Review & Overclock - Ryzen 3000 e 2000

Culpa da BIOS, 100% certeza.

Só consegui rodar em @3600mhz com os subtimings de 3733.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

deixa tudo em auto e ajusta apenas os primarios, nao esqueca de botar a voltagem manualmente

Resumindo deixei tudo em auto. Mexi apenas nos timmings. Entrou tranquilo no windows... crashou no dram
Mudei os sub-timmings.... Entrou tranquilo no windows... crashou no windows
Mudei até os sub-timing la de baixo... entrou no windows rodei o dram deu erro.
Botei os sub-timings de 3733... rodou sem erro no aida e o dram ( isso em 3600mhz)
fui botar em 3733. E fiz o over no fclk para 1867. Telaz azul no dram
Voltei para 3600. 16-19-16-36. Só os subtiming que estão como tivesse com 3733. Sem crash e sem tela azul. O que eu faço? Deixo assim ? Tou sem paciência já...

Mas rodando os testes no cinebench20 fiz 170 pontos a mais Oo
e no cinebench15 fiz 59 a mais.
A bios os clocks tão batendo em 4.4 em alguns momentos. Antes não batia com a antiga bios.
Não precisei da nenhum clear cmos... mexendo na memória. O único problema é o ajuste da memória.
 
Última edição:
No meu atual setup vale a pena trocar memórias 2400 pelas ballistix 3000? Contando revenda e compra vou gastar 300 reais na pior das hipóteses.
 
No meu atual setup vale a pena trocar memórias 2400 pelas ballistix 3000? Contando revenda e compra vou gastar 300 reais na pior das hipóteses.

trocaria sem pensar 2x...hehehe
ainda se fizer um over nessa ballistix pra 3600 é :full:
 
trocaria sem pensar 2x...hehehe
ainda se fizer um over nessa ballistix pra 3600 é :full:

Vai ter ganho de performance, mesmo com essa placa de vídeo?
 
Vai ter ganho de performance, mesmo com essa placa de vídeo?
pouca coisa nessa vga, mas se pegar uma mais forte vai ter sim.
 
Última edição:
Galera, tenho o Ryzen 3700x e utilizo o cooler box (Wraith Prism) com uma Gigabyte X470 Ultra Gaming. Alguém pode me ajudar no over? Não entendo muito e tenho medo de danificar algo.

Powered by Corsair TX650
 
Galera, tenho o Ryzen 3700x e utilizo o cooler box (Wraith Prism) com uma Gigabyte X470 Ultra Gaming. Alguém pode me ajudar no over? Não entendo muito e tenho medo de danificar algo.

Powered by Corsair TX650

Não tem muito segredo, só alterar o multiplicador e o vcore da cpu.
Aqui uso 42x que resulta em 4.2Ghz com 1.26v.

edit: Também desativo o Core Performance Boost e Global C-state Control.
 
Não tem muito segredo, só alterar o multiplicador e o vcore da cpu.
Aqui uso 42x que resulta em 4.2Ghz com 1.26v.

edit: Também desativo o Core Performance Boost e Global C-state Control.

Certo. E vocë usa o cooler da AMD?

O que seria esse Core Performance Boost e Global C-State Control?

Obrigado por ajudar.
 
Certo. E vocë usa o cooler da AMD?

O que seria esse Core Performance Boost e Global C-State Control?

Obrigado por ajudar.

sim, estou usando o cooler box...
são tecnologias voltadas para otimizar a cpu visando economia de energia juntamente com uma melhor produção, uma aumenta/diminui a frequência da cpu
dependendo da atividade que esteja fazendo e a outra trabalha com a cpu em frequência menor em idle para usar menos energia, basicamente é isso.
e pensando em over é melhor desabilita-las para que não haja quebras na frequência da cpu.

edit: caso esteja em duvida ou receio, tem muitos videos no youtube que podem te auxiliar...;)
 
Bom dia pessoal... to com um R9 3900X com uma placa mãe MSI X570 Gaming Edge e uso um kit de memorias 2 pentes de 16GB (F4-3200C16D-32GTZKWTrident-ZDDR4-3200MHz-CL16) e gostaria de fazer um overclock na memória, talvez pra 3600mhz.

Alguma orientação para tal??
 
Bom dia pessoal... to com um R9 3900X com uma placa mãe MSI X570 Gaming Edge e uso um kit de memorias 2 pentes de 16GB (F4-3200C16D-32GTZKWTrident-ZDDR4-3200MHz-CL16) e gostaria de fazer um overclock na memória, talvez pra 3600mhz.

Alguma orientação para tal??
Veja os chips que sua memória usa no Thaipoon Burner, faça a simulação no Ryzen DRAM Calculator e tente aplicar os presets na BIOS.
 
minhas ballistix 3000mhz chegaram e são 10 layers ( acho que dei sorte), estou conseguindo 3600mhz 14 20 14 28 @1.43v (testei 540% no hci memtest, sem erros, depois vou testar com um TRCD menor), meu CPU nem boota com FCLK em 1900mhz e em 1866mhz deu erro no memtest em menos de 1 min, logo acredito que meu ryzen 3600 não guenta FCLK acima de 1800mhz.

@Open Game & Dev , uma dúvida já que vi que voce mexeu com mobos MSI, a minha mobo é uma b450 tomahawk e o CLDO VDDG ta bloqueado na bios, é essa tensão que é relacionada com o infinity fabric?

outra dúvida, você já chegou a monitorar quanto de temperatura as ballistix ficam nessa faixa de tensão próxima a 1.45v? ( considerando um gabinete com fluxo de ar OK)

EDIT: na verdade eu consegui foi 3600mhz 14 20 12 28
 
Última edição:
minhas ballistix 3000mhz chegaram e são 10 layers ( acho que dei sorte), estou conseguindo 3600mhz 14 20 14 28 @1.43v (testei 540% no hci memtest, sem erros, depois vou testar com um TRCD menor), meu CPU nem boota com FCLK em 1900mhz e em 1866mhz deu erro no memtest em menos de 1 min, logo acredito que meu ryzen 3600 não guenta FCLK acima de 1800mhz.

@Open Game & Dev , uma dúvida já que vi que voce mexeu com mobos MSI, a minha mobo é uma b450 tomahawk e o CLDO VDDG ta bloqueado na bios, é essa tensão que é relacionada com o infinity fabric?

outra dúvida, você já chegou a monitorar quanto de temperatura as ballistix ficam nessa faixa de tensão próxima a 1.45v? ( considerando um gabinete com fluxo de ar OK)

1.45V só usei para benchs rapidos nao cheguei a monitorar, quanto as outras tensoes ja tentei dar uma mexida nelas e nao mudaram nada, uso apenas o SOC em 1.050V e DDR voltage em 1.35V (memoria fica entre 35/40C)
 
1.45V só usei para benchs rapidos nao cheguei a monitorar, quanto as outras tensoes ja tentei dar uma mexida nelas e nao mudaram nada, uso apenas o SOC em 1.050V e DDR voltage em 1.35V (memoria fica entre 35/40C)
Entendi, é que eu sempre usei até 1.4v em rams, aí eu fico um pouco com pé atras em usar 1.43v, mas pra 3600mhz CL14 não tem jeito, tem que ser essa tensão.
 
minhas ballistix 3000mhz chegaram e são 10 layers ( acho que dei sorte), estou conseguindo 3600mhz 14 20 14 28 @1.43v (testei 540% no hci memtest, sem erros, depois vou testar com um TRCD menor), meu CPU nem boota com FCLK em 1900mhz e em 1866mhz deu erro no memtest em menos de 1 min, logo acredito que meu ryzen 3600 não guenta FCLK acima de 1800mhz.

@Open Game & Dev , uma dúvida já que vi que voce mexeu com mobos MSI, a minha mobo é uma b450 tomahawk e o CLDO VDDG ta bloqueado na bios, é essa tensão que é relacionada com o infinity fabric?

outra dúvida, você já chegou a monitorar quanto de temperatura as ballistix ficam nessa faixa de tensão próxima a 1.45v? ( considerando um gabinete com fluxo de ar OK)

EDIT: na verdade eu consegui foi 3600mhz 14 20 12 28

Como ficou a latência no AIDA ? E no membench ?
 
Como ficou a latência no AIDA ? E no membench ?
69.4ns no AIDA64, no membench não testei.

quando eu testei em 3733mhz cl16 aqui com 1.4v ficou com latência até menor ,perto dos 68ns, porém mostrou erros no memtest em menos de 1 min, e como meu PC nem boota com FCLK 1900mhz acredito que também não guenta 1866mhz com estabilidade, logo tenho que focar nos 3600mhz.
 
Entendi, é que eu sempre usei até 1.4v em rams, aí eu fico um pouco com pé atras em usar 1.43v, mas pra 3600mhz CL14 não tem jeito, tem que ser essa tensão.
Acho que não, foca mais nos secundários, já testei uns 5 kits diferentes dessas memorias de 16 e 32GB em 6 placas mae diferentes em todas pegaram 3733Mhz 1:1 com 1.35V e com 10ciclos de Testmem5 que é bem mais eficiente que o memtest para detectar erros.

B450M Gaming
B450 Aorus M
B450 Bazooka V2
X470 Gaming Plus
B450 Tomahawk
B450 Pro carbon
 
Acho que não, foca mais nos secundários, já testei uns 5 kits diferentes dessas memorias de 16 e 32GB em 6 placas mae diferentes em todas pegaram 3733Mhz 1:1 com 1.35V e com 10ciclos de Testmem5 que é bem mais eficiente que o memtest para detectar erros.

B450M Gaming
B450 Aorus M
B450 Bazooka V2
X470 Gaming Plus
B450 Tomahawk
B450 Pro carbon

Tu deixou 1.35v, ficou estável a @3733 ?
 
Acho que não, foca mais nos secundários, já testei uns 5 kits diferentes dessas memorias de 16 e 32GB em 6 placas mae diferentes em todas pegaram 3733Mhz 1:1 com 1.35V e com 10ciclos de Testmem5 que é bem mais eficiente que o memtest para detectar erros.

B450M Gaming
B450 Aorus M
B450 Bazooka V2
X470 Gaming Plus
B450 Tomahawk
B450 Pro carbon
Uma dúvida, houve muita diferença de timings pra estabilizar em diferentes de Mobo?
 
Uma dúvida, houve muita diferença de timings pra estabilizar em diferentes de Mobo?
um pouco a Giga B450M Gaming foi a que subiu mais facil, pegou 16-18-16-26-66 moleza
 
Acho que não, foca mais nos secundários, já testei uns 5 kits diferentes dessas memorias de 16 e 32GB em 6 placas mae diferentes em todas pegaram 3733Mhz 1:1 com 1.35V e com 10ciclos de Testmem5 que é bem mais eficiente que o memtest para detectar erros.

B450M Gaming
B450 Aorus M
B450 Bazooka V2
X470 Gaming Plus
B450 Tomahawk
B450 Pro carbon
Você achou que ficou bom o ryzen com essa placa mãe Gigabyte B450 Aorus M? Vale mais a pena pegar esse modelo do que a versão Elite pra casar bem com o processador? Tem muita diferença entre as duas? Penso em pegar esse modelo por ser 100 reais a menos que a elite.
 
Você achou que ficou bom o ryzen com essa placa mãe Gigabyte B450 Aorus M? Vale mais a pena pegar esse modelo do que a versão Elite pra casar bem com o processador? Tem muita diferença entre as duas? Penso em pegar esse modelo por ser 100 reais a menos que a elite.
Preferi a B450M Gaming que todas elas pelos seguintes motivos:

- Todas possuem VRM 4+3 com os mesmos mosfets algumas com indutores duplicados apenas.
- Placas Dual Slot são melhores de over de memoria, possuem menor latencia e são mais estáveis, o sistema é dual channel, existe pente de 64GB já, não precisa 4 slots. Até pq se popular os 4 dificilmente vai pegar mais de 3200 estável.
- O dissipador do VRM dela é de longe o maior, mais pesado e eficiente de todas elas e o unico que vem parafusado e não com pinos plásticos
- Todos os mosfets do CPU estão embaixo do dissipador monstro, ao contrário da Aorus M que deixa uma fase duplicada de fora do dissipador.
- Retenção metálica no PCIe que suporta placas mais pesadas sem entortar nem danificar ( como uma 5700XT Nitro+ ou Red Devil)
- Nao possui o maldido Dual Bios que só me trouxe dor de cabeça.

Desvantagem: As ultimas Bios com suporte a PCIe 4.0 são a F41 e F42A, ambas não conseguem um boot frio acima de 3266Mhz nas memórias, funciona normal e estável em 3733Mhz, Reinicia liga e desliga normal, mas se tirar da tomada ou faltar energia 5min o boot falha. As bios ABBA mais recentes corrigiram isso mas mataram o PCIe4.0

B450 Aorus M

Vantagem: Slot PCIe fica 1 acima, tornando possivel uso de placas até triple slot num gabinete Micro-ATX com boa ventilação.
 
Preferi a B450M Gaming que todas elas pelos seguintes motivos:

- Todas possuem VRM 4+3 com os mesmos mosfets algumas com indutores duplicados apenas.
- Placas Dual Slot são melhores de over de memoria, possuem menor latencia e são mais estáveis, o sistema é dual channel, existe pente de 64GB já, não precisa 4 slots. Até pq se popular os 4 dificilmente vai pegar mais de 3200 estável.
- O dissipador do VRM dela é de longe o maior, mais pesado e eficiente de todas elas e o unico que vem parafusado e não com pinos plásticos
- Todos os mosfets do CPU estão embaixo do dissipador monstro, ao contrário da Aorus M que deixa uma fase duplicada de fora do dissipador.
- Retenção metálica no PCIe que suporta placas mais pesadas sem entortar nem danificar ( como uma 5700XT Nitro+ ou Red Devil)
- Nao possui o maldido Dual Bios que só me trouxe dor de cabeça.

Desvantagem: As ultimas Bios com suporte a PCIe 4.0 são a F41 e F42A, ambas não conseguem um boot frio acima de 3266Mhz nas memórias, funciona normal e estável em 3733Mhz, Reinicia liga e desliga normal, mas se tirar da tomada ou faltar energia 5min o boot falha. As bios ABBA mais recentes corrigiram isso mas mataram o PCIe4.0

B450 Aorus M

Vantagem: Slot PCIe fica 1 acima, tornando possivel uso de placas até triple slot num gabinete Micro-ATX com boa ventilação.
Obrigado pela explicação detalhada.
Você acha melhor esse modelo da gigabyte ou a asrock steel legend numa faixa até 550 reais? Pra usar um R7 2700 com pouco de oc até 4ghz e uma memória de 3000mhz?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo