• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review & Overclock - Ryzen 3000 e 2000

em 3600 mhz, você chutaria que timmings ? 16-17-16-36?
E com que voltagem? 1.35?
trcd 17 só conseguii ir longe nas vermelhas com PCB 10 layers, 16-18-16-36 1.36V é uma boa aposta, os subtimings sao muito importante e ajudam muito, quero fazer esse video logo pra ajudar a galera, estou na mao da Audio-Technica.
 
trcd 17 só conseguii ir longe nas vermelhas com PCB 10 layers, 16-18-16-36 1.36V é uma boa aposta, os subtimings sao muito importante e ajudam muito, quero fazer esse video logo pra ajudar a galera, estou na mao da Audio-Technica.
O que seria subtimings? Acho q amanha chega elas...
 
O que seria subtimings? Acho q amanha chega elas...
Toda a parte de timings secundários, terciários, e impedâncias. Ex: tRFC, tWR, tRRD, procODT, RTT_Park, entre vários outros.
 
Uma curiosidade sobre o IF em 3800Mhz: nem CPUs que supostamente são bem binadas (tipo 3800X) tem garantia de trabalhar com o IF nessa frequência.
Aliás, a impressão que dá é que no processo de seleção dos chips, a capacidade de OC do IF é total loteria.
isso, já peguei 5x 3600 apenas 1 chegou aos 3800 e ainda faz isso 100% estável os outros sequer deram boot.
 
Tem certeza que está trabalhando nessa tensão o tempo todo? Você está medindo o vcore com mais de 1 programa de monitoramento aberto? Se tiver, feche e deixe apenas 1, de preferência o CPU-Z, pois ele consegue ler com mais precisão o valor do vcore. Com ele aberto, observe o estado dele em idle e depois rode alguma coisa que exija todos os seus núcleos, como o Cinebench R20, pra ver até onde vai a temperatura.

Aqui o meu 3600 também fica meio quente: 45-60 em idle e ultrapassa facilmente os 80°C em full load. Tentei amenizar isso fazendo undervolting de 100mV por meio de offset negativo na BIOS, mas parece que a performance nos benchmarks piorou, não sei porque cargas dágua...

Enfim, se tu quiser melhor temperatura que isso, vai ter que trocar de cooler (preferencialmente por um WC 240mm ou um possante air cooler, como o Noctua D15S) ou torcer pro undervolting funcionar sem afetar a performance do 3900X.

Falouws :cool:


To resolvendo... O cooler é um Corsair H150i
 
Toda a parte de timings secundários, terciários, e impedâncias. Ex: tRFC, tWR, tRRD, procODT, RTT_Park, entre vários outros.
Mas chegar em 3600 sem mexer nessas paradas, vai?
 
Mas chegar em 3600 sem mexer nessas paradas, vai?
Não, se você não tiver uma RAM nativa @3600MHZ pelo XMP (que já carrega no perfil todos esses timings), vai ter que setar na mão, mas é simples, o Ryzen DRAM Calculator te dá os valores, e você vai preenchendo na BIOS.
 
viram o teste cinebench r15 do ryzen 3950x 4380 pontos impressionante cpu cavalao
index.php
 
verdade, mas funciona como nos intel? Deu erro tela azul e volta de buenas?
Depende, pode ser que você setando algum parâmetro que não funcione, não dê boot mais, aí precisa dar Clear CMOS, e recomeçar tudo. Ou pode dar boot e ficar instável... Tem bastante variação. Mas geralmente dá boot, se tiver erro da BSOD no Windows, padrão.
 
Depende, pode ser que você setando algum parâmetro que não funcione, não dê boot mais, aí precisa dar Clear CMOS, e recomeçar tudo. Ou pode dar boot e ficar instável... Tem bastante variação. Mas geralmente dá boot, se tiver erro da BSOD no Windows, padrão.
Não tem perigo de corromper a bios, como antigamente n né?
E colocando aquele xmp, tem perigo de dar isso não né? Clear cmos ( sei nem como faz isso )
 
Última edição:
A pasta Térmica nos ryzen 3000, tem que aplicar em forma de X? Ou na forma padrão msm?
 
Não tem perigo de corromper a bios, como antigamente n né?
E colocando aquele xmp, tem perigo de dar isso não né? Clear cmos ( sei nem como faz isso )
Dificilmente, mas não é 100% de chance de não ocorrer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A pasta Térmica nos ryzen 3000, tem que aplicar em forma de X? Ou na forma padrão msm?
Apliquei em X, e aparentemente tive resultados um pouco melhores que uma gota no centro.
 
Dificilmente, mas não é 100% de chance de não ocorrer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Apliquei em X, e aparentemente tive resultados um pouco melhores que uma gota no centro.
E , esperando a boa vontade da azul entregar esse processador
 
Última edição:
Como faço para deixar as memórias em 3400 ?
 
Última edição:
Amigos instalei aqui, aparentemente tudo normal, menos o som, que uso uma sound blaster g6 e ela esta com um delay, na porta usb. Alguém tem ideia?
Como faço para deixar as memórias em 3400 ?

Possivelmente problema com driver ou conflito com o Windows. Baixou todos os updates do Windows 10? Talvez algum deles possa corrigir esse impasse (ou a instalação de algum deles, é possível também).

Quanto à RAM, você tem que encontrar o menu de OC da tua placa-mãe e procurar pela opção DRAM Clock, Memory Clock ou algo similar e alterar a frequência pra DDR4-3400. Também altere a tensão da RAM de 1.2 pra 1.35V, pra evitar dela ficar instável logo de cara (considerando que ela aguente de fato trabalhar com 3400 MHz nessa tensão). Feito estas alterações, saia da BIOS salvando as configurações e torça pra que você consiga entrar no Windows. Entrando nele, faça testes de estabilidade com jogos e outros programas que possam estressar a RAM e se não apresentar nenhuma estabilidade, aí você parte pro uso do Thaiphoon Burner + DRAM Calculator, pra identificar os ICs do teus pentes e reduzir as latências de trabalho dela, melhorando a performance.

Falouws :cool:
 
O que q eu faço, computador não esta mais dando boot, fui colocar em 3400
Placa mae msi b450 gaming plus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei clear cmos e mesmo assim não liga e agora?
 
Última edição:
O que q eu faço, computador não esta mais dando boot, fui colocar em 3400
Placa mae msi b450 gaming plus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei clear cmos e mesmo assim não liga e agora?

Tira tudo da tomada, aperta e segura o botão de power por 30 segundos e dá clearCMOS de novo.
Também experimente tirar a bateria da placa-mãe antes de todo esse processo.
 
tive que da clear cmos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esperar o tutorial do amigo do topic, para me aventurar.... Intel era mais simples, saia tacando os clocks o máximo que acontecia era da tela azul no windows e voltava para bios.
 
Última edição:
tive que da clear cmos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esperar o tutorial do amigo do topic, para me aventurar.... Intel era mais simples, saia tacando os clocks o máximo que acontecia era da tela azul no windows e voltava para bios.

É que depende muito da placa-mãe. Às vezes só o que vem na bios não é o suficiente pra estabilizar um OC de memória.

Parece complicado no começo, mas na verdade não tem muito segredo. É baixar o Thaiphoon Burner, entender qual é o chip da sua memória, jogar no DRAM calculator e copiar os timings/configs de voltagem/etc de lá para a Bios. É bem *provável* que funcione. Pode ficar instável por um ou outro timing, mas aí é testar estabilidade e fazer ajuste manual. Lógico: sempre melhor entender o que cada função faz, pelo menos o conceito, pra saber no que está mexendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo