Um estudo conduzido pela médica norte-americana Maressa Orzack indica que videogames de fato podem viciar - e mais: que 40% dos jogadores do popular MMORPG World of Warcraft sofrem desse mal.
"Os videogames ficavam nas casas de fliperama, onde havia limites sobre quanto tempo você podia jogar. Agora, com a internet e computadores na maioria dos lares, isso ficou mais difícil de controlar", diz a doutora, em entrevista ao site Twitch Guru.
"Eles [as empresas] produzem esses MMORPGs para manterem as pessoas no jogo. Eu acho que o problema se mistura com outras coisas, como distúrbios familiares, mas os jogos em si são naturalmente viciantes. Essa é a causa do problema".
A médica ainda diz que o vício dos vídeo games é como o dos jogos de azar. "Eles têm muitos dos mesmos sintomas: negligência do trabalho e corte das relações pessoais, por exemplo. (...) É um ciclo: as pessoas começam a gastar muito tempo jogando, e suas carreiras e relações pessoais começam a se deteriorar. Então elas começam a se mergulhar ainda mais no jogo por que é uma fuga dos problemas do mundo real".
Orzack acredita que a solução para esse problema é que os jogadores percebam quando estão viciados, e tenham o desejo de melhorar. A médica ainda menciona: "(...) há necessidade de colocar sinais de aviso em MMORPGs como World of Warcraft, similares aos que existem em cigarros. As pessoas precisam saber que esses jogos são potencialmente prejudiciais".
fonte http://www.gametv.com.br/
"Os videogames ficavam nas casas de fliperama, onde havia limites sobre quanto tempo você podia jogar. Agora, com a internet e computadores na maioria dos lares, isso ficou mais difícil de controlar", diz a doutora, em entrevista ao site Twitch Guru.
"Eles [as empresas] produzem esses MMORPGs para manterem as pessoas no jogo. Eu acho que o problema se mistura com outras coisas, como distúrbios familiares, mas os jogos em si são naturalmente viciantes. Essa é a causa do problema".
A médica ainda diz que o vício dos vídeo games é como o dos jogos de azar. "Eles têm muitos dos mesmos sintomas: negligência do trabalho e corte das relações pessoais, por exemplo. (...) É um ciclo: as pessoas começam a gastar muito tempo jogando, e suas carreiras e relações pessoais começam a se deteriorar. Então elas começam a se mergulhar ainda mais no jogo por que é uma fuga dos problemas do mundo real".
Orzack acredita que a solução para esse problema é que os jogadores percebam quando estão viciados, e tenham o desejo de melhorar. A médica ainda menciona: "(...) há necessidade de colocar sinais de aviso em MMORPGs como World of Warcraft, similares aos que existem em cigarros. As pessoas precisam saber que esses jogos são potencialmente prejudiciais".
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