• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Qual que consome menos memória no ac86u o soft original da ASUS ou o merlim ?
Que eu saiba não muda nada neste sentido ou o Merlin em teoria é mais otimizado.
 
Qual que consome menos memória no ac86u o soft original da ASUS ou o merlim ?
Nunca reparei nisso, mas chutaria no merlin tendo maior uso de memória por ter algumas coisas a mais, mas estando os 2 firmwares com configurações padrões eu acredito que a diferença deve ser irrisória.
Em todo o caso eu não optaria entre um ou o outro por conta da diferença de uso da memória.
 
Que eu saiba não muda nada neste sentido ou o Merlin em teoria é mais otimizado.
Entendi porque quando eu testei torrent baixando no hd comeu muito memória
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nunca reparei nisso, mas chutaria no merlin tendo maior uso de memória por ter algumas coisas a mais, mas estando os 2 firmwares com configurações padrões eu acredito que a diferença deve ser irrisória.
Em todo o caso eu não optaria entre um ou o outro por conta da diferença de uso da memória.
Eu acho que era pra ser mais de 512 megas acho muito pouco, ainda mais se você for usar o torrent
 
Olá pessoal,

Uma novidade, o último firmware oficial inclui o suporte ao google assistente/home para alguns modelos de roteadores.

Ainda são poucos comandos disponíveis mas já melhor que nada.

Para quem tiver interesse seguem os links.

modelos;


comandos;


Instalei no RT-AX88U e deu certo.

Abs
 
Boa tarde !.

Alguem tem algum script para verificar se ddns asus esta ativo ?

Se nao estiver ativar.

Obrigado
 
Será que demora pra venderem o RT-ac59u v2 por aqui? Essa versão conta com aimesh, e eu estava querendo utilizá-lo como um nó na minha rede.
 
Ele deve ser de 2020/2021, mas no Brasil só vende a bosta do v1
Não, ele não é... Ele foi lançado no meio de 2019.

p1omBBt.png


2020 para cá a asus só lançou roteador AX senão me engano, modelos AC foi 2019 ou antes apenas. E essa revisão v2 parece que só saiu em alguns países como índia e Malásia.
 
Última edição:
Alguém usando o Cake QoS para jogos conseguiu achar uma configuração aceitável?

Já perdi horas lendo sobre o Cake, tentando entendê-lo, mas não é muito intuitivo.

Muitas infos você simplesmente não faz a miníma ideia do que são, como hash misses, drops, etc.
 
Alguém que tenha o RT-AC86U pode me ajudar?

Na última versão oficial do firmware eu notei que está dando uma mensagem de erro ao forçar atualização do ddns, sendo que é efetuada a atualização do IP, apesar da mensagem.

msOqeuJ.png


Dec 12 09:31:24 rc_service: dhcp6c 16481:notify_rc restart_ddns
Dec 12 09:31:24 start_ddns: update WWW.DNSOMATIC.COM default@dnsomatic.com, wan_unit 0
Dec 12 09:31:24 start_ddns: Clear ddns cache.
Dec 12 09:31:24 start_ddns: Start Inadyn.
Dec 12 09:31:24 inadyn[16486]: In-a-dyn version 2.8.1 -- Dynamic DNS update client.
Dec 12 09:31:24 inadyn[16486]: Update forced for alias all.dnsomatic.com, new IP# ***************
Dec 12 09:31:25 inadyn[16486]: Updating cache for all.dnsomatic.com
Dec 12 09:31:25 ddns: ddns update ok

Testei especificando somente um servidor, e também pelo NO-IP, e acontece a mesma coisa...

Obs: Eu estava com o firmware do Merlin até uns dias antes, e tenho certeza que não dava essa mensagem, sendo que fiz restauração de fábrica pra não deixar sujeira na configuração.
 
Alguém que tenha o RT-AC86U pode me ajudar?

Na última versão oficial do firmware eu notei que está dando uma mensagem de erro ao forçar atualização do ddns, sendo que é efetuada a atualização do IP, apesar da mensagem.

msOqeuJ.png




Testei especificando somente um servidor, e também pelo NO-IP, e acontece a mesma coisa...

Obs: Eu estava com o firmware do Merlin até uns dias antes, e tenho certeza que não dava essa mensagem, sendo que fiz restauração de fábrica pra não deixar sujeira na configuração.
Eu vou sincero, eu não vejo nenhuma razão ou motivo para se utilizar o firmware original da asus ao invés do merlin! Antigamente até que existia uma razão que era a questão do mesh(que não era suportado pelo merlin), porém, pelo que eu sei esse não é mais o caso?
 
Eu vou sincero, eu não vejo nenhuma razão ou motivo para se utilizar o firmware original da asus ao invés do merlin! Antigamente até que existia uma razão que era a questão do mesh(que não era suportado pelo merlin), porém, pelo que eu sei esse não é mais o caso?

O oficial está mais atualizado, com os patches de segurança mais recentes.

2021/11/25 62.68 MBytes
ASUS RT-AC86U Firmware version 3.0.0.4.386.45956
This version includes several vulnerability patches.
BusyBox
- CVE-2016-2148
- CVE-2016-6301
- CVE-2018- 1000517

cURL
- CVE-2020-8169
- CVE-2019-5481
- CVE-2019-5482
- CVE-2018-1000120
- CVE-2018- 1000300
- CVE-2018-16839

Lighttpd
- CVE-2018-19052

Linux
- CVE-2020-14305
- CVE-2020-25643
- CVE-2019-19052

lldpd
- CVE-2020-27827

Avahi
- CVE-2017-6519

hostapd
- CVE-2021-30004
- CVE-2019-16275

OpenVPN
- CVE-2020-11810
- CVE-2020-15078

wpa
- CVE-2021-30004
- CVE-2021-27803
- CVE-2019-11555
- CVE-2019-9499
- CVE-2019-9498
- CVE-2019-9497
- CVE-2019-9496
- CVE-2019-9495
- CVE-2019-9494
- CVE-2017-13086
- CVE-2017-13084
- CVE-2017-13082
- CVE-2016-4476
- CVE-2015-8041

- Fixed envrams exposed issue. Thanks to Quentin Kaiser from IoT Inspector Research Lab contribution.
- Fixed Stored XSS vulnerability.
- Fixed CVE-2021-41435, CVE-2021-41436.
Thanks to Efstratios Chatzoglou, University of the Aegean
Georgios Kambourakis, European Commission at the European Joint Research Centre
Constantinos Kolias, University of Idaho.
- Fixed Stack overflow vulnerability. Thanks to Jixing Wang (@chamd5) contribution.
- Fixed information disclosure vulnerability .Thanks to CataLpa from DBappSecurity Co.,Ltd Hatlab and 360 Alpha Lab contribution.
- Fixed httpd and Cfg server DoS vulnerability
Thanks to Wei Fan from NSFOCUS GeWuLAB.
- Fixed stack overflow vulnerability
- Fixed DoS vulnerability
Thanks for the contribution of Fans0n, le3d1ng, Mwen, daliy yang from 360 Future Security Labs

Please unzip the firmware file first then check the MD5 code.
MD5:c924f36ddba3fcaab42513f01a989483
DOWNLOAD
SHOW MORE DESCRIPTION
 
O oficial está mais atualizado, com os patches de segurança mais recentes.
EDIT: Agora lendo aqui, realmente um grande numero de falhas foi corrigido. Porém, eu ainda não acho que vale a pena sair do merlin e voltar ao firmware da asus só por isso, já que como esses patchs são importantes o merlin geralmente não demora para fazer o merge, como é o caso:


Qual o seu objetivo com o DDNS aqui? Pergunto porque para algumas aplicações como ter acesso remoto a interface web do aparelho é uma brecha de segurança enorme e não deveria ser usado. Outra coisa é que vc nesse seu print está expondo o host para todo mundo.

Não acho que vale a pena sair do merlin e voltar para o firmware da asus só por isso.
 
Última edição:
EDIT: Agora lendo aqui, realmente um grande numero de falhas foi corrigido. Porém, eu ainda não acho que vale a pena sair do merlin e voltar ao firmware da asus só por isso, já que como esses patchs são importantes o merlin geralmente não demora para fazer o merge, como é o caso:


Qual o seu objetivo com o DDNS aqui? Pergunto porque para algumas aplicações como ter acesso remoto a interface web do aparelho é uma brecha de segurança enorme e não deveria ser usado. Outra coisa é que vc nesse seu print está expondo o host para todo mundo.

Não acho que vale a pena sair do merlin e voltar para o firmware da asus só por isso.

O ddns é pra eu de fora poder acessar minha rede, meu owncloud etc. Mas eu tenho proteçao segura o suficiente. Eu consigo atualizar o ddns de outras formas, só me causou estranheza mesmo esse erro que o roteador acusa com o firmware oficial.
 
O ddns é pra eu de fora poder acessar minha rede, meu owncloud etc. Mas eu tenho proteçao segura o suficiente. Eu consigo atualizar o ddns de outras formas, só me causou estranheza mesmo esse erro que o roteador acusa com o firmware oficial.
Pode até usar o DDNS para se ter um "IP fixo" para vc acessar a VPN da sua rede, ou seja, o jeito certo e seguro para se ter acesso remoto de qualquer coisa na sua rede é criando um VPN server no asus.
 
Eu tenho meu próprio server de vpn/ssh, pelo roteador eu deixo tudo desligado/sem acesso ao setup via wan, mas consigo acessar pelo vpn/ssh do meu servidor.
Por isso que os extras do merlin pra mim não fazem muita diferença, exceto se ele tiver mais correções, que no momento pra esse modelo, não é o caso.
 
Última edição:
Pessoal, meu roteador é o modelo RT-AC88U, qualquer roteador asus que tenha aimesh funciona com o meu?
 
Pessoal, meu roteador é o modelo RT-AC88U, qualquer roteador asus que tenha aimesh funciona com o meu?
Sim. Aqui uso um RT-AC86U com um RT-AC68U.
 
Funciona bem? Vale o investimento?
Sim, funciona bem mas poderia ser melhor se eu conectar os dois roteadores via cabo e não por wireless pois as paredes de casa atenuam bem o sinal no roteador principal.
 
Eu testei o modo aimesh (wifi) por uns dias, e não gostei do resultado. Dava muita desconexao perda de sinal...
E testando em modo AP wifi, não tive problema algum, funcionou perfeitamente.
Não sei se foi bicheira do firmware da época (oficial e merlin davam o mesmo problema), mas qualquer dias desses vou testar com o firmware novo (merlin) que saiu recentemente pra ver se continua.
 
Sim, funciona bem mas poderia ser melhor se eu conectar os dois roteadores via cabo e não por wireless pois as paredes de casa atenuam bem o sinal no roteador principal.
Massa, estou em dúvida se pego um RT-AC68U ou um RT-AC86U para fazer aimesh com o meu RT-AC88U, mas queria o feedback de quem usa na prática se funciona bem, aqui vou conseguir usar os dois cabeados, o principal está no meu quarto de estudos onde fica o PC, e o outro colocaria na sala da TV, aqui as paredes são grossas e tem porcelanato em algumas paredes, o sinal fica bem fraco na sala e no meu quarto...
Eu testei o modo aimesh (wifi) por uns dias, e não gostei do resultado. Dava muita desconexao perda de sinal...
E testando em modo AP wifi, não tive problema algum, funcionou perfeitamente.
Não sei se foi bicheira do firmware da época (oficial e merlin davam o mesmo problema), mas qualquer dias desses vou testar com o firmware novo (merlin) que saiu recentemente pra ver se continua.
Quais os modelos que você tem?
 
Massa, estou em dúvida se pego um RT-AC68U ou um RT-AC86U para fazer aimesh com o meu RT-AC88U, mas queria o feedback de quem usa na prática se funciona bem, aqui vou conseguir usar os dois cabeados, o principal está no meu quarto de estudos onde fica o PC, e o outro colocaria na sala da TV, aqui as paredes são grossas e tem porcelanato em algumas paredes, o sinal fica bem fraco na sala e no meu quarto...

Quais os modelos que você tem?
Pega o 86U é mais robusto e faça por cabo, wireless é quebra galho.
 
Massa, estou em dúvida se pego um RT-AC68U ou um RT-AC86U para fazer aimesh com o meu RT-AC88U, mas queria o feedback de quem usa na prática se funciona bem, aqui vou conseguir usar os dois cabeados, o principal está no meu quarto de estudos onde fica o PC, e o outro colocaria na sala da TV, aqui as paredes são grossas e tem porcelanato em algumas paredes, o sinal fica bem fraco na sala e no meu quarto...

Quais os modelos que você tem?
Eu tenho um Ac86 e um ac68 numa rede aimesh que funcionam perfeitamente bem, mas eles estão cabeados.

No entanto, ao testar um outro ac68 via wifi em aimesh, ficou bastante instável...

Inicialmente ele parece funcionar bem, fica com conexão "ótima", de acordo com o router principal. Mas depois de um tempo, ele desconecta e perde a conexão com a rede.
Aconteceu várias vezes, tanto com o firmware oficial quanto com o merlin. Depois resolvi testar em modo AP, fora do aimesh, e nunca mais deu problema de desconexão (tô com ele assim há uns 3-4 meses).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo