[Review] Philco PHN 15008 [+HD4650]

Hellkiri

...
Registrado
Olá, pessoal. Farei um review do notebook Philco PHN 15008, que ao meu ver tem um bom CxB. Tem como principal atrativo usar uma ATI Radeon HD4650 Mobility. Mas Philco? Pois é. Fiquei meio receoso de comprar por não ter tradição em notebooks e ainda ser marca brasileira. Sim, há muito preconceito com marcas brasileiras. Mas o bichinho é bom.

Não tenho muita prática com review, por isso estou aberto a sugestões de como enriquecer o tópico.


Fotos​





Configurações tiradas do Extra:​

Processador:
- Intel® Core 2 Duo T6500
- Clock: 2.10Ghz
- Memória Cache: 2MB (Cache L2)

Memória RAM:
- 4GB
- Tipo: DDR2
- Velocidade: 667MHz

HD :
- 320GB
- Velocidade: 5400Rpm
- Serial ATA

Drive óptico:
- DVD-RW Supermulti (gravador e leitor de CD e DVD)

Tela do Notebook:
- Tamanho: 15.6" LED UXGA
- Resolução: (1366 x 768)

Leitor de cartões de memória:
- Tipo: 7 em 1
- Tipos de cartões que lê: SD/SDHC/MMC/MMC Plus/MS/XD/MS-PRO

Câmera do 15008:
- Resolução: 2.0 Megapixels
- Tipo: Integrada

Rede sem fio:
- Wireless: 802.11 b/g/n

Sistema Operacional:
- Linux

Placas:
- Placa de som: 2 x 1,5 W, Intel High Definition
- Placa de fax modem: 56Kbps
- Placa de rede: Ethernet GigaLan 10/100/1000
- Placa Gráfica: ATI Mobility Radeon
- Chipset e Gráficos: Intel PM45 + ICH9M

Bateria e Alimentação:
- Tipo: 6 células, Lithion-On, com aproximadamente 2 horas de duração
- Adaptador AC: Adaptador universal para 100-240V AC / 50-60 Hz, 65W, 2 pinos

Teclado e Mouse do Notebook Philco:
- Teclado: ABNT 2 (Português)
- Mouse: Touch Pad

Conexões do Notebook Philco:
- 3 portas USB 2.0
- 1 entrada para microfone
- 1 saída para fone de ouvido
- 1 saída HDMI
- 1 saída E-sata
- 1 porta VGA, 15 pinos, para conectar ao monitor
- 1 saída DC para adaptador (90W para adaptador AC)
- 1 conector RJ-45, rede (internet banda-larga)
- 1 conector RJ-11, dial-up (telefone)

Dimensões e Peso do Notebook PHN15008:
- Dimensões do produto (L x Ax P): 381 x 42 x 267 mm
- Peso: 2,72 Kg


Onde achar?​



Primeiro uma avaliação geral do aparelho. As fotos dele vem depois, mas ainda vou postá-las.​

O bicho é grandinho. Me assustei com o tamanho dele. Mas acho que valeu a pena. Não tenho paciência para telas pequenas.

A tela possui boa qualidade de imagem e bom ângulo de visão. Não fiz testes para procurar dead pixels, mas não vi nenhum.

O teclado tem um barulho estranho ao digitar. Bem diferente dos teclados de desktop que estou acostumado. Mas nada que atrapalhe. É bem macio para digitar e ainda tem um teclado numérico meio expremido, mas que quebra um galhão. Não gostei da disposição da tecla FN e a localização do sinal de interrogação

Temperatura não deu pra fazer muitos testes. Na bateria e em uso comum ele esquenta muito pouco. O processador não passa de 50ºC. A placa de vídeo fica em torno de 45~50ºC. Quando vou jogar com ele plugado na tomada, a coisa fica bem mais quente. Já vi a placa de vídeo chegando a 90ºC e o processador passando dos 60ºC. Mas no Windows 7 o controle de rotação do cooler tá estranho. Nunca vi o cooler chegando na velocidade máxima. No Linux ou era mínimo ou máximo. E no máximo a temperatura ficava muito baixa.

A placa de vídeo é uma versão mais fraca que a do Powernote que tem ela. Os clocks são 550/700*2 MHz. Mas parece que a diferença de desemepnho pra versão do Powernote é pequena. Pelo menos em termos de 3dmark06. E ainda o processador do Powernote do review aqui do fórum é mais forte e 3dmark conta muito processador.

Agora os problemas. O notebook foi anunciado com memórias operando a 800MHz e WiFi 802.11 b/g/n. A memória é 667MHz e o wireless não tem padrão n. Só g e b. Comprei sabendo disso, mas não tô disposto a levá-lo para autorizada para pedir a troca das peças pela anunciada. O suporte ao Windows 7 foi meio precário no começo, mas com algumas atualizações do windows e com a disponibilização dos drivers no site da Philco, consegui fazer todas as teclas de atalho funcionarem.


Testes com a bateria​

Usando a notebook no modo equilibrado, com wireless ligada, navegação na internet, instalando e desistalando coisas e pegando arquivo de outros computadores pela rede sem fio, consegui mexer 2h:30m de 99% até 5%.


O problema com o som

Ainda não se sabe se é falha de projeto ou problemas de driver, mas há relatos de problemas de travamento no Linux, Windows 7 X86 e X64 quando se usa o som acoplado ao notebook com volume em cerca de 100%. Abaixando pra 60% resolve o problema. Se usar fones de ouvidos ou caixas de som externas nenhum problema ocorre.

Mas vale salientar que esse problema só ocorre em casos muito específicos, a princípio relacionando com sons graves. Na verdade, comigo até agora só ocorrer jogando GRID.


Procedência dos componentes do notebook​

Chipset Intel
Memórias SuperTalent
Placamãe da Pegatron (subdivisão da ASUS)
Placa de vídeo da ATI
Gravador de DVD da Hitachi/LG
HD da Western Digital
Adaptador Wireless da Atheros
Adpatador de Rede da Realtek
Som da Realtek


Temperaturas

Desde que mudei pro Windows 7 uma coisa me deixava preucupado e hoje tive certeza. O controle de rotação do fan do notebook no W7 é meio problemático. No Linux a temperatura do processador chegava na casa dos 55ºC e o cooler era acionado fazendo um barulho considerável. Mas você via a temperatura caindo pra casa dos 40ºC. No Windows 7 foi preciso o processador chegar a 67ºC e a placa de vídeo bater nos 90ºC jogando Crysis para que o fan acelerasse um pouco. Pouco pois acelera bem menos que no Linux. A temperatura até cai. Processador estabiliza em 63ºC e a placa de vídeo na casa dos 82ºC. Não sei se tá bom, mas pra mim é bastante alta. Até pode ser interessante esse controle de rotação no Seven por conta do menor ruído que ele gera, mas fico meio grilado com isso. Tô pensando até em comprar um exaustor de notebook pra ver se ajuda.

PS: Não quero nem imaginar em que temperatura que o fan aceleraria que nem no Linux.

Edit: recentemente o problema da temperatura foi solucionado. Agora a GPU fica em 75~78ºC em jogos que exigem mais dela, isso sem base refrigerada. Dá até pra arriscar um over para 600/800MHz em alguns jogos. Segue o tutorial mais abaixo de como resolver o problema da temperatura (créditos a julianocs do CdH). Com isso também acabaram os problemas da tela preta.

CPUZ e GPUZ



Vamos aos jogos. Testei poucos por falta de tempo. Por isso só peguei algumas demos. Gostei do desempenho. Vi que vai dá pra me divertir bem. Vamos aos testes executados.

Usei em todos eles o catalyst 9.9
Configurações no driver tá com AA e AF definidos pela aplicação, Mipmap em alta qualidade e Adaptive AA ativado em desempenho.


3dMark06

Resolução: 1280*768



Resident Evil 5 Demo Benchmark

Resolução: 1280*720, AA4x, tudo máximo tanto em DX9 quanto em DX10



Devil May Cry 4 Demo

Resolução: 1280*720, AA4x, tudo máximo tanto em DX9 quanto em DX10



Lost Planet Demo

Resolução: 1280*720, AA2x, tudo no máximo em DX9


Resolução: 1280*720, AA2x, três opções que começam com Effect (uma em baixo da outra) no low e o resto no máximo




GRID Demo

Resolução: 1280*720, AA4x, tudo no máximo.
Teste de FPS no FRAPS. Primeiro no circuito com a BMW e depois no circuito com o Mustang. Testes feitos do momento da largada até cruzar a linha de chegada.

2009-10-24 15:34:16 - GRID
Frames: 9669 - Time: 238707ms - Avg: 40.506 - Min: 31 - Max: 47

2009-10-24 15:41:39 - GRID
Frames: 12728 - Time: 351865ms - Avg: 36.173 - Min: 24 - Max: 45


Tom Clancy's HAWK Demo

Resolução: 1280*720, AA4x, Tudo no máximo em DX10



Street Fighter IV Demo Benchmark

Resolução: 1360*768, AA0x, tudo no máximo



GTA IV

Configurações abaixo na screen


Rodei dois benchmark pelo FRAPS por um longo período. O primeiro de noite e o segundo de dia. Fiquei dando um rolé pelo mapa todo, pra variar bem a paisagem e ter uma média legal do desempenho.

2009-10-27 18:26:25 - GTAIV
Frames: 9726 - Time: 348808ms - Avg: 27.884 - Min: 16 - Max: 43

2009-10-27 18:34:39 - GTAIV
Frames: 12088 - Time: 472721ms - Avg: 25.571 - Min: 13 - Max: 38

Se desativar as sombras dá pra ganhar em torno de 10FPS. Mas por pior que seja a sombra do jogo, jogar sem ela é meio estranho.




Crysis

1024*600, DX10, High, AA e AF desligados.


1024*600, Blackfire MOD



Videos do notebook em jogos










Downloads de drivers

Vamos aos downloads...

Aqui você acha o mais novo da placa de vídeo:
http://sites.amd.com/us/underground/tips/Pages/catalyst-10-3-preview.aspx

Se o de cima não instalar, tente a versão que dá pra encontrar no link abaixo:
http://www.rage3d.com/board/showthread.php?t=33959849

Só pegar a versão de notebook de acordo com o seu SO.

Aqui vai outros drivers. Funciona no Philco também.
http://www.benq.com.au/products/joybook/?product=1466&page=downloads&dtype=D

Basicamente você só precisará colocar esses:
JBK S57 ATK Hotkey Driver
JBK S57 ATK Utility
JBK S57 CardReader (talvez precise, nunca testei o leitor de cartão dele)
JBK S57 Chipset
JBK S57 Modem (pra poder usar internet discada. Nunca instalei, então não sei se funciona)
JBK S57 TouchPad
JBK S57 Wireless Console2

O ATK Utility talvez não funcione no Windows de 64bits. Se for o seu caso tente pegar esse aqui:
http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=fdhHRbJtRlOCqy5C

Só procurar pelo ATKACPI Driver for Win7 64 bit

E aqui o driver de som:
http://www.realtek.com.tw/downloads...=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false

O pessoal do fórum CdH postou um pacotão com os drivers necessários pro notebook:
http://www.megaupload.com/?d=BSP7EHRW
http://www.megaupload.com/?d=YNEQ7GSH

Alguns estão desatualizados. Basicamente o de vídeo e som. Então é só instalar os que passei acima. Mas o resto está tranquilo.

Atenção!!!!! Tutorial pra resolver o problema do cooler sob Windows.
Post do user kadph, com o tutorial escrito e link para downloads dos programas necessários:
http://www.adrenaline.com.br/forum/...hilco-phn-15008-hd4650-23.html#post1052100422

Vídeo-tutorial


Vlw, julianocs!!!!!!!
 
Última edição:
Já tá bem legal o review kra, vou dar uma lida agora!
Conforme for fazendo testes aí não esqueça de tirar SS, aí você aproveita e já posta aqui xD
 
To aki com meu note
gostei mto
da pra trabalhar bem e brincar um pouco tb...


achei um bugzinho chato no ATK Hotkey no windows 7.

Quando vc liga 2 monitores (LCD do note + um outro monitor)

no teclado tem FN + F8 onde vc escolhe se quer monitor estendido, duplicado, somente em um ou somente em outro. Quando vc usa essa combinacao dai o teclado fica bugado.
A tecla P para de funciona fazendo aparecer toda hora a opcao do monitor, a tecla M minimiza as telas... ai fica impraticavel mexer no note.

entao o unico jeito que achei foi usando o driver ATK da propria asus que deixa todas as outras teclas do FN funcionando e essa F8 desativada.

dai o resto eh so mexer manualmente pelo CCC da ati.
 
To aki com meu note
gostei mto
da pra trabalhar bem e brincar um pouco tb...


achei um bugzinho chato no ATK Hotkey no windows 7.

Quando vc liga 2 monitores (LCD do note + um outro monitor)

no teclado tem FN + F8 onde vc escolhe se quer monitor estendido, duplicado, somente em um ou somente em outro. Quando vc usa essa combinacao dai o teclado fica bugado.
A tecla P para de funciona fazendo aparecer toda hora a opcao do monitor, a tecla M minimiza as telas... ai fica impraticavel mexer no note.

entao o unico jeito que achei foi usando o driver ATK da propria asus que deixa todas as outras teclas do FN funcionando e essa F8 desativada.

dai o resto eh so mexer manualmente pelo CCC da ati.

Mas configurando apenas pelo CCC fica normal de usar o teclado? Queria comprar um monitor pra usar com ele, mas se ficar ruim seria um problemão.
 
Comprei o meu sabado, estou esperando chegar. :)

Pretendo usar ele como computador principal e vender o desktop atual, só to meio confuso ainda com as coisas sobre ele, como o negocio de travar com o som no máximo, erros de anuncio, vamos ver, pelo preço ta valendo tudo, ou quase.
 
Qual a resolucao padrao ? 1280x800, 1280x768 ou 1366x768 ?

Achei bem legal pra um note de apenas R$2200, a HD4650 Mobile é uma excelente VGA e pelo que eu vi nuns foruns gringos ela overclocka muito.

PS: O foda é o processador que tem clock muito baixo =(
 
Resolucao Padroa eh 1366 x 768
:D

Nao tive problema nenhum com o AUDIO
usei o volume no maximo e nao travou...
Windows 7 x64 Ultimate.

ps: nao usei o driver disponibilizado pelo fabricante e sim do site da realtek

Erros de anuncio teve.
memoria nao eh ddr2 800
eh ddr 667
memorias da Supertalent

e o wireless nao suporta o N
so B e G


o note eh bom pelo o q custa

de qualquer forma nunca vou ter o noteobok do meu sonho..

ehuhuehue fiz um orcamento na alienware e ficava em R$ 18.557,00 e o frete ainda nao tava incluso..
so por causa disso nao comprei
kk
:D
 
Tem um ótimo Custo x Benefício mesmo.

A sua placa de vídeo leva um leve downclock de fábrica porque o seu philco não conta com um sistema de cooling muito robusto por isso os clocks são diminuídos um pouco para que possa operar em temperaturas seguara para sua máquina.

O lado bom é que seu laptop fica mais fino e leve, o meu M860 é grosso pra *******.

Ficou um bom review, porque a galera as vezes só sai postando fatos sobre o laptop esqueçendo que review é a também as suas impressões sobre o equipamento.

Abraços
 
Belo review, to com o meu, mas to com o problema do som. Qual driver estão usando?

Abraços!
 
Belo review, to com o meu, mas to com o problema do som. Qual driver estão usando?

Abraços!

Também estou com problema de som. Usei o driver no site da Philco. Tenho que deixar em cerca de 60% para não ficar travando.

Edit: atualizado com teste de bateria, relatos do problema com o som e procedências dos componentes.

Acabei de instalar GTA IV aqui. Até o fim da semana posto testes com ele e talvez Crysis.

PS Desabafo: digitar com teclado de notebook é uma *****. Toda hora esbarro o dedão no touchpad. Tenso!!!!
 
Última edição:
Mais um aqui com esse belezura.

Nada a reclamar até o momento, só alegria.
 
EAI TISITO BLZ, o que vc achou dele??? como esta o desempenho e ja testou games? como foi? ( Hellkiri ) Valeu pela shot do GTA ta show!! ei vc usou qual patch como deixar o GTA IV MAIS LEVE??!?!?! usou algum commandline?!! pois deve melhorar bastante
 
Última edição:
no site do extra esta com um 6500 e no seu review tem foto do 8100, veio assim mesmo?
 
no site do extra esta com um 6500 e no seu review tem foto do 8100, veio assim mesmo?

Nem tinha reparado. Deve ser bug do CPUz. Mais em baixo, nele mesmo, aparece como T6500. No W7 e Everest também mostra como T6500.

Atualizado com testes do GTA IV.
 
achei muito bom seu note, em outro forum tbm estão elogiando bastante....parabens otimo preço
 
Chegou o meu hoje, vou instalar o windows e de noite falo mais dele.
 
Adicionei testes do Crysis e um relato sobre a temperatura do bicho durante jogos.
 
To com o meu desde ontem, ele é muito rapido para tudo.

Mas, eu também fui premiado, o meu também ta travando com o som no máximo, tomara mesmo que seja driver, apesar de que não ouço música e se quiser usar o som alto uso o fone.

De resto tudo perfeito, instalei o Win7 x64 e ta tudo funcionando normal.
 
To com o meu desde ontem, ele é muito rapido para tudo.

Mas, eu também fui premiado, o meu também ta travando com o som no máximo, tomara mesmo que seja driver, apesar de que não ouço música e se quiser usar o som alto uso o fone.

De resto tudo perfeito, instalei o Win7 x64 e ta tudo funcionando normal.

Cada vez acho menos que é problema de driver. Tem gente usando Linux, XP, Seven e todos com o problema. Só resta a esperança de ser alguma cagada geral da Realtek com os drivers desse modelo de som. Mas também não me incomodo com isso. Fico só no fone de ouvido.

Já testou alguns jogos nele? Sente alteração considerável do fluxo de ar saíndo do notebook quando a temperatura começa a decolar um pouco?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo