[REVIEW] Samsung Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

cyber du mau :D

Ó pá...
Registrado
Samsung Ativ Book 6 - NP670Z5E-XD1BR

gjlr.png


*O notebook não é preto mineral, é azul escuro mineral. Como sempre a samsung dando deslizada na hora de catalogar o notebook no site! hehe

Fotos do dispositivo! (câmera do Nexus 4 - perdão! :( )


Performance Geral
O notebook possui boa performance com o seu processador i5 3230m. Infelizmente (ou felizmente), a Samsung do Brasil optou por um i5 dual core (2 nucleos físicos - 4 núcleos lógicos HT) no lugar do i7 comercializado no modelo americano, seguindo a linha do modelo australiano. Porém, onde tiraram, adicionaram! O Ativ Book 6 nacional não possui i7 como o americano, mas a VGA offboard é a Radeon HD 8850M, bem superior à HD 8770M comercializada na versão americana!

Para quem realiza tarefas do dia-a-dia como office, navegação, etc., simplesmente não tem o que reclamar do note. Eu fui de um desktop i5 3570k para ele e não senti a vida parando (rs)!! Ele aguenta diversas janelas abertas, skype, office e photoshop juntos com tranquilidade.

A memória do notebook é 8GB single-channel e pode ser aumentada para 16gb inserindo outro pente de memória no slot disponível na parte traseira, upgrade que eu tenho previsto para o meu tendo em vista que eu trabalho com Photoshop e Illustrator.
A única coisa triste é o note ter HD 5400rpm, mas isso é quase que um padrão. É altamente recomendável a troca para um SSD, para que seja aproveitado todo o potencial do aparelho!

Design e Carcaça
O design deste note é lindo. O notebook é todo em azul escuro, exceto seu teclado e touchpad que são pretos. O touch possui bordas em cromado o que dão um lindo toque de elegância no aparelho e não existe divisão para os botões, sendo o touch aqueles de design inteiro onde você preciosa a parte de baixo para clicar.

A carcaça segue o padrão ultrafino da série Ativ Book presente nos modelos 4, 5, 6 e 8 (somente 4 e 6 disponíveis no brasil).
Todo o corpo do note é feito de plástico, muito resistente, porém a tampa eu fiquei confuso se é um laminado de aço ou plástico simulando o aço escovado, mas é bem bonita e possui a logo da samsung em alto relevo cromado (marcas de dedo, seu maior inimigo).

Infelizmente a tendência desses modelos mais finos da samsung é terem a base fechada, logo a única porta acessível é a de memória. Para trocas de HD e bateria, é necessária a remoção da tampa inferior.

Tela - Som - Teclado

  • A tela do aparelho é um dos grandes downsides, não só por sua qualidade, mas pela resolução. Ela é matte e 1366 x 768, o que para jogos é excelente mas para o trabalho do dia-a-dia pode prejudicar um pouco a experiência do usuário, principalmente para quem veio de desktops! Para realizar trabalhos gráficos, eu utilizo um monitor externo.
  • O som é excelente. As caixas da JBL são realmente potentes (para um notebook) e são stereo, envolvendo o usuário como se existisse um real hometheater quando o 3d surround é ativado! A entrada de fone de ouvido foi o que me intrigou. É uma entrada 'universal' como a de celulares, em que o fone e o microfone vão no mesmo buraco. Não sei se isso me agradou já que headsets não costumam vir com tudo no mesmo cabo, mas não é nada que um adaptador não resolva!
  • O teclado é excelente. Maciez e rigidez (hehe) na medida certa. Ele é macio mas não tanto ao ponto de ser molenga e a altura das teclas é perfeita para a rápida digitação. Ele é ABNT 2 e possui as teclas numéricas, típico de um notebook de 15,6". As teclas que precisam de notificação como Caps Lock, wireless e o botão que trava o touchpad, possuim uma luz azul que informa que a tecla está ativada ou não. O grande up do teclado é que o mesmo é retroiluminado, com a luz passando por volta das telas e por dentro (pelas letras), dando uma perfeita visibilidade do teclado em locais escuros!

Benchmarks e Jogos
Bom, a Radeon 8850M que veio é equiparada à GT 650M e GTX660M em alguns casos. Ela é o modelo DDR3 e não GDDR5, o que limita a largura de banda da memória de forma considerável até!
A samsung traz ela com o core clock no talo em 775mhz, mas a memória vem underclockada em 900mhz (padrão do modelo DDR3 é 1000mhz). A razão para isso? Não sei ao certo, pois a placa é muito fria para dizer que é por temperatura. Economia de energia talvez!

A placa suporta facilmente overclock para 850mhz no core e 1100mhz na memória. Realizei o mesmo com o MSI Afterburner e a temperatura máxima foi de 63ºC na VGA!
Todos os testes foram realizados com o Catalyst 13.8 e Windows 8

3D Mark 11 & 13 (Stock)

3D Mark 11 & 13 (Over)

Battlefield 3 (over)
Valores referentes à média obtida no single-player apenas!!!
No multiplayer, o jogo roda em média a 30~35fps no medium, principalmente em servidores de 64! O jogo é realmente puxado na CPU e a falta dos 4 núcleos físicos se faz um pouco presente nessa hora!
Ultra (25fps ~ 33fps):

High (30fps ~ 45 fps):

Med (40 fps ~60 fps):

Low (45fps ~ 65 fps):

Tomb Raider (over)
Low:
8p1u.jpg

Med:
8s1h.jpg

High:
41n2.jpg

Ultra:
dmzt.jpg

Crysis 3 (over)
Texture no High e qualidade no Medium - Média de 25~35fps. Super jogável de boa.
1a6h.jpg

Metro: Last Light
Perfeitamente jogável tanto em med quanto em high!
6w43.png

c55f.png

Dishonored

Temperaturas
3gmu.png


Esqueci de tirar screenshot da VGA, mas ela chegou a no máximo 63ºC em over! É super fria. Creio que se o MSI Afterburner permitisse, ela atingiria com facilidade um over maior.

Bateria
A bateria em modo equilibrado durou cerca de 3 horas e meia, vendo filmes e tudo mais.

Dicas
Assim que pegar o notebook, remova o máximo possível de bloatware da samsung! Ela instala muita porcaria.
O principal inimigo é o Intellimemory, um programa que deveria auxiliar o desempenho criando um cache com a memória ram, mas acaba por fazer mal uso da mesma e arruinar o desempenho do note, desinstalem imediatamente este software! haha
Atualizar para o último driver da ATI dá um ganho excelente nos jogos, mas não atualizem para o último driver do Intel hd 4000, ele quebra a configuração de brilho da tela!

Comparativo entre telas - Note x LG IPS236V


Testes realizados pelo usuário ChapZ

Windows 7 Home Premium x64 com o Catalyst 13.8 B2
Stock:

850/1000 (maioria dos testes estarão concentrados aqui, pois é como eu estou usando a placa:
890/1100:
3dmark 11
http://imageshack.us/a/img21/1034/30e2.png
Super Street Fighter 4
Tomb Raider
High
http://imageshack.us/a/img198/4659/s3uy.jpg
Ultra (os clocks que aparecem no print, é algum bug do EVGA Precision, ele ficava mostrando os clocks do over e voltando pra esses clocks aí por alguns instantes mto curtos, mas como vocês podem ver pelos FPS, estava com o over funcionando)
http://imageshack.us/a/img94/2777/bkc3.jpg

Mais um edit. Adicionei o Tomb Raider.
Bônus da imagem do Tomb Raider em Ultimate e os FPS que deram com 890/1100 de clocks, no modo Ultimate. A diferença na qualidade dos cabelos é impressionante, mas a queda nos FPS não compensa.
http://imageshack.us/a/img196/5882/mcbh.png
Esse ultimo print o "EVGA Precision" tb bugou na hora de mostrar os clocks.
http://imageshack.us/a/img16/1659/yb4s.png


Post in progress...
É isso. Conforme for descobrindo mais coisas e testando, adiciono aqui. Deixo aberto também para impressões de outras pessoas! Quem quiser um teste específico pode requisitar e eu faço na medida do possível e que o tempo permitir! :)
 
Última edição:
Quanto pagou? gostei do desempenho bem aceitável, ele esquenta muito no colo? tive um LG A520 e deus me livre, esquentava bastante só de usar a internet
 
Quanto pagou? gostei do desempenho bem aceitável, ele esquenta muito no colo? tive um LG A520 e deus me livre, esquentava bastante só de usar a internet
Não esquenta muito não. É um dos notes mais frios que já usei.
Paguei R$2800 no ponto frio ;)
 
Preço ta muito bom :notbad:
 
Excelente Review!! Muito bom mesmo! :yes:

uma dúvida o angulod e visão da tela é bom? Tem pouca variação nas cores dependendo do angulo que vc olha?

Vou colocar o link no topico de indicações. :awesome:






Preço muito bom esse da ricardo, por esse preço ele disputa com o Avel B153 e com Dell 14R, sendo que tem uma GPU muito mais robusta. :)
 
Excelente Review!! Muito bom mesmo! :yes:

uma dúvida o angulod e visão da tela é bom? Tem pouca variação nas cores dependendo do angulo que vc olha?

Vou colocar o link no topico de indicações. :awesome:







Preço muito bom esse da ricardo, por esse preço ele disputa com o Avel B153 e com Dell 14R, sendo que tem uma GPU muito mais robusta. :)

O angulo não é dos melhores não... pra produção gráfica em que se exige exatidão de cores, recomendável é usar monitor externo IPS, mas essa regra vale para qualquer note além dos macbook pro retina wassfüder ultra power nigga fromdahood de 10mil. ;(
 
O angulo não é dos melhores não... pra produção gráfica em que se exige exatidão de cores, recomendável é usar monitor externo IPS, mas essa regra vale para qualquer note além dos macbook pro retina wassfüder ultra power nigga fromdahood de 10mil. ;(

Entendi. Realmente pra quem trabalha com algo que exija exatidão de cores, somente monitor IPS ou macbook mesmo. Mas pra um usuário normal que apenas quer ver um filme ou jogar no notebook tem uns notebooks, normalmente com tela 768p que deixam muito a desejar no angulo de visão e na fidelidade das cores. Eu por exemplo comparei o LG N460 (tela 768p) e o LG A560 (fullhd) e nem preciso olhar os dois lado a lado pra saber que a tela do n460 é muito pior no angulo de visão e comparando lado a lado as cores ficam mais nítidas no A560 (comparei tb com uma Sony Bravia HX755).

Seria interessante saber se o Ativ 6 foge a regra das telas 768p serem ruins. Se não for pedir muito, teria como vc postar uma foto com a tela do notebook e o do monitor externo mostrando a mesma imagem? :)
 
Última edição:
Poxa o note é interessantíssimo! Estou quase fechando negócio com um Avell B154 mas esse Samsung me colocou na dúvida novamente :fuuu::fuuu:

E as temperaturas desse note? Rodando um programa/jogo pesado, a quanto chega? A superfície do teclado esquenta muito?

@brazukarj
Vi o note da sua assinatura, o que vc acha melhor i7-3630 com uma 640M ou um i5-3230M com uma 650M ou até essa 8850M?
 
Última edição:
Note bom, e pelo preço o desempenho está ótimo! acho que ela compete diretamente com a GT650M. desempenho ótimo.
 
Cara fiquei extremamente tentado agora note muito interessante com excelente preço. Tava pensando no Dell Inspiron 15R SE com i5 e ssd32gb q ta por R$ 2699,00 mas 10% de desconto da facul sai por R$ 2340,00 mas esse ai por causa da vga ta me deixando intrigado qual a opinião de vcs?
 
Poxa o note é interessantíssimo! Estou quase fechando negócio com um Avell B154 mas esse Samsung me colocou na dúvida novamente :fuuu::fuuu:

E as temperaturas desse note? Rodando um programa/jogo pesado, a quanto chega? A superfície do teclado esquenta muito?

@brazukarj
Vi o note da sua assinatura, o que vc acha melhor i7-3630 com uma 640M ou um i5-3230M com uma 650M ou até essa 8850M?

Pra jogos I5 + 650m ou similar, pra quem não joga e precisa de aplicações pesadas de processamento o I7. Mas sendo bem direto, um I5 já dá e sobra pra uso de aplicações do dia a dia e placa de video é o principal, pra quem joga. :awesome:

O único detalhe é que o A560 tb tem tela fullhd 3D e leitor de bluray de bonus. :D
------------
Cara fiquei extremamente tentado agora note muito interessante com excelente preço. Tava pensando no Dell Inspiron 15R SE com i5 e ssd32gb q ta por R$ 2699,00 mas 10% de desconto da facul sai por R$ 2340,00 mas esse ai por causa da vga ta me deixando intrigado qual a opinião de vcs?

Escolha dificil, mas nesse caso o Dell ganha, tem ssd e tela fullhd principalmente se vc tiver um desktop para jogos. A não ser que vc vá usar um monitor externo ou queira jogar jogos pesados com mais filtros ligados ou com maior FPS.
 
Acho que o único porem desse note é a tela mesmo.

Nessa altura do campeonato continuam a comercializar telas de 15,6" com resolução HD apenas (1366x768).....
 
To pensando seriamente em pegar esse note e colocar meu SSD nele. Alguém já viu se é simples fazer isso?

Resolvi colocar aqui na primeira página algumas informações que eu fui postando que pode ser útil pro povo que quer esse notebook.

Sobre trocar o HD por SSD e como fiz pra formatar:
Sobre a abertura do note, eu tinha visto esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=A0nx6...nofeather=True
É bem parecido... só que no vídeo, depois que ela tira os parafusos já aparece uma parte solta... no meu caso, mesmo depois de tirar os parafusos ficou tudo bem preso... daí eu forcei 1 pouco com um cartão velho (que nem no vídeo) e soltou a primeira trava. Depois de solta a primeira trava, foi só ir passando o cartão que nem no vídeo.
Depois de aberto, não tem segredo... o HD fica bem na cara, preso por 4 parafusos. Foi só soltar os parafusos, tirar um e colocar o outro. Eu até tirei uma foto com o cel pra mostrar pra um amigo, mas ficou borrada... Em todo caso, em casa eu posto aqui.
A briga mesmo foi nas configurações de BIOS.

Já achei o passo a passo da BIOS, eu tinha visto aqui:
http://www.reclameaqui.com.br/429981...otebook-samsu/
O que eu precisei fazer:
2. Reinicie o pc e mantenha a tecla F2 apertada. Vc irá acessar as configurações da BIOS.
3. Na aba ADVANCED desabilite a opção "fast bios mode".
4. Na aba BOOT desabilite o "secure boot" e em "os mode ion" habilite o modo "csm os"
5. Ainda na aba BOOT vá em boot device priority e entre na opção 01. Deve estar selecionado o maldito Windows 8 que está instalado no seu pc. Mude para o driver de CD/DVD. As outras opções 02 ou 03 não importam.

No meu caso, eu já tinha um USB com windows 7 q eu usava sempre q precisava formatar algum computador em casa. Ele não aparecia nas opções de boot até eu fazer as configs acima. Depois dessa config, ainda deu uns problemas pq a instalação do windows não estava conseguindo formatar o SSD depois de excluir as partições q eu tinha clonado, depois criava partição, mas não permitia instalação, só depois de algumas tentativas q foi.

Complemento do estacado sobre formatar e usar o mesmo windows 8 original

Para habilitar o W8, com outro hd - ou dar boot por um pendrive/cd/dvd externo; precisa fazer o que o ChapZ explicou na 1º página:

Já achei o passo a passo da BIOS, eu tinha visto aqui:
http://www.reclameaqui.com.br/429981...otebook-samsu/
O que eu precisei fazer:
2. Reinicie o pc e mantenha a tecla F2 apertada. Vc irá acessar as configurações da BIOS.
3. Na aba ADVANCED desabilite a opção "fast bios mode".
4. Na aba BOOT desabilite o "secure boot" e em "os mode ion" habilite o modo "csm os"
5. Ainda na aba BOOT vá em boot device priority e entre na opção 01. Deve estar selecionado o maldito Windows 8 que está instalado no seu pc. Mude para o driver de CD/DVD ou pendrive. As outras opções 02 ou 03 não importam.

Com o W8 pronto (que você pegou em torrent ou sei lá aonde) crie, usando esse programa Windows 8 USB Installer , o boot do W8 para instalar ele por esse pendrive. Depois de criado, entra nesse pendrive e você vai ter uma pasta chamada "Sourses", dentro dessa pasta tu cola esse arquivo ei.cfg - que ele vai desbloquear essa "trava" de serial da bios. Depois que copiou esse arquivo para dentro da pasta Sources, do pen drive que tem o windows 8 que será instalado no note, espeta ele no note e da boot.

Vai instalar normalmente o W8 e depois tu insere teu serial original do W8 que tu tiver para ativar.
Isso tudo não é pra piratear nem nada o W8, é porque ele não aceita a instalação de outro hd pelo que vi. Porque como o serial esta na bios, quando tu instala outro hd ele ainda tenta reconhecer esse novo hd sendo o antigo, que tinha as configuração de serial corretas. Não sei porque ta vindo assim hoje em dia, deve ser algum sistema de segurança ou sei lá.

Antes de tudo isso, eu instalei o Windows 7 pra tentar instalar o W8 depois, sem essas mandingas ai que falei - e mesmo assim não deu certo.
Então creio que pra instalar um hd novo, só assim mesmo; como expliquei.

Pra quem está tendo problemas onde a placa de vídeo não ativa em alguns jogos (lembrando que a placa não é ativada se o notebook não estiver na tomada. Já tentei de tudo e isso não foi possível):

As configs de gráfico comutáveis você clica com o botão direito do mouse na área de trabalho, vai em configurações de gráfico comutável, se o aplicativo já não estiver listado, clica em adicionar aplicativo, seleciona o executável do jogo e quando ele aparecer na listagem, seleciona "Alto desempenho"
A imagem abaixo deve ajudar pra quem não faz idéia do que estou falando.
i9tr.jpg

Sobre overclock
Sobre o overclock, pelo q eu pude ver, rodar a placa de vídeo em 850/1000 é tranquilo. O EVGA Precision é gratúito, voce baixa em http://br.evga.com/precision/ . Por ele você consegue monitorar tb a temperatura da placa. Basicamente, se a placa de vídeo não estiver subindo demais a temperatura, ela não está "reclamando" do quanto vc está abusando dela. Se não travar, não aparecer artefatos estranhos na imagem, nem nada, significa que a placa está indo bem mesmo em over. Eu fiz vários testes em 890mhz na GPU e 1100 nas memórias. Não tive "Reclamações" da placa, mas eu acho que isso já é mto próximo do limite então estou usando em 850/1000 já que a placa fica desligada boa parte do tempo que estou usando o notebook.
Lembrando que quem fizer overclock, sempre é por sua conta e risco

Alguns Benchmarks (vou atualizando conforme for testando)
Até agora tem 3DMark 11, SSF4, Tomb Raider e Company of Heroes 2:

Lembrando que estou usando Windows 7 Home Premium x64 com o Catalyst 13.8 B2


Stock:
3dmark 11
kbbv.png

Super Street Fighter 4
pp0p.png
Tomb Raider
High

knid.jpg

Ultra
dgct.jpg

850/1000 (maioria dos testes estarão concentrados aqui, pois é como eu estou usando a placa):
3dmark 11
94ye.png

Super Street Fighter 4
cndy.png
Tomb Raider
High
joqo.jpg

Ultra
qglf.jpg
Company of Heroes 2
Tudo no máximo
8s3j.jpg

Tudo no médio
tij7.jpg

Tudo no médio com AA desligado
3v7d.jpg

Configurações recomendadas pelo jogo
t5rv.jpg

890/1100:
3dmark 11
30e2.png

Super Street Fighter 4
yw4n.png
Tomb Raider
High
s3uy.jpg

Ultra (os clocks que aparecem no print, é algum bug do EVGA Precision, ele ficava mostrando os clocks do over e voltando pra esses clocks aí por alguns instantes mto curtos, mas como vocês podem ver pelos FPS, estava com o over funcionando)
bkc3.jpg
 
Última edição:
parabens pela aquisicao, mas
2800 num note com tela tn 768p, hd 5400rpm, vga capada e bateria 4 cel? achei meio carinho.
 
"Apertei o foda-se".
Comprei e quando chegar vou trocar o hd pelo meu SSD, o HD dele vai virar meu HD de torrents do desktop. Vou "apertar o foda-se" tb quando ele chegar e trocar logo de cara o HD pelo SSD, mesmo que perca a garantia.
O único problema é que meu SSD de 256 está no PC agora. Vou ficar com somente 128GB nele, mas mesmo assim, acho que compensa, já que eu uso meu desktop como servidor de downloads pro notebook e tudo q eu baixo no notebook, ficar armazenado no desktop.
 
parabens pela aquisicao, mas
2800 num note com tela tn 768p, hd 5400rpm, vga capada e bateria 4 cel? achei meio carinho.

Apesar de 'capada', ainda é uma VGA no nivel da GT 650M...
Unico downside nessa relação de preço x beneficio, é a tela.
Um que concorre com ele e tem a tela boa, seria o avell b154 SE (R$3000)... mas aí a pessoa perde o design, caixas de som jbl, teclado iluminado... firulas que fazem falta pra mim. É uma questão de escolha.
 
Parabéns pelo review amigo ! Ficou muito bom !! Vários detalhes.

Muito boa a HD8850M, com o Over está encostando fácil na GTX 570m do meu Avell !! Realmente muito forte !
 
Última edição:
Apesar de 'capada', ainda é uma VGA no nivel da GT 650M...
Unico downside nessa relação de preço x beneficio, é a tela.
Um que concorre com ele e tem a tela boa, seria o avell b154 SE (R$3000)... mas aí a pessoa perde o design, caixas de som jbl, teclado iluminado... firulas que fazem falta pra mim. É uma questão de escolha.
Eu estava pendendo pro Avell somente pelo fato de eu poder usar 2 HDs, 1 no lugar do cd, porém, pra mim, o teclado iluminado, o (pouco) peso a menos, frete free e prazo de entrega BEM menor, fizeram a diferença.
 
Atualizei a review com fotos que mostram um comparativo de tela com o meu monitor externo. ;D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo