[Emuladores] RPCS3 - Emulador de PlayStation 3 para Windows e Linux

~Naga

Ex-Membro Honorário
Registrado
Pessoal, estou criando o tópico do RCPS3 nesta área, pois é aonde temos os tópicos de outros emuladores (PCSX2 (PS2), CEMU (WiiU), etc).

*Qualquer tipo de pirataria não é permitido no tópico/fórum, então sigam o bom exemplo dos outros tópicos de emuladores.
800px-Wide_RPCS3.png

RPCS3 é o primeiro emulador de PlayStation 3 open-source para Windows e Linux

Desenvolvimento:
RPCS3 está atualmente a ser desenvolvido por um único desenvolvedor central, que está trabalhando em conjunto com os muitos colaboradores do GitHub que fornecem feedback e compromete-se para futuras implementações e recursos para o emulador.
O emulador foi inicialmente criado em 23 de maio de 2011 pelos programadores DH e Hykem. Os desenvolvedores inicialmente haviam hospedado o projeto no Google Code e, eventualmente, mudou-se para GitHub em 27 de agosto de 2013.
Em 22 de Janeiro de 2017 um novo website foi lançado, contendo informações atualizadas sobre o projeto e uma lista de compatibilidade com os jogos que vão sendo testados no emulador.

Requisitos de sistema:
Os requisitos de sistema para executar corretamente o RPCS3 ainda não são totalmente conhecidos e estão sujeitos a alterações durante o desenvolvimento. No entanto, temos um conjunto de requisitos mínimos que devem ser atendidos para que o emulador funcione corretamente.

Requisitos mínimos e recomendados:

Windows 7 64-bit ou superior / Linux 64-bit.
Um processador x64 com suporte a SSSE3 - *O RCPS3 tem suporte total a multi-core.
Uma GPU que suporte OpenGL 4.3 ou superior. O emulador agora conta com suporte a Vulkan.
Minimo: 4GB de RAM. Recomendado: 8GB de RAM ou mais.
Microsoft Visual C++ 2015 redistributable.
Microsoft DirectX End-User Runtime
Firmware do PlayStation 3 PS3UPDAT.PUP
Backup de jogos ou aplicativos do PlayStation 3
Os requisitos de armazenamento serão expandidos dependendo do que for instalado.
*Nós não damos suporte à pirataria. Todo o software do sistema deve ser de backup*

Site oficial: https://rpcs3.net/
Download última versão >clique aqui<
Lista de compatibilidade: https://rpcs3.net/compatibility







Tenham em mente que o projeto ainda está em alpha (engatinhando), então não esperem milagres :haha:

Guia Rápido:

Como posso obter e instalar o firmware do PlayStation 3?
Devido aos direitos autorais, estes ficheiros não podem ser distribuídos por nós e devem ser baixados no site PlayStation. Alternativamente, você pode baixar o mais recente arquivo de atualização de firmware PlayStation 3 da PlayStation.com se você for legalmente autorizado a fazê-lo. Uma vez baixado, você pode instalar o firmware usando o RPCS3 Firmware Installer em Tools > Install Firmware. Os arquivos serão então instalados e, em seguida, colocados corretamente em seus diretórios apropriados.

Onde ficam meus arquivos do save game?
• Os saves do PlayStation 3 ficam originalmente em: \dev_hdd0\home\00000001\savedata\
• Observe que os dados guardados são armazenados em pastas que correspondem à ID da região do seu jogo.

Gerenciando jogos e software da PlayStation 3:
Novamente, devido a direitos autorais e óbvias razões legais, os jogos e softwares do PlayStation 3 não podem ser distribuídos on-line e deve ser feito o backup de seu próprio jogo de PlayStation 3. Uma vez feito o backup destes jogos, eles podem estar em formato de pacote (.pkg), formato de disco Blu-ray ou formato PlayStation Network.

O layout típico de um diretório raiz do jogo Blu-ray:
• Pasta PS3_GAME, PS3_DISC.sfb

O layout típico de um diretório raiz do jogo PlayStation Network:
• Pasta TROPDIR, pasta USRDIR, ICON0.png, PARAM.sfo, etc.

Os jogos Blu-ray e PlayStation Network devem ser colocados em uma única pasta com seus respectivos arquivos e o nome da pasta deve corresponder ao ID do jogo. Se não tiver a certeza do ID da região do seu jogo, pode encontrar o ID da sua região na margem inferior do seu jogo. Se você não estiver mais na posse do seu jogo caso ou o seu jogo é um jogo PlayStation Network, você pode fazer uma pesquisa na Internet para o seu "nome do jogo + região do ID". Observe que é muito importante que você use a ID da região correta.

• Por exemplo: BCUS00000 é um jogo de discos Blu-ray dos EUA
• Por exemplo: NPUA00000 é um jogo da PlayStation Network dos EUA

Ao trabalhar com IDs de regiões de jogos reais, a ID de região do jogo será semelhante a esta:

• Por exemplo: BCUS98233 é uma cópia do Blu-ray Disc dos EUA de Uncharted 3
• Por exemplo: NPUA80472 é uma cópia da PlayStation Network americana da LittleBigPlanet

Configurações de áudio RPCS3:
A implementação de áudio não é realmente uma prioridade para agora, por isso só tem configurações básicas. RPCS3 atualmente suporta OpenAL e XAudio2. XAudio2 deve sempre ser usado no Windows para reprodução de áudio adequada.

Se você tiver quaisquer problemas com back-end de áudio, defina a saída para 'Null'. Desativará todo o áudio para o emulador.

_________________________________________________________

RESUMÃO DE INSTALAÇÃO:

Baixar o emulador e extrair para a pasta de sua preferência.
rpcs3.exe é executável do emulador
Pasta dev_hdd0 seria o HD interno do PS3
Pasta dev_hdd1 seria o cache do sistema PS3
Pasta dev_usb000 seria o USB do PS3

Inicie o emulador, vá na aba File > Install firmware e selecione o arquivo PS3UPDAT.PUP (tem que estar com esse nome) que vai ser o firmware do PS3 que você baixou.
É recomendado colocar assim: dev_usb000 > PS3UPDATE > PS3UPDAT.PUP

-Para rodar o jogo backup em pasta, vá em File > Boot ELF / SELF game e abra o arquivo correspondente na pasta do jogo. *O emulador aparentemente não suporta .iso, então você terá que extrair os arquivos com WinRar caso o backup seja em .iso.
-Para instalar jogos e conteúdos em .pkg, vá em File > Install PKG

- Na aba Configuration você vai encontrar as opções de vídeo, áudio e controle.
_________________________________________________________
 
Última edição:
Daqui a pouco aparece os " Ah, muito ruim esse emulador, ficou travando no meu I7 9999K @ 5ghz "

Tenham calma, daqui uns 5 anos vai rodar até em Dual Core :bat:
 
Mais vídeos :





 
Salvou meu final de semana.
 
Beyond Two Souls não está na lista dos jogáveis... :nooo:
 
sei que é meio fora do contexto do tópico, mas eu queria era o emulador do 1º Xbox pra jogar Juiced e Indy car 2005, tentei rodar ele essa semana mas o emulador ta abandonado a anos :feelbad:

de verdade no ps3 não tem nada de exclusivo que me interesse...mas um dia testarei.
 
Aguardando Metal Gear Solid 4 em 4k a 60fps :mr:

PS: daqui alguns anos :bwahaha:
 
O desenvolvedor do emulador possui um Patreon, poderia ser divulgado no primeiro tópico, não?
mesmo que tenha o link do site, fica mais claro ainda mais se conter uma breve explicação.
 
O peso na consciência de ter vendido o PS3 sem ter jogado alguns exclusivos acabou de ir embora.
 
O desenvolvedor do emulador possui um Patreon, poderia ser divulgado no primeiro tópico, não?
mesmo que tenha o link do site, fica mais claro ainda mais se conter uma breve explicação.

Pensei nisso, mas não sei se não iria em desacordo com as regras do fórum.
O que acha, @Leandro ? Dá pra fixar sem problemas?
 
Nos videos do Demon Souls ele parece igual ao PS3, que também roda meio lento... :haha:

Estou jogando DS no PS3 e o online está praticamente morto... pouquíssimas vezes consegui jogar online... :feelbad:

Com o online morto seria bem melhor rodar no PC logo... :mr2:
 
O emulador esta evoluindo de uma forma tremendamente rapida!

Testei, Street Fighter 2 HD, Catherine, Marvel vs Capcom 2, Castle Crashers e roda perfeitamente bem, inclusive o Catherine que é 3D.

E ontem vi um video do God of War 2, esta quase ficando bom
 
Rodei o Street Fighter 2 HD Remix sem placa de video, ficou bacana mas a jogabilidade do PlayStation 3 ficou uma b0st4... O troço ruim.
Mas comparado ao Chankast(entende-se início de emulador), este está perfeito... De momento acho que só melhorar a interface/organização dos jogos.
 
Rodei o Street Fighter 2 HD Remix sem placa de video, ficou bacana mas a jogabilidade do PlayStation 3 ficou uma b0st4... O troço ruim.
Mas comparado ao Chankast(entende-se início de emulador), este está perfeito... De momento acho que só melhorar a interface/organização dos jogos.
Estão melhorando a cada versão que sai.

Nas versões mais antigas, você tinha que selecionar as LLE's que funcionavam com o jogo de forma manual, hoje já colocaram automático, ajudou demais.

Logo sai mais coisas novas
 
Um dos melhores jogos do ano, Persona 5 agora está jogável do começo ao fim no PC via emulação

A novidade foi informada no blog oficial do RPCS3, em uma postagem na qual explicam que já consertaram todos os “problemas críticos” e que algumas pessoas já terminaram o game no emulador.

Também disseram que o motor gráfico de Persona 5 não tem trava na taxa de quadros por segundo, permitindo que ele rode em alguns pontos numa velocidade maior do que a vista no PS3 ou no PS4. Segundo o que foi informado, o jogo fica entre 15 e 60 fps. Em um exemplo no qual é citado o game rodando em um processador Core i5 da 4ª geração com overclock (vídeo abaixo), ele fica entre 10 e 20 fps na escola e em volta de Tóquio, e entre 20 e 30 fps nas dungeons e batalhas.



Também informaram que “isso é apenas o começo”, pois ainda tem muito trabalho a fazer de modo a conseguirem deixar jogáveis títulos como Red Dead Redemption, Metal Gear Solid 4 e The Last of Us.


FONTE: http://gamehall.uol.com.br/v10/um-d...-jogavel-do-comeco-ao-fim-no-pc-via-emulacao/
 
Estou pasmo com a evolução monstruosa desse emulador, agora já roda alguns jogos 3D perfeitamente.

Video novo com o Kingdon Hearts HD 1.5 Remix



 
Olha no dia que rodar Metal Gear 4,Ni No Kuni e Tales of Xillia de boa nesse emulador eu monto um PC só pra jogar essas maravilhas
 
Olha no dia que rodar Metal Gear 4,Ni No Kuni e Tales of Xillia de boa nesse emulador eu monto um PC só pra jogar essas maravilhas

Ni No Kuni já esta funcionando bem



 
Testei Demon Souls, e rodou de forma razoável. Só às vezes, acho que quando fazia alguma poeira, que dava umas engasgadas, mas logo depois ficava normal.
Rodei com um i5 4690k, 8gb e uma humilde GTX 670...
 
Ni No Kuni agora funciona perfeitamente no RPCS3, sem bugs e 60 fps



Soul Calibur 4 tbm



Ninja Gaiden Sigma 2

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo