[Review] i5 750 + Coolermaster hyper 212 plus + Asus P7P55D LE

ChapeuDePalha

Hungry Member
obs: fiz esse review em outro fórum, estou dando um copy / past pra cá.

Então bichos, vendi meu conjunto anterior para um amigo e adquiri:

- Core i5 750
- Cooler Hyper 212 plus
- 2 x 2 GB DDR3 1600 mhz SuperTalent
- Placa Asus P7P55D LE

- A placa:

P7P55D_LE_2D_logo.jpg

- R$ 460,00
- na NewEgg custa 135,00 dólares

SPECS:

- todos os capacitores sólidos
- 1 PCI express 2.0 16x
- 1 PCI express 2.0 4x para crossfire (sim, é 4x mesmo)
- 2 PCI express 1x (aqueles slots fininhos)
- 3 PCIs

- 4 slots para DDR3 até 16 GB
- 6 SATAS na placa, 1 SATA traseiro
- 12 USB´s (somando frente e trás)

Essa placa suporta crossfire, porém quando usado o cross, o segundo slot trabalha em apenas 4x.

Normalmente quando se usa crossfire ou SLI, os dois slots trabalhariam em 8x. Isso é uma limitação dos processadores LGA 1156. Nenhuma placa para esse soquete suporta 16x nos dois slots ao mesmo tempo. Mas no caso dessa placa, o limite é mais problemático, pois serão 8x em um slot e 4x em outro.

Além disso ela não suporta SLI, apenas Crossfire; portanto não acho que seja uma boa placa para usar duas VGAs, a menos que sejam VGAs médias. Quem quiser uma versão dessa placa com melhores recursos de cross e sli, deve procurar pela P7P55D PRO.

De qualquer forma, quando tiver oportunidade, vou pegar a placa de alguém emprestado e fazer um cross pra ver o que acontece.

Acredito que em pouco tempo dará para achar por R$ 400,00

- Processador e seu cooler box:

core-i5-750-box-leak-1-big.jpg

- R$ 450,00
- na Newegg, quase 200 dólares

SPECS:

- 4 Núcleos, sem HT
- 2.66 ghz. Até 3.2 ghz com turbo ativado
- 8 MB cache L3 unificado (acessado por todos os cores), e 1 MB de cache L2, sendo 256K por core.

O i5 750 tem specs parecidas com o i7 920; porém sem HT, além do fato de ser outro soquete.

- O cooler:

imageview.php

(não é minha placa)

Cooler_Master_Hyper_212_Plus_Heat-Pipe_Base.jpg

4 heat pipes em contado direto no processador

Custou 89 reais na Just Shop.

- As memórias:

6585.jpg

latências 9-9-9-25

A instalação:

o cooler é relativamente simples de instalar, ele é soquete universal, serve em qualquer processador. E ao invés de pinos, ele usa parafusos, que são colocados nos furos da placa mãe. Uma chapa que fica atrás da placa, segura esses parafusos. Então o cooler é colocado em cima do processador e uma outra chapa metálica em forma de X é enroscada nesses parafusos, fazendo a pressão necessária para o cooler ficar firme.

O que me deixou confuso foi o modo como a ventoinha é instalada. Não há parafusos, e sim dois grampos de fixação. Eles são muito fáceis de colocar, mas não é nada intuitivo. E o manual não explica nada sobre isso. Tiver que olhar umas fotos no google para entender como eles funcionavam.

Feito a instalação do cooler e aplicação de artic silver 5, o resto foi fácil e o micro ligou de primeira.

Agora a boa notícia, não precisei reinstalar o Windows 7. Ele reconheceu todo o hardware novo sem problemas :yes:

Ainda bem; seria um porre ter que reinstalar o sistema e mais um monte de coisas depois. Tive que reiniciar umas duas vezes até que ele funcionasse perfeitamente; mas no final, tudo funcionou 100%.

OVERCLOCK​

O over requer o aprendizado de algumas coisas novas porque o i5 / i7 possuem algumas características inéditas.

Por exemplo, ele é divido em duas "partes". Os cores; e o uncore. O uncore refere-se aos mecanismos que controlam o barramento PCI express e o controlador de memoria integrada no chip (o Phenom 2 também tem um controlador integrado).

O uncore trabalha em uma frequencia mais baixa e voltagem diferente dos cores. Assim sendo, há opções na bios para ajustar esses itens, e eles devem ficar com a frequencia o mais baixa possivel; pois subir o clock deles só traz instabilidade.

sabendo disso, o over não fica tão diferente do usual. Subimos o FSB, que aqui é chamado BLK (clock base), baixamos o clock da memoria para o valor default dela (ou menos), e o pci express em 100 mhz. Ajustamos o Vcore, e deixamos a voltagem do uncore no automatico, e baixamos o clock do uncore, para que ele não suba junto com os cores.

O i5 e i7 possuem um recurso interessante chamado TURBO BOOST. Esse recurso é uma espécie de over automático, que desliga cores não usados, reduzindo assim o TDP, e aumenta a frequencia dos cores restantes que estão sendo de fatos usados. Caso o usuario NÂO faça overclock, mas deixe o turbo ativado, essa será a configuração do i5:

- 4 cores em 2.66 ghz
- 3 cores em 2.92 ghz
- 2 cores ou 1 core em 3.2 ghz

Lembram-se daquela velha briga sobre o que é melhor; um dual core com clock mais alto ou um quad core com clock mais baixo? Pois bem, nesse caso você terá o melhor dos dois mundos, e nem precisa fazer overclock. Basta deixar que a placa gerencie ele pra você.

Mas para quem faz over de fato, é melhor desativar esse recurso, pois com ele ativado fica mais complicado manter a estabilidade com uma voltagem baixa (a frequencia com 1/2 cores seria alta demais, e demandaria muita voltagem).

Achei esse processador excelente para over. Esses aqui são meus resultados:

- Stock: 2.66 ghz. Vcore no automatico varia de 0.9 (iddle) até 1.25 (full). Vcore controlado pela placa.

- Over manual:

3.2 ghz -> 1.2 de Vcore (portanto vcore ABAIXO do stock)
3.5 ghz -> 1.25 de Vcore (valor stock de vcore)

Caso queira subir acima de 3.5; será necessário alguns outros ajustes, como aumentar o Vcore do uncore (devido ao aumento do clock dele).

Pelo que li em reviews diversos, esse processador chega usualmente em 4 ghz, com 1.3 ~ 1.35 de Vcore. Mas não tenho a menor intenção de fazer isso, e vou mostrar o porque nos testes de desempenho.

Temperaturas em 3.5 ghz / 1.25v:

43 graus em iddle, com o cooler em baixa rotação (1000 rpm)

57 graus em full no teste de strees do orthos, e com o cooler em rotação média (1700 rpm).

Em momento algum, o cooler foi para a rotação máxima. Em iddle ele é EXTREMAMENTE silencioso, praticamente inaudível :D

em rotação média, já dá para ouvir um pouco de ruído, mas nada demais. O que faz mais barulho aqui, aliás; é a pequena fan traseira que uso para puxar o ar para fora do gabinete.

O cooler é grande, por muito pouco não coube no meu gabinete.

Sobre as memórias: eu baixei o clock delas para 1400 mhz (não dá para por 1333 mhz exato, devido ao over), e baixei a voltagem de 1.65 para 1.5 V; além de reduzir a latencia para 8-8-8-25.

A opção que a placa me daria além de 1400 mhz não era viável, porque ultrapassava os 1600 padrão dela (devido ao over). Além disso reduzir o clock foi vantajoso, porque pude tambem reduzir a tensão para o valor recomendado pela Intel. E ainda pude abaixar a latência por causa do clock mais baixo.

BENCHMARKS

OK, vamos ao que interessa :D

Todos os testes aqui em 3.5 ghz
e com a memória em 1360 mhz.

- CINEBECH R10

O cinebench é um bench de render 3D. Vou ficar devendo o screen shot, esqueci de tirar a foto.

O resultado no teste multi core foi de 17500 pontos. Vejamos algumas comparações com outros PCs que testei:

- Athlon 64 3600 single core stock- 1610 pontos
- Athlon X2 4800 stock - 3060 pontos
- Core 2 duo E8400 stock - 6520 pontos
- Core 2 quad Q6600 @ 3.2 ghz - 12500 pontos
- Core i5 750 @ 3.5 ghz - 17500 pontos

Percebi também uma melhora na eficiencia multi core. No Q6600, o resultado em multi core era 3.3 vezes maior que o resultado em single core. No i5 ele foi 3.6 vezes maior.

Isso provavelmente se deve ao uso de um cache único de 8 MB, ao invés de dois caches de 4 MB como ocorre com o Q6600. O Phenom 2 também trabalha com cache unificado, a propósito.

- DESEMPENHO DE MEMÓRIA:

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras: teste de desempenho de RAM do Everest:

memo.jpg

esse teste foi com o processador ainda em 3.2 ghz; mas isso não importa, a memoria estava em 1333 mhz.

Percebam o avanço absurdo em relação ao Core 2 quad, e até mesmo o Phenom 2 que também possui controladora integrada. O ganho no desempenho está acima de 100%; e por incrível que pareça, está praticamente no nível do triple channel do i7 soquete 1366, segundo o review da anandtech.

A Intel tirou o suporte à triple channel desse soquete, mas melhorou a controladora RAM do chip, compensando isso :kongpositivo:

- SUPER PI

Aqui o avanço não foi tão fantástico:

superpi-i5.jpg
[/IMG]

11.5 segundos em 3.5 ghz.
Meu Q6600 fazia 16.4 segundos em 3.2 ghz.

Na verdade, esse teste de 1M do super pi requer muito processamento para diminuir apenas 1 segundo quando se está nesse nível. Os overclocks mais parrudos em i7 conseguem cerca de 8.5 segundos, com uns 4.5 ghz mais ou menos.

- CONVERT X TO DVD

i5converso.jpg

Não tenho nenhum outro resultado de outro processador para comparar, mas nessa conversão de um episodio de MERLIN em resolução SD, AVI de 350 MB; fiz média de 290 frames, e ele realizou a conversão em menos de 4 minutos.

Esse programa usar DOIS cores para realizar essa conversão e não 4.

- JOGOS

OK, agora isso aqui vai ser meio complicado de avaliar. O fato é que minha 4850 é pouco demais para testar essa CPU.

O resultado é essencialmente o mesmo do Q6600. Então para que vocês tenham uma real noção do potencial dessa cpu em jogos, preciso FORÇAR UM GARGALO de alguma forma.

Muitos sites fazem isso reduzindo a resolução, desligando AA, e reduzindo até outras coisas, para que a placa trabalhe com um frame rate bem alto, se aproximando assim do máximo que a CPU consegue.

A teoria é válida, mas ninguém compra um processador e VGA boa para rodar jogos assim. Então eu tive outra idéia: fazer um belo DOWNCLOCK no processador.

E o bom dessa CPU é que ele chega em clock muito baixos mesmo. O que eu fiz foi reduzir o muliplicador de 20 (default) para 9 (mínimo).

Isso fez o clock baixar de 3.5 para 1.56 GHZ! E eu pude reduzir a voltagem para a penas 1.1 V; embora ache que até mesmo 1.0 V seria suficiente nessa situação.

PORTANTO, TODAS AS SCREENS A SEGUIR ESTÃO COM O CLOCK EM 1.56 GHZ!

se quiserem, posso postar fotos do CPUID mostando o clock com o jogo em modo janela para provar isso. Só não fiz isso, porque estou tendo muito trabalho com esse review agora, deixarei isso para depois.

EDIT: fotos adicionadas para o Resident Evil 5 mostrando o clock.

então vamos lá:

GRID - 1680 x 1050 - AA 4X - MAX - Circuito de milano

GRID2009-11-1415-46-58-53.jpg

GRID2009-11-1415-48-50-05.jpg

GRID2009-11-1415-49-01-08.jpg

relatório do FRAPS:

mínimo: 59 frames
média: 75 frames

Absolutamente fantástico, sem mais. Não caiu NENHUM frame. Isso em um jogo que pede um bom processador para fazer média de 60 ou mais.

DIRT - 1680 X 1050 AA 4X - MAX

DiRT2009-11-1415-43-41-92.jpg

DiRT2009-11-1415-43-43-98.jpg

Segundo o FRAPS:

mínimo de 28 frames
média de 43 frames.

Esse jogo ficou mais lento, embora tenha que testar ele com o clock normal, para saber o quanto caiu. Mas não chegou a cair muito não. Se bem me lembro o frame minimo no Q6600 era de uns 34 mais ou menos.

Ouvi dizer que ele usa só um núcleo, em algum fórum. Vou verificar isso depois, olhando o gerenciador de tarefas. Se for esse caso, seria pedir demais mesmo que apenas um core em 1.56 ghz desse conta. Mas apesar de tudo, o frame médio está pouca coisa inferior também. Acho que dá uns 50 frames de média, sem esse gargalo forçado. Depois vou testar e verificar isso direito.

RESIDENT EVIL 5 - BENCHMARK - 1680 x 1050 - AA 2X - MAX / V-SYNC LIGADO

RE5DX92009-11-1416-05-40-36.jpg

precisa dizer alguma coisa?

se não fosse o V-sync ligado, o frame média teria sido ainda um pouco maior.

Agora algumas fotos do bench em modo janela e o cuo-z aberto para mostrar o clock (no caso, 1.54 ghz). Desliguei o V-sync nessas fotos.

re51.jpg

re52.jpg

re53.jpg

LOST PLANET - BENCHMARK INTERNO -1680 x 1050 - sem AA, sombras no médio, resto no MAX.

LostPlanetDx92009-11-1415-39-10-53.jpg

cena da neve: média de 46
cena da caverma: média de 65.

Só um toque aqui, esse bench é interessante porque a primeira cena é a mais pesada do jogo para a VGA, enquanto que a segunda cena é mais pesada para a CPU, devido a enorme quantidade de bichos voando na tela.

Como alguem que já usou esse bench diversas vezes, em várias configs; percebi que configs com VGAs melhores que a CPU, o desempenho fica mais baixo na cena da caverna, e quando ocorre o contraio, CPU melhor que VGA, o desempenho fica melhor nessa cena.

Seja como for, em qualquer caso, o desempenho não caiu com o downclock, ou caiu muito pouco. Depois farei o teste com o clock normal para ver se sobe mais.

BATMAN ARKHAN ASYLUM - 1680 x 1050 - MAX - sem AA - sem Physis

ShippingPC-BmGame2009-11-1415-51-33.jpg

ShippingPC-BmGame2009-11-1415-51-33.jpg

ShippingPC-BmGame2009-11-1415-53-01.jpg

mínimo de 50 frames, e durante uma luta com uns 10 caras ao mesmo tempo, ficou travado em 60, e com V sync ativado.

Me surpreendeu, porque eu vi esse jogo rodando em outros PCs, e ele não é exatamente levinho para CPU não. Rodou com média de uns 40 frames no X2 6000 de um amigo meu.

Não faço idéia de quantos núcleos ele usa.

COD MODERN WARFARE 2 - 1680 x 1050 - AA 4X - MAX

iw4sp2009-11-1415-10-39-88.jpg

iw4sp2009-11-1415-11-49-21.jpg

cenas no comecinho do jogo. Não joguei nada ainda, para ver como ficaria em cenas de ação; mas pelo menos aí, ele rodou com um frame altíssimo.

CRYSIS CPU BENCHMARK DX9 - 1680 x 1050 - sem AA - VERY HIGH - sombra/agua em HIGH

Crysis2009-11-1417-39-53-14.jpg

Crysis2009-11-1417-40-00-93.jpg

Crysis2009-11-1417-40-30-75.jpg

Crysis2009-11-1417-40-45-90.jpg

Resultado do bench: média de 34 frames.

Outro jogo que não perdeu NADA mesmo com esse downclock para 1.56 ghz.

GTA 4 - 1680 x 1050 - Render HIGHEST - Textura médio - demais itens no default - teste em 3.4 ghz

o foda é não poder por as texturas no máximo, porque esse jogo exige mais que 512 de memoria de vídeo pra isso [kong]

fiz esse teste depois dos outros com o clock em 3.4 ghz. O único jogo desse review que foi testado com o clock alto.

GTAIV2009-11-1512-19-18-12.jpg

o relatório do FRAPS deu mínimo de 34 e média de 41 frames. Achei bom, ficou bastante estável. Há vários momentos que o frame fica beirando 60, depende muito do local onde você está.

Tava pensando em pegar um kit assim

Core I5 750
ASUS P7P55D LE
2gb DDR3 1600 Corsair

ia da tudo 955 reais, vale a pena? visto que iria ficar com o cooler box por mto tempo e com 2gb por mais tempo ainda, me dizem ae.

Belo combo, e belo ajuste de overclock, parabéns!
Um abraço.

Ótimo review cara, valeu!

Será que essa mobo leva o i5 a 4Ghz? E a EVGA p55 le é melhor que essa Asus?

Sei que não há necessidade do i5 a 4Ghz + eu queria uma mobo que conseguisse esse feito porém sem gastar muito.

to em duvida entre Asus P7P55D PRO ou EVGA P55 LE ... os valores são os mesmos por volta de 180$ ... o processador vai ser o I5 750 ... as memos 2 x 2GB da ocz, corsair ou kingston.

Ótimo review cara, valeu!

Será que essa mobo leva o i5 a 4Ghz? E a EVGA p55 le é melhor que essa Asus?

Sei que não há necessidade do i5 a 4Ghz + eu queria uma mobo que conseguisse esse feito porém sem gastar muito.
Praticamente todas as mobos P55 do mercado têm condições de trabalhar com um BCLK de 200 MHz, o que é mais do que suficiente para levar a CPU a 4.0 GHz ou mais, ficando qualquer limitação aí por conta do chip da CPU conseguir trabalhar ou não com essa frequência.
Eu diria que a EVGA P55 LE estaria num mesmo patamar que essa Asus, possuindo algumas vantagens em suas features, como botóes de Power, Reset e CMOS na própria mobo, além do Debug LED que é muito útil.

to em duvida entre Asus P7P55D PRO ou EVGA P55 LE ... os valores são os mesmos por volta de 180$ ... o processador vai ser o I5 750 ... as memos 2 x 2GB da ocz, corsair ou kingston.
Entre essas duas, eu já iria de Asus, por ter uma construção mais robusta, além de permitir a utilização tanto de SLI quanto de CF, coisa que a LE não faz.
Se a diferença de preço para a Asus não for muito grande, te sugiro pegar uma Biostar TPower i55.
Ela tem quase os mesmos recursos de uma EVGA P55 FTW, porém, custando bem menos.

Quanto às memórias, te sugiro pegar uma G.SKILL Ripjaws, pois, além de baratas, operam em altas frequências com baixas voltagens.
Eu comprei o modelo DDR3-2000, mas, estou usando-as a 1800 MHz, só que com míseros 1.40 V de tensão.

Um abraço!

No meu caso estou com o o i5 750 com 1.3 v a 4.0 Ghz. O coler e o da assinatura. ele chega a 64 graus full load.

Esse processadorzinho é furioso. O PC chegou a dar boot com 4200 só que travou quando tava entrando no win7.
Uso mult em 20 e o FSB 200 se não me engano

A placa mãe é a Asus P7P55D Deluxe.

Mal posso esperar para o meu i5 chegar *.*, a dúvida agora é só na mobo e memos.

No meu caso estou com o o i5 750 com 1.3 v a 4.0 Ghz. O coler e o da assinatura. ele chega a 64 graus full load.

Esse processadorzinho é furioso. O PC chegou a dar boot com 4200 só que travou quando tava entrando no win7.
Uso mult em 20 e o FSB 200 se não me engano

A placa mãe é a Asus P7P55D Deluxe.

Soneca, belo over!
Passa as Configurações detalhadas da tua BIOS, se possível...

Abraço!

Amigo, esse 3,5Ghz ficou 20 x 175Mhz? Isso?
Tenho exatamente esse combo e estou com um problema, dá uma olhada e veja se vc me ajuda, por favor:
http://adrenaline.com.br/forum/overclocks/282482-overclock-core-i5-asus-p7p55d-le-3-6ghz.html

Abraço!

sim, 20 x 175, o multiplicador deixei no auto mesmo, para que ele fique em 9 quando está em iddle.

não fiz nada demais aqui, nem mexi na voltagem do "uncore" (o nome certo não é esse, me refiro ao controlador da memória)

deixei uma opção habilitada lá, que não me lembro o nome. é "phase" alguma coisa. A bios diz que deixa-la habilitada pode melhorar a capacidade de over e tal.

Mas para ir em 3.6 ghz, vi que preciso fazer mais ajustes, só o Vcore não resolve. Teria que mexer no uncore também e tal.

sim, 20 x 175, o multiplicador deixei no auto mesmo, para que ele fique em 9 quando está em iddle.

não fiz nada demais aqui, nem mexi na voltagem do "uncore" (o nome certo não é esse, me refiro ao controlador da memória)

deixei uma opção habilitada lá, que não me lembro o nome. é "phase" alguma coisa. A bios diz que deixa-la habilitada pode melhorar a capacidade de over e tal.

Mas para ir em 3.6 ghz, vi que preciso fazer mais ajustes, só o Vcore não resolve. Teria que mexer no uncore também e tal.

2 perguntas:

Vc deixou o vCore em "AUTO" ou colocou 1,25v manualmente?
Vc deixou ativado o "Load Line Calibrationn"?

Abraço!

1.25 manualmente. Por recomendação do outro user no seu tópico lá, hoje eu ajustei as outras voltagens para o valor default também; mas elas estavam no auto mesmo.

não mexi nessa opção Load line, ficou do jeito que estava.

ChapeuDePalha, me tira uma dúvida: por acaso a tua Asus veio com uma mancha parecida com essa aqui em uma das fases de alimentação da CPU?

http://img406.imageshack.us/img406/9885/dsc00020jz.jpg
http://img136.imageshack.us/img136/1821/dsc00022oq.jpg

Você comprou sua placa onde? Pichau também?

Eu não tive a chance de testar a placa visto que ainda não possuo memórias DDR3 em mãos, infelizmente, mas ainda assim fico com receio de ligar e dá alguma zica...

Comprei essa mobo porque foi o melhor CxB que eu consegui encontrar aqui no Brasil. Eu não ia simplesmente gastar 700-800 reais ou mais numa placa-mãe "top" de linha que simplesmente não dá suporte as novas tecnologias do futuro, como o USB 3.0 NATIVO do chipset (SATA 3.0 eu não ligo muito, mas era bom que tivesse também). Pra mim, isso é jogar dinheiro fora...

Em suma, comprei essa placa simples como uma espécie de quebra-galho, até a Intel fela da mãe tenha a boa vontade de liberar um chipset com suporte nativo a USB 3.0 (que eu espero que isso se dê no próximo ano já). Já entrei em contato com a Pichau relatando o "problema". Talvez isso seja nóia minha, mas como nunca passei por isso antes, preferi não arriscar... Torço realmente pra que não seja nada demais :cry:

Falouws :cool:

aqui não tem mancha não. comprei com o Elcio guerra. Mas a segunda fase está com algum tipo de "cola", está meio grudenta, como se fosse cola de adesivo.

Última edição:
Seu review ja me preparou para a bronca que vou encarar aqui iririrairai
Viva o combo do povo! \O/
:D

Que fonte voce esta usando aí?

opa amigo, vc ta usando aquele patch que melhora os graficos em DX9 nao eh?? vc sbae se tem para DX10???

no mais muito forte mesmo o i5...

Bom dia, onde vc comprou Coolermaster hyper 212 plus?

Em breve estarei pegando um combo igual,só deve mudar as memórias,até janeiro estarei com ele e uma 5850,parabéns pelos testes.

ótimo review kra, vai me ajudar bastante

essa semana estarei comprando (da-lhe gerundio) esse msm combo, mas a MB vai ser da ASRock

nunca tive INTEL, então veio a calhar

Users who are viewing this thread

Voltar