Review Q6600 + Asus P5K SE

ChapeuDePalha

Hungry Member
Registrado
bem, recentemente vendi meu Athon X2 4400 e a Mobo dele, e comprei um Q6600 + Asus P5K Se.

Aqui vai algumas impressões:

A placa: aparência bem simples, e meio feia, mas tem todos os recursos necessários para um bom PC:

- 1 PCI Express 16x
- 2 PCI
- 3 PCI-express x1.
- 4 Slots de memoria, até 8 GB.
- 4 Sata na placa, e mais um sata externo, pra ligar na traseira.
- 12 portas USB
- 1 IDE, para 2 dispositivos IDE, gravadora ou HD mais antigo.

- Chipset P35 Intel
- Chip de som realtek 24 bits, 196 Khz
- não sei se tem suporte à RAID, ouvi dizer num site que não tem, mas o CD da placa tem programa de raid, vai entender.

- suporta memoria de até 1066 mhz, e qualquer processador core 2 duo, core 2 quad.

A instalação correu sem maiores problemas, o layout da placa é bem organizado, e o micro ligou na primeira.

O processador trabalha em stock à 2.4 ghz, no momento estou com ele em 3 ghz. O over é facílissimo nessa placa. Em um mesmo menu tem todas as opções necessárias:

- Ajuste de FSB
- Ajuste de PCI-express
- Ajuste de memoria
- Latencias da memorias
- Vcore, e Vdimm

A placa é generosa em oferecer opções de over. Dá para setar as memos em praticamente qualquer frequencia, o ajuste de FSB vai longe e Vcore vai longe.

Vendo em outros fóruns, vi muitas pessoas usando o Q6600 à 3.6 ghz, mas como não faço questão de deixar o processador no max mesmo (até porque minha fonte não deixaria), fiz um over básico, deixando ele em 3 GHz, e diminui o Vcore em 0.1, para compensar o aumento de consumo eletrico e calor. Com o Vcore um pouco menor, o processador gasta praticamente a mesma energia que gasta em stock. Claro, fiz testes de estabilidade, para ver se ele roda beleza no Vcore mais baixo, e deu certinho.

Agora o desempenho do bicho:

config:

- Q6600 @ 3.0 ghz
- 8800 GTS 320 MB @ 600 mhz
- 2 GB 800 mhz dual channel genérica
- Asus P5K SE @ 333 mhz FSB


- Em conversão de vídeo:

mandei converter um episodio de lost, desses de 350 MB AVI, para o formato DVD qualidade média, e ele fez o serviço em 3 minutos e meio, com uma médiade uns 250 frames por segundo, um Owned brutal no Athon X2 que usava (dava uns 110 frames).

A conversão no entanto usa apenas um nucleo do processador. Para converter no formato WMA, ele usa dois nucleos, e também foi muito rapido, esse é um formato que demanda muito processamento, mas mesmo assim, fez os serviço em menos de 7 minutos, em mais ou menos 130 frames / s.

3DMARK 2006 - Config Default

Fiz quase 12000, No Athon X2 fazia quase 9000

3dmark.jpg


Reparem no recorde mundial aí do lado, o cara meteu um over para 5700 mhz :-D

Bem, tive um aumento de 33% no score do 3Dmark2006.

Agora uns jogos:

Assasins Creed 1440 x 900, tudo no max

Mandei o FRAPS fazer um relatorio de desempenho enquanto jogava alguns minutos.

asscreed.jpg


O resultado foi esse:

Média de 64 frames
Minimo de 33
Maximo de 122

Usando um programa que fiz que usa os dados gerados do FRAPS, tirei um relatorio mais detalhado:

assfps.jpg


Acima de 60 frames 53% do tempo.

Acima de 45 frames 96% do tempo.



Foi uma melhora enorme em relação ao X2, que fazia um minino de 25, média de 40. Apesar do fraps dizer que o minimo foi de 33, o que importa mesmo é a estatistica acima, que diz que ficou acima de 45, por 96% do tempo. Ou seja, rodou lisinho, com umas quedas bem raras pra 33 ~ 35 frames.

GRID - 1440 X 900 AA 2X ULTRA

Outro que teve uma melhora brutal:

grid.jpg


Relatório gerado pelo programa:

média de 64 frames
minimo de 38
maximo de 83

acima de 60 frames 75% do tempo

acima de 52 frames 95% do tempo

acima de 45 frames 99% do tempo

No X2, fazia minimo de uns 30 frames, mas ficava a maior parte do tempo entre 35 ~ 45 frames, média de uns 40.

DiRT 1440x900 AA 4X, ULTRA​

dirt.jpg


Dirt é um dos jogos mais pesados de PC, mas somente as corridas de verdade (com advesarios na pista) são pesadas. O resultado foi esse, na corrida de buggys:

média de 42 frames

0% acima de 60 frames

81% acima de 45

95% acima de 42 frames (mínimo prático)

100% acima de 30 frames

O jogo ficou estável nessa faixa de 45 frames. O que pra mim é perfeito. Não consigo mesmo ver muita diferença entre 45 e 60.

Nas corridas solo, o frame passa dos 70 fácil.

No Athlon X2 conseguia uma média de 35 nas corridas pesadas (o que não é nada ruim), o problema era com uns slows nojentos, o frame caia para 25 e até mesmo 20 (bem mais raro) de vez em quando. Agora os Slows sumiram totalmente, e jogo ficou bem estável.


COMPANY OF HEROES 1440x900 AA ligado ULTRA, exceto textura (high)

eu deixei a textura em high ao invés de ultra, devido à limitação de memoria de video da minha VGA (320 mb). O resto foi no max.

Rodei o teste de desempenho dele:

company.jpg


nem tem o que comentar, junto com o Dirt foi o jogo que mais melhorou.

Alguns meses atrás fiz esse mesmo teste no X2, porém sem over da VGA (agora estou com 17% de over nela), e com um driver mais antigo.

O resultado foi média de 63 frames, quase metade! Na verdade, o meu frame mínimo agora está proximo do médio de antes. Claro que o over da VGA e o driver mais atual fizeram diferença aí, mas mesmo assim, o processador deve ser responsável por 2/3 desse ganho.
 
Show, qual eh a versão do FRAPS q vc esta usando ??
 
sei lá, é versão antiga mesmo, não baixo outra faz muitos meses.

olhei aqui, é 2.9.0

Porque pergunta?
 
Muito bom o review, gostei.

Quando fui comprar meu PC esse ano eu tava com a velha dúvida E8400 x Q6600, no fim das contas comprei o E8400 pois em stock é melhor que o Q6600 e como não manjo nada de over e nem me arrisco... eu iria comprar o Q6600 pra rodar a 2.4 ghz, então... :sleep:

Mas enfim, parabéns, ficou bem bacana o tópico.
 
se der posta umas fotos da plaquinha aí...
acho q vou optar por uma p5k-se mesmo, já que as p35-ds3 acabaram...
ou será que vale mais a pena investir mais 85 pila e comprar uma p5kc?
PS: vou usar num e7200

vlw
 
huahuauh c eu contar vc não vai acreditar......tava hj mesmo pensando se compensa trocar um X2 por um Quad Core(visto que o preço deles abaixou bem) e é exatamente com essa placa ae P5K-SE :lol:
Jogo bastante Lost Planet e por isso tava pensando em trocar de processador,não só por esses jogos mas outros que usam mais CPU do que GPU....bom lost planet usa os dois
Pelo jeito vai ser mesmo brusca a mudança de FPS,pelo menos uns 10 o q já faz diferença em alguns jogos
 
huahuauh c eu contar vc não vai acreditar......tava hj mesmo pensando se compensa trocar um X2 por um Quad Core(visto que o preço deles abaixou bem) e é exatamente com essa placa ae P5K-SE :lol:
Jogo bastante Lost Planet e por isso tava pensando em trocar de processador,não só por esses jogos mas outros que usam mais CPU do que GPU....bom lost planet usa os dois
Pelo jeito vai ser mesmo brusca a mudança de FPS,pelo menos uns 10 o q já faz diferença em alguns jogos

olha, vale a pena sim.

A diferença varia muito dependendo de quanto o jogo precisa da CPU. Aqui teve jogo que não ganhou um frame sequer, como o demo do Devil May Cry 4 (não que precisasse mesmo).

Outros melhoraram um pouco, outros tiveram uma melhora brutal, até parece que troquei a VGA. O bom é que foram exatamente os jogos que estavam na faixa de 30 frames, com algumas quedas, é que melhoraram.

O ganho variou de 0 até 70% dependendo do jogo (sim, 70% MESMO). Pra vocÊ ter uma ideia, o X2 4400 que usava estava em 2.7 ghz, um frequencia alta até, e esse Q6600 em stock (2.4 ghz) fez a média de 45 frames no GRID subir para 65, foi o primeiro jogo que testei quando instalei, e fiquei impressionado, me deixou bem animado o resultado.

Além disso esse processador é fantástico para conversão de vídeo. E como os jogos de hoje nem sequer usam mais que 2 núcleos, sei que tenho potência de sobra aqui, para quando eles começarem a usar 3 ou 4 nucleos (se não me engano, o Alan Wake vai usar 3).

E ainda é excelente para multi tarefa! Estou bem satisfeito mesmo. O preço dele caiu muito como você mesmo disse, e já está proximo dos dual core mais rapidos.
 
ótimo review cara, aposto que vai ajudar muita gente !!!

até eu tbm ja pensei em pegar uma placa dessas hehehe, para economizar $$ e tals.........mas ficar sem RAID é complicado.

na ausencia da Gigabyte DS3, essa é sem dúvida a melhor escolha.
 
q6600 Rulah!!!!!!!!
 
vo pega P5K SE + E2160...so preciso achar um lugar que venda os dois baratinho =)
 
Sim... eh um OTIMO combo... porem tbm vi a questao de nao se fazer Raid... uma pena... tenho quase ctz q nao faz msm... ateh pq o modelo do chipset SB nao tem a inscrição R no final... a q indica controlador Raid... mas de resto uma otima placa com toda certeza!!!

Agora Chapeu... como eu testei vaaarios setups eu gosto de compartilhar com o pessoal hehehhe

Quer uma config perfeita??? Usa FSB em 400 e mult vc abaixa pra 8... isso dah 3.2 Ghz... ele deixa a proporção em 1:1 com as memos... fica muito rapido...

Atualmente para estabilizar em 3.2 Ghz ( nao uso os 3.6 Ghz pois nao ha motivo... nao se tem um ganho real de 3.2 para 3.6... somente em encodes de videos )... eu estou setando na BIOS 1.31v... com o vdroop cai para 1.26v e em full fica em 1.22v... tah perfeito! Temps otimas com desempenho otimo!

Porem para o seu caso vale ressaltar 2 coisas... primeiro o cooler... vc esta com o Box?? Se sim vc nao vai conseguir passar muito de 3.0 ghz... esquenta d++... um cooler tipo Buffalo, TX2 e talz vc chega sussa em 3.4 ~ 3.5 ghz... porem para 3.2 ghz vc pega ai temps em full de no maximo 50C.... fica uma maravilha :D

E tem tbm o vdroop dessa mobo... ele eh bem alto... porem vc pode fazer o pencil mod ou ateh o mod com resistor msm... q com o primeiro diminui bastante a queda e o segundo anula o mesmo completamente :yes:
Tem o tuto aki msm no adrena ;)

Mas eh isso ai... eu escolhi em Janeiro pagar bem caro no bixo uhauhahauha... e nao me arrependo ( somente do fato de 1 mes depois a minha config baixar 300 conto a menos uhauauha )... mas de resto eh um combo e tanto!!!

AH... soh pra vc se animar hahahaha :evil:


Soh nao fui alem pq as memos nao deixam hahaha... mas semana q vem jah to pegando as minhas OCZ 800 ai o bixo pega hahahahaha... planos de no minimo 4.1 ghz :evil::evil::evil::evil::evil:... claro q nao diario hahaha... afinal isso seria somente com WC hehehehe

EDIT:

Caramba... fiko grande o discurso hahahahahahha
 
valeu aí pelas dicas. Mas, será que esquenta tanto assim em 3.2? Porque em 3.0 tá bem frio até. O vocre eu deixei no "limite" de baixo, se baixar mais um pouco, fica instavel. Então, para fazer essa config aí, teria que aumentar o Vcore como você fez, mas operando em 1.22 com o Vdrop (agora tá ficando em 1.15), não deveria esquentar tanto, não?

Depois vou testar pra ver como fica.

Sobre o consumo dele em full, na especificação da Intel, tá quase 100 Watts em stock. Em 3.0 ghz com vcore em 1.15 (por causa do vdroop), também fica nessa faixa de 100 ~ 110 waats, a queda no vcore acaba compensando o aumento da frequencia. Se setar 3.2 ghz com 1.31 de vocre, para dar 1.22 em vdrop, aumentaria muito o consumo? Minha fonte é uma huntkey 450, não quero exagerar aqui.

Já usei um X2 3800 soquete 939 com over de 25% nessa fonte, e esse processador gasta bastante energia, bem mais que os modelos AM2. Acho que fica em torno de 110 Watts em full, segundo aquele site de calcular potencia (xtreme power supply calculator), enquanto o meu Q6600 do jeito que está agora gasta 101 watts (com os 4 nucleos em full... coisa que na pratica não acontece). Se fizer essa config de 3.2 ghz com vocre mais alto, sobre pra 120 watts. Acha que dá pra ir de boa?


EDIT: :eek:, 3.9 ghz nesse processador, eu não tenho coragem de fazer isso nunca.

Eu fiz o 400 x 8 aqui, deixei o vcore em 1.3 na bios, não passou no orthos, creio que teria que aumentar um pouco mais o vcore, mas vou deixar em 3.0 mesmo por enquanto. Se pegar outra VGA depois (to pensando na 4850), tento de novo (se fizer diferença).

Por hora, esse processador está estupidamente rápido pra tudo que preciso.
 
@MafiaT

Eu comprei minha Asus P5K - SE por 250 aqui no forum! Tem garantia de 1 ano e o vendedor é bem confiavel...

@Player

Eu tenho o conjunto que você disse que vai comprar e não tenho nada a reclamar! Porém não posso falar sobre over pq o meu tá em stock...
 
valeu aí pelas dicas. Mas, será que esquenta tanto assim em 3.2? Porque em 3.0 tá bem frio até. O vocre eu deixei no "limite" de baixo, se baixar mais um pouco, fica instavel. Então, para fazer essa config aí, teria que aumentar o Vcore como você fez, mas operando em 1.22 com o Vdrop (agora tá ficando em 1.15), não deveria esquentar tanto, não?

Depois vou testar pra ver como fica.

Sobre o consumo dele em full, na especificação da Intel, tá quase 100 Watts em stock. Em 3.0 ghz com vcore em 1.15 (por causa do vdroop), também fica nessa faixa de 100 ~ 110 waats, a queda no vcore acaba compensando o aumento da frequencia. Se setar 3.2 ghz com 1.31 de vocre, para dar 1.22 em vdrop, aumentaria muito o consumo? Minha fonte é uma huntkey 450, não quero exagerar aqui.

Já usei um X2 3800 soquete 939 com over de 25% nessa fonte, e esse processador gasta bastante energia, bem mais que os modelos AM2. Acho que fica em torno de 110 Watts em full, segundo aquele site de calcular potencia (xtreme power supply calculator), enquanto o meu Q6600 do jeito que está agora gasta 101 watts (com os 4 nucleos em full... coisa que na pratica não acontece). Se fizer essa config de 3.2 ghz com vocre mais alto, sobre pra 120 watts. Acha que dá pra ir de boa?


EDIT: :eek:, 3.9 ghz nesse processador, eu não tenho coragem de fazer isso nunca.

Eu fiz o 400 x 8 aqui, deixei o vcore em 1.3 na bios, não passou no orthos, creio que teria que aumentar um pouco mais o vcore, mas vou deixar em 3.0 mesmo por enquanto. Se pegar outra VGA depois (to pensando na 4850), tento de novo (se fizer diferença).

Por hora, esse processador está estupidamente rápido pra tudo que preciso.

Cara... eh sussa... com over estupido vc nao chega no limite da fonte... pode ir sem medo msm hehehehe

Quanto ao vcore... eu pelo menos considero um patamar logico de ateh 1.4v com o vdroop... acima disso eh complicado para uso diario... estressa muito a CPU... e nem se tem ganho real para uso diarios ( somente para encodar algum video ou benchs :p )

Entao se com 1.3v nao foi... com 1.35v eh ctz q vai... ai vc vai testando o minimo... deve ficar algo na casa dos 1.33v... nao eh alto... eh ateh baixo se vc for ver... um exemplo aki meu eh o VID de 1.2625v ( ou seja... a 2.4 ghz a voltagem original setada eh de 1.26v )... e atualmente em 3.2 ghz estou exatamente essa voltagem ( com o vdroop claro )... ooouuu seja... aumentei 800 mhz utilizando o vcore padrao... eh lindo isso :wub: uhauhauhauauhauha

E se com 3.0 ghz estabiliza com no minimo 1.15v... o seu VID deve ser igual o meu... pq aki tbm era assim... a 3.0 ghz estabilizava em full com minimo de 1.15v... se desse 1.14 ele travava hahahaha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo