melhores da forma que vc me indicou.

Sobre hd, na parte frontal meio que da para parafusar ele inclinado, mas apenas um lado dele, aí vc usa algo para amarrar ele, foi o que fiz aqui.
 
Sua GPU Joga o ar quente para as extremidades, parte para a traseira do case, parte para a dianteira.
Acredito que o cooler do processador jogando o ar pra fora está puxando o ar quente que fica debaixo da fonte pra fora, mas ai so testando pra descobrir.
 
Sua GPU Joga o ar quente para as extremidades, parte para a traseira do case, parte para a dianteira.
Acredito que o cooler do processador jogando o ar pra fora está puxando o ar quente que fica debaixo da fonte pra fora, mas ai so testando pra descobrir.
Por isso resolvi deixar a fan do cooler da cpu no modo padrão, jogando o ar para fora, assim o fluxo interno fica bem melhor. Noto que usando assim a região da vga e os discos ficam com temperaturas estáveis, só que as memórias estão sofrendo, preciso dar um jeito nisso.

Vou terminar é adaptando uma fan de 80mm em cima delas, pois deve ajudar a arejar elas pelo menos um pouco, mas o restante das peças estão com temperaturas aceitáveis. Achei que fazer fluxo inverso teria bons resultados, visto que algumas pessoas tiveram, mas não aconteceu para mim, ficou muito pior.
 
bota um fan de 8cm ali na tampa perto dos hds jogando ar pra fora se tiver um de bobeira. capas de resolver teu problema.
to esperando algumas peças pra montar minha build. Minha placa de video é bem parecida com a tua, se achar alguma config legal compartilho por aqui.
 
Alguém sabe se esse gabinete suporta uma ATX padrão?? No caso uma Asus TUF 570 de 30.5 cm por 24.4 cm??
 
Só micro-ATX E mini-ITX

Tou querendo migrar pra um "pc portatil" mas tou com dó de trocar a placa mãe fora a treta de vender uma x570 pra comprar um b550 equivalente.
 
Tou querendo migrar pra um "pc portatil" mas tou com dó de trocar a placa mãe fora a treta de vender uma x570 pra comprar um b550 equivalente.
Se vc se preocupa com dinheiro, o caminho de buscar um PC mais portátil, não lhe pertence...
 
Queria saber como o pessoal coloca dois fans em baixo com mobo matx...
Aqui nao deu nem pra colocar fans slims. Eu só coloquei dois em cima... Enfim, nao estou gostando muito do resultado, acho que o jeito vai ser pegar um gabinete maior como o Q300L V2 da CoolerMaster ou o SilverStone Fara, ambos na casa dos 30L.
20240306_181218.jpg
 
Queria saber como o pessoal coloca dois fans em baixo com mobo matx...
Aqui nao deu nem pra colocar fans slims. Eu só coloquei dois em cima... Enfim, nao estou gostando muito do resultado, acho que o jeito vai ser pegar um gabinete maior como o Q300L V2 da CoolerMaster ou o SilverStone Fara, ambos na casa dos 30L.
20240306_181218.jpg
Aí depende muito da vga, a sua pelo visto ocupa quase 3 slots, e pra piorar, o slot pci-ex na placa mãe fica posicionado a partir do segundo slot do gabinete, o que complica muito. Olha no meu caso, minha placa mãe o slot pci-ex vai direto no primeiro slot do hx100:

j8eln6M.jpeg


Talvez, nem sei se é possivel, é vc adaptar uma fan de 120mm embaixo da fonte, pois vc usa uma sfx, no grupo do hx100 do whatsapp vi alguém lá que faz isso, ele até postou fotos de como ficou, também usava fonte sfx, talvez colocando uma ali ajude na temperatura. Mas infelizmente o hx100 é pra quem possui um ambiente bem refrigerado, usar ele em lugares quentes, como o nordeste que é o meu caso, é um problema.
 
Queria saber como o pessoal coloca dois fans em baixo com mobo matx...
Aqui nao deu nem pra colocar fans slims. Eu só coloquei dois em cima... Enfim, nao estou gostando muito do resultado, acho que o jeito vai ser pegar um gabinete maior como o Q300L V2 da CoolerMaster ou o SilverStone Fara, ambos na casa dos 30L.
20240306_181218.jpg

Espero que tu consiga encontrar uma boa solução ai viu. Um insight tb é se você vai conseguir criar um espaço para o ar circular, por menor que ele seja, pra você conseguir captar o ar frio que vem de baixo, entre a base do gabinete na parte de baixo e entre a fan e a GPU em cima, tu precisa de algum vaozinho.

Um teste legal que você pode fazer, depois da máquina montada é você acender alguns incensos e posicionar a fumaça perto do intake ou exaust . E observar por uns minutos, se você alguma fumaça sendo empurrada para fora do caminho esperado sabe? Se ela estiver, o fluxo de ar pode estar sendo impactado de alguma forma.

Até uma Fan Scythe Kaze Flex 120mm Slim não caberia?
 
Aí depende muito da vga, a sua pelo visto ocupa quase 3 slots, e pra piorar, o slot pci-ex na placa mãe fica posicionado a partir do segundo slot do gabinete, o que complica muito. Olha no meu caso, minha placa mãe o slot pci-ex vai direto no primeiro slot do hx100:

j8eln6M.jpeg


Talvez, nem sei se é possivel, é vc adaptar uma fan de 120mm embaixo da fonte, pois vc usa uma sfx, no grupo do hx100 do whatsapp vi alguém lá que faz isso, ele até postou fotos de como ficou, também usava fonte sfx, talvez colocando uma ali ajude na temperatura. Mas infelizmente o hx100 é pra quem possui um ambiente bem refrigerado, usar ele em lugares quentes, como o nordeste que é o meu caso, é um problema.
No seu caso a coisa ta bem menos pior... Pelo menos cabe ate fans de 25mm. Adaptar em baixo da fonte nao rola porque a fan fica pegando na GPU.
Ate pra instalar os fans em baixo fica ruim porque fica pegando nos conectores da placa mae.
Espero que tu consiga encontrar uma boa solução ai viu. Um insight tb é se você vai conseguir criar um espaço para o ar circular, por menor que ele seja, pra você conseguir captar o ar frio que vem de baixo, entre a base do gabinete na parte de baixo e entre a fan e a GPU em cima, tu precisa de algum vaozinho.

Um teste legal que você pode fazer, depois da máquina montada é você acender alguns incensos e posicionar a fumaça perto do intake ou exaust . E observar por uns minutos, se você alguma fumaça sendo empurrada para fora do caminho esperado sabe? Se ela estiver, o fluxo de ar pode estar sendo impactado de alguma forma.

Até uma Fan Scythe Kaze Flex 120mm Slim não caberia?
Foi justamente essa fan que testei. Fica pegando nos conectores da placa mae. Entao eu removi aquela grade que voce instala os fans e prendi depois elas com abraçadeiras, ai ficou Ok.
QUando tentei instalar a GPU nao deu certo, ficou pegando nas fans :miau:
Tenho tambem duas kaze flex slim de 80mm, talvez instale elas :bem:
 
No seu caso a coisa ta bem menos pior... Pelo menos cabe ate fans de 25mm. Adaptar em baixo da fonte nao rola porque a fan fica pegando na GPU.
Ate pra instalar os fans em baixo fica ruim porque fica pegando nos conectores da placa mae.

Foi justamente essa fan que testei. Fica pegando nos conectores da placa mae. Entao eu removi aquela grade que voce instala os fans e prendi depois elas com abraçadeiras, ai ficou Ok.
QUando tentei instalar a GPU nao deu certo, ficou pegando nas fans :miau:
Tenho tambem duas kaze flex slim de 80mm, talvez instale elas :bem:
Talvez, em nome da Ciência, essa aqui tem 15mm de espessura


Fiquei até curioso em testar essa fan.
 
Queria saber como o pessoal coloca dois fans em baixo com mobo matx...
Aqui nao deu nem pra colocar fans slims. Eu só coloquei dois em cima... Enfim, nao estou gostando muito do resultado, acho que o jeito vai ser pegar um gabinete maior como o Q300L V2 da CoolerMaster ou o SilverStone Fara, ambos na casa dos 30L.
20240306_181218.jpg
Sua GPU ta praticamente colada na mesh inferior, pegando ar fresco direto de fora. qual seria a vantagem de meter umas fans ai?
Se for puramente potência, faz logo um deshrould e coloca uns 3 fans de 25mm e 92 de diametro e ve no que da.
 
Última edição:
Sua GPU ta praticamente colada na mesh inferior, pegando ar fresco direto de fora. qual seria a vantagem de meter umas fans ai?
Se for puramente potência, faz logo um deshrould e coloca uns 3 fans de 25mm e 92 de diametro e ve no que da.
A ideia seria mandar ar fresco para os outros componentes, como ram e vrms.
Deshrould nao rola, placa de vídeo nova, ainda na garantia...
 
Esse procedimento de deshrould é apenas remover a carcaça que cobre o dissipador e as fans, correto? Como a minha já passou da garantia, até que seria um teste interessante, no meu caso será que vale a pena?
 
Esse procedimento de deshrould é apenas remover a carcaça que cobre o dissipador e as fans, correto? Como a minha já passou da garantia, até que seria um teste interessante, no meu caso será que vale a pena?
Basicamente sim. Algumas pessoas arrumam algum adaptador pra ligar os fans novos direto na placa de video p que ela continue controlando a velocidade deles de acordo com a carga.

Até onde eu sei é um processo bem simples e pouco intrusivo pra maioria das placas, alem de reversivel, então não vejo o que você teria a perder.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A ideia seria mandar ar fresco para os outros componentes, como ram e vrms.
Deshrould nao rola, placa de vídeo nova, ainda na garantia...
Tem que analizar direitinho como vc montou o fluxo de ar ai, sinceramente eu nao vejo como umas fans embaixo da GPU iria beneficiar essas outras regiões mais do que converter o topo pra intake.
VRM eu até entendo, mas RAM eu sinceramente não acho mt relevante em maioria dos cenários, a não ser que esteja tendo problemas específicos.

Ia ser uma boa medir as temperaturas pra tentar encontrar alguma área deficiente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo