• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Roku Express

Truck'n Hemi

know-it-all Member
Registrado
[Última revisão do texto: 02/09/2020]


Criei este tópico para introduzir vocês a um concorrente do Chromecast e do Fire TV, alguns podem conhecer sem ter muita experiência com o produto. Meu objetivo é contar a vocês como funciona e tirar dúvidas. Como uma pequena introdução vou comentar algumas características gerais do produto e do sistema.
Todos os modelos funcionam com controle remoto que vem embutido na caixa, com excelente troca de sinais, ergonômico, leve e fácil de usar com as teclas posicionadas na metade de cima do controle. Hoje em 2020 os modelos mais básicos usam um controle com comandos por IR (infravermelho) como nossas TVs, os modelos mais avançados já usam um sinal como se fosse de um mouse sem fio.

O sistema operacional chama Roku OS, é bastante otimizado com uma das UI mais práticas que já vi pra esse tipo de produto, ágil em todos os modelos. Pelas pesquisas que fiz sobre o hardware desses produtos o modelo de entrada Express usa algo bem modesto mesmo, que me deixou impressionado ver que ele suporta 1080p60 sem nenhum problema. Provavelmente um sistema leve que permite isso além da otimização que ele recebe.
Uma das coisas que me impressionou foi o suporte, o Roku versão 2016, que faço avaliação mais abaixo, recebeu atualizações até 2019. Hoje ele está com minha prima, então não tenho como dizer se ainda está recebendo suporte.

UPDATE 09/12/2020
Na data da edição estamos na versão 9.4 do Roku OS. Basicamente com a mesma interface, mesmo excelente desempenho. Nessa versão a Roku introduziu alguns recursos interessantes:
  1. Adicionado suporte ao Apple AirPlay 2 e Apple HomeKit, além da Siri, para os modelos 4K. Com isso a plataforma é a primeira com suporte a todas as assistentes virtuais: Google Assistant, Alexa e Siri. Aqui no Brasil não temos modelos com essa capacidade, possuo um Premiere que faz 4K porém não tenho um aparelho Apple pra poder testar essa nova versão do sistema. Meu modelo também não tem comandos por voz pra testar as assistentes virtuais;
  2. Controle de som surround para sistemas de som muti canais. Alguns meses atrás a marca Roku lançou um programa de certificação para sistemas de som mostrando compatibilidade com o sistema dela, por isso a inclusão desse controle de som veio de forma muito interessante. Sempre existiu suporte a multi canais de som através do HDMI.
A linha 2020 de produtos no exterior recebeu 2 produtos muito interessantes:
  • Roku Ultra 2020: primeiro modelo da marca com suporte ao HDR Dolby Vision, essa versão de HDR é melhor que a HDR10, vem sendo muito usada hoje em dia para produção de novos conteúdos. Dentro da propaganda do modelo a fabricante cita como o mais potente até hoje e como sabem as informações de hardware é muito escassa, segundo a Roku continua sendo um processador quad core, agora mais potente. Também melhoraram em 50% o alcance do WiFi. Esse modelo tem BT para conectar outros equipamentos como fones de ouvido sem fio, caixas de som, etc.
  • Roku Streambar: basicamente é uma soundbar de entrada com esteroids, esse produto tem todo o sistema Roku OS embutido, entrada óptica de áudio, BT, etc. Não há divulgação da potência do som, baseado no tamanho eu diria alguma coisa entre 30~50W, é um produto voltado pra melhorar o sistema de som da sua TV. Caso queira um som mais envolvente ele consegue sincronizar com outros produtos de som da marca como o subwoofer. O sistema Roku OS nele suporta as transmissões 4K HDR, porém sem suporte ao Dolby Vision;
A chegada do Roku Ultra 2020 é uma visão interessante do futuro da marca que está buscando produtos mais completos pra se manter competitivo, foi a última plataforma a adotar o HDR Dolby Vision e BT nos seus produtos. Com o tempo todo esse suporte chega aos produtos mais baratos, no momento o resto da linha de produtos segue inalterada com o Express, Premiere, Stick+ e a Smart Soundbar (uma Stream bar maior e mais potente).
Por outro lado a Streambar seria um produto muito interessante pra trazer pro Brasil, uma vez que ela ajuda a justificar a compra dos produtos da marca mesmo que sua TV já seja smart. A qualidade, suporte e fluidez são outros pontos que já citei aqui como diferenciais da plataforma.

Por último, agora no Brasil, a Roku lançou o Directv Go, uma forma de canais fechados como se fosse uma TV a cabo porém como um aplicativo. O valor da assinatura é R$59,90 trazendo acesso a canais como Fox, ESPN, Sportv, Multi Show, History Channel e muito mais. Para saber mais acesse esse link.

FIM DO UPDATE

WiFi de Hotel:
uma coisa muito legal que o Roku possui é suporte a redes de hotéis e redes que precisam de check in em alguns apps (como Facebook) para ganhar acesso à internet. Nesse caso ao se conectar no WiFi o Roku detecta que a rede é diferente e pede que você indique se ela é comercial, digamos assim, ou residencial. Após selecionar que é comercial, ou seja, que precisa de mais passos para conseguir acesso à internet, o próprio aparelho gera um WiFi para conectar o smartphone e, através dele, realizar os passos adicionais para concluir a conexão. Todas as instruções para esse processo aparecem na tela, bem simples.

O sistema conta com uma gama grande de canais de streaming, a lista está ampliando pra providenciar todas as opções aos clientes. Todos os canais citados abaixo possuem suporte no Brasil:
- Netflix;
- Amazon Prime Video;
- AppleTV;
- Disney+;
- YouTube;
- Globoplay;
- HBO GO;
- Starzplay;
- Google Play Filmes;
- Dazn;
- Telecine;
- Spotify;
- Deezer;
- Vix;
- Looke;
- Vevo;
- Plex;
- TED.

Particularmente nunca experimentei mas a plataforma oferece canais fitness como exercícios, Yoga e afins.

Na linha 2020 a Roku removeu alguns produtos como o Express+ que possuía cabos RCA para modelos antigos de televisão e o Streaming Stick que possuía comandos de voz e suporte ao WiFi AC. A linha de produtos 2020 é composta pelos modelos Express, Premiere, Streaming Stick+ e Ultra.
O modelos Express é o mais básico de todos, foi o primeiro modelo que tive na versão de 2016. Mais abaixo falo mais sobre minha experiência com ele. Hoje ele tomou um novo formato ainda mais compacto.
Lançado na linha 2019 o Premier é um Express com esteróides. Tem o mesmo formato, tamanho e peso do modelo Express 2016/2017. Porém acrescenta suporte completo a 4K60 HDR.
O Streaming Stick+ possui suporte ao WiFi 802.11ac dual band MIMO com uma antena externa para melhorar a recepção do sinal WiFi (e por causa disso usa uma conexão mini USB ao invés da convencional micro USB). É o primeiro modelo da linha a ter comando de voz (Google Assistant e Alexa) e comando para ligar e desligar a TV pelo controle do Roku.
Por fim o top de linha Ultra adiciona ao pacote entradas USB e MicroSD para leitura de mídia, uma porta Ethernet 10/100 para conexão a cabo, conexão de fone de ouvido no controle para áudio privado com botões de volume no controle também e botões para modo jogo no controle remoto.

Além dos produtos independentes a Roku possui fabricantes de TVs parceiras que colocam o sistema Roku na própria TV. Philips, TCL, RCA e Sharp são algumas delas.

Pra minha surpresa ao entrar no site da Roku para atualizar esse texto me deparei com um site em português, a marca finalmente chegou ao Brasil!!! Infelizmente ainda não trouxe nenhum modelo de streaming pra cá, ela chegou através de uma parceria com a AOC para colocar o sistema dela na Televisão como faz com as marcas que citei no final do texto dos EUA. Ainda não vi nenhum vídeo de avaliação do modelo, nem vi o mesmo a venda em lojas online nessas últimas pesquisas que fiz em televisão.
Muito legal ver esse suporte chegar, não sei se os aparelhos de streaming receberão alguma atualização para suportar nossa região. Nesse ponto a Amazon nos mostra que é possível ter um produto só pro nosso país, se importar um FireTV 4K terá funcionalidades limitadas comparado ao modelo vendido aqui. E ainda teremos de esperar pra ver se o Prime Video vai aparecer pra nós agora que a Roku está no Brasil.

Por falar nos apps posso afirmar que estão sempre melhorando e aumentando. O Netflix já recebeu diversas atualizações que melhoraram a interface. YouTube funciona perfeitamente apesar de não ter mudado nada. Spotify está presente e funcionando. AppleTV entrou na lista e funcionando no Brasil desde que Apple anunciou, achei impressionante a rapidez que ele entrou no sistema pouco conhecido.
Infelizmente nem tudo são flores. Como já disse o Prime Video da Amazon vive aparecendo e desaparecendo conforme o sistema vai atualizando, em nenhuma das vezes eu consegui instalar. Hulu e Pandora estão sempre visíveis sem disponibilidade para download. Ainda não achei na lista o Deezer ou Apple Music, apesar da Roku citá-los em seu site.


Como especificações o Roku Express oferece:
- WiFi b/g/n;
- Controle remoto;
- 1080p60;
- Up-scaling de 720p para 1080p;
- Detecção automática de resolução da TV;
- DTS Digital Surround™;
- HDMI 1.4.

A caixa vem completa com:
- Roku Express;
- Cabo USB;
- Carregador de tomada 5W (5V/1A);
- Cabo HDMI;
- Controle remoto IR;
- Pilhas para controle remoto (2x AAA).

Roku-Express.jpg


roku-Express-Plus.jpg


A experiência é bem direta, assim que você liga o aparelho ele realiza o primeiro boot até entrar em uma tela com instruções e um código de ativação. A partir daí é no PC mesmo, cria a conta e coloca o código. A autenticação é instantânea. Logo em seguida que você configura, ele procura por atualizações de software. Tudo feito de forma bem simples, sem exigir esforço do consumidor. Comprei o Roku para substituir o imenso Xbox 360 que era usado apenas para Netflix, evitando um sistema mais complicado, trocando a manete pelo controle do Roku. Queria também acesso ao Amazon Prime Video que não possui app no X360, o que não aconteceu devido bloqueio de região.

O controle foi um dos motivos de não ter comprado o Chromecast, ter de usar o telefone para controlar o conteúdo seria bem chato com o tempo.

Agora que vou falar de desempenho preciso fazer uma observação. Quando comprei queria o modelo 2017 mas acabei recebendo o 2016 por falta de maturidade ao conversar com o (bom) vendedor, a grande vantagem do 2017 é o desempenho, não há recursos novos comparado ao modelo 2016. Dito isso, fiquei com nariz torcido para modelo 2016 que iria receber sendo que no fim me impressionei. Ele é bem ágil, consideravelmente mais ágil que o Xbox 360 que usava, interface rápida de usar, prática e com botões de atalho para serviços no controle remoto. Instalar os apps também é simples e não demora muito.

Os problemas que encontrei não tem nada a ver com o produto em si, mas com o suporte dele no nosso país. Existe uma forma relativamente simples de contornar: crie uma conta com endereço americano conectando o aparelho a uma VPN. Segundo o vendedor, seu cunhado faz isso e tem acesso a todos os serviços. Agora com a chegada da Roku no Brasil creio que não vale o esforço ficar fazendo isso.

Apesar do bom sistema que roda sem problemas entrar nos aplicativos gerava um pequeno delay nos comandos. É basicamente a mesma coisa de ter um smartphone com nada aberto, ele vai funcionar bem mas se abrir algo mais pesado vai sofrer, mesmo que pouco, uma redução no desempenho. No quadro geral isso pouco é sentido pelo usuário, porque apesar do delay nos comandos as tarefas são executadas com excelência. Mantenha uma conexão saudável e seus vídeos vão rodar fluentemente, quando a Roku fala que ele suporta 1080p60 não era exagero, não é um SetUpBox Android que começa a engasgar quando coloca um vídeo no limite do suporte.

Apesar do adaptador no modelo americano com 5W (5V/1A) o consumo de energia é metade disso ou menos, segundo o site do produto. Logo tenho usado ele ligado diretamente no USB da TV sem problemas, os 2.2W de consumo explicitado no site resulta em menos de 500mA (0,5A) de corrente necessária para ele funcionar. Claro que as versões mais potentes não terão essa mordomia, mas usando cabo USB pode ligar em qualquer carregador de celular que funciona.

Paguei R$190 no Roku Express sem arrependimentos, comprei através do Mercado Livre mas encontrei o vendedor no OLX. Apesar de não ter conseguido tudo o que queria com ele, as vantagens do produto fazem valer, recomendo fácil.

Como especificações o Roku Premiere oferece:
- WiFi b/g/n;
- Controle remoto;
- 4K60 HDR10;
- Up-scaling de 720p para 1080p;
- Up-scaling de 720/1080p para 4K;
- DTS Digital Surround™;
- Dolby Audio™ and Dolby ATMOS®;
- HDMI 2.0a.


A caixa vem completa com:
- Roku Premier;
- Cabo USB;
- Carregador de tomada 5W (5V/1A);
- Cabo HDMI;
- Controle remoto IR;
- Pilhas para controle remoto (2x AAA).

Há mais ou menos 6 meses estou usando um Roku Premier que adquiri, comprei mesmo sem ter uma TV 4K para ter uma melhoria no desempenho. A compra valeu a pena, ele é muito mais rápido em tudo. O Netflix entra na hora, o YouTube carrega instantaneamente, a estabilidade da conexão melhorou por ser um chip mais novo. Impressionante o que eles conseguiram fazer com o mesmo chassi de um modelo que só aguentava 1080p60, de quebra ele esquenta menos também.

Está no sistema operacional 9.2.alguma coisa. Ainda não consegui colocar o Amazon Prime Video, não sei quando vai disponibilizar. Apesar do bom suporte a Roku não costuma divulgar planejamento do sistema a não ser que esteja na véspera da atualização. Já fiz pesquisas tanto no blog da Roku quanto no fórum, eles sempre comentam que a Amazon é a responsável por colocar o suporte.

O controle tem a mesma aparência com hardware melhorado, os botões são mais firmes e melhoram o feedback do uso. Ao mesmo tempo são mais sensíveis ao aperto gerando menos esforço no uso.

Paguei R$200 nesse modelo, era o mais barato na época. A disponibilidade dele no Mercado Livre vem diminuindo, nada mais natural com a popularização das smartTV. Só que pelo suporte e desempenho mesmo com uma smartTV eu continuaria usando meu Roku.

Pra minha surpresa ao entrar no site da Roku para atualizar esse texto me deparei com um site em português, a marca finalmente chegou ao Brasil!!! Infelizmente ainda não trouxe nenhum modelo de streaming pra cá, ela chegou através de uma parceria com a AOC para colocar o sistema dela na Televisão como faz com as marcas que citei no final do texto dos EUA. Ainda não vi nenhum vídeo de avaliação do modelo, nem vi o mesmo a venda em lojas online nessas últimas pesquisas que fiz em televisão.
Muito legal ver esse suporte chegar, não sei se os aparelhos de streaming receberão alguma atualização para suportar nossa região. Nesse ponto a Amazon nos mostra que é possível ter um produto só pro nosso país, se importar um FireTV 4K terá funcionalidades limitadas comparado ao modelo vendido aqui. E ainda teremos de esperar pra ver se o Prime Video vai aparecer pra nós agora que a Roku está no Brasil.

Por falar nos apps posso afirmar que estão sempre melhorando e aumentando. O Netflix já recebeu diversas atualizações que melhoraram a interface. YouTube funciona perfeitamente apesar de não ter mudado nada. Spotify está presente e funcionando. AppleTV entrou na lista e funcionando no Brasil desde que Apple anunciou, achei impressionante a rapidez que ele entrou no sistema pouco conhecido.
Infelizmente nem tudo são flores. Como já disse o Prime Video da Amazon vive aparecendo e desaparecendo conforme o sistema vai atualizando, em nenhuma das vezes eu consegui instalar. Hulu e Pandora estão sempre visíveis sem disponibilidade para download. Ainda não achei na lista o Deezer ou Apple Music, apesar da Roku citá-los em seu site.


Como especificações o Roku Express oferece:
- WiFi b/g/n;
- Controle remoto;
- 1080p60;
- Up-scaling de 720p para 1080p;
- Detecção automática de resolução da TV;
- DTS Digital Surround™;
- Dolby Audio™ e Dolby ATMOS®;
- HDMI 1.4b.

A Roku anunciou que está trazendo o modelo de entrada dela para o Brasil. No caso é o Roku Express 2019 que é o modelo mais recente, ela não realizou lançamentos de streamers esse ano. É um modelo muito interessante pra transformar sua TV antiga até Full HD em uma smart ou até mesmo uma opção melhor ao invés de sistemas antigos e lentos das primeiras smart TV.

Lá nos EUA esse modelo é US$10 mais barato que o Fire TV, custa apenas US$30. Ele conta com todas as funcionalidades do modelo 4k, Roku Premiere, como botões de atalho, app pra usar no smartphone, áudio privativo (sai no fone que colocar no celular).

Os únicos sistemas que conheço mais a fundo são o AndroidTV, mas com hardware ainda desconhecido pois é escolhido pela fabricante da TV fico com um pé atrás pois é comum economizarem nessa parte. E o WebOS da LG, comprado da HP se não me engano, que consegui confirmar excelente funcionalidade e desempenho mesmo sem qualquer divulgação de hardware. Também não sei como é o suporte, sei que os modelos top de linha recebem atualizações até com novas funcionalidades e melhorias.
Por ter experimentado modelos mais antigos e mais novos posso garantir que o Roku vai entregar essa qualidade, suporte, divulgação através do site e do blog. São equipamentos simples, confiáveis, que ligam ao ligar a TV, podem ficar ligados direto se quiser (já fiz isso também), são discretos e ocupam pouco ou nenhum espaço.

Com as smartTV ficando cada vez mais avançadas e populares, além de mais baratas, vejo pouco espaço para equipamentos como esse, por isso é importante que a Roku consiga realizar as parcerias com as fabricantes que não possuem sistema próprio, assim ela pode difundir seu sistema e vender seu serviço.
 
Última edição:
Opa, valeu pelo tópico! Sempre bom ter varias opções.
Estou procurando uma alternativa ao Chromecast. Achei esse Roku Express por R$ 218,50 no mercado livre.

Vou repetir uma pergunta que fiz num outro tópico: ele é fácil de configurar e usar? Pergunto por mim, mas principalmente pela minha madrasta. Estou pensando em comprar um pra mim e outro pra ela. O uso principal vai ser Netflix e YouTube.
Com o controle remoto ele fica totalmente independente de smartphone, certo?

Estou entre esse Roku, o Mi Box, o Chromecast 2 e alguma outra boa opção que possa surgir. Estou dando preferência pra um que tenha controle remoto e que possa ser comprado preferencialmente no Brasil.
 
Opa, valeu pelo tópico! Sempre bom ter varias opções.
Estou procurando uma alternativa ao Chromecast. Achei esse Roku Express por R$ 218,50 no mercado livre.

Vou repetir uma pergunta que fiz num outro tópico: ele é fácil de configurar e usar? Pergunto por mim, mas principalmente pela minha madrasta. Estou pensando em comprar um pra mim e outro pra ela. O uso principal vai ser Netflix e YouTube.
Com o controle remoto ele fica totalmente independente de smartphone, certo?

Estou entre esse Roku, o Mi Box, o Chromecast 2 e alguma outra boa opção que possa surgir. Estou dando preferência pra um que tenha controle remoto e que possa ser comprado preferencialmente no Brasil.

O meu comprei por R$190 o modelo 2016 (3700), cara muito gente boa e responde um monte de dúvidas. Sugiro procurar pelo modelo 2017 (3900) que é mais potente, ele tem o streaming instantâneo que deixa a experiência mais interessante.

Ele é super fácil de usar, o controle é muito leve, com excelentes botões. Para configurar é muito simples: ao ligar o aparelho na TV ele faz o boot e coloca um código de ativação na tela com algumas instruções, depois disso basta fazer a conta no link indicado na tela pelo aparelho e colocar o código. Ele ativa na hora.
No momento estou usando nele Netflix, mas também tenho instalado YouTube e 2048(aquele jogo). Disponível também tem o Plex. Esses conteúdos que citei são disponíveis sem usar a VPN com uma conta de endereço americano, fazendo isso a gama de conteúdo aumenta muito.
 
O meu comprei por R$190 o modelo 2016 (3700), cara muito gente boa e responde um monte de dúvidas. Sugiro procurar pelo modelo 2017 (3900) que é mais potente, ele tem o streaming instantâneo que deixa a experiência mais interessante.

Ele é super fácil de usar, o controle é muito leve, com excelentes botões. Para configurar é muito simples: ao ligar o aparelho na TV ele faz o boot e coloca um código de ativação na tela com algumas instruções, depois disso basta fazer a conta no link indicado na tela pelo aparelho e colocar o código. Ele ativa na hora.
No momento estou usando nele Netflix, mas também tenho instalado YouTube e 2048(aquele jogo). Disponível também tem o Plex. Esses conteúdos que citei são disponíveis sem usar a VPN com uma conta de endereço americano, fazendo isso a gama de conteúdo aumenta muito.

Entendi. Obrigado! Independente do modelo (2016 ou 2017), o seu é tipo esse aqui mesmo né? https://produto.mercadolivre.com.br...reaming-player-fast-1080p-hd-frete-gratis-_JM

Perguntei pro vendedor qual modelo é esse. Considerando que é pronta-entrega e frete grátis, acho que tá num bom preço.
 
Se for esse da foto é o 2016, o 2017 vem escrito "5x more powerful" na Caixa. Mas é esse mesmo.

Segundo o vendedor, o que ele está vendendo é o modelo 2017. Talvez a foto seja desatualizada. Terei que acreditar né...
Depois com o aparelho instalado eu consigo saber qual é o modelo, certo?
Se for o 2016, paciência. Coloco essa observação na qualificação.
 
Antes de instalar você consegue ver, embaixo dele tem uns detalhes encravados. Se for o 2017 estará escrito 3900.
 
Isso aí é IPTV? Aqui em casa temos uma Smart TV da LG, não lembro o modelo, mas foi comprada em 2016. Aqui tem internet de 10MB, daria certo?

Tem gente reclamando do preço da TV a cabo aqui. Pelo que li sobre IPTV, é dor de cabeça.
 
Isso aí é IPTV? Aqui em casa temos uma Smart TV da LG, não lembro o modelo, mas foi comprada em 2016. Aqui tem internet de 10MB, daria certo?

Tem gente reclamando do preço da TV a cabo aqui. Pelo que li sobre IPTV, é dor de cabeça.

O Roku tem uma série de canais (apps) que são IPTV mas muitos deles não estão disponíveis por causa da região, como expliquei no review para ter acesso a tudo precisa criar uma conta com endereço americano e conectá-lo a uma VPN. Não vou lembrar de cabeça o que está disponível para nós mas tem muita coisa atoa hehehe.

Se quiser saber o que ele tem no geral (sem considerar a disponibilidade por região) acesse: Roku Channels
 
O Roku tem uma série de canais (apps) que são IPTV mas muitos deles não estão disponíveis por causa da região, como expliquei no review para ter acesso a tudo precisa criar uma conta com endereço americano e conectá-lo a uma VPN. Não vou lembrar de cabeça o que está disponível para nós mas tem muita coisa atoa hehehe.

Se quiser saber o que ele tem no geral (sem considerar a disponibilidade por região) acesse: Roku Channels
E esse negócio é confiável, estável? Quanto tem de gastar no total para ter isso? É fácil de usar, digo, realmente fácil?
 
E esse negócio é confiável, estável? Quanto tem de gastar no total para ter isso? É fácil de usar, digo, realmente fácil?

Sim, muito confiável e estável. Estou usando o modelo de entrada e confirmo isso, os modelos mais potentes devem ser ainda melhor de usar. Acredite ou não ele melhorou o desempenho essa última vez que usei, não entendi porque e acho que seja por causa de uma conexão mais estável, tendo uma boa conexão fica show.
Tecnicamente basta comprar o produto para ter as funcionalidades que ele oferece. Claro que custos a mais existirão para usar os serviços como Netflix e afins.

É muito fácil de usar, prático. O mais chato dele é ficar caçando os canais pois nesse modelo básico ele não realiza busca então tenho que ficar trançando entre as categorias. Ontem mesmo fucei e descobri o app AllConect que permite streaming para o Roku através de servidor (como o Plex faz), YouTube, midia local e outros. Isso é muito legal!

Estou trabalhando em uma maneira mais prática de fazer uso dos conteúdos bloqueados por região, VPN é muito complexo e roteadores que a suportam são caros. Assim que conseguir alguma coisa pretendo editar o post principal com um tutorial e imagens.
 
Galera, atualizei o tópico com mais informações e imagens do produto.
 
Criei este tópico para introduzir vocês a um concorrente do Chromecast e dos Amazon Fire TV, alguns podem conhecer sem ter muita experiência com o produto. Meu objetivo é contar a vocês como é e tirar dúvidas.

O preço é o mesmo dos produtos concorrentes (USD30), o Express é o produto de entrada da Roku em uma linha de 4 produtos na linha 2017. Os modelos mais básicos são o Express e Express+, sendo este último com cabo analógico de vídeo para TVs antigas.
Acima do Express/Express+ vem o Streaming Stick, os diferenciais consistem no suporte a WiFi 802.11ac dual band, a pesquisa global de conteúdo em todos os canais através do sistema e procura por comandos de voz.
O Streaming Stick+ possui suporte a 4k60 HDR, WiFi 802.11ac dual band MIMO com uma antena externa para melhorar a recepção do sinal do roteador.
Por fim o top de linha Ultra que adiciona ao pacote entradas USB e MicroSD para leitura de mídia, uma porta Ethernet 10/100 para conexão a cabo, conexão de fone no controle para áudio privado e botões para modo jogo no controle remoto.

Além dos produtos independentes a Roku possui fabricantes de TVs parceiras que colocam o sistema Roku na própria TV. Philips, TCL, RCA e Sharp são algumas delas.

Como especificações o Roku Express oferece:
- WiFi b/g/n;
- 1080p60;
- Controle remoto;
- Up-scaling de 720p para 1080p;
- Detecção automática de vídeo;
- DTS Digital Surround.

A caixa vem completa com:
- Roku Express;
- Cabo USB;
- Carregador de tomada 5W (5V/1A);
- Cabo HDMI;
- Controle remoto IR;
- Pilhas para controle remoto (2x AAA).

52105147_Alt02



Roku-Express.jpg


roku-Express-Plus.jpg

A experiência é bem direta, assim que você liga o aparelho ele realiza o primeiro boot até entrar em uma tela com um código de ativação. A partir daí é no PC mesmo, cria a conta e coloca o código. A autenticação é instantânea. Logo em seguida que você configura ele procura por atualizações de software. Tudo feito de forma bem simples, sem exigir esforço do consumidor.Comprei o Roku para substituir o imenso Xbox 360 que era usado apenas para Netflix,evitando um sistema mais complicado, trocando a manete pelo controle do Roku. Queria também acesso ao Amazon Prime Video que não possui app no X360, o que não aconteceu devido bloqueio de região.

Fiquei impressionado com o controle, super leve, bem texturizado e botões com excelente feedback tátil. Ergonômico e fácil de manusear com bom layout de botões. Foi um dos motivos de não ter comprado o Chromecast, ter de usar o telefone para controlar o conteúdo seria bem chato com o tempo.

Agora que vou falar de desempenho preciso fazer uma observação. Quando comprei queria o modelo 2017 mas acabei recebendo o 2016 por falta de maturidade ao conversar com o (bom) vendedor, a grande vantagem do 2017 é o desempenho, não há recursos novos comparado ao modelo 2016. Dito isso, fiquei com nariz torcido para modelo 2016 que iria receber sendo que no fim me impressionei. Ele é bem ágil, consideravelmente mais ágil que o Xbox 360 que usava, interface rápida de usar, prática e com botões de atalho para serviços no controle remoto. Instalar os apps também é simples e não demora muito.

Os problemas que encontrei não tem nada a ver com o produto em si, mas com o suporte dele no nosso país. Todos sabemos que o Amazon Video está disponível para nós no Brasil, porém como a Roku não está ela identifica como região sem suporte impedindo a instalação do app. Existe uma forma relativamente simples de contornar: crie uma conta com endereço americano conectando o aparelho a uma VPN, segundo o vendedor seucunhado faz isso e tem acesso a todos os serviços.O app oficial da Roku também não está disponível para nós, porém existem outros alternativos que ainda não testei. Vou atualizando esse post assim que tiver mais informações.Portanto, por enquanto, estou apenas com YouTube e Netflix instalado. Tem uma variedade de outros serviços meia boca que ninguém vai usar. Mas fico feliz de notar que o Plex está presente também.

UPDATE 1: descobri o appAllConnect, ele dá suporte a streaming de mídia a partir do celular de várias fontes como Youtube, servidores ligados na rede, mídia local. Esse app usa o WiFi para se conectar ao Roku, ambos devem ter esse aplicativo e assim que abre o aplicativo no celular ele encontra os dispositivos conectados na rede pra selecionar.

Apesar do adaptador no modelo americano com 5W (5V/1A) o consumo de energia é metade disso ou menos, segundo o site do produto. Logo tenho usado ele ligado diretamente no USB da TV sem problemas, 2.2W de consumo explicitado no site demonstra menos de 500mA (0,5A) de corrente necessária para ele funcionar. Claro que as versões mais potentes não terão essa mordomia, mas usando cabo USB pode ligar em qualquer carregador de celular que funciona.Paguei R$190 no Roku Express sem arrependimentos, comprei através do Mercado Livre mas encontrei o vendedor no OLX. Apesar de não ter conseguido tudo o que queria com ele, as vantagens do produto fazem valer, recomendo fácil.

Olá,
Muito bem explicado.
Comprei um Roku Express 2017. Fiz a instalação, mas não consigo assistir minha TV a cabo, qdo o aparelho está ligado o decodificador da NET apaga e só consigo voltar à assistir tv a cabo qdo desligo o Roku da tomada. Você saberia me dizer se tem incompatibilidade, pois o Roku fica no HDMI 2 e a NET no HDMI 1, já que sou completamente leiga no assunto?
Obrigada
 
Olá,
Muito bem explicado.
Comprei um Roku Express 2017. Fiz a instalação, mas não consigo assistir minha TV a cabo, qdo o aparelho está ligado o decodificador da NET apaga e só consigo voltar à assistir tv a cabo qdo desligo o Roku da tomada. Você saberia me dizer se tem incompatibilidade, pois o Roku fica no HDMI 2 e a NET no HDMI 1, já que sou completamente leiga no assunto?
Obrigada

Pelo que vi parece ser algo simples, a TV identifica que ambas as entradas recebem sinal. Quando quiser alternar sem desligar o Roku procure pelo botão input da TV e selecione a entrada HDMI referente ao aparelho da NET, isso vai forçar a TV a alternar as entradas HDMI utilizadas.
Pode ser que a TV automaticamente mude para uma entrada HDMI ativa caso a NET esteja desligada, então alterne entre as entradas HDMI com os aparelhos ligados.

O que está achando da versão 2017? Como pode ver eu queria essa versão mas o vendedor não conhecia bem o produto. A versão 2016 funciona bem, tem umas lentidões sem comprometer muito o uso, já é uma melhora em relação ao Xbox 360 e mantém áudio e vídeo sincronizados.
Penso em pegar um Roku Streaming Stick+ esse ano pra ter acesso ao 4k.
 
Boa tarde.

Preciso comprar um novo chromecast 1080p, gostaria de saber se esse Roku express é uma melhor alternativa, além do controle remoto que ajuda bastante. Obrigado.
 
Esses TV-Box parecem serem bons, mas....

A questao é o quanto se paga pela licença de renovaçao apos um ano (ou o prazo que eles determinao), vi muita gente quebrando a cara apos um ano com fees de U$100,00 para continuar a usar o aparelho (nao o do topico mas nunca se sabe), o duro que todos negam isso :thinking:
 
Boa tarde.

Preciso comprar um novo chromecast 1080p, gostaria de saber se esse Roku express é uma melhor alternativa, além do controle remoto que ajuda bastante. Obrigado.

Fora o controle remoto ele se assemelha muito ao Chromecast em suas funções básicas. A grande diferença seria a conveniência do controle remoto, como citei na análise há apps que permitem transmitir conteúdos do smartphone para ele como o app AllConnect, tem suporte ao sistema iOS também e consume um mínimo de energia apesar de vir com uma fonte para ligar na tomada.
Nunca tive problemas de desempenho com ele, possuo o modelo 2016 que reproduz tudo perfeitamente em Full HD. Interessante notar que nas configurações ele consegue detectar e adaptar a tela bem como manter uma resolução menor, além de realizar upscaling de conteúdos 720p para 1080p caso necessário.

Esses TV-Box parecem serem bons, mas....

A questao é o quanto se paga pela licença de renovaçao apos um ano (ou o prazo que eles determinao), vi muita gente quebrando a cara apos um ano com fees de U$100,00 para continuar a usar o aparelho (nao o do topico mas nunca se sabe), o duro que todos negam isso :thinking:

Nunca ouvi falar disso nos Roku, as únicas taxas existentes são aquelas ligadas aos serviços de streaming. A Roku é bem famosa lá fora, se tal taxa existisse seria bem comentada na internet.
 
Ao que parece o roku é um pouco melhor que o chromecast. Ele tem as funcionalidades do dispositivo do google e ainda controle remoto.

O roku streaming stick é muito melhor que o express?
 
Ao que parece o roku é um pouco melhor que o chromecast. Ele tem as funcionalidades do dispositivo do google e ainda controle remoto.

O roku streaming stick é muito melhor que o express?

Não sei como comparar o Roku ao Chromecast, sei que quando fiz a pesquisa ele pareceu mais interessante e estou bastante satisfeito.

Ele tem alguns recursos a mais como comandos de voz, função de volume e ligar a TV. Outro detalhe a se notar é a falta de infravermelho no aparelho que fica escondido atrás da TV, diferente do Express, tirando a necessidade de apontar o controle para usar o aparelho. Finalmente, pela propaganda do site ele parece ser mais potente que o Express tornando a experiência melhor.

PS: parece ter suporte ao Wi-Fi dual-band AC, coisa que o Express não tem. Isso é muito bom para conexões mais rápidas, mantém a qualidade máxima do streaming.
 
Não sei como comparar o Roku ao Chromecast, sei que quando fiz a pesquisa ele pareceu mais interessante e estou bastante satisfeito.

Ele tem alguns recursos a mais como comandos de voz, função de volume e ligar a TV. Outro detalhe a se notar é a falta de infravermelho no aparelho que fica escondido atrás da TV, diferente do Express, tirando a necessidade de apontar o controle para usar o aparelho. Finalmente, pela propaganda do site ele parece ser mais potente que o Express tornando a experiência melhor.

PS: parece ter suporte ao Wi-Fi dual-band AC, coisa que o Express não tem. Isso é muito bom para conexões mais rápidas, mantém a qualidade máxima do streaming.

Estou quase comprando um roku. Sabe informar se o spotify funciona no aparelho via celular ou outro equipamento? Pelo que li o aplicativo do roki não existe mais.

Outra dúvida, no chromecast como não tem controle remoto é tudo pelo celular, tenho ainda uma TV sony android e da para usar tanto o controle quanto o celular. No roku da para usar o celular ou PC para controlar os aplicativos (netflix e youtube) ou é somente pelo controle remoto?
 
Última edição:
Os aplicativos básicos, como YouTube, netflix e spotify funcionam normalmente?
 
Estou quase comprando um roku. Sabe informar se o spotify funciona no aparelho via celular ou outro equipamento? Pelo que li o aplicativo do roki não existe mais.

Outra dúvida, no chromecast como não tem controle remoto é tudo pelo celular, tenho ainda uma TV sony android e da para usar tanto o controle quanto o celular. No roku da para usar o celular ou PC para controlar os aplicativos (netflix e youtube) ou é somente pelo controle remoto?

De já tem uma smart TV não vejo a necessidade de um Roku.

Alguém sabe se o Amazon prime video funciona nesse stick ou no express?

Os aplicativos básicos, como YouTube, netflix e spotify funcionam normalmente?

Responderei os três de uma vez citando que infelizmente como citado na avaliação do post existem aplicativos bloqueados por região, Amazon Prime Video é um deles. Para fazer funcionar tem que usar uma VPN.
É possível usar o computador para buscar aplicativos mas também não tem suporte a isso em nossa região. Talvez com uma VPN também seja possível.
Não tenho conhecimento quanto ao Spotify.
 
Boa tarde,
Preciso da ajuda de vcs!!!
Meu Roku está em espanhol, pq não temos a linguagem em português. Instalei Netflix e Youtube.
O netflix começou todo em inglês, e depois ficou todo em português.

MAS O YOUTUBE, tá em espanhol, e só tem videos para região da linguagem do aparelho, coloquei a conta no youtube que uso no Brasil, mas não estou tendo conteúdo e nem linguagem em português!
Alguém me dá um help
 
Boa tarde,
Preciso da ajuda de vcs!!!
Meu Roku está em espanhol, pq não temos a linguagem em português. Instalei Netflix e Youtube.
O netflix começou todo em inglês, e depois ficou todo em português.

MAS O YOUTUBE, tá em espanhol, e só tem videos para região da linguagem do aparelho, coloquei a conta no youtube que uso no Brasil, mas não estou tendo conteúdo e nem linguagem em português!
Alguém me dá um help

No meu eu configurei o aparelho em inglês mesmo, mas coloquei a zona horária correta sem selecionar regiao/cidade de referência. Então no final como uso tudo em inglês mesmo nem notei essa diferença, YouTube só uso jogando do celular pelo app AllConnect.
Netflix sei que está em português.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo