[ROBÓTICA] Lego Mindstorms

Rorschach

Emperor of Mankind
Registrado
OBS: coloquei o tópico no Papo-Cabeça, pois a idéia é atrair quem tem curiosidade e/ou quem se interessa, mas não sabe por onde começar. Colocá-lo na parte de desenvolvimento poderia excluir o pessoal de HW que não se interessa muito por programação também...

Não importa a sua idade: tenho certeza que você conhece Lego. Os famigerados tijolinhos para construir qualquer coisa que, se você não tinha, com certeza, um primo seu tinha (baldes e baldes!) - porém, nem tudo é tijolos na indústria da Dinamarca. A linha Technic abandona o formato clássico e dá preferência para barras, eixos, conectores e engrenagens. Eu nunca fui particularmente fã de Lego na infância (achava legal, cheguei a ter alguns sets, mas nunca realmente sai da construção do manual), mas recentemente (coisa de uns 3 ou 4 anos) eu conheci a linha Technic. O conceito, os modelos e as possibilidades são muito diferentes do modelo clássico. Especialmente porque agora temos força! Alguns modelos possuem motores pneumáticos ou servo-motores. Eu já coloquei alguns vídeos sobre o que o pessoal consegue fazer com essas coisas, mas quem ainda não viu, vou deixar um mais recente aqui:
E, dentro da linha Technic, temos o Mindstorm, que é voltado especialmente para a robótica. Ele utiliza o mesmo material que a linha Technic, com a inclusão do tijolo programável (um processador que permite processar dados de sensores e enviar comandos para motores). Eu comprei um e estou achando incrível! A última versão (EV3) roda Linux e já possui vários esforços para expandir ainda mais a capacidade de programação: além da versão de blocos visuais oficial, tem também LeJos (em Java) e outro em Python. O kit básico fornece instruções para 5 robôs diferentes, no site você encontra outros 10 e há muitas opções e idéias na Internet (eu já tenho uma lista com mais de 30 coisas que quero montar...).

Para quem se interessa pelo assunto, mas não manja nada de eletrônica ou programação, o Mindstorm é perfeito para dar os primeiros passos e gradualmente avançar. Outra vantagem é que você pode usar o LDD (Lego Designer) para construir seu robô virtualmente, ver quais peças precisará e sair em busca delas separadamente (o eBay vende muitas peças separadamente, e tem também o bricklinks).

O Mindstorm é totalmente compatível com toda a linha Technic (exceto talvez os kits muuito antigos, tipo 20 anos atrás). A linha Technic e a linha clássica não são 100% compatíveis, mas é possível usar os dois no mesmo projeto, com um pouco de criatividade.

Vou deixar as fotos dos dois primeiros robôs sugeridos (Track3r e Spik3r), junto com um vídeo para se ter uma idéia do funcionamento. Toda a programação do Spik3r no vídeo é a sugerida pela própria Lego, você pode simplesmente copiar e baixar, sem se preocupar em aprender a linguagem, se a pressa para brincar é muito grande.
AE9Ub5el.jpg


gsQPSShl.jpg


Pptez96l.jpg


lV9ZzEel.jpg


Para se ter uma idéia do tamanho, o Spik3r (escorpião) tem uma área mais ou menos igual a um iPad (descontando as "patas" e os "palpos") e o "bug" cabe na palma da mão.

Programação da Lego para o Spik3r: ele fica andando em círculos até o sensor ("olhos") detectar o sinal de infravermelho (emitido pelo bug). Ao detectar ele diminui a velocidade, fica de frente para o bug, atira nele 3 vezes (o primeiro tiro falhou no vídeo por conta da posição da bolinha...) e depois avança no bug, vira e se afasta. O programa vem pronto, mas você pode adaptá-lo ou escrever seus próprios programas...

Se o tópico ficar movimentado, eu posto as outras coisas que for fazendo. O intuito aqui é tirar dúvidas de quem está curioso ou indeciso, e ajudar quem quer começar ou quem já deu os primeiros passos! Sugestões também são bem-vindas (afinal, eu também estou começando hehehehe).
 
Parabéns pela iniciativa de começar a discussão sobre algo tão bacana :yes:

Eu já brinquei um pouquinho (bem pouco mesmo xD) e posso dizer que é muito didático usando a linguagem LABVIEW.
O maior problema fica por conta da preço. No caso será preciso um "PAItrocínio" para os mais jovens. Mas conte-nos em relação ao preço que pagou, se importou, se foi fácil achar...

Particularmente uso mais o Arduino por conta da parte de automação em si e por ser mais barato, apesar de ter que comprar motores separados e partes mecânicas também, mas igualmente didático em Linguagem C =)

Espero que o tópico fique movimentado =)

EDIT: Este vídeo é privado.
 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa de começar a discussão sobre algo tão bacana :yes:

Eu já brinquei um pouquinho (bem pouco mesmo xD) e posso dizer que é muito didático usando a linguagem LABVIEW.
O maior problema fica por conta da preço. No caso será preciso um "PAItrocínio" para os mais jovens. Mas conte-nos em relação ao preço que pagou, se importou, se foi fácil achar...

Particularmente uso mais o Arduino por conta da parte de automação em si e por ser mais barato, apesar de ter que comprar motores separados e partes mecânicas também, mas igualmente didático em Linguagem C =)

Espero que o tópico fique movimentado =)

EDIT: Este vídeo é privado.

Realmente, o valor é a primeira coisa que freia qualquer impulso em relação ao Lego. Eu peguei uma promoção na Amazon britânica, e saiu por cerca de 220 libras (+-267 euros; cerca de 820 reais), com os impostos (VAT = 20%) inclusos. Se não me engano, nenhuma Amazon envia para o Brasil, mas eu lembro de ter uma loja da lego no Iguatemi em Campinas (o Mindstorm NXT 2.0, o anterior ao EV3, estava 1200 reais, se não me engano há uns 4 anos atrás), mas eu recomendaria procurar pelos LUGs (Lego User Group) no Brasil (há um fórum bem movimentado deles; eles falam sobre todas as linhas de Lego, e sempre tem algum vendedor por lá muito bem recomendado que costuma ser mais barato do que outras lojas). Um amigo samaritano em que esteja indo conhecer terras estrangeiras é sempre uma boa pedida (a caixa é grande, mas só as peças não ocupam tanto espaço).

Mesmo assim, tirar 800 contos da carteira não é fácil... mas eu sempre vejo as pessoas reclamando que não consegue tirar a molecada da frente da TV... 800 é menos do que qualquer video-game ou PC para jogos, não? A caixa recomenda 10 anos de idade, mas acho que com um pai/mãe auxiliando na construção e, principalmente, na programação, dá para prender a atenção de uma criança de 8 anos que seja curiosa.

Vale lembrar que tudo (até onde eu sei) está em Inglês... mas a dependência com a língua é mínima (inexistente para construção), e a linguagem visual (LabView) permite que você entenda o que cada bloco faz através das imagens, deixando o texto em segundo plano.

O Arduino é muito legal (eu tenho um e estou querendo comprar outro para montar meu hexapod). Sem dúvidas, para quem tem mais paciência para estudar os componentes eletrônicos (ou que já os conhece), o Arduino é muito mais versátil e barato; para mim, o grande problema com ele (que eu consigo resolver com o Lego) é exatamente a construção do chassi do robô.

Valeu pelo incentivo e se você tiver algo sobre o Arduino, poste ae (tem um tópico morto, se não me engano, talvez seja hora de começar um novo)... eu queria até iniciar a conversa sobre Arduino, mostrar o desenvolvimento do hexapod, mas até eu conseguir as partes do corpo do robô, não tem muito o que mostrar com exceção de cálculos matemáticos e alguns códigos genéricos :)

Ahh, o vídeo deve estar disponível agora - eu troquei o "não-listado" por "privado" :haha:
 
Realmente, o valor é a primeira coisa que freia qualquer impulso em relação ao Lego...
Realmente, eu indicaria Lego para Ensino fundamental e Arduino para o Médio. Assim estimula o pessoal a partir para programação já que o ensino no país o máximo que tem é aula de "informática" (e olhe lá).

Mas mesmo sendo indicado para jovens a partir dos 10 é muito bacana pros marmanjos :haha:

Como você disse, não é fácil tirar esse dinheiro da carteira, mas nada que um cartão não dê conta xD

Em relação ao Arduino não vou me estender muito pra não mudar o foco do tópico, mas talvez no meio do ano eu reviva aquele tópico com um Delta Robot controlado por Arduino + Processing + Kinect (tem um livro com esse projeto, qualquer coisa passo o nome).

Vlw pelo vídeo :yes: muito bacana cara =)
 
Eu participei de uma competição de Lego Mindstorms quando estava na 8a série. Fiz escolhas de projeto errada e meu carrinho lunar ficou um belo lixo, difícil de controlar e com poucas funcionalidades...
Minha equipe também eram um bando de inúteis hahahah
No mais, é bem divertido e quando eu tiver dinheiro vou querer comprar um kit pra mim
 
Conheço crianças de 4 e 6 anos que têm duas aulas por mês (na escola mesmo) com o sistema Lego, o objetivo é chegar a esse aí.

Supervisionada pela própria Lego.

http://www.zoomeducation.com.br/
 
Conheço crianças de 4 e 6 anos que têm duas aulas por mês (na escola mesmo) com o sistema Lego, o objetivo é chegar a esse aí.

Supervisionada pela própria Lego.

http://www.zoomeducation.com.br/

O problema vira sempre o mesmo: segundo o site (muito legal por sinal, eu não conhecia), o Mindstorms EV3 Education está 2200 reais!! :putz:
Na Amazon da Alemanha está 430 euros, mesmo considerando o euro a 3,5 reais, ainda assim seria apenas 2/3 desse valor (e isso considerando valores finais).

Verdade, eu esqueci de mencionar: o Mindstorms possui duas modalidades: "Home" (também chamado de "Retail") e "Education". E para crianças até 4 anos, existe a linha Duplo, com peças bem grandes. É muito legal ver criançada de 2 anos pensando em alguns conceitos interessantes como "qual é a maior torre que eu consigo montar". Lembro que alguns amigos meus na faculdade de Engenharia tinham um trabalho de montar uma ponte usando macarrão e estudar suas características como sustentação; comprimento etc. e eu ficava pensando "porque a gente não faz isso quando tem 7 anos de idade??"

Eu me interesso por essas coisas tendo apenas práticas de elétrica, trabalhos com madeira e argila na escola... fico imaginando como eu seria que tivesse tido contato com essas outras coisas mais cedo...
 
Editado por um moderador:
O problema vira sempre o mesmo: segundo o site (muito legal por sinal, eu não conhecia), o Mindstorms EV3 Education está 2200 reais!! :putz:
Na Amazon da Alemanha está 430 euros, mesmo considerando o euro a 3,5 reais, ainda assim seria apenas 2/3 desse valor (e isso considerando valores finais).

Verdade, eu esqueci de mencionar: o Mindstorms possui duas modalidades: "Home" (também chamado de "Retail") e "Education". E para crianças até 4 anos, existe a linha Duplo, com peças bem grandes. É muito legal ver criançada de 2 anos pensando em alguns conceitos interessantes como "qual é a maior torre que eu consigo montar". Lembro que alguns amigos meus na faculdade de Engenharia tinham um trabalho de montar uma ponte usando macarrão e estudar suas características como sustentação; comprimento etc. e eu ficava pensando "porque a gente não faz isso quando tem 7 anos de idade??"

Eu me interesso por essas coisas tendo apenas práticas de elétrica, trabalhos com madeira e argila na escola... fico imaginando como eu seria que tivesse tido contato com essas outras coisas mais cedo...


Bacana, Lord Leo. Poderia contar mais sobre o LeJos (instalação, se ele sobrescreve o LabView ou se os dois rodam em paralelo, o que você achou dele, alguma curiosidade). Eu estou querendo colocar no meu, mas primeiro quero avançar bastante com as possibilidades do LabView, então conheço bem pouco sobre o LeJOS.

O bacana dessa iniciativa na escola é o laboratório bastante completo. Para uma criança nessa fase, o importante é o contato, se a coisa andar, ai sim, começar a comprar os kits.

Mas só o fato dela crescer e manipular isso no seu "tempo de escola" (+ de 10 anos), já dá uma bela ampliada de horizontes.

E pra variar, como moramos em Cuba, ops, Brasil, essa ilha que não possui um único acordo de livre comercio, ou pelo menos algo mais justo, com nenhuma grande potência... fica "barato" investir em tecnologia, seja Lego ou mesmo uma vga melhorzinha.

P.S.: Bacana o vídeo da caça e caçador". Que mais vc já fez?
 
Assim,

o leJOS é basicamente uma JVM que você coloca dentro do NXT Brick. Ao invés de utilizar aquele Lab View (que é beeeeem pra iniciantes IMHO), no Java você consegue utilizar toda a estrutura dele de maneira bem rápida e fácil.

Tipo, para ligar um motor, você faz algo do gênero:
Motors.M1.Forward();
ou
Motors.M1.setSpeed(50);
ou para ler o sensor de cor
Sensors.Color.current() -> retorna um Color.BLUE, Color.RED etc

É bem legal. Se tu fazer um System.out.println("Hello Word"), ele vai printar lá na telinha do NXT, para efetuar um som tu faz Não sei o que.beep() e daí por diante.
 
P.S.: Bacana o vídeo da caça e caçador". Que mais vc já fez?
Eu acabei de botar as mãos nele (chegou apenas segunda-feira agora hehehe)... eu fiz o Track3r (o tanque das fotos), que realizava algumas tarefas simples, como pegar objeto num determinado lugar, levá-lo até outro ponto e voltar para a sua posição inicial, além de um programinha simples para entender como funciona reconhecimento do sensor de cores (basicamente, eu controlava o tanque até os pontos com as cores numa ordem determinada e tentava concluir o trajeto em pouco tempo - havia uma linha vermelha que era considerada "parede", então sempre que ele lia o vermelho, ele reclamava, pois não deveria passar por ali (eu deveria ter filmado...). Por enquanto, foram designs bem simples e a programação foi mais direcionada para entender como os motores e sensores funcionam do que para realmente tentar algo diferente...

Eu tenho vontade de criar um solucionador para o cubo de Rubik, eu já vi algumas idéias na internet, e sei que já montaram um usando apenas o kit básico do Mindstorms... mas eu não olhei o código, para tentar fazer do zero - o que me obriga a estudar o algoritmo de resolução, já que eu nunca brinquei muito tempo com esses cubos hehehehehe...

Atualmente, eu tenho 23 projetos/idéias para o Mindstorm (a maioria, eu não sei se são possíveis com as peças que eu tenho, eu apenas pensei e coloquei na lista para analisar com calma depois...). Mas como eu acabei de pegar o set, tem pelo menos os 3 outros robôs que aparecem na caixa, mais os robôs do site oficial para fazer... talvez eu não faça todos, mas até o fds eu vou mexendo, pois eles são bem didáticos e mais simples (dá para montar numa noite para quem já conhece o esquema de montagem do Lego Technic).
 
Eu acabei de botar as mãos nele (chegou apenas segunda-feira agora hehehe)... eu fiz o Track3r (o tanque das fotos), que realizava algumas tarefas simples, como pegar objeto num determinado lugar, levá-lo até outro ponto e voltar para a sua posição inicial, além de um programinha simples para entender como funciona reconhecimento do sensor de cores (basicamente, eu controlava o tanque até os pontos com as cores numa ordem determinada e tentava concluir o trajeto em pouco tempo - havia uma linha vermelha que era considerada "parede", então sempre que ele lia o vermelho, ele reclamava, pois não deveria passar por ali (eu deveria ter filmado...). Por enquanto, foram designs bem simples e a programação foi mais direcionada para entender como os motores e sensores funcionam do que para realmente tentar algo diferente...

Eu tenho vontade de criar um solucionador para o cubo de Rubik, eu já vi algumas idéias na internet, e sei que já montaram um usando apenas o kit básico do Mindstorms... mas eu não olhei o código, para tentar fazer do zero - o que me obriga a estudar o algoritmo de resolução, já que eu nunca brinquei muito tempo com esses cubos hehehehehe...

Atualmente, eu tenho 23 projetos/idéias para o Mindstorm (a maioria, eu não sei se são possíveis com as peças que eu tenho, eu apenas pensei e coloquei na lista para analisar com calma depois...). Mas como eu acabei de pegar o set, tem pelo menos os 3 outros robôs que aparecem na caixa, mais os robôs do site oficial para fazer... talvez eu não faça todos, mas até o fds eu vou mexendo, pois eles são bem didáticos e mais simples (dá para montar numa noite para quem já conhece o esquema de montagem do Lego Technic).

Bacana essa do cubo, mas ao invés de pegar um algoritmo pronto, tente pegar a formula da solução e programar... ai fica divertido.

Vamos aguardar as novidades.
 
A idéia é muito boa (a parte de juntar os componentes apenas através de magnetismo é brilhante!), mas dá também para contornar toda a questão de soldagem com uma breadboard, e eu não nenhum nehuma parte lógica... então eu acho os valores um pouco alto... mas é muito legal ver que as pessoas veem o Arduino/Raspberry Pi/BeagleBone e não se restrinjam ao modelo imposto ali... há tanta coisa diferente e todo mundo ganha com a diversidade.

Os meus robôs vão ficar parados um pouco por motivos que fogem do meu controle... talvez eu consiga mexer aos poucos e devagar com eles, mas não tenho como saber. Assim que der, eu posto mais fotos/videos...
 
Alguém sabe se existe algum simulador de mindstorm?
Gostaria de testar alguns códigos e talz pras aulas de robótica porem não tenho o 'brinquedo'. :/
 
Códigos? Pelo menos o EV3 (a versão mais recente do Mindstorms) utiliza uma versão visual em "blocos". Você pode baixar o software no site oficial. Você pode montar o algoritmo e acho que dá para rodar sem o brick conectado, mas você não vai ver nada demais...

Existem ports para programar em Java, C e Python, mas aí é somente o código normal com uma lib diferenciada. Eu tenho quase certeza que não tenho mais os códigos que eu tinha criado em Java ou em Python, mas era bem tranqüilo.
 
Explicar melhor... rsrs
Nas aulas a gente usa o NXT onde conectamos ele no PC e através do BricxCC(Bricx Command Center) programamos o danado. *-*
O problema é que só temos o pouco tempo de aula pra mexer nele e talz.
Queria uma espécie de simulador pra jogar o código dentro e ver o robô dentro do simulador agir.
 
latest


Exemplo de código que fazemos nas aulas.
 
A IDE do mindstorm não permite executar o código em simulador?
Nessa IDE não.(Também não sei se tem outra)
Vc compila o código e se tiver OK passa ele pro robô e roda.
No mais, as ações que vc programar só verá acontecer quando der 'play' no robô.
Sem ele, no game. :(
 
Isso tem muito nas escolas SESI.o_O
Eu ia trabalhar nisso, se tivesse me chamado no concurso que fiquei
em 2º lugar em minha cidade, em 2010. Mas cancelaram o concurso, por causa
do sindicato que tinha mudado o cargo de prof. de Informática para Analista de suporte.
Se eu tivesse sido chamado, ganharia hoje uns R$ 3.500. Uma pena, pois não ganho nem 2k às vezes,
lecionando em escola pública, não no SESI....:(
 
To ttabalhando numa escola que tem uns 8 kits desse lego mindstorm, mas é a primeira versao creio eu, ainda com o RCX (amarelo) mas é muito show. ja programei pra fazer curva(no caso uma roda gira mais q a outra)
Ja programei o sensor de luz, se toque, muito show e até facil.
Problema dessa versao é que o software so funciona no win xp, tive q emular numa maquina virtual... kk
 
Bom tópico. Acompanhando.

EDIT: segundo coveiro o/

Devia ter um alerta de datas. *nem percebeu*

Realmente, eu indicaria Lego para Ensino fundamental e Arduino para o Médio. Assim estimula o pessoal a partir para programação já que o ensino no país o máximo que tem é aula de "informática" (e olhe lá).

Mas mesmo sendo indicado para jovens a partir dos 10 é muito bacana pros marmanjos :haha:

Como você disse, não é fácil tirar esse dinheiro da carteira, mas nada que um cartão não dê conta xD

Em relação ao Arduino não vou me estender muito pra não mudar o foco do tópico, mas talvez no meio do ano eu reviva aquele tópico com um Delta Robot controlado por Arduino + Processing + Kinect (tem um livro com esse projeto, qualquer coisa passo o nome).

Vlw pelo vídeo :yes: muito bacana cara =)

Tem uma escola aqui na cidade que começa ensinar robotica a partir do primeiro ano (7 anos de idade).

Infelizmente é esse tipo de escola:
obama-money.gif
 
Última edição:
Fala galera!
Que legal esse post ter surgido por aqui... eu sou aluno de Engenharia Mecânica e gosto muito de brincar com arduíno. Semana passada eu comecei um canal no YouTube que pode ser muito útil pra quem tem vontade de construir robôs que usem servomotores... Fica o convite pra vocês assistirem hahaha
 
Explicar melhor... rsrs
Nas aulas a gente usa o NXT onde conectamos ele no PC e através do BricxCC(Bricx Command Center) programamos o danado. *-*
O problema é que só temos o pouco tempo de aula pra mexer nele e talz.
Queria uma espécie de simulador pra jogar o código dentro e ver o robô dentro do simulador agir.
 
latest


Exemplo de código que fazemos nas aulas.

Cara... até onde eu sei, acho que a melhor solução para você vai ser comprar as peças separadas (só o mínimo necessário, tipo motores e o brick NXT) pelo Bricklink.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo