[REVIEW] Samsung Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

Galera, farei aqui um breve tutorial de como instalar os últimos drivers gráficos no windows 10 (no meu caso), quando tentava instalar o 17.7.1 que é o ultimo no windows 8.1, o notebook travava ao reinicia-lo. Já no windows 10 (17.x.x), na instalação do adaptar gráfico o notebook travava e após forçar para desligar e reinicia-lo, travava após digitar a senha de login do windows. Creio que não seja uma solução universal, até porque existem pessoas que podem ter problemas físicos (hardware) também... No meu caso, é software. Tem algo haver com o ULPS no ato da instalação. Não sei se pode ser algo também com a falta de atualização da VBIOS por parte da samsung/amd ou algo relacionado (a minha está datada 2012).

Antes de seguir o tutorial, lembrem-se de desconectar/desplugar seus monitores externos. Dica bem lembrada pelo usuário @Johnyrlx, obrigado.

Primeiramente
recomendo baixar o último driver da INTEL

https://downloadcenter.intel.com/pt-br/downloads/eula/26813/Driver-de-gr-ficos-Intel-para-Windows-15-33-?httpDown=https://downloadmirror.intel.com/26813/eng/win64_153345.4653.zip

Recomendo
a instalação do 7-zip, pois será necessário descompactar o driver da AMD (no caso para o Windows 10 - 17.11.1)

Link 7-zip: http://7-zip.org/a/7z1700-x64.exe

Link para o Driver AMD: https://www2.ati.com/drivers/beta/n...deon-software-crimson-relive-17.11.1-nov2.exe

Baixem também alguns .reg e .inf (que já deixei pronto para facilitar/agilizar o processo de instalação/reinstalação seguindo o tutorial)

Restaurar controle de brilho Intel e Corrigir painel de controle Intel barra de tarefas.reg (corrige o problema do controle de brilho)
Ulps - Desligado.reg (desligando o ULPS - Estado de energia ultra baixa)
Ulps - Ligado.reg (ligando o ULPS - Estado de energia ultra baixa)
Packages->Drivers->Display->WT6A_INF->C0319871.inf (edição do arquivo .inf para desabilitar o ULPS durante a instalação de acordo com o nosso ID de hardware)

Link: https://drive.google.com/open?id=198SzcbFyB1zTNFZo-6Qf8kZwgRSOfzMe


OBS: Recomendo fazer o download do driver da AMD, deixar dentro de uma pasta (pode por qualquer nome na mesma) para logo descompacta-lo, desligar o wireless antes de desinstalar os drivers antigos, pois, o windows ficará baixando os drivers automaticamente e atrapalhará o processo de instalação limpa dos drivers.

Recomendo também ter o DDU em uma pasta na área de trabalho

https://www.wagnardsoft.com/DDU/download/DDU v17.0.7.8.exe

Começando o tutorial

1 - Depois de ter baixado todos as coisas essências para seguir o tutorial, desligado o wifi/wireless, faremos a desinstalação dos drivers existentes.

2 - Comece pelos drivers da AMD, desinstale-os pelo Painel de Controle ou Aplicativos primeiramente.
Logo após desinstalar e reiniciar o computador, reinicie o computador em modo de segurança e faça a limpeza pelo DDU (apenas os drivers da AMD).
O computador reiniciará automaticamente.

3 - Ao iniciar o windows, agora iremos desinstalar o driver da Intel, novamente desinstale os drivers primeiramente pelo Painel de Controle ou Aplicativos.
Reiniciando o notebook, reinicie novamente em modo de segurança e faça a limpeza pelo DDU (agora selecione os drivers da Intel).
O computador reiniciará automaticamente.

4 - Começaremos agora o processo de instalação do Drivers, começando pelo driver da Intel.

5 - Descompacte o driver Intel dentro de uma pasta, e execute o setup.exe (como administrador de preferência).
Terminando a instalação será necessário reiniciar.
Após reiniciar e estar dentro do windows novamente, execute o .reg com a correção do brilho e painel (Restaurar controle de brilho Intel e Corrigir painel de controle Intel barra de tarefas.reg).
Reinicie o notebook novamente.
Assim que iniciar novamente, observe se o brilho voltou a funcionar e se o menu contextual da Intel está funcionando.
Tudo funcionando sigamos para o próximo passo.

6 - O próximo passo será descompactar e instalar o driver da AMD.

7 - Crie uma pasta no lugar de sua preferencia, coloque o driver da AMD (non-whql-win10-64bit-radeon-software-crimson-relive-17.11.1-nov2) dentro dela.
Clique com o direito em cima do executável, logo em seguida no menu contextual selecione 7-zip e logo em seguida, Extrair aqui.
A estruturação de pasta ficará:

Bin64
Config
Images
Packages
Setup

Copie a pasta Packages do .zip que postei no google drive para substituir o .inf

8 - Antes de instalar o driver da AMD, recomendo reiniciar e desabilitar a assinatura de driver.
No menu iniciar do windows 10 -> botão de energia -> segure o shift e aperte o botão esquerdo do mouse em reiniciar.

No menu selecione:

Solução de problemas (Troubleshoot) -> Opções avançadas (Advanced options) -> Configurações de Inicialização (Startup Settings)
Clique em Reiniciar (Restart)
Pressione “7” ou “F7”

9 - Assim que o computador iniciar, instale os drivers da AMD utilizando o Setup.exe.
Caso apareça alguma janela e caixa de dialogo para confirmar a instalação do driver (seja para instalar o adaptador da placa ou segurança por conta do secure boot), confirme a instalação.
Assim que terminar a instalação reinicie o computador.

10 - Caso a instalação tenha sido concluída com sucesso, e os drivers estejam funcionando normalmente, execute o Ulps - Ligado.reg, para ligar o ULPS e reinicie o computador novamente.
Se o notebook estiver funcionando normalmente parabéns você concluiu a instalação.
 
Última edição:
No meu acontece em qualquer windows, quando esta no meio da instalação do driver da amd, a tela começa a piscar depois fica preta e logo em seguida da tela azul.... com vc acontecia a mesma coisa?
 
No meu acontece em qualquer windows, quando esta no meio da instalação do driver da amd, a tela começa a piscar depois fica preta e logo em seguida da tela azul.... com vc acontecia a mesma coisa?

Não. No windows 8.1 todos os drivers catalyst até o 15.11.1 beta funcionam normalmente. Os Crimson funcionam até o 16.7.2 mais ou menos. Já os últimos Relive, travam o note assim que reinicio, preciso forçar o desligamento pelo botão físico.
Já no windows 10, todos os drivers que o windows update baixa, eles instalam normalmente porém sem o painel de controle da AMD. E é loteria porque o windows update instala 2 drivers aqui. Ele instala um Catalyst antigo e quando você desinstala esse catalyst antigo ele instala o ultimo da AMD, só que ai mesmo sem o painel de controle da AMD ele trava o note também.
Já os drivers que eu instalo manualmente o ultimo da samsung pelo sw update funciona normalmente, já todos os Relives, travam. Diferente do windows 8.1 que só travava depois de ser instalado e reiniciar o note, ele trava sem ainda ter instalado na metade da instalação. E a unica forma de contornar o travamento é fazendo um pendrive de recuperação, reparar computador, abrir o prompt e setar o note pra entrar em modo seguro, desinstalando o driver.

OBS: o meu travamento a tela simplesmente congela (ainda aparecendo imagem, desktop, driver instalando etc), não dá tela azul nem nada. A tela azul só acontece no caso do windows 10 quando o notebook trava na metade da instalação. Assim que reinicio ele forçado (desligando e ligando pelo botão físico) pode acontecer de vez em quando, antes de entrar na tela de login do windows, aparecer a tela azul, mas isso, acredito que seja por conta de corromper algo no windows por instalar o driver/adaptador de vídeo pela metade.
 
Última edição:
Acho q tbm é recomendado fazer todo o processo sem um monitor externo ligado, @picoloris add no seu tutorial.


Bom é o primeiro tutorial que encontro tentando resolver esse problema, nas férias tentarei novamente consertar essa porcaria, a AMD tbm n faz nada pra ajudar o consumidor, lembram do gta 5? demorou meses pra eles lançarem um fix pra placa de vídeo. bom fica minha revolta com a AMD , nunca mais compro AMD.
 
Última edição:
Pois é, no windows 8.1 dá tela azul, no windows 10 eu instalei um driver modificado que indicaram aqui no grupo e a tela so congelou mesmo. entao vou seguir o seu tutorial e ver se vai dar certo, obrigado pela dica
 
Aqui estava congelando tudo na atualização do driver, tive que desativar a placa dedicada pra conseguir usar o computador.
AMD nunca mais!
 
Vc conseguiu desativar no Windows 10? Pq so consigo no 8.1

Primeiro desativei a atualização automática do Windows 10 para a placa, depois desativei no gerenciador de dispositivos.
 
Olá!

Mês passado restaurei o sistema e o W10 já veio e atualizou tudo. Cometi o erro de baixar o Sw Update e rodar ele, após isso o desempenho do notebook foi pro saco. Desinstalei esse maldito programa com o proprio desinstalador e ele anda persiste no meu sistema.... Alguem saberia como posso me livrar dele?
 
Instalei o WINDOWS 10 aqui e esta tudo file! se alguem precisar de ajuda so falar!

Po galera não sei porque de tantos problemas,

Eu usava o WIN 8.1 a uns 2 anos, ontem resolvi instalar o WIN 10, pois bem, fui la no Raton, espetei o pendrive no notebook e instalei o WIN 10 PRO STD, depois disso ativei, fui no Gpedit.msc e desativei as atualizações automaticas(ODEIO).

Fui ate o site da AMD e baixei esse driver aqui: http://support.amd.com/pt-br/download "Radeon™ séries R9 M200, R7 M200, R5 M200, HD 8500M - HD 8900M e HD 7700M - HD 7900M" depois baixa esse daqui:
Radeon Software 464 MB Crimson ReLive Edition 17.7.2 27/07/2017 no LINK: https://www2.ati.com/drivers/whql-win10-64bit-radeon-software-crimson-relive-17.7.2-july27.exe


Baixei a versão para windows 10 X64 e instalei, no termino da instalação ele pediu pra reiniciar o note, quando fui reiniciar a tela ficou travada, segurei o botao de desligar por 5segundos e ao reiniciar o driver amd estava instalado e operando perfeitamente.

Pra ter certeza que tudo ficou OK eu instalei o HWinf e o MSI afterburner e abri alguns jogos pesados e fiz varios testes, sempre uso meu note na tomada e o perfil de energia eu coloco em maximo desempenho pra sempre usar a grafica da AMD, aquela parada de graficos comutaveis nao existe mais, para usar a INTEL HD é necessario acessar os perfis de energia e modificar por la eu acho.
 
Vcs atualizaram a versão da BIOS pelo se update? Ou ainda tão com a versão antiga?
 
Vcs atualizaram a versão da BIOS pelo se update? Ou ainda tão com a versão antiga?
 
Olá!

Mês passado restaurei o sistema e o W10 já veio e atualizou tudo. Cometi o erro de baixar o Sw Update e rodar ele, após isso o desempenho do notebook foi pro saco. Desinstalei esse maldito programa com o proprio desinstalador e ele anda persiste no meu sistema.... Alguem saberia como posso me livrar dele?

Após desinstalar pelo painel de controle, ache todos os processos pelo gerenciador de tarefas que corresponder ao SAgent e finalize-os.
Entre nas configurações de pasta do Explorador de Arquivos, e habilite Itens Ocultos. Procure na raiz do seu disco ProgramData. Logo em seguida entra na pasta da Samsung, exclua tudo que você puder relacionado ao SW Update. Repita esse procedimento para C:\Arquivos de Programas, C:\Arquivos de Programas (x86) e por último C:\Users\Usuario\AppData\Local se houver.
Abra também o Agendador de tarefas -> Biblioteca do Agendador e exclua a chave relacionado com o SW Update ou SAgent.
Por último baixe o CCleaner versão portável caso não queira instalar e escaneie as chaves de registro. Vai aparecer uma chave de registro relacionado com o software da samsung, exclua ela também.


@Johnyrlx

Em relação a BIOS estou usando a última disponível pro note. Na época que saiu fiz a atualização pelo SW Update.
BIOS: P05ADG.010.140421.SH

Mas você pode tentar atualizar pela ferramenta da própria samsung também aqui vai o link:
http://downloadcenter.samsung.com/content/FM/201203/20120306155317061/BIOSUpdate.exe
 
Última edição:
Alguém testou o Destiny 2? Dizem que o jogo esta muito bem otimizado.
Será que roda no note?
 
To usando um driver da AMD de 2016 por causa desse maldito problema na instalação. O último que instalou de boas foi o 16.12... Vou testar esse tutorial assim que tiver um tempo livre e posto o feedback aqui.

Essa parada da BIOS: como vejo se tá atualizado ? eu sou um asno quando se fala de BIOS... nem sei se já atualizei.
 
Após desinstalar pelo painel de controle, ache todos os processos pelo gerenciador de tarefas que corresponder ao SAgent e finalize-os.
Entre nas configurações de pasta do Explorador de Arquivos, e habilite Itens Ocultos. Procure na raiz do seu disco ProgramData. Logo em seguida entra na pasta da Samsung, exclua tudo que você puder relacionado ao SW Update. Repita esse procedimento para C:\Arquivos de Programas, C:\Arquivos de Programas (x86) e por último C:\Users\Usuario\AppData\Local se houver.
Abra também o Agendador de tarefas -> Biblioteca do Agendador e exclua a chave relacionado com o SW Update ou SAgent.
Por último baixe o CCleaner versão portável caso não queira instalar e escaneie as chaves de registro. Vai aparecer uma chave de registro relacionado com o software da samsung, exclua ela também.

Muito obrigado!! Funcionou e aproveito e digo que seu post anterior sobre a atualização da placa de video também funcionou! Obrigado! Agora estou pesquisando SSDs e encontrei um SSD 500GB 850 evo sata 3 e acredito que meu ativ book 6 irá reviver fortemente!
 
To usando um driver da AMD de 2016 por causa desse maldito problema na instalação. O último que instalou de boas foi o 16.12... Vou testar esse tutorial assim que tiver um tempo livre e posto o feedback aqui.

Essa parada da BIOS: como vejo se tá atualizado ? eu sou um asno quando se fala de BIOS... nem sei se já atualizei.


Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Informações do sistema -> Versão/data do BIOS


Zan663w.jpg
 
Última edição:
Pessoal, alguém que já fez upgrade de memória pode indicar uma? Sei que é ddr3l 1600mhz mas as vezes rola incompatibilidade e estou com receio!
 
Acho que minha placa foi pro pau, já tentei de tudo. Por último instalei o Windows 7 e tentei usar um driver lá de 2014, sem sucesso, a hora que vai reiniciar depois de instalar o driver ele dá umas piscadas na tela e trava, depois nem inicia mais o sistema, só desativando a placa em modo de segurança.

Alguma dica pessoal?
 
Acho que minha placa foi pro pau, já tentei de tudo. Por último instalei o Windows 7 e tentei usar um driver lá de 2014, sem sucesso, a hora que vai reiniciar depois de instalar o driver ele dá umas piscadas na tela e trava, depois nem inicia mais o sistema, só desativando a placa em modo de segurança.

Alguma dica pessoal?

É parceiro parece q sua placa pifou tbm, recomendo esse tópico pra tentar ressuscitar https://community.amd.com/thread/204651
 
Pessoal, dúvida aqui. formatei o note e instalei o drive, mas ele nao aparece quando dou botão direito no desktop (aquele atalho).
Pelo que vi no programa, esta instalado normal. mas antes sempre aparecia o AMD settings (nao lembro se é ess o nome) quando apertava botão direito no desk.
 
Galera querida, alguém me da uma luz.

Eu quero pegar o SSD pra manter o guerreiro vivo por mais um tempo. Preciso usar o adaptador de SSD nele ou o HD dele já é feito no tamanho de SSD?

Se alguém puder ajudar
 
Pessoal, toda vez que vou instalar o drive da AMD ele trava no meio e tenho que religar forçado. Já tentei essas dicas de instalação ali em cima mas nao funcionou.
Sabem o que fazeR?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo