• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review Zalman VF700-AlCu + NB32J em uma Prolink 6600GT

marcellon

Holla at yo nigga
Registrado
Bom, como eu havia prometido no tópico Cooler ZALMAN, aqui vai o review do Zalman VF700-AlCu + ZM-NB32J em uma Geforce 6600GT da Prolink.

De início, quero agradecer ao Arraso pela rapidez para a entrega dos produtos (tens indicação minha aqui no fórum com certeza :D ) aqui estão as peças, embaladas e lacradas, prontas para a instalação:

clear.gif


Bom, alguns (vários :O ) minutos passados na montagem, e várias dores de cabeça para adaptar esse dissipador no HSI Bridge, aí está a placa já montada e pronta pra funcionar:

clear.gif


Dei inicio aos testes, abri o monitor do Rivatuner (peço desculpas por não ter tirado SS dessa parte, depois faço um update do review) e já me deparei c/ a temperatura em idle mais baixa em 8° (de 51° para 43°). Abri o teste de Shaders e Real-Time HDR e fiquei atento à temperatura, para uma vga que antes atingia 75° c/ picos em 78-80°, acho que houve uma melhora bastante significativa, a temperatura agora não passa dos 65°. Vale lembrar que o cooler está no modo mais silencioso.

Agora fica um aviso a quem quiser se aventurar com essa combinação na sua 6600GT, o cooler é ótimo, realmente tô satisfeito com ele, o problema está nessa "adaptação" que eu fui forçado a fazer no HSI Bridge com esse dissipador. O dissipador, por ser relativamente grande, ficou por cima do conector AGP da placa, como vcs podem ver na foto, e o slot PCI logo abaixo do slot AGP serviu de obstáculo, só uma forcinha a mais na hora de instalar a placa, nada muito bruto pra não danificar seu hardware.

Esse review ainda não está completo, mais tarde eu posto mais informações sobre o desempenho desse cooler.

[]'s
 
eu estou usando o cooler stock da minha MSI, atingi tranquilo e estavel 550x1100 ... vc atinge quanto com esse zalmam? acima de 1250 nas memos?
 
Gabriel Overboard disse:
eu estou usando o cooler stock da minha MSI, atingi tranquilo e estavel 550x1100 ... vc atinge quanto com esse zalmam? acima de 1250 nas memos?

ainda não testei nada de overclock c/ esse cooler.
minha intenção maior era diminuir a temperatura da vga, q mesmo sem overclock tava esquentando um bocado.
 
po vcs se preocupam mt com temperatura... essas placas de hoje em dia sao mt resistentes a temperaturas altas... ja vi uma 6600GT do meu irmao chegar a 130 graus pq o cooler veio mal encaixado e nao aconteceu nada... a temperatura nao eh o maior problema, seu chip nao vai derreter por uns 10 graus a mais.
 
cada um tem sua forma de se previnir
se você acha normal pq a vga chegou aos 130 graus e sobreviveu, não quer dizer que ela possa aguentar isso sempre.
As vezes vale mais gastar uns 130 reais para não perder 900 ;)

então marcellon não rola de fazer um over pra testar?
 
Gabriel Overboard disse:
cada um tem sua forma de se previnir
se você acha normal pq a vga chegou aos 130 graus e sobreviveu, não quer dizer que ela possa aguentar isso sempre.
As vezes vale mais gastar uns 130 reais para não perder 900 ;)

então marcellon não rola de fazer um over pra testar?

ai vc esta inventando pq eu nao disse q eh normal... soh to falando q c vc for no medidor tem la o limite q ela aguenta e c nao me engano eh de uns 140 graus... c ela tiver indo em full ateh 80 ta normal.... isso nunca iria estragar a vga
 
o problema todo é: quando a vga esquenta mais, o conjunto todo esquenta mais, deu uma melhorada até na temperatura do processador e da placa mãe com uma simples mudança de cooler. com relação ao over, não to c/ muita coragem de fazer over nela não, o cooler é muito bom, segura a onda legal msm, mas o problema todo são as memórias, pq os ramsinks não cabem debaixo do dissipador do cooler nessa vga, pq os chips são muito próximos do gpu :(
 
Legal... Mas esse esquema de dicipador de Nb na Bridge é "seguro" ?
 
Micro_1 disse:
Legal... Mas esse esquema de dicipador de Nb na Bridge é "seguro" ?

bom, é uma solução temporária enquanto eu não acho um dissipador pra HSI Bridge mesmo, q venda separado... a propósito, se alguém tiver uma 6600GT c/ dissipador do bridge separado do cooler da vga, e a vga estiver parada/queimada, me da um toque q eu quero o dissipador :p
(tah, tah... eu sei q é praticamente impossível achar uma 6600GT fora da garantia q esteja queimada :p)
já pensei até em fazer um corte nesse dissipador, tanto em largura como em altura... altura até q não tá atrapalhando muito, até pq o proprio cooler ocupa o slot pci q fica abaixo do agp, mas o dissipador tá quase em cima do conector agp da vga :eek:
to sempre checando no dedômetro pra ver como tá a situação do bridge... se eu começar a notar instabilidade, não vou hesitar em voltar ao cooler stock e deixar esse zalman encostado aqui até eu achar um dissipador mais compatível.
 
bem legal a revisão, espero que de tudo certo aí na sua placa de video :)
 
valeu fparker :)
esse dissipador vai ter q segurar as pontas enquanto eu não arranjo um específico pro bridge :O
 
Sem querer ser banido por ressucitar o tópico, mas achei uma boa comentar:

Botei um VF700CU na minha 6600GT, mas fiz diferente, botei o cooler virado, com as aletas grandes para baixo, botei um dos dicipadores da memoria no Bridge AGP/PCIe, e assim ficou espaço de sobra para botar 4 dicipadores nas memorias. Por enquanto ta OK, rodei aquamark3 perfeitamente, mesmo hoje estando meio quente, e humido(abafado)

Vo desmontar meu PC nos proximos dias, daí posto umas fotos. Mas coube como uma luva, quase encostando nos capacitores da placa mãe(a ponta do dicipador) mas estéticamente ficou bom. Embora não deva funcionar em qualquer placa mãe.

Gostei muito do cooler, comprei com o arraso tmb.
 
interessante a idéia q tu teve, Terror... sinceramente nem pensei em colocar o cooler virado :O
c/ o cooler instalado do jeito "correto" com o dissipador nb32j, também coube como uma luva, o mais trabalhoso foi colocar o nb32j e prendê-lo no pcb da placa... vc ainda ta na vantagem de ter pego o VF700-Cu, deve estar c/ uns graus a menos :D
 
Terror_inc disse:
Sem querer ser banido por ressucitar o tópico, mas achei uma boa comentar:

Botei um VF700CU na minha 6600GT, mas fiz diferente, botei o cooler virado, com as aletas grandes para baixo, botei um dos dicipadores da memoria no Bridge AGP/PCIe, e assim ficou espaço de sobra para botar 4 dicipadores nas memorias. Por enquanto ta OK, rodei aquamark3 perfeitamente, mesmo hoje estando meio quente, e humido(abafado)

Vo desmontar meu PC nos proximos dias, daí posto umas fotos. Mas coube como uma luva, quase encostando nos capacitores da placa mãe(a ponta do dicipador) mas estéticamente ficou bom. Embora não deva funcionar em qualquer placa mãe.

Gostei muito do cooler, comprei com o arraso tmb.
a proposta que nao quer calar terror , mete over nela e ve os ganhos com isso :D
 
eh!

to precisando pegar uma pra mim....faz uns comparativos aeh...com e sem e tals...e qto tá conseguindo pegar de over....
 
marcellon disse:
interessante a idéia q tu teve, Terror... sinceramente nem pensei em colocar o cooler virado :O
c/ o cooler instalado do jeito "correto" com o dissipador nb32j, também coube como uma luva, o mais trabalhoso foi colocar o nb32j e prendê-lo no pcb da placa... vc ainda ta na vantagem de ter pego o VF700-Cu, deve estar c/ uns graus a menos :D

Eu ia fazer assim, (baseado no teu tópico) e com o tutorial flash da zalman aberto, aí fui seguindo os passos, botei os dicipador nas memos, e aí tive a feliz descoberta de que o dicipador ia ficar encostando neles e tal, daí pensei em botar ao contrário e ver como ficava, gostei, haha.
Hoje não porque tenho 8 hrs de aula, mas terça ou quarta vo tacar umas screen, gostei do resultado porque a placa ficou bem "limpa"
 
MetallicA disse:
a proposta que nao quer calar terror , mete over nela e ve os ganhos com isso :D
bom, aqui ja consegui 600/1185 sem artefatos c/ esse zalman só q sem os dissipadores nas memorias, pq não cabiam. Vale lembrar q eu moro no litoral, geralmente é muito quente aqui... se tivesse morando em algum lugar de clima mais ameno, quem sabe não subia mais um pouco? :rolleyes:
 
marcellon disse:
bom, aqui ja consegui 600/1185 sem artefatos c/ esse zalman só q sem os dissipadores nas memorias, pq não cabiam. Vale lembrar q eu moro no litoral, geralmente é muito quente aqui... se tivesse morando em algum lugar de clima mais ameno, quem sabe não subia mais um pouco? :rolleyes:

Sério? Cacete, vo tentar um 580/1100 aki depois, tomara que valha a pena. hehe

Mas preciso fazer um OC na Cpu, isso da altos desempenho a mais, VGA gargalo pro PC..
 
pow com a minha XFX aqui cooler stock eu consigo 560/1210 tranquilamente roda que eh uma blz, nunca tive problemas com artefatos com esse clock, uso ele desde que comprei a placa a 4 meses, bom esse zalman deve ser bem legal, pow dizem que ele abaixa a temp da placa toda e naum soh da gpu e memos, pois td na placa esquenta ateh o pcb, eh bem interassante comprar esse zalman ateh por q ele tem vida util eterna pois vc troca de placa de video e pod usar ele eternamente, entaum vale mt a pena, quando tiver grana eu vou comprar

abraços.
 
Terror_inc disse:
Sério? Cacete, vo tentar um 580/1100 aki depois, tomara que valha a pena. hehe

Mas preciso fazer um OC na Cpu, isso da altos desempenho a mais, VGA gargalo pro PC..
eu to deixando nos 500/1000 mesmo... acima de 550/1100 não dá ganho no meu sistema, o resto do conjunto nao acompanha a vga, e até agora ta rodando os jogos satisfatoriamente, então não vejo pra q usar over direto nela :D
 
marcellon disse:
eu to deixando nos 500/1000 mesmo... acima de 550/1100 não dá ganho no meu sistema, o resto do conjunto nao acompanha a vga, e até agora ta rodando os jogos satisfatoriamente, então não vejo pra q usar over direto nela :D
acho quase impossivel 1 a xp mobile a 2.4 ghz causar gargalo em uma 6600 gt , se fosse uma 6800 ultre era outra historia :neutral:
 
eh eu uso um zallmann desses realmente muito bom !! superou minhas expectativas e comprei com o arraso tb super rapido !

abraços
 
MetallicA disse:
acho quase impossivel 1 a xp mobile a 2.4 ghz causar gargalo em uma 6600 gt , se fosse uma 6800 ultre era outra historia :neutral:
nela c/ over, dá :O
foi como eu falei, não adianta nem aumentar o clock de 550/1100 pra cima, q não dá ganho em desempenho justamente por causa do gargalo.
 
Pedi um VF700-AlCu tb pra minha X800XT que ainda tá chegando (A1 é foda hehe), mas ae, minha duvida é: o que seria e pra que serve o ZM-NB32J ?? Seria interessante eu colocar um tb?
 
TiJoLo disse:
Pedi um VF700-AlCu tb pra minha X800XT que ainda tá chegando (A1 é foda hehe), mas ae, minha duvida é: o que seria e pra que serve o ZM-NB32J ?? Seria interessante eu colocar um tb?
o NB32J é um dissipador passivo de chipset de mobo q eu tive q adaptar ao HSI Bridge da minha vga, ela possui esse bridge pq não é AGP nativa, as 6600GT são PCI-e nativa e com a introdução desse bridge é possível fabricá-la pro mercado AGP :D
creio q não vai ser necessário esse dissipador na tua vga, cara.

[]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo