• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Eu tenho um Ac86 e um ac68 numa rede aimesh que funcionam perfeitamente bem, mas eles estão cabeados.

No entanto, ao testar um outro ac68 via wifi em aimesh, ficou bastante instável...

Inicialmente ele parece funcionar bem, fica com conexão "ótima", de acordo com o router principal. Mas depois de um tempo, ele desconecta e perde a conexão com a rede.
Aconteceu várias vezes, tanto com o firmware oficial quanto com o merlin. Depois resolvi testar em modo AP, fora do aimesh, e nunca mais deu problema de desconexão (tô com ele assim há uns 3-4 meses).
Não dá para comparar multiplos APs cabeados na rede, com rede mesh.
No 1º caso a dsitribuição é full duplex na velocidade dedicada do cabo entre o router e o AP.
No 2º caso a distribuição é half duplex ( não existe wifi full duplex na especificação 802.11 ) e não há velocidade reservada na repetição dos dados entre os clientes, o AP e o router. Isso sem contar com fatores externos como interferência de outras redes e atenuação por mobília, paredes, distância etc .

A moral do mesh é ter acesso por múltiplos caminhos possíveis ( manter o usuário conectado ), não tendo garantia entretanto da velocidade e latência.
 
  • Curtir
Reações: jpz
Não dá para comparar multiplos APs cabeados na rede, com rede mesh.
No 1º caso a dsitribuição é full duplex na velocidade dedicada do cabo entre o router e o AP.
No 2º caso a distribuição é half duplex ( não existe wifi full duplex na especificação 802.11 ) e não há velocidade reservada na repetição dos dados entre os clientes, o AP e o router. Isso sem contar com fatores externos como interferência de outras redes e atenuação por mobília, paredes, distância etc .

A moral do mesh é ter acesso por múltiplos caminhos possíveis ( manter o usuário conectado ), não tendo garantia entretanto da velocidade e latência.

Não, eu comparei o mesmo router (ac68) via wifi, na mesma posição, alternando somente o modo dele de funcionamento.
No modo aimesh (wifi) ficou instável, caindo direto; e no modo AP (wifi) ficou estável, sem eu nunca ter percebido nenhuma desconexao nos últimos 3-4 meses.



obs: A ligação wifi dele com o modem principal (AC86 e AC68 cabeados) é no sinal 5ghz, com status inicial de "conexão ótima".
 
Estou precisando de uma ajuda, eu comprei o rt-ac86u e quero instalar o merlin nele, fiz no meu rt-ac88u, mas não lembro mais se precisei fazer algum passo a passo. O procedimento é igual ao de uma atualização de quando o router já está com o merlin instalado? Ou para mudar da stock para o merlin tem que fazer algo a mais?
 
Estou precisando de uma ajuda, eu comprei o rt-ac86u e quero instalar o merlin nele, fiz no meu rt-ac88u, mas não lembro mais se precisei fazer algum passo a passo. O procedimento é igual ao de uma atualização de quando o router já está com o merlin instalado? Ou para mudar da stock para o merlin tem que fazer algo a mais?

Olá, @Mushra. Também tenho um RT-AC86U e gosto bastante dele. Seguem minhas recomendações para instalação do firmware Merlin:
  1. Baixe o novo firmware Merlin 386.4_0 de https://sourceforge.net/projects/asuswrt-merlin/files/RT-AC86U/Release
  2. Extraia o arquivo RT-AC86U_386.4_0_cferom_ubi.w e compare a assinatura SHA256 com o que aparece em https://www.asuswrt-merlin.net/download
  3. Desconecte do roteador todos os dispositivos USB, cabo WAN, e cabos LAN (com exceção do computador que estiver controlando o upgrade)
  4. Execute um reboot para liberar mais memória antes de iniciar o processo de atualização para o novo firmware
  5. Ainda no firmware original Asus, faça um primeiro Reset para Configurações de Fábrica (Administration > Restore/Save/Upload Setting)
  6. Após o roteador reiniciar, é possível pular a configuração inicial e apenas cadastrar uma nova senha, acessando diretamente http://router.asus.com/Advanced_FirmwareUpgrade_Content.asp
  7. Instale o novo firmware (Administration > Firmware Upgrade)
  8. Após a instalação, faça obrigatoriamente um segundo Reset para Configurações de Fábrica, inclusive marcando a opção "Initialize all the settings,..." (Administration > Restore/Save/Upload Setting)
  9. Após o roteador reiniciar, reconecte os cabos e faça sua configuração personalizada de forma manual, passo-a-passo
  10. Ao final do processo de configuração, execute um último reboot

Boa sorte e conte-nos seus resultados!
 
Última edição:
Boa noite tenho um roteador Asus RT-AC86U com firmware Merlin 386.4 e deparei-me com este erro em looping no system log: kernel: protocol 0000 is buggy, dev eth0. Alguem mais com esse erro? Reparei que ele so acontece se o meu ipv6 estiver ligado em passthrough. Quando desligo o ipv6 o erro desaparece. Alguma ideia?
 
Boa noite tenho um roteador Asus RT-AC86U com firmware Merlin 386.4 e deparei-me com este erro em looping no system log: kernel: protocol 0000 is buggy, dev eth0. Alguem mais com esse erro? Reparei que ele so acontece se o meu ipv6 estiver ligado em passthrough. Quando desligo o ipv6 o erro desaparece. Alguma ideia?

Eu tenho tb o ac86 nesse firmware, mas meu ipv6 só funciona em modo "native", se eu seto esse passthrough fico só com ipv4.

ps. Agora que notei, estou sem ipv6 por algum motivo... Eu lembro que antes funcionava... Não sei se é desse router ou é culpa da vivo
 
Última edição:
Eu tenho tb o ac86 nesse firmware, mas meu ipv6 só funciona em modo "native", se eu seto esse passthrough fico só com ipv4.

ps. Agora que notei, estou sem ipv6 por algum motivo... Eu lembro que antes funcionava... Não sei se é desse router ou é culpa da vivo
Na Vivo funciona de boa o ipv6 mas eu estou usando o ac86 como Access point e deixei a HGU da Vivo como router.
 
Na Vivo funciona de boa o ipv6 mas eu estou usando o ac86 como Access point e deixei a HGU da Vivo como router.

Eu lembro que antes funcionava em modo "native"... Só olhei agora pra testar o modo passthrough e percebi que nem estava funcionando...
 
Voltei para o firmware de origem da Asus e tudo funciona perfeitamente. Descobri que o causador do problema é o Aiprotection Enable que faz causar aqueles erros. Quanto ao funcionamento do ipv6 em passthrought funciona perfeitamente e o meu Asus RT-AC86U esta como router, e o meu provedor é a vivo.
 
Olá, @Mushra. Também tenho um RT-AC86U e gosto bastante dele. Seguem minhas recomendações para instalação do firmware Merlin:
  1. Baixe o novo firmware Merlin 386.4_0 de https://sourceforge.net/projects/asuswrt-merlin/files/RT-AC86U/Release
  2. Extraia o arquivo RT-AC86U_386.4_0_cferom_ubi.w e compare a assinatura SHA256 com o que aparece em https://www.asuswrt-merlin.net/download
  3. Desconecte do roteador todos os dispositivos USB, cabo WAN, e cabos LAN (com exceção do computador que estiver controlando o upgrade)
  4. Execute um reboot para liberar mais memória antes de iniciar o processo de atualização para o novo firmware
  5. Ainda no firmware original Asus, faça um primeiro Reset para Configurações de Fábrica (Administration > Restore/Save/Upload Setting)
  6. Após o roteador reiniciar, é possível pular a configuração inicial e apenas cadastrar uma nova senha, acessando diretamente http://router.asus.com/Advanced_FirmwareUpgrade_Content.asp
  7. Instale o novo firmware (Administration > Firmware Upgrade)
  8. Após a instalação, faça obrigatoriamente um segundo Reset para Configurações de Fábrica, inclusive marcando a opção "Initialize all the settings,..." (Administration > Restore/Save/Upload Setting)
  9. Após o roteador reiniciar, reconecte os cabos e faça sua configuração personalizada de forma manual, passo-a-passo
  10. Ao final do processo de configuração, execute um último reboot

Boa sorte e conte-nos seus resultados!
Obrigado amigo, agora me veio uma dúvida, o aimesh dele funciona bem no merlin? Ou melhor deixar na rom oficial?

Irei usar com o meu RT-AC88U que está com o firmaware merlin na 386.4 atualizado está semana.
 
Infelizmente, não tenho experiência com AiMesh, pois o RT-AC86U é suficiente para cobrir meu apartamento.

Por tudo o que li, principalmente no SNBForums, você deve usar o AC86U como o roteador primário, e o AC88U como node. O motivo é que a parte de roteamento do AC86U é considerada superior à do AC88U.

Com relação a firmwares, como o RT-AC88U já está com o 386.4, eu tentaria primeiro dessa forma. Caso tenha problemas, sugiro voltar apenas o node (AC88U) para o firmware oficial Asus.
 
Vale a troca do ac86u por um ax88u? No sentido de ter um maior alcance? Eu atualmente tenho 1 ac86 (principal) e 2 satélites (ac68) para distribuir o sinal (um como nó, modo aimesh cabeado e o outro como AP wireless), e estou pensando em atualizar para um ax88 (principal) e outro ax82 (nó aimesh cabeado).

Inicialmente eu até pensei em misturar o ax com os ac velhos, mas li em alguns foruns que eu caparia o desempenho do ax, então estou pensando em trocar geral mesmo.
 
@farbus, eu também tenho o RT-AC86U e fiz exatamente esse teste. Comprei um RT-AX88U com a expectativa de aumentar um pouco o alcance da rede. Não tenho dispositivos AX, somente AC. Também não uso AiMesh. O que eu percebi, exclusivamente na minha instalação, foi o seguinte:
  • Em termos de intensidade de sinal, não houve alteração, seja em 2.4GHz ou 5GHz. Os quartos mais distantes permaneceram com o mesmo sinal "fraco". Não houve qualquer aumento de alcance, o que foi bastante desapontador.
  • Apesar do mesmo sinal, alguns dispositivos, especialmente em média distância, conseguiam velocidades de speedtest um pouco superiores. Mas nada muito drástico.
  • A latência do AX88U é um pouco menor do que a do AC86U. Usando a Claro HFC, percebi talvez uns 2-3ms a menos por Wifi, algo assim.
  • Em termos de temperaturas de operação, o AX88U trabalha bem mais frio do que o AC86U.

Em resumo, em uma eventual troca do AC86U pelo AX88U, se o seu objetivo é maior alcance, provavelmente irá se decepcionar. Dentro do alcance que você já tem, possivelmente perceberá alguma vantagem com o AX88U, particularmente em média distância.

No meu caso, não considerei que a troca valia a pena, e devolvi o AX88U. Vou esperar pelo AX86U -- ainda tenho esperanças de que ele seja distribuído oficialmente no Brasil!
 
@farbus, eu também tenho o RT-AC86U e fiz exatamente esse teste. Comprei um RT-AX88U com a expectativa de aumentar um pouco o alcance da rede. Não tenho dispositivos AX, somente AC. Também não uso AiMesh. O que eu percebi, exclusivamente na minha instalação, foi o seguinte:
  • Em termos de intensidade de sinal, não houve alteração, seja em 2.4GHz ou 5GHz. Os quartos mais distantes permaneceram com o mesmo sinal "fraco". Não houve qualquer aumento de alcance, o que foi bastante desapontador.
  • Apesar do mesmo sinal, alguns dispositivos, especialmente em média distância, conseguiam velocidades de speedtest um pouco superiores. Mas nada muito drástico.
  • A latência do AX88U é um pouco menor do que a do AC86U. Usando a Claro HFC, percebi talvez uns 2-3ms a menos por Wifi, algo assim.
  • Em termos de temperaturas de operação, o AX88U trabalha bem mais frio do que o AC86U.

Em resumo, em uma eventual troca do AC86U pelo AX88U, se o seu objetivo é maior alcance, provavelmente irá se decepcionar. Dentro do alcance que você já tem, possivelmente perceberá alguma vantagem com o AX88U, particularmente em média distância.

No meu caso, não considerei que a troca valia a pena, e devolvi o AX88U. Vou esperar pelo AX86U -- ainda tenho esperanças de que ele seja distribuído oficialmente no Brasil!

Muito obrigado pelo depoimento! Acho que vou ponderar melhor, ou quem sabe esperar alguma tecnologia mais nova.
 
Infelizmente, não tenho experiência com AiMesh, pois o RT-AC86U é suficiente para cobrir meu apartamento.

Por tudo o que li, principalmente no SNBForums, você deve usar o AC86U como o roteador primário, e o AC88U como node. O motivo é que a parte de roteamento do AC86U é considerada superior à do AC88U.

Com relação a firmwares, como o RT-AC88U já está com o 386.4, eu tentaria primeiro dessa forma. Caso tenha problemas, sugiro voltar apenas o node (AC88U) para o firmware oficial Asus.
Obrigado pela dica!!! Q que seria node?
 
Não tenho experiência prática, mas posso compartilhar alguns conceitos. Em uma rede AiMesh, você tem um roteador principal (que controla a rede, e onde praticamente toda a configuração é feita) e roteadores remotos (que são controlados e funcionam com os mesmos settings do roteador principal). Esses roteadores remotos são os chamados "nodes" ("nós", em Inglês). Eles podem ser conectados ao roteador principal por cabo ethernet (preferencialmente) ou por Wifi.
 
Sobre os nodes da rede AiMesh, o desenvolvedor do Merlin, recomenda usar a firmware original Asus neles. No roteador principal pode utilizar o Merlin.
Sobre qual usar para principal, sempre o com maior poder de processamento, ai precisa pesquisar na rede quais modelos você tem. Um bom parâmetro é ver qual consegue as maiores velocidades usando VPN.
Lembrando que a maioria das coisas que um roteador faz, é usando apenas 1 core, então não adianta por exemplo ter 4 cores de baixo desempenho, pode ser inferior a algum de 2 cores.
Por exemplo o AC86u, é 2 cores de alto desempenho, fazendo dele um dos roteadores da Asus com maior desempenho até hoje.
 
Vale a pena instalar um firmware alternativo nos roteadores Asus? Quais são as principais vantagens?
 
Sobre os nodes da rede AiMesh, o desenvolvedor do Merlin, recomenda usar a firmware original Asus neles. No roteador principal pode utilizar o Merlin.
Sobre qual usar para principal, sempre o com maior poder de processamento, ai precisa pesquisar na rede quais modelos você tem. Um bom parâmetro é ver qual consegue as maiores velocidades usando VPN.
Lembrando que a maioria das coisas que um roteador faz, é usando apenas 1 core, então não adianta por exemplo ter 4 cores de baixo desempenho, pode ser inferior a algum de 2 cores.
Por exemplo o AC86u, é 2 cores de alto desempenho, fazendo dele um dos roteadores da Asus com maior desempenho até hoje.
Obrigado pelas dicas. Infelizmente o meu RT-AC88U já está no merlin, tem como voltar para o sistema de fabrica?
 
Fiz update para o Asuswrt Merlin 386.4 no RT-AX88U.
Não vi ninguém comentar o ponto mais importante deste update: Colocaram o WIREGUARD ( vpn ) nos modelos HND ( AC86, AX86m AX88 etc )
Ainda não tem interface gáfica ( ou pelo menos eu não encontrei :) ), mas os comandos de cli estão lá.
 
Fiz update para o Asuswrt Merlin 386.4 no RT-AX88U.
Não vi ninguém comentar o ponto mais importante deste update: Colocaram o WIREGUARD ( vpn ) nos modelos HND ( AC86, AX86m AX88 etc )
Ainda não tem interface gáfica ( ou pelo menos eu não encontrei :) ), mas os comandos de cli estão lá.
Tenho um RT-AX88U também, quais os recursos que ele possui em relação ao firmware padrão?
 
Tenho um RT-AX88U também, quais os recursos que ele possui em relação ao firmware padrão?
O Asuswrt Merlin é baseado na versão oficial do Asuswrt que vem nos routers, acrescido de várias facilidades que inclusive com o tempo são incorporadas ao firmware padrão.
Meus interesses principais:
- Multiplos vpn server e client ( openvpn )
- Wireguard ( acrescido agora )
- Scripts e customizações gravadas em JFFS
- logs e páginas melhoradas

 
Eu tinha um RT-AC59U, fiz um upgrade pro RT-AX88U, rapaz é uma máquina sem precedentes hehehe, o bixo é um monstro mesmo, 4 Núcleos @ 1.8 GHz, 1GB de RAM, 8 Portas Ethernet, Recursos de segurança como Two-Way IPS e vários outras funcionalidades.
 
Última edição:
Eu tinha um RT-AC59U, fiz um upgrade pro RT-AX88U, rapaz é uma máquina sem precedentes hehehe, o bixo é um monstro mesmo, 4 Núcleos @ 1.8 GHz, 1GB de RAM, 8 Portas Ethernet, Recursos de segurança como Two-Way IPS e vários outras funcionalidades.
Cuidado que tem uma pegadinha nas portas ethernet ...
Tem um switch no SoC com 6 portas ...
As portas físicas 1,2,3 e 4 estão diretas no switch do SoC.
A porta 0 é a Wan física.
A porta 5 está ligada em outro switch secundário, que gera as portas físicas 5,6,7 e 8.

Se for no ssh vais encontrar de eth0 até eth7.
eth0 = wan
eth1 = porta1 da LAN
eth2 = porta2 da LAN
eth3 = porta3 da LAN
eth4 = porta4 da LAN
eth5 = switch secundário
eth6 = wifi 2.4GHz
eth7 = wifi 5.8GHz

São todas gigabit, mas pode dar gargalo entre elas ao usar tráfego entre as portas 1-4 com as portas 5-8.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo