Rig super antigo com nova VGA: Sem sinal (Brainstorm zone)

jujubasss

Reinheitsgebot
Registrado
Aloha galera, belesma ?

O fato é o seguinte: Meu cunhado tem um pc bem old, Mobo Bearlake G31, E4700, 4GB RAM ddr1... E queria dar um up na maquina apenas pra trabalhar com umas modelagens simples que ele faz, mas sem gastar muito cash.

Enfim, comprei pra ele uma PSU de 500w (XFX 80plus) e uma R7 250/ 2G. Antes do equipamento chegar, fui testar uma GTX750TI que tinha parada aqui pra ver se estava tudo nos conformes mas a VGA simplesmente não dava vídeo e o Fã ficava ligado no 100%. Desconfiei que esse pepino do cooler estar em 100% poderia ser algo referente a PSU dele, que era bem fraca e fiz uma gambi com uma segunda PSU, problema do fã foi resolvido mas continuei sem vídeo.

Após isso fiz o básico para troubleshooting das peças, desmontei tudo, limpei contatos, borracha nas memórias pra deixar tudo bonitinho, teste das rams uma por uma em ambos os sockets mas continuei sem ter vídeo.
No fim consegui "resolver" o problema fazendo um CCMOS (Retirando e colocando a bateria da MOBO após um tempo) com isso a VGA funcionou. O problema é que quase sempre que desligo e vou ligar novamente o PC esse mesmo procedimento tem que ser feito (bateria foi trocada também).

A única coisa que ainda não fiz foi um update no firmware da mobo/bios e acho que isso possa resolver o pepino.

Ahh, e os equipos que comprei chegaram, funcionaram mas com o mesmo pepino que tinha com a 750TI.

Esse próximo final de semana, se tudo correr como planejado eu vou conseguir prestar uma visita pra ele e fazer esse update mas ja queria me preparar para caso isso não funcionasse pois trocar de mobo significa trocar a ram e o proc, coisa que acaba ficando muito caro pra ele, mesmo escolhendo algo mais "de leve"

Enfim, alguma idéia ?

p.s1: Vale salientar também que a MOBO é pci ex 1.1 e a VGA 3.0, só pra constar que a retrocompatibilidade funciona (Já vi trocentos tópicos de dúvidas sobre isso, então tá aqui a comprovação)

p.s2: Criei o tópico aqui no "CPU´s, Placas-mãe e Memórias" pois tenho certeza que o problema não é a VGA ou algo relacionado a mesma mas sim a MOBO, se tiver errado, por favor me permitir a recriação do mesmo na área correta :)
 
Deve ser incompatibilidade da placa de vídeo com a placa mãe.
As vezes acontece quando a placa de vídeo é muito mais nova que a MOBO. E também as vezes uma atualização de BIOS resolve.

Se não resolver, não tem jeito, só outra MOBO.
 
Deve ser incompatibilidade da placa de vídeo com a placa mãe.
As vezes acontece quando a placa de vídeo é muito mais nova que a MOBO. E também as vezes uma atualização de BIOS resolve.

Se não resolver, não tem jeito, só outra MOBO.

Opa, valeu a resposta

Quanto ao problema de ser incompatibilidade eu acredito que não pois ou funciona ou não funciona.. O BUS funciona, passa a quantidade de energia correta, faz a conexão etc e tal (vou testar isso com uma 8400 GS pci-ex 1.0 pra matar essa dúvida)

Quanto ao update do firmware também acho que seja válido e funcional (tomara)
 
Bem vc já disse que é só desligar que dá o pau. Tente fazer o seguinte teste:

1 - Desative o fast boot do W10

2 - Ligue sem o cabo da vga conectado nela (na placa), veja se ela chega até o windows sem problemas. (observe o teclado e os coolers e espere o tempo normal do boot)

3 - Desligue com o ALT + F4 e enter.

Caso acelere da mesma forma, desligue logo que acelerar no power.

Aguardo retorno.
 
Bem vc já disse que é só desligar que dá o pau. Tente fazer o seguinte teste:

1 - Desative o fast boot do W10

2 - Ligue sem o cabo da vga conectado nela (na placa), veja se ela chega até o windows sem problemas. (observe o teclado e os coolers e espere o tempo normal do boot)

3 - Desligue com o ALT + F4 e enter.

Caso acelere da mesma forma, desligue logo que acelerar no power.

Aguardo retorno.

Valeu a ajuda

Só vou poder atualizar aqui no fds, ai te marco, abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo