• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review & Overclock - Ryzen 3000 e 2000

Aqui eu consegui fazer minhas memórias trabalharem a 3733 MHz também, porque é o XMP dela (17-19-19-39), mas o CAS ficou em 18. É culpa de quem? Do IMC do 3600 ou do fato do chip ser Samsung B-Die?

Tentei por 3800 MHz 1:1 no IF (mudando o FCLOCK pra 1900 MHz), mas o PC se recusou a reiniciar... Também tentei por em 3200 14-14-14-30, mas não ficou estável com teste de memória dentro do Windows. Não sei se precisa de mais tensão (pus "apenas" 1.35V) ou se é porque meus chips não são tão binados assim pra trabalhar com os dados da DRAM Calculator :feelbad:

Falouws :cool:
A memória em Ryzen roda só em CL par.
 
A memória em Ryzen roda só em CL par.

Já desconfiava que fosse algo do tipo. Só o CL que funciona assim ou tem mais alguma outra latência primária?

Falouws :cool:
 
Já desconfiava que fosse algo do tipo. Só o CL que funciona assim ou tem mais alguma outra latência primária?

Falouws :cool:
Só o CL mesmo, restante pode configurar ímpar que funciona normal, pode deixar por exemplo 16-17-17-17-38-58.
 
Só o CL mesmo, restante pode configurar ímpar que funciona normal, pode deixar por exemplo 16-17-17-17-38-58.

Beleza, vou tentar aqui depois quando terminar de reinstalar o Windows.

Falouws :cool:
 
Se eu abaixar o IF, vai ficar assíncrono e eu vou perder performance... Em 3733 MHz, o IF fica 1:1 de boa, mas em 3800 MHz deu zica aqui. Não sei se foi algo que esqueci de ajustar ou se é o IMC do meu Zen2 que não aguenta o tranco.

Falouws :cool:
Desculpa não explicar. Mas abaixar o if é justamente pra ver o limite unicamente da memória antes de ir tratar com if.
EX: já tive um que não tava passando no memtest nem a pau e fui descobrir e o culpado era o if.
 
Desculpa não explicar. Mas abaixar o if é justamente pra ver o limite unicamente da memória antes de ir tratar com if.
EX: já tive um que não tava passando no memtest nem a pau e fui descobrir e o culpado era o if.

Mas não pretendo passar de 3733 MHz, pra ser sincero. Só pus 3800 MHz na RAM pra testar se o IF subia junto com ele. No modo 2:1, subiu de boa, porém perdi performance, aí quando setei o FCLK em 1900 MHz, a máquina travou na inicialização indicando LED na CPU e código "dd". Depois dessa vez, não tentei mais.

Falouws :cool:
 
Galera, acabei de montar meu Ryzen 3900X numa placa mãe MSI X570 Gaming Edge e as voltagens stock/default estão em 1.45V (bios no auto)

Não consegui me adaptar a usar essa BIOS da MSI. Qual a melhor forma de arrumar isso??
 
Galera, acabei de montar meu Ryzen 3900X numa placa mãe MSI X570 Gaming Edge e as voltagens stock/default estão em 1.45V (bios no auto)

Não consegui me adaptar a usar essa BIOS da MSI. Qual a melhor forma de arrumar isso??

Não está errado: o Ryzen trabalha até 1.5V com o boost clock. Em idle, a tensão será menor e só vai subir acima de 1.4V quando a CPU for bem exigida.

Falouws :cool:
 
Não está errado: o Ryzen trabalha até 1.5V com o boost clock. Em idle, a tensão será menor e só vai subir acima de 1.4V quando a CPU for bem exigida.

Falouws :cool:


O problema é que ele fica o tempo todo trabalhando nessa voltagem e com temperaturas altíssimas, sempre na casa dos 60C
 
O problema é que ele fica o tempo todo trabalhando nessa voltagem e com temperaturas altíssimas, sempre na casa dos 60C

Tem certeza que está trabalhando nessa tensão o tempo todo? Você está medindo o vcore com mais de 1 programa de monitoramento aberto? Se tiver, feche e deixe apenas 1, de preferência o CPU-Z, pois ele consegue ler com mais precisão o valor do vcore. Com ele aberto, observe o estado dele em idle e depois rode alguma coisa que exija todos os seus núcleos, como o Cinebench R20, pra ver até onde vai a temperatura.

Aqui o meu 3600 também fica meio quente: 45-60 em idle e ultrapassa facilmente os 80°C em full load. Tentei amenizar isso fazendo undervolting de 100mV por meio de offset negativo na BIOS, mas parece que a performance nos benchmarks piorou, não sei porque cargas dágua...

Enfim, se tu quiser melhor temperatura que isso, vai ter que trocar de cooler (preferencialmente por um WC 240mm ou um possante air cooler, como o Noctua D15S) ou torcer pro undervolting funcionar sem afetar a performance do 3900X.

Falouws :cool:
 
Se eu abaixar o IF, vai ficar assíncrono e eu vou perder performance... Em 3733 MHz, o IF fica 1:1 de boa, mas em 3800 MHz deu zica aqui. Não sei se foi algo que esqueci de ajustar ou se é o IMC do meu Zen2 que não aguenta o tranco.

Falouws :cool:

O que seria if 1:1?
 
Uma curiosidade sobre o IF em 3800Mhz: nem CPUs que supostamente são bem binadas (tipo 3800X) tem garantia de trabalhar com o IF nessa frequência.
Aliás, a impressão que dá é que no processo de seleção dos chips, a capacidade de OC do IF é total loteria.
 
O que seria if 1:1?
IF = Infinity Fabric

1:1 = trabalhar em sincronia com o clock da RAM, isto é, rodar em 1600 MHz quando a RAM tá trabalhando em 3200 MHz (DDR, 2 x 1600 MHz)

Uma curiosidade sobre o IF em 3800Mhz: nem CPUs que supostamente são bem binadas (tipo 3800X) tem garantia de trabalhar com o IF nessa frequência.
Aliás, a impressão que dá é que no processo de seleção dos chips, a capacidade de OC do IF é total loteria.

Já vi que nessa loteria eu não ganhei :feelbad:

Falouws :cool:
 
Uma curiosidade sobre o IF em 3800Mhz: nem CPUs que supostamente são bem binadas (tipo 3800X) tem garantia de trabalhar com o IF nessa frequência.
Aliás, a impressão que dá é que no processo de seleção dos chips, a capacidade de OC do IF é total loteria.
Além que isso é pra gente bem entusiasta, poucas pessoas tem kit de RAM que sobem até aí... Dá pra ficar bem satisfeito com @3600/1800 ou se tiver sorte @3733/1866.
 
IF = Infinity Fabric

1:1 = trabalhar em sincronia com o clock da RAM, isto é, rodar em 1600 MHz quando a RAM tá trabalhando em 3200 MHz (DDR, 2 x 1600 MHz)



Já vi que nessa loteria eu não ganhei :feelbad:

Falouws :cool:
Isso é automático é so da over na ram, que fica 1:1?
 
Além que isso é pra gente bem entusiasta, poucas pessoas tem kit de RAM que sobem até aí... Dá pra ficar bem satisfeito com @3600/1800 ou se tiver sorte @3733/1866.

Ah, sim. Com certeza.
Mas no meu caso que tenho memo com chips b-die que fazem ~4000mhz+, pegar um CPU que não faz nem 1800 de IF é meio xarope, ainda que seja meio bobeira querer isso.
 
Ah, sim. Com certeza.
Mas no meu caso que tenho memo com chips b-die que fazem ~4000mhz+, pegar um CPU que não faz nem 1800 de IF é meio xarope, ainda que seja meio bobeira querer isso.
Como sabe quanto de if faz um cpu?
 
Como sabe quanto de if faz um cpu?

Só testando. Na minha experiência, um IF que não tá estável vai cagar no seu memtest/deixar o PC instável (isso quando o PC iniciar).
Ex: 3800X com memórias 3800Mhz e IF em 3800 também -> Após algum tempo aleatório de memtest, dava erro. Quando eu comecei a achar que minhas memórias estavam com problemas, me liguei de baixar o IF pra 3600 e voilá: tudo ok. Em tempo, em um 3700X que tive antes, usava 3800/3800 de boa.
 
Só testando. Na minha experiência, um IF que não tá estável vai cagar no seu memtest/deixar o PC instável (isso quando o PC iniciar).
Ex: 3800X com memórias 3800Mhz e IF em 3800 também -> Após algum tempo aleatório de memtest, dava erro. Quando eu comecei a achar que minhas memórias estavam com problemas, me liguei de baixar o IF pra 3600 e voilá: tudo ok. Em tempo, em um 3700X que tive antes, usava 3800/3800 de boa.

entendi, mas oq seria if? Clock base dele?
só tive intel fazia over e pronto rsrs
 
Isso é automático é so da over na ram, que fica 1:1?

É pra ser automático, mas aqui notei que mesmo com a RAM em 2133, o FCLK (Infinity Fabric Clock, clock da malha interna de intercomunicação dos cores com o IO die do Zen 2) ficava em 1200 MHz, ou seja, trabalhando em modo assíncrono, que aumenta a latência e gera perda de desempenho. Tive que ajustar esse valor de forma manual pra bater com o valor da RAM.

Falouws :cool:
 
É pra ser automático, mas aqui notei que mesmo com a RAM em 2133, o FCLK (Infinity Fabric Clock, clock da malha interna de intercomunicação dos cores com o IO die do Zen 2) ficava em 1200 MHz, ou seja, trabalhando em modo assíncrono, que aumenta a latência e gera perda de desempenho. Tive que ajustar esse valor de forma manual pra bater com o valor da RAM.

Falouws :cool:
A então if = fclk? De fábrica ele vem quanto? E é recomendável usar até quanto. Que eu sou daquele q fazia over na intel mexendo no vcore e no multiplicador do proc... kkkk
 
A então if = fclk? De fábrica ele vem quanto? E é recomendável usar até quanto. Que eu sou daquele q fazia over na intel mexendo no vcore e no multiplicador do proc... kkkk
Ele sobe automático junto com a memória. Se setar 2666, fica 1333. Setar 3000, sobe pra 1500, e assim por diante. Isso acontece normalmente até 3600Mhz, e com sorte até 3733, e com OC até 3800Mhz.
 
Ele sobe automático junto com a memória. Se setar 2666, fica 1333. Setar 3000, sobe pra 1500, e assim por diante. Isso acontece normalmente até 3600Mhz, e com sorte até 3733, e com OC até 3800Mhz.

Até 3733 MHz vai, esse é o limite (a AMD indicava as memórias de 3600 MHz pela relação custo x benefício, não porque era o máximo que se podia atingir oficialmente). Acima disso que ele trabalha na razão 2:1, mas alguns conseguiram por 3800 MHz com FCLK em 1900 MHz, o que infelizmente não foi o meu caso :bua:

Falouws :cool:
 
Até 3733 MHz vai, esse é o limite (a AMD indicava as memórias de 3600 MHz pela relação custo x benefício, não porque era o máximo que se podia atingir oficialmente). Acima disso que ele trabalha na razão 2:1, mas alguns conseguiram por 3800 MHz com FCLK em 1900 MHz, o que infelizmente não foi o meu caso :bua:

Falouws :cool:

tu conseguiu que timmings com as crucial em 3600?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo