O rFactor pra que não sabe é a última novidade da ISI (criadora da série F1 da EA Sports) em matéria de simuladores. O Jogo usa a engine gmotor 2.0 e é uma das plataformas mais abertas a modificações e adicionamentos que existe. Como resultado temos uma gama incomparável de mods que vão desde novas séries de corridas até telemetria personalizada.Passando por pistas de todos os lugares do mundo e até Rallies.
A proposta do rFactor é diferente dos simuladores tradicionais como esperado GTR-2 (que usa a mesma engine feita pela ISI). Ele é uma plataforma aberta para a comunidade contribuir com seus projetos pessoais que em muitas vezes (cada vez mais) superam a qualidade de empresas ditas profissionais.
Isso porque esses grupos amadores não têm prazos, o mais comum de ser ouvir quando se pergunta a data de lançamento é "quando estiver pronto". Então eles podem trabalhar com toda tranqüilidade e lançar algo realmente bom. Além disso, como eles não se preocupam com vendas, eles sempre abusam das resoluções de seus projetos. Enquanto a resolução de um carro de um simulador qualquer é de 800x600 com uns 8.000 polígonos. Alguns projetos como o F1 2005 by CTDP usa mais de 20.000 polígonos com resoluções superiores a 2048x2048 ! O resultado disso vocês verão mais abaixo.
Soma-se a isso o fato de tempos em tempos a ISI lançar patchs que são muito mais que correções. Tais patchs acrescentam novas funcionalidades à já excelente engine. Diversificando ainda mais o simulador. Atualmente o rFactor se encontra na sua versão 1070 e em breve a ISI lançará a já extremamente aguardada versão 1087. Que permitirá simulações perfeitas de corridas estilo Nascar dentre várias outras incrementações na física do jogo.
Outra qualidade importante é a fabulosa engine para corridas online que ele tem. Em jogos antigos você era obrigado a conviver com warps que estragam toda a graça da corrida. Isso não ocorre com o rFactor. Nele é possível que até 60 pessoas corram juntas e mais 20 pessoas fiquem de espectadores. E se você pensa que para isso é necessário uma baita conexão se engana. Com uma conexão banda larga comum é possível hospedar uma corrida com cerca de 20 pilotos tranquilamente. Deve a esse fato a quantidade de ligas online que utilizam o rFactor em todo o mundo, são mais de 100 na última contagem, algumas, como a Amarolli Cup e a VVR Online dá premiações em dinheiro para seus vencedores!
Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa; os mods!
MODS EM WORK IN PROGRESS
Primeiro os mods de Formula 1 – Temporadas passadas e atual:
Mod: Formula 1 – 2005
Criador: CTDP
Features:
- 2005 Models and textures
- All models high details and textures high resolution
- All special liveries through the season
- 2005 helmets and driver
- 2005 Physics and Performance
- 2005 Rules (ie no tyre change)
- Non-linear tyregrip and tyre damages through debris
- 3 kinds of tyres for each of 2 manifacturer
- New tyres and rims with motion blur
- New Sounds by Fonsecker
- 10 Engine programms
- realistic wear of motor and brake
- Updated Menu with Music by Michael Renk
- Updated Head Up Display
- Full DX7, DX8 and DX9- Support
- Supports rFactor-Skinning-Feature
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1979
Criador: shutt1e/MMG
O mod está em fase inicial de desenvolvimento ainda. Deve sair no final do ano. Uma das curisidades é que o mod contará com a equipe Copersucar, cujo dono e idealizador era o bi campeão Emerson Fittipaldi. Foi a única equipe latino-americana a tentra a sorte na F1.
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1986
Criador: SM Team
O mod é uma conversão do mesmo para o GP4. Tanto a parte gráfica quanto a física está sendo refeitas. Apenas a estrutura 3D dos carros será reaproveitada.
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1988
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 - 1992
Criador: Kamber
A proposta do rFactor é diferente dos simuladores tradicionais como esperado GTR-2 (que usa a mesma engine feita pela ISI). Ele é uma plataforma aberta para a comunidade contribuir com seus projetos pessoais que em muitas vezes (cada vez mais) superam a qualidade de empresas ditas profissionais.
Isso porque esses grupos amadores não têm prazos, o mais comum de ser ouvir quando se pergunta a data de lançamento é "quando estiver pronto". Então eles podem trabalhar com toda tranqüilidade e lançar algo realmente bom. Além disso, como eles não se preocupam com vendas, eles sempre abusam das resoluções de seus projetos. Enquanto a resolução de um carro de um simulador qualquer é de 800x600 com uns 8.000 polígonos. Alguns projetos como o F1 2005 by CTDP usa mais de 20.000 polígonos com resoluções superiores a 2048x2048 ! O resultado disso vocês verão mais abaixo.
Soma-se a isso o fato de tempos em tempos a ISI lançar patchs que são muito mais que correções. Tais patchs acrescentam novas funcionalidades à já excelente engine. Diversificando ainda mais o simulador. Atualmente o rFactor se encontra na sua versão 1070 e em breve a ISI lançará a já extremamente aguardada versão 1087. Que permitirá simulações perfeitas de corridas estilo Nascar dentre várias outras incrementações na física do jogo.
Outra qualidade importante é a fabulosa engine para corridas online que ele tem. Em jogos antigos você era obrigado a conviver com warps que estragam toda a graça da corrida. Isso não ocorre com o rFactor. Nele é possível que até 60 pessoas corram juntas e mais 20 pessoas fiquem de espectadores. E se você pensa que para isso é necessário uma baita conexão se engana. Com uma conexão banda larga comum é possível hospedar uma corrida com cerca de 20 pilotos tranquilamente. Deve a esse fato a quantidade de ligas online que utilizam o rFactor em todo o mundo, são mais de 100 na última contagem, algumas, como a Amarolli Cup e a VVR Online dá premiações em dinheiro para seus vencedores!
Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa; os mods!
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MODS EM WORK IN PROGRESS
Primeiro os mods de Formula 1 – Temporadas passadas e atual:
Mod: Formula 1 – 2005
Criador: CTDP
Features:
- 2005 Models and textures
- All models high details and textures high resolution
- All special liveries through the season
- 2005 helmets and driver
- 2005 Physics and Performance
- 2005 Rules (ie no tyre change)
- Non-linear tyregrip and tyre damages through debris
- 3 kinds of tyres for each of 2 manifacturer
- New tyres and rims with motion blur
- New Sounds by Fonsecker
- 10 Engine programms
- realistic wear of motor and brake
- Updated Menu with Music by Michael Renk
- Updated Head Up Display
- Full DX7, DX8 and DX9- Support
- Supports rFactor-Skinning-Feature
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1979
Criador: shutt1e/MMG
O mod está em fase inicial de desenvolvimento ainda. Deve sair no final do ano. Uma das curisidades é que o mod contará com a equipe Copersucar, cujo dono e idealizador era o bi campeão Emerson Fittipaldi. Foi a única equipe latino-americana a tentra a sorte na F1.
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1986
Criador: SM Team
O mod é uma conversão do mesmo para o GP4. Tanto a parte gráfica quanto a física está sendo refeitas. Apenas a estrutura 3D dos carros será reaproveitada.
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 – 1988
Fotos em WIP – Não representam a qualidade final
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Mod: Formula 1 - 1992
Criador: Kamber
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