• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Senão me engano, sim.

A essa altura do campeonato? Nunca, roteador de 2013 senão foi adicionado ainda, nunca que deve ser rsrsrs. O RT-AC68U só recebe updates ainda porque vendeu muito, e pode ver os change logs dos updates é só bug e security fixes gerais, nenhuma feature especifica para o aparelho em si(RT-AC68U).
Bate um arrependimento bem de leve de ter comprado esse router, ele é muito bom, consegui resolver o problema de oscilações bruscas nas transferências de arquivos entre computadores, a taxa de transferência agora sem mantém sempre acima dos 110 MB/s, antes ficava oscilando muito entre 30 MB/s a 80 MB/s.
Arrependimento pois essas tecnologias serem importantes numa rede Wi-Fi.
 
Última edição:
Pessoal fiz a instalação das fans no ac68u, houve uma redução das temperaturas, vejam se compensa.





Eu também uso nos meus dois roteadores Asus. Comprei no Aliexpress.
 
Colegas @FabianoSR e @danilospina , tenho um AC86U com firmware RMerlin 386.3_2 e gostaria de fazer algumas perguntas sobre as fans que instalaram:
  1. Uma das fotos parece mostrar "dust filters", filtros contra pó. É apenas uma tela rígida, ou há também aquela esponjinha macia?
  2. Já chegaram a abrir o roteador para verificar o acúmulo de pó devido à ventilação forçada 24 horas por dia? Esse é o fator que mais me preocupa nessa solução...
  3. Outro risco são as ventoinhas pararem de funcionar inesperadamente, e aí o fluxo natural de ar ficaria praticamente obstruído. Vocês chegaram a considerar montar as fans um pouco afastadas do roteador para evitar esse perigo? Cogitaram montar apenas a do lado direito, onde fica a CPU?
  4. Há alguma especificação de expectativa de vida nos produtos que compraram? Já vi anúncios de 2.000 horas (menos de 3 meses) a 100.000 horas (mais de 10 anos)!
  5. Qual foi a maior temperatura de CPU que vocês já registraram? Foi isso o que os levou a instalar as fans?
Obrigado desde já por seus comentários!
 
Colegas @FabianoSR e @danilospina , tenho um AC86U com firmware RMerlin 386.3_2 e gostaria de fazer algumas perguntas sobre as fans que instalaram:
  1. Uma das fotos parece mostrar "dust filters", filtros contra pó. É apenas uma tela rígida, ou há também aquela esponjinha macia?
Tela um pouco rígida, porém flexível.
  1. Já chegaram a abrir o roteador para verificar o acúmulo de pó devido à ventilação forçada 24 horas por dia? Esse é o fator que mais me preocupa nessa solução...
Hoje faz 1 semana que instalei, não considerei abrir o router, o router tem menos de 1 mês que está comigo.

  1. Outro risco são as ventoinhas pararem de funcionar inesperadamente, e aí o fluxo natural de ar ficaria praticamente obstruído. Vocês chegaram a considerar montar as fans um pouco afastadas do roteador para evitar esse perigo? Cogitaram montar apenas a do lado direito, onde fica a CPU?
Eu não sei se você já viu a instalação dessas fan's, para fixar ela no router, é um adesivo redondo do tipo esponja de dupla face, fica colado bem no centro da fan, e aí você fixa na router. Não considerei, pois as duas fans ficam ligadas no USB, teria que cortar os fios de uma delas e separar do cabo USB.
  1. Há alguma especificação de expectativa de vida nos produtos que compraram? Já vi anúncios de 2.000 horas (menos de 3 meses) a 100.000 horas (mais de 10 anos)!
Não procurei essa informação, vou tentar achar.
  1. Qual foi a maior temperatura de CPU que vocês já registraram? Foi isso o que os levou a instalar as fans?
Não sei te dizer, pois como está fazendo "frio" logo não tive temperaturas tão altas.
 
Muito obrigado pelas respostas, Danilo! Eu já tenho o roteador há 1 ano e meio, então tenho algumas referências para comparação. Já no seu caso, compreendo que tudo é muito recente.

Por curiosidade, se não for muito incômodo, qual é a sua temperatura ambiente e da CPU neste momento?

Agradeço novamente! :)
 
Muito obrigado pelas respostas, Danilo! Eu já tenho o roteador há 1 ano e meio, então tenho algumas referências para comparação. Já no seu caso, compreendo que tudo é muito recente.

Por curiosidade, se não for muito incômodo, qual é a sua temperatura ambiente e da CPU neste momento?

Agradeço novamente! :)
Temperatura ambiente agora as 21hs -> 20°C
Eu desliguei as ventoinhas e deixei a temperatura chegar no máximo e depois liguei novamente e como você pode ver a temperatura da CPU foi de 64°C para 51°C depois de alguns minutos.
2021-08-14-21-16-33-ASUS-Wireless-Router-RT-AC86-U-Temperature.jpg
 
Excelente! Muito obrigado pelo teste completo!

Você tem o 68U, certo? Ele está com firmware 386? Sua temperatura sem ventoinha fica 44°C acima da temperatura ambiente. No meu 86U é ainda pior - essa diferença é de 48°C. Neste momento, por exemplo, com temperatura ambiente de 19°C, a CPU está a 67°C (praticamente sem uso).

Se ficasse assim, estaria ótimo. O problema é a combinação de downloads pesados (+15°C, aproximadamente) com o calor do verão. Temo que a temperatura da CPU chegue próxima a 90°C... :confused:
 
Excelente! Muito obrigado pelo teste completo!

Você tem o 68U, certo? Ele está com firmware 386? Sua temperatura sem ventoinha fica 44°C acima da temperatura ambiente. No meu 86U é ainda pior - essa diferença é de 48°C. Neste momento, por exemplo, com temperatura ambiente de 19°C, a CPU está a 67°C (praticamente sem uso).

Se ficasse assim, estaria ótimo. O problema é a combinação de downloads pesados (+15°C, aproximadamente) com o calor do verão. Temo que a temperatura da CPU chegue próxima a 90°C... :confused:
Eu tenho o RT-AC68U e o RT-AC86U. Esse teste ai foi feito no RT-AC86U.
 
Excelente! Muito obrigado pelo teste completo!

Você tem o 68U, certo? Ele está com firmware 386? Sua temperatura sem ventoinha fica 44°C acima da temperatura ambiente. No meu 86U é ainda pior - essa diferença é de 48°C. Neste momento, por exemplo, com temperatura ambiente de 19°C, a CPU está a 67°C (praticamente sem uso).

Se ficasse assim, estaria ótimo. O problema é a combinação de downloads pesados (+15°C, aproximadamente) com o calor do verão. Temo que a temperatura da CPU chegue próxima a 90°C... :confused:
Essa medição de temp dos asus é zuada, eu tenho 3 86u, comprados juntos, que estão no mesmo lugar e desde o primeiro dia cada um deles marca uma temp completamente diferente.
Não vou lembrar exatamente as temps agora e não estou com acesso a eles no momento, mas tipo 1 deles marcava 80º sem uso e com uso a 100% chegava a tipo 82º, nada a ver.
Então nem esquento a cabeça com isso e nunca tive problemas.

Em tempo, tenho em outro lugar um Ubiquiti USG, esse aí é o inferno na terra, não da nem para ficar com a mão nele e não vejo a galera preocupada em refrigerar, eu mesmo não faço nada, está lá derretendo o rack a anos e sem problemas! rsrs
 
Eu tenho o RT-AC68U e o RT-AC86U. Esse teste ai foi feito no RT-AC86U.
Interessante, o seu AC86U tem um delta menor do que o meu. Obrigado.

Essa medição de temp dos asus é zuada, eu tenho 3 86u, comprados juntos, que estão no mesmo lugar e desde o primeiro dia cada um deles marca uma temp completamente diferente.
Não vou lembrar exatamente as temps agora e não estou com acesso a eles no momento, mas tipo 1 deles marcava 80º sem uso e com uso a 100% chegava a tipo 82º, nada a ver.
Então nem esquento a cabeça com isso e nunca tive problemas.

Em tempo, tenho em outro lugar um Ubiquiti USG, esse aí é o inferno na terra, não da nem para ficar com a mão nele e não vejo a galera preocupada em refrigerar, eu mesmo não faço nada, está lá derretendo o rack a anos e sem problemas! rsrs
Obrigado pelas informações. Realmente não faz sentido, e talvez isso explique a diferença mencionada acima. O firmware 386 aumentou minha temperatura de CPU em cerca de 6ºC, então estou um pouco preocupado com a chegada do verão. Ao mesmo tempo, não gosto muito do acúmulo interno de pó que as ventoinhas provavelmente causarão.

Agradeço novamente aos colegas.
 
Fala Galera, Beleza?

Tenho um RT-AX88U (firmware original) e estou efrentando problemas de conexão com a Claro NET (Modem CH8568 - Bridge).

O que é acontece é que de mais ou menos 20 em 20 minutos a conexão (teoricamente) cai; quando acesso o roteador mostra que estou desconectado da Internet, e o led do mesmo fica vermelho, não consigo pingar para nenhum endereço, porém continuo com conectividade pelo navegador, acessando todos os sites normalmente, pelo computador e celular, somente a Alexa que fica totalmente fora. Quando eu reinicio o modem ou desabilito/habilito a opção "conexão de internet", ele volta o normal, mas volta a "cair" depois de 20 minutos.

Seguem algumas configurações que eu tentei:

Frequência de Consulta DHCP: Utilizei os 3 modos
Tipo de Conexão WAN - Coloquei IP estático - Conectou mas "caiu" logo em seguida.
Conexão WAN - Atualmente está com IP automático
IPV6 está configurado como Native - DHCP-PD Ativo


Conseguem me ajudar?
Desde já meu muito obrigado.
 
Fala Galera, Beleza?

Tenho um RT-AX88U (firmware original) e estou efrentando problemas de conexão com a Claro NET (Modem CH8568 - Bridge).

O que é acontece é que de mais ou menos 20 em 20 minutos a conexão (teoricamente) cai; quando acesso o roteador mostra que estou desconectado da Internet, e o led do mesmo fica vermelho, não consigo pingar para nenhum endereço, porém continuo com conectividade pelo navegador, acessando todos os sites normalmente, pelo computador e celular, somente a Alexa que fica totalmente fora. Quando eu reinicio o modem ou desabilito/habilito a opção "conexão de internet", ele volta o normal, mas volta a "cair" depois de 20 minutos.

Seguem algumas configurações que eu tentei:

Frequência de Consulta DHCP: Utilizei os 3 modos
Tipo de Conexão WAN - Coloquei IP estático - Conectou mas "caiu" logo em seguida.
Conexão WAN - Atualmente está com IP automático
IPV6 está configurado como Native - DHCP-PD Ativo


Conseguem me ajudar?
Desde já meu muito obrigado.

Na NET é IP dinâmico caso algum caso que eu desconheça, eu não curto muito.

Tenta desativar o IPV6, antigamente era problemático na rede deles.
 
Fala Galera, Beleza?

Tenho um RT-AX88U (firmware original) e estou efrentando problemas de conexão com a Claro NET (Modem CH8568 - Bridge).

O que é acontece é que de mais ou menos 20 em 20 minutos a conexão (teoricamente) cai; quando acesso o roteador mostra que estou desconectado da Internet, e o led do mesmo fica vermelho, não consigo pingar para nenhum endereço, porém continuo com conectividade pelo navegador, acessando todos os sites normalmente, pelo computador e celular, somente a Alexa que fica totalmente fora. Quando eu reinicio o modem ou desabilito/habilito a opção "conexão de internet", ele volta o normal, mas volta a "cair" depois de 20 minutos.

Seguem algumas configurações que eu tentei:

Frequência de Consulta DHCP: Utilizei os 3 modos
Tipo de Conexão WAN - Coloquei IP estático - Conectou mas "caiu" logo em seguida.
Conexão WAN - Atualmente está com IP automático
IPV6 está configurado como Native - DHCP-PD Ativo


Conseguem me ajudar?
Desde já meu muito obrigado.

Olá. Recomendo que visite o tópico da Claro HFC, em https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-claro-net-hfc-fibra-optica.570254/.

É claro que não dá para ter certeza, mas é possível que seu problema esteja no modem CBN CH8568. Existem vários relatos negativos sobre esse modelo (eu mesmo tive dois, em Bridge), normalmente relacionados a queda de conexão combinada a canal upstream OFDMA. Não parece ser exatamente o que você está observando, mas pode haver alguma relação. Eu começaria verificando se seus sinais estão dentro do padrão, e se o canal OFDMA está ativo na sua área.

Como referência, no meu RT-AC86U com firmware Merlin 386.3_2, as configurações estão da seguinte forma (padrão):
  • Tipo de Conexão WAN: IP Automático
  • Frequência de Consulta DHCP: Modo Agressivo
  • IPV6: Desabilitado
Para garantir que o problema não seja do seu roteador (e, portanto, esteja no modem ou na rede externa), recomendo atualizar para o firmware mais recente (se já não for o caso), depois um reset completo para configurações de fábrica, e configuração manual passo-a-passo (NÃO recarregue configurações a partir de um arquivo back-up CFG). Dessa forma, talvez seja possível isolar qual configuração diferente do padrão provoca o problema.

Ou então, se quiser dar um passo além, experimente instalar o firmware Merlin, que é bastante parecido com o original e extremamente estável. Para isso, ainda no firmware original Asus, inicie por um reset para configurações de fábrica, e então instale o novo firmware Merlin 386.3_2. Após a instalação, faça obrigatoriamente um segundo reset de fábrica (inclusive marcando a opção de inicializar todos os parâmetros), e configuração manual passo-a-passo.

Em ambos os casos, para o processo de atualização de firmware e resets de fábrica, desconecte do roteador todos os dispositivos USB, cabo WAN, e cabos LAN (com exceção do computador que estiver controlando o upgrade). Após desconectá-los, execute um reboot para liberar mais memória antes de carregar o novo firmware.

Boa sorte!
 
Última edição:
Fala Galera, Beleza?

Tenho um RT-AX88U (firmware original) e estou efrentando problemas de conexão com a Claro NET (Modem CH8568 - Bridge).

O que é acontece é que de mais ou menos 20 em 20 minutos a conexão (teoricamente) cai; quando acesso o roteador mostra que estou desconectado da Internet, e o led do mesmo fica vermelho, não consigo pingar para nenhum endereço, porém continuo com conectividade pelo navegador, acessando todos os sites normalmente, pelo computador e celular, somente a Alexa que fica totalmente fora. Quando eu reinicio o modem ou desabilito/habilito a opção "conexão de internet", ele volta o normal, mas volta a "cair" depois de 20 minutos.

Seguem algumas configurações que eu tentei:

Frequência de Consulta DHCP: Utilizei os 3 modos
Tipo de Conexão WAN - Coloquei IP estático - Conectou mas "caiu" logo em seguida.
Conexão WAN - Atualmente está com IP automático
IPV6 está configurado como Native - DHCP-PD Ativo


Conseguem me ajudar?
Desde já meu muito obrigado.
Cara tenho exatamente o mesmo router, o seu é novo? O meu desde que comprei que é meio bugado, o que fiz para melhorar foi trocar o firmware para o merlin, mexer nos canais do wi-fi, e fui mexendo em várias configurações diferentes até estabilizar, mas não sei bem o que resolveu infelizmente.
 
Fala Galera, Beleza?

Tenho um RT-AX88U (firmware original) e estou efrentando problemas de conexão com a Claro NET (Modem CH8568 - Bridge).

O que é acontece é que de mais ou menos 20 em 20 minutos a conexão (teoricamente) cai; quando acesso o roteador mostra que estou desconectado da Internet, e o led do mesmo fica vermelho, não consigo pingar para nenhum endereço, porém continuo com conectividade pelo navegador, acessando todos os sites normalmente, pelo computador e celular, somente a Alexa que fica totalmente fora. Quando eu reinicio o modem ou desabilito/habilito a opção "conexão de internet", ele volta o normal, mas volta a "cair" depois de 20 minutos.

Seguem algumas configurações que eu tentei:

Frequência de Consulta DHCP: Utilizei os 3 modos
Tipo de Conexão WAN - Coloquei IP estático - Conectou mas "caiu" logo em seguida.
Conexão WAN - Atualmente está com IP automático
IPV6 está configurado como Native - DHCP-PD Ativo


Conseguem me ajudar?
Desde já meu muito obrigado.
Se o seu roteador for a versão chinesa vc precisa ir nas configurações do wifi e modificar o pais para EUA, o modo chinês adiciona canais que não existem nós equipamentos BR, desabilita a função de misturar os canais 2.5 e 5.0 em um só, desabilita o MIMO e coloca as 2 frequências em um canal fixo que o wi-fi analyser mostrar melhor, pelo menos para mim essa foi a solução, e também coloque o modem no modo bridge, evita uns travamentos também.
 
é só o speedtest do meu ac68 que é zoado?
kWz1Zne.png
PaYEdxy.png




n0b6ncA.png


usando o modem da claro em bridge! sei la pq diabos isso, no pc por cabo em downloads passa e bastante dos 500, pelo roteador...
 
Depois de quase dez anos com meu Rt-Ac66U resolvi fazer um upgrade para o Ax88U, O AC66U me serviu muito bem nestes anos todos, a única coisa que não funciona é o liga e desliga, tive que por um palito para manter ligado, não tem mais suporte do Merlin, fora isto ainda é superior a maioria dos modems básicos , vamos ver a nave que chega amanhã como vai se comportar.
 
Depois de quase dez anos com meu Rt-Ac66U resolvi fazer um upgrade para o Ax88U, O AC66U me serviu muito bem nestes anos todos, a única coisa que não funciona é o liga e desliga, tive que por um palito para manter ligado, não tem mais suporte do Merlin, fora isto ainda é superior a maioria dos modems básicos , vamos ver a nave que chega amanhã como vai se comportar.

Nâo conheço o Ax88U, comprou aonde ???
 
Depois de quase dez anos com meu Rt-Ac66U resolvi fazer um upgrade para o Ax88U, O AC66U me serviu muito bem nestes anos todos, a única coisa que não funciona é o liga e desliga, tive que por um palito para manter ligado, não tem mais suporte do Merlin, fora isto ainda é superior a maioria dos modems básicos , vamos ver a nave que chega amanhã como vai se comportar.
Também tive um AC66U por vários anos e gostava bastante dele, só pediu arrego quando migrei para um link maior e uma casa com múltiplos pavimentos.

No meu caso optei por separar o roteamento do ponto de acesso Wi-Fi pois o Asus (e qualquer outro roteador 'tudo em um', testei vários) ficava mal posicionado na casa, ao separá-los consegui economizar um bom dinheiro e melhorar substancialmente o desempenho e a cobertura da minha rede doméstica, nunca mais me incomodei com isso.
Quando puder posta suas impressões sobre o AX88U :joia:
 
Tem como configurar a sincronizacao do AiCloud Sync com o Google Drive no RT-AC86U ? Gostaria de saber e seria possivel compartilhar na rede os arquivos do google drive pelo RT-AC86U.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo