[REVIEW] JESTER TGT GAMING - Vale a pena? #drezzitech

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos odrezzito
  • Data de Início Data de Início

odrezzito

New Member
PRELÚDIO​

Esse é o gabinete gaber mais baratinho que já comprei na vida. O nome é TGT Jester é um gabinete muito bom, tem um custo benefício curioso o que torna ele uma escolha viável, só que tem alguns poréns. O preço é na faixa dos R$120 reais em promoção, fora disso fica na casa dos R$280 reais. É compacto, bonito, possui frente mesh, já acompanha 2 fans rgb e em promoção vale muito a pena!

OVERALL​

Ele é bem pequeno, possui 350mm de altura, 170mm de largura e 295mm de comprimento. Dá pra colocar placa mãe ITX e m-ATX, placa de vídeo de até 250mm, air cooler de até 150mm, fonte de até 160mm e water cooler de até 240mm na frente. O vidro temperado é preso com 4 parafusos e não tem um suporte quando tira ele, então tem que tomar cuidado quando for manusear. É um vidro temperado comum de espessura ok. A tampa dos cabos é presa por dois parafusos como é padrão nos outros gabinetes, ela é côncava no meio com furos que ajudam no fluxo de ar, além de apresentar um flex que pode ajudar a esconder os cabos.

CONEXÕES E PAINEL FRONTAL​

Na parte superior do painel da frente ficam as conexões do gabinete. Botão de power, indicadores leds, botão reset, uma entrada USB 2.0, entrada de fone de ouvido, entrada de microfone e outra entrada usb 2.0.

Ponto negativo aqui é que ao fazer manutenção nas fans frontais ou se você precisar abrir a frente do gabinete por algum motivo, os cabos que vão conectados na placa mãe vao atrapalhar quando tentar abrir ja que esse IO fica na frente removivel e não no chassi do gabinete. Além também de ter somente USB 2.0 Pra remover o painel da frente é muito simples, é só enfiar a mão em baixo e puxar para frente. Essa é uma frente mesh, ou seja, vazada na frente que facilita o air flow. Ela em si é metálica e o resto da frente é plástico.

FANS E WALTINHO​

Os dois fans inclusos são rainbown estáticos de 120mm e não dá pra desligar a luz deles. No site tem a informação do RPM que são 1200, CFM de 39,6 e são alimentados por MOLEX, ou seja, trabalham o tempo todo em 100% da velocidade. De fábrica eles vem instalados na parte de trás da frente do gabinete e isso dificulta para colocar placas de vídeo, a não ser que ela seja de um fan só. Então é necessário instalar eles na frente que aí vai ter o espaço necessário pra colocar a placa de vídeo, desde que não ultrapasse 250mm.

Atrás tem como colocar um fan de 80mm, fácil de encontrar na shopee e custa tipo uns R$15 reias. Eu só acho que ele já deveria vir com esse fan também de fábrica porque ajuda no airflow desse gabinete pequenininho. Agora se você quer usar water cooler só vale a pena de 240mm. Tem que instalar na frente e é uma missão conseguir passar os cabos. Mas fica bonitinho, só que em contrapartida tu compromete o espaço para placa de vídeo.

ARMAZENAMENTO E CABLE MANAGEMENT​

Embora no site diz que dá pra colocar SSD ao lado da placa mãe, ele só fica confortável na parte baixo. Do lado dá pra colocar um HD ou outro SSD e fica horroroso porque não tem como esconder os cabos aqui.

A minha solução foi colar o SSD com fita dupla face na parte de trás pra não ficar esse amontoado feio de cabos.

Desde que você respeite que tem que colocar os cabos mais pro meio do gabinete até dar pra fazer um cable management aceitável. Dá pra diminuir bastante o ninho de rato perto da fonte ou diminuir consideravelmente se tua fonte for modular. Mas no fim das contas ele vai ficar tudo apertado porque é o de se esperar de gabinetes compactos.

TEMPERATURA​

Fiz os testes de temperatura com o air cooler Hyper T20 da Cooler Master e com um Water Cooler de 240mm da super flower, o neon 240 jutos do fan de 80mm. O processador utilizado foi um i7 4770K em stock e a placa de vídeo uma GTX 1060 PNY modelo blower.

EXPERIÊNCIA DE MONTAGEM​

Colocar as peças nesse gabinete é bem tranquilo, mas o ruim é quando começam a aparecer os cabos que não tem como esconder ou a sofrência que é colocar o water cooler por exemplo. Minha dica é se for usar water cooler é começar instalando na placa mãe fora do computador e, dependendo da tua fonte, cê vai precisar já deixar ela instalada senão fica impossível colocar depois. Não reclamo muito de forma exagerada porque build compacta é sempre essa dor de cabeça.

O QUE GOSTEI NO GABINENTE​

O que eu gostei é exatamente isso, ele ser compacto e bonito. A frente em mesh é uma coisa crucial para quem usa o pc pra jogo ou trabalha com programas onde airflow é muito importante, ele vir com fans já é uma economia apesar deles serem molex.

O QUE NÃO GOSTEI NO GABINETE​

O que não gostei é que ele tem um material um pouco frágil, brackets destacáveis, espaço para cable management é ruim, posição dos HDs é péssima e pra bater o martelo nas coisas ruins a fonte fica cima. Seculos 2023 e a fonte ainda fica em cima é pra acabar ne gente

DEVO COMPRAR​

Eu recomendo, desde que você leve a risca as informações do início do vídeo. Ele é bom, tem um preço baixíssimo e pra quem tem iGPU é uma mão na roda. Vale muito a pena e sai daquele aspecto horroroso de PCzinho de escritório. É um bom custo benficio, mas eu iria ama-lo muito mais se a fonte fonte em baixo.

Belo review! parabéns.

Vou dar minha opinião sobre. Eu adquiri esse gabinete, porém fiquei pouco tempo com ele (1 mês) e logo troquei.
Um dos motivos que me fizeram optar pela troca foi o material extremamente frágil... a espessura das placas é muito fina e eu comecei a investir no computador o que tornou incoerente ficar com uma máquina com um custo razoável e manter um gabinete com qualidade ruim... quando tirei a tampa lateral então... me assustei pois é muito fina!

Não me entendam mal, mas precisa pensar muito no que vai colocar dentro dele... Até da para colocar SSD no lado da placa mãe, mas ela precisa ser modelo com 2 solos de memória.....

O que me preocupa é quando a estrutura de reforço passa ser o seu hardware e não o gabinete.... pra mim a proposta de economia passou a ser ˜porca~... Se a espessura da placa fosse maior eu até ficaria com ele... mas chegou a um ponto que parecia que ele iria se 'desmanchar'

Fonte com muitos cabos? esquece... ou tera que fazer uma gambiarra... Eu fiz dois acrílicos em L do lado da fonte, fazendo uma especie de PSU Cover e guardei o gabos ali... (Ficou legal)..

Coloquei pezinhos, pois não vinha e era fácil deslizar...

Suas conclusões foram muito bem colocadas! todos os pontos!

Belo review! parabéns.

Vou dar minha opinião sobre. Eu adquiri esse gabinete, porém fiquei pouco tempo com ele (1 mês) e logo troquei.
Um dos motivos que me fizeram optar pela troca foi o material extremamente frágil... a espessura das placas é muito fina e eu comecei a investir no computador o que tornou incoerente ficar com uma máquina com um custo razoável e manter um gabinete com qualidade ruim... quando tirei a tampa lateral então... me assustei pois é muito fina!

Não me entendam mal, mas precisa pensar muito no que vai colocar dentro dele... Até da para colocar SSD no lado da placa mãe, mas ela precisa ser modelo com 2 solos de memória.....

O que me preocupa é quando a estrutura de reforço passa ser o seu hardware e não o gabinete.... pra mim a proposta de economia passou a ser ˜porca~... Se a espessura da placa fosse maior eu até ficaria com ele... mas chegou a um ponto que parecia que ele iria se 'desmanchar'

Fonte com muitos cabos? esquece... ou tera que fazer uma gambiarra... Eu fiz dois acrílicos em L do lado da fonte, fazendo uma especie de PSU Cover e guardei o gabos ali... (Ficou legal)..

Coloquei pezinhos, pois não vinha e era fácil deslizar...

Suas conclusões foram muito bem colocadas! todos os pontos!
Uma coisa sou eu fazendo review dando uma opinião singela da minha experiência com o gabinete e outra é um feedback de quem usou ele por mais tempo. Adiciona ainda mais pro post aqui do forum.

Confesso que fiquei curioso em ver esse PSU Cover que cê fez (caso tenha foto, mande).

Agradeço bastante o feedback!

Infelizmente não tirei foto dele antes da venda. mas o PSU Cover ficava do lado da fonte. Foi algo simples mas que eu consegui esconder os cabos. Utilizei um acrílico nas medidas certas e colei ele com fita dupla face na parte de dentro o que se torna fácil remover e passar ela novamente.

Para um computador simples, ele servirá muito. e é bonito e compacto. Tudo depende.

Olá, amigos. Gostaria de saber se uma placa MATX de 24x24cm cabe nesse gabinete, ou ele cabe apenas aquelas de 17/19cm de largura por 24 de comprimento?

Pela foto do gabinete visto pelo lado esquerdo uma micro-ATX 24x24 até cabe - ficando bem perto da frente; mas vai tapar os buracos de passagem de cabos da fonte.

Esse gabinete já não é mais barato - hoje custando R$ 150,00 não é bem "custo-benefício".

Preço baixo não é necessariamente sinônimo de "custo-benefício", mas de baixa qualidade quase sempre é.

Olá, amigos. Gostaria de saber se uma placa MATX de 24x24cm cabe nesse gabinete, ou ele cabe apenas aquelas de 17/19cm de largura por 24 de comprimento?
Já peguei este gabinete em mãos e posso confirmar o que o @Sokol1 disse, mATX cabe mas você vai ficar sem o caminho de um cabeamento organizado, além de que o gabinete não tem a furação para os três parafusos extras do tamanho pleno 24x24cm, deixando a parte direita da placa "flutuando" (precisando colocar uma borracha atrás da placa para colocar alguns conectores com segurança, como o cabo de 24pin da fonte.

Aqueles dois coolers que se vê nas fotos pode ser passado para o outro lado da frente do gabinete, ficando entre ela e a tampa de plástico tipo mesh, liberando alguns centímetros extras por dentro (inclusive essa 'manobra' é obrigatória caso queira colocar uma placa de vídeo mais avantajada), ajudando a caber uma mATX 24x24cm.

Users who are viewing this thread

Voltar