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REVIEW: HDR + AA nas X1900 e X1800

Armored_Spiderman

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http://www.firingsquad.com/hardware/hdr_aa_ati_radeon_x1k/page3.asp

Nos testes deu pra ver claramente que em uma X1900XT e em uma XTX vc consegue rodar Farcry perfeitamente
em até 1600X1200 e com HDR + AA (mas acho dificil alguem comprar HJ um hardware tao novo pra
jogar um game tão antigo como Farcry...por mais lindo que seja...todo mundo já jogou e re-jogou ele)

Quanto ao oblivion...que é o carro chefe do HDR + AA tendo os efeitos mais soberbos e incriveis nos testes
outdoors ele fica jogavel na XTX e na XT até em 1600X1200 com 4XFSAA e 8XAF....o que é impressionante...
mas como o jogo inteiro não é só outdoors quando chega a parte mais pesada (maldito matinho :p) a XTX
só consegue ter bons FPS a 1024X768. Até outros usuarios que possuem a VGA já constataram que o ideal
pra nao ter muitas quedas de FPS no Oblivion e usar AA é jogar em 1024X768. Dependendo do que vc considera bom...de repente até 1280X1024 pode ficar jogável. A 18000GTO nao fica
jogavel com 4XAA e HDR em nenhuma resolução..talvez se desativar alguns recursos do game fique.

Fica entao constatado que o hardware da ATI é sim capaz de rodar HDR + AA mas somente em 1024X768...
em 1280X1024 a media de FPS foi abaixo de 30...indicando que por boa parte dos testes ela nao passou de
30FPS...ai vai da preferencia de cada um...se vc acha que 20-25 fps Oblivion fica fluido entao pode jogar
em 1280 tb :D. Isso nas VGAs TOP como a 1900XTX / XT e a 1800XT 512mb

Importante tb ver que ninguem sabe ainda como que o R580 vai se sair com HDR + AA em games futuros
como UT 2007 e Crysis. Vamos esperar pra ver ...mas a tendencia é que esses games sejam mais pesados ainda ...dependendo de como HDR for implementado neles. E geralmente..>FPS requer uma taxa de FPS mais alta que Oblivion pra poder ter um bom gameplay

Quem possuir mais informações..experiencias próprias...outras reviews..postem ae :)
 

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Safra 2005
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Armored,
Ótima interpretação do artigo!
Acho que o HDR + AA só será totalmente aproveitado nas próximas gerações de VGA's. Quando digo totalmente aproveitado, leia-se: com frames altos e em resoluções altas (1280x1024, 1600x1200...).
O mesmo que aconteceu com o sm 3.0 nas 6800's.
 

Armored_Spiderman

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Armored,
Ótima interpretação do artigo!
Acho que o HDR + AA só será totalmente aproveitado nas próximas gerações de VGA's. Quando digo totalmente aproveitado, leia-se: com frames altos e em resoluções altas (1280x1024, 1600x1200...).
O mesmo que aconteceu com o sm 3.0 nas 6800's.

sim é o que eu penso tb, claro que quem compra hj uma X1900 já pode aproveitar dos beneficios dele, mas provavelmente nos games mais novos que ainda estão por vir vai ser necessario um hardware mais potente pra ter todos os efeitos visuais do HDR com AA. Principalmente pq no Oblivion...quedas pra 25 fps nao imcomodam tanto...porém em um FPS pode ser extremamente chato..ainda mais em um FPS dinamico como Crysis ou UT 2007....GRAW é uma exceção...eu jogo numa boa a 30 fps com algumas quedas...porem o game é mais tatico e lento
 

SHAFT

Adrena Old School
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Desde que lançou a X1800XT eu já dizia que HDR + AA pra ela. Reparei isso pelas SS postadas dela no FC naquela epoca. Hoje derrepente mude pelo fato de ter novos drives e tudo mais.

Bem, X1900XTX e HDR + AA

Eu acho lindo e todos tb devem achar...é inegavel pra qualquer um que jogue FC, Oblivion ou GRAW; usando tal recurso que não fique bolado com a beleza da criança.

Só que isso é recurso muito pesado mesmo se usar FP16 (ao contrario do HL2 que faz de outra maneira), e infelizmente pra uma single vga esse recurso se torna muito pesado mesmo se usar em altas resoluções.

MAIS, vou levar em consideração algumas coisas em especial do TES4. Eu fiz um teste usando 1600x1200 usando penas HDR sem AA. Marcou um fps tal! Assim que botei o patch da ATI consegui abilitar o AA e ainda ganhei uns miseros frames no mesmo local.

O que pra mim prova que a questão não só o conjunto HDR+AA e sim o HDR, mais a programação do games e mais o AA. :wacko: aff...dificil explicar hehehe

Mais belo post ae Aranha :thumbs_up

Depois comento mais a respeito!
 

Dark Side

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É a mesma história msm da série 6 da nvidia.
As x1xxx tem a feature. Pode ser q futuramente n irá rodar em resoluções altas e talz, mas tem. O que faz dessa séria da ATi estar um passo adiante da série 7xxxx da nvidia.

A análise do HDR + AA deveria se extender a mais games, para se chegar a uma conclusão final. Basear-se somente em Oblivion, que roda porcamente na maioria das placas mesmo com HDR ligado sozinho é complicado...

Pode ser q no futuro veremos acontecer o q acontece hoje com as 6800 e as x800, se repetir com as atuais placas top de ambas as marcas.
Ná época de lançamento das x800 e 6800 eram placas q praticamente se igualavam como as 7800/7900 e as x1800/x1900 hoje, sendo q estas duas últimas possuem mais features que as rivais, assim como as 6800 perante as x800.

PS: Estou somente analisando os hardwares não escolhendo qual a melhor. Escrevi apenas fatos não opiniões.

PS2: Quais outros jogos usam HDR+AA?
Deveriam ter como base todos os jogos que disponibilizam HDR fp16+AA e analisar a performance em cada um deles, assim ficaria mais completo e "mataria" o assunto.
 

beto-angra

Sandman
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ótimo tópico ...Bom, lendo a matéria vi que realmente procede. Como diz ali, ja joguei e re-joguei Farcry muitas vezes e alguns games onde tentei habilitar Hdr + AA, e como meu monitor é 19, e o minimo jogavel é 1280X 1024, vi que realmente a placa sofre, e não há memória que ajude nesta tarefa, pois com quando tinha 1gb acontecia o mesmo.
 

Armored_Spiderman

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A análise do HDR + AA deveria se extender a mais games, para se chegar a uma conclusão final. Basear-se somente em Oblivion, que roda porcamente na maioria das placas mesmo com HDR ligado sozinho é complicado...


PS2: Quais outros jogos usam HDR+AA?
Deveriam ter como base todos os jogos que disponibilizam HDR fp16+AA e analisar a performance em cada um deles, assim ficaria mais completo e "mataria" o assunto.

esse é o problema...nao existem muitos games q usam HDR FP16... GRAW nao suportava AA em nenhum hardware...apenas a algum tempo atras saiu um ptach corrgindo isso... Ai só resta Serious Sam 2 e Splinter Cell Chaos Teory...mas esses sao mais antigos

Tomb Raider Legends usa HDR....mas ainda nao li nenhum bench com ele....era uma boa alguem com uma 1900XTX testar e postar umas screens :yes:
 

caldas

Kenai
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Pelo que eu sei o HDR+AA não é oficial em nenhum jogo, dai fica dificil v dizer que a placa X não tem capacidade de rodar bem acima de 1024 :(
 

Armored_Spiderman

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Pelo que eu sei o HDR+AA não é oficial em nenhum jogo, dai fica dificil v dizer que a placa X não tem capacidade de rodar bem acima de 1024 :(

isso tb eh verdade....eh tudo na base do chuck patch...pelo menos no Splinter Cell era... GRAW é patch oficial do game...mas parece que nao habilita AA...é um tipo de Blur... quanto a oblivion..se nao me engano eh com chuck patch e quanto a tomb raider vi o Blade rodando numa boa com AA no CF dele...mas nao tenho certeza se é com algum xit pra habilitar ou se é oficial.
 

Soufly3xtr3m3

Loading...
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Só nao intendo uma coisa (ate q intendo sim...) esses caras fazem uma confusao dos diabos, em vez de colocar X1900SE ou ate X1800SE, colocam X1900GT, ai vem nego e fala "ah é melhor q uma X1800XTX pq é de uma geraçao acima".... uhahuauha, marketing é fogo...
 

TT

mister pessimister
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Srs...

Uma dúvida que me assola: quando, peloamordedeus, a nVidia vai disponibilizar HDR+AA?

Soh na geração DX10? :confused: Ou nem nela? :boring:
 

caldas

Kenai
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na proxima geração dela, provavelmente o G80 ( Geforce 8800)
 

Armored_Spiderman

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Srs...

Uma dúvida que me assola: quando, peloamordedeus, a nVidia vai disponibilizar HDR+AA?

Soh na geração DX10? :confused: Ou nem nela? :boring:

ja li rumores no B3D que o G80 vai ter um novo sistema de FSAA, ou seja HDR + AA e provavelmente talvez até umas melhorias na filtragem geral :D
 

AlettoGrosso

\o/
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ja li rumores no B3D que o G80 vai ter um novo sistema de FSAA, ou seja HDR + AA e provavelmente talvez até umas melhorias na filtragem geral :D

opa, blz

legal, quanto mais tecnologia melhor... tenta achar o site que vc leu isso!!!!

acho que a ati e melhor pra AA e pra hdr+AA ne, e AF tb, mas vamus ver no que da na proxima geração!!!

falow
 

trueguy

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É a mesma história msm da série 6 da nvidia.
As x1xxx tem a feature. Pode ser q futuramente n irá rodar em resoluções altas e talz, mas tem...

SM3.0 é feature principal que sempre quando for implementada em jogos sempre vai rodar numa série 6, ao contrário do atual HDR+AA (HDR FP16 + AA), feature complementar (da forma como foi implementado) que nem sempre é vista nos games, dependendo da boa vontade da fabricante da GPU e dos desenvolvedores dos games.
Aliás, possuir uma placa TOP para jogar em 1024x768 é lamentável. Isso deveria ser feito por uma X1800GTO, pelo menos (de forma bem jogável).
 

Fillype

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nao vale apena comprar uma VGA top hoje...

quem está rodando os jogos pra medio/high em 1024x768 é melhor esperar a chegada da nova linha da ATI & Nvidia, HDR + AA + DX10 vai ser uma combinação muito agradável no final deste ano, principalemente que os jogos atuais nao fazem mensão a força bruta das placas mais robustas ;)
 

artfg

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Nenhum jogo que use HDR FP16 é muito mais leve que o Oblivion (Salvo FarCry, que é de 2004, e nem tenho certeza se o HDR dele é FP 16) então da de tomar o Oblivion como base.
 

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