RTX 3060 TI + Monitor 1440p

Gabriel Henrique da Silva

Member
Registrado
Vou montar um pc gamer com Ryzen 5 5600x e gostaria de saber qual a melhor opção: comprar uma RTX 3060 TI e um monitor Quad HD ou uma placa inferior para rodar no Ultra em Full HD. A 3060 TI me parece ótima, mas acho que não estaria usando todo seu potencial com um monitor Full HD e não encontrei um bom monitor gamer Quad HD ou 4K abaixo do R$3.000. Alguma sugestão?
 
Vou montar um pc gamer com Ryzen 5 5600x e gostaria de saber qual a melhor opção: comprar uma RTX 3060 TI e um monitor Quad HD ou uma placa inferior para rodar no Ultra em Full HD. A 3060 TI me parece ótima, mas acho que não estaria usando todo seu potencial com um monitor Full HD e não encontrei um bom monitor gamer Quad HD ou 4K abaixo do R$3.000. Alguma sugestão?

Eu pegaria a RTX 3060 Ti ou RX 6700 XT (algum modelo customizado que estiver mais barato - Nvidia só se fizer questão do software - bom pra quem faz vídeos - e se tiver jogos com RayTracing), ambas são excelentes placas para 1440p ou 2.5k. E o Asus TUF 27" IPS WQHD 170Hz VG27AQ1A (que infelizmente está fora de estoque e mais caro quando estava em estoque há uns meses atrás - na época paguei 2.199,90, no início de 2021) ou esse monitor (que é similar ao meu): Gigabyte 27 IPS WQHD 144Hz 1ms 120% sRGB FreeSync Premium G27Q-SA.
 
Tu já deu uma olhada no Ozone? Tem custo x benefício excelente pra 1440p 144hz.
 
Rapaz, to com um Ozone 27' QHD com uma 3060 Ti e digo, que setup. Muito gostoso mesmo de jogar.

Eu jogava em UltraWide Full HD e fiquei maravilhado com o quadhd mesmo não sendo ultrawide.
 
Você pretende jogar os jogos em qual configuração? Se for nas mais altas acho melhor pegar uma RTX 3070. É a mais indicada para jogar em 1440p. A 3060 fica abaixo de 60 fps em alguns dos jogos modernos.
 
Vou montar um pc gamer com Ryzen 5 5600x e gostaria de saber qual a melhor opção: comprar uma RTX 3060 TI e um monitor Quad HD ou uma placa inferior para rodar no Ultra em Full HD. A 3060 TI me parece ótima, mas acho que não estaria usando todo seu potencial com um monitor Full HD e não encontrei um bom monitor gamer Quad HD ou 4K abaixo do R$3.000. Alguma sugestão?
monitor quad hd bom tem q ficar de olho em promoções mano, se for ficar em 1080p acho q o melhor seria a rx6600xt, mas a 3060ti ja ia deixar vc pronto pra um futuro upgrade de monitor
 
monitor quad hd bom tem q ficar de olho em promoções mano, se for ficar em 1080p acho q o melhor seria a rx6600xt, mas a 3060ti ja ia deixar vc pronto pra um futuro upgrade de monitor

Em poucas exceções a 3060 Ti vai ficar pouca coisa atrás da 6600XT, talvez seja por conta dela rodar somente em 8x e ser 128bit. Só precisa ver a questão do preço e de quanto quer gastar.

 
Essas placas podem até sobrar pra 1080p ou 1440p na atualidade. Ainda assim já existem jogos hoje em dia que fazem elas peidarem (Cyberbug, Flight Simulator são 2 exemplos) até em 1080p. Se os jogos evoluírem e o peso de Cyberbug e Flight Simulator virarem regra, o pessoal que diz que elas irão sobrar por muito tempo até 1440p (sem diminuir muito a qualidade lógico) vai cair do cavalo. Isso claro se a pessoa não troca de VGA em toda geração que sai.

A longo prazo em qualidade máxima ou próximo disso, pra mim a 3060 Ti, 6600 XT ou forçando um pouco, até a 6700 XT e 3070 são placas para 1080p. E mesmo preferindo nVidia, quem tá melhor servido a longo prazo acima de 1080p é quem tem 6700 XT porque alia força bruta a fartura de memória.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em poucas exceções a 3060 Ti vai ficar pouca coisa atrás da 6600XT, talvez seja por conta dela rodar somente em 8x e ser 128bit. Só precisa ver a questão do preço e de quanto quer gastar.



Vendo esse vídeo eu acho que preciso de uma formatação aqui urgente. Não cravo 60 fps no Flight Simulator nem a pau.
 
A 3060 ti da conta do recado em 1440p, tenho uma e já usei monitor qhd, inclusive meu Dell s2721dgf está para chegar, a placa roda tudo de boa, inclusive meu Apex legends em gráficos competitivos mantendo uma média de 170 fps, então só vai.
 
Vou montar um pc gamer com Ryzen 5 5600x e gostaria de saber qual a melhor opção: comprar uma RTX 3060 TI e um monitor Quad HD ou uma placa inferior para rodar no Ultra em Full HD. A 3060 TI me parece ótima, mas acho que não estaria usando todo seu potencial com um monitor Full HD e não encontrei um bom monitor gamer Quad HD ou 4K abaixo do R$3.000. Alguma sugestão?
Depende muito do tempo que vc quer ficar, de quantos frames vc acha aceitável, do que vc joga, sua disposição para reduzir a qualidade gráfica, etc.

Hoje, tirando um aqui e outro acolá, a 3060TI faz 1440p de boas. Ali na faixa dos 70~80FPS. Com DLSS, 80~120FPS. Isso nos AAA. Nos competitivos a 3060TI deita legal ainda, tirando Warzone. Cada ano que passa e novos lançamentos, esse desempenho vai caindo. Então cabe a vc avaliar se essa é uma boa margem de início.
 
Última edição:
3070 placa pra 1080p?

Pessoal ta viajando. Talvez daqui 5 anos, rsrs.
3060 ti dá e sobra pra 1440p. Em high+ e acima de 75+ fps.
Cyberpunk SEM RAY TRACING roda em 80+ fps no high em 1440p.

Todas configurações no ultra sem ajustes de otimização em jogos pesados mal otimizados como cyberpunk é estupidez, não é referência.

1440p é muito melhor que 1080p, depois que trocar não vai conseguir voltar mais pra full hd.
 
3070 placa pra 1080p?

Pessoal ta viajando. Talvez daqui 5 anos, rsrs.
3060 ti dá e sobra pra 1440p. Em high+ e acima de 75+ fps.
Cyberpunk SEM RAY TRACING roda em 80+ fps no high em 1440p.

Todas configurações no ultra sem ajustes de otimização em jogos pesados mal otimizados como cyberpunk é estupidez, não é referência.

1440p é muito melhor que 1080p, depois que trocar não vai conseguir voltar mais pra full hd.

Eu acho que vc tá um pouquinho fora da realidade. 3060 Ti já fica no limite em algumas situações. E isso vc ainda tá contando que não haverá evolução nos jogos e que a "next gen" vai ser apenas a old gen com ray tracing. Nem acho tão impossível isso acontecer dada a mesmice dos jogos e a medíocre geração de consoles atual (que é quem dita o rumo dos jogos), mas se os jogos evoluírem, 3060 Ti e 3070 irão começar a sofrer. Aliás, se os 8gb começarem a limitar, aí é que ferrou mesmo. Então isso de dá e sobra em 1440p é bem relativo. Hoje em dia ainda é assim.

Sobre resolução, vai da paranoia de cada um. Já usei 4K numa TV de 43 polegadas e hoje uso full HD num monitor de 31 polegadas sem o menor incômodo.
 
Eu acho que vc tá um pouquinho fora da realidade. 3060 Ti já fica no limite em algumas situações. E isso vc ainda tá contando que não haverá evolução nos jogos e que a "next gen" vai ser apenas a old gen com ray tracing. Nem acho tão impossível isso acontecer dada a mesmice dos jogos e a medíocre geração de consoles atual (que é quem dita o rumo dos jogos), mas se os jogos evoluírem, 3060 Ti e 3070 irão começar a sofrer. Aliás, se os 8gb começarem a limitar, aí é que ferrou mesmo. Então isso de dá e sobra em 1440p é bem relativo. Hoje em dia ainda é assim.

Sobre resolução, vai da paranoia de cada um. Já usei 4K numa TV de 43 polegadas e hoje uso full HD num monitor de 31 polegadas sem o menor incômodo.
Fica no limite com tudo no ultra sem otimização e sem DLSS. Acho que talvez você quem está sendo preciosista demais na hora de otimizar suas configurações abaixo de tudo no talo. Eu tenho uma 3070 em outro PC, e a placa sobra (75+) pra 1440p sem raytracing em todos os jogos que testei otimizando high+ e usando DLSS em quality.
 
Eu acho que vc tá um pouquinho fora da realidade. 3060 Ti já fica no limite em algumas situações. E isso vc ainda tá contando que não haverá evolução nos jogos e que a "next gen" vai ser apenas a old gen com ray tracing. Nem acho tão impossível isso acontecer dada a mesmice dos jogos e a medíocre geração de consoles atual (que é quem dita o rumo dos jogos), mas se os jogos evoluírem, 3060 Ti e 3070 irão começar a sofrer. Aliás, se os 8gb começarem a limitar, aí é que ferrou mesmo. Então isso de dá e sobra em 1440p é bem relativo. Hoje em dia ainda é assim.

Sobre resolução, vai da paranoia de cada um. Já usei 4K numa TV de 43 polegadas e hoje uso full HD num monitor de 31 polegadas sem o menor incômodo.

Rapaz, quando eu tinha uma 5700 XT, eu rodava a maioria das coisas muito bem em 1440p. Alguns jogos faziam ela reclamar (Metro Exodus, Cyberpunk), mas os outros 90% rodavam com fps super alto.
 
Vá de 1440p, é bem superior e a 3060 Ti é ideal para essa resolução.
 
3070 placa pra 1080p?

Pessoal ta viajando. Talvez daqui 5 anos, rsrs.
3060 ti dá e sobra pra 1440p. Em high+ e acima de 75+ fps.
Cyberpunk SEM RAY TRACING roda em 80+ fps no high em 1440p.

Todas configurações no ultra sem ajustes de otimização em jogos pesados mal otimizados como cyberpunk é estupidez, não é referência.

1440p é muito melhor que 1080p, depois que trocar não vai conseguir voltar mais pra full hd.
Tem ng viajando. Tenho uma 3070 e vários jogos a performance já cai pra 65~75FPS com 100% de uso de GPU, portanto não é gargalo. Sim, tem margem pra reduzir a qualidade e melhorar essa performance, mas comprar uma 3070 pra rodar no médio? Isso vai acontecer já já. 5 anos? Cara, vc parece não entender os jogos que estão por vir. E nem como o PS5 ainda tem margem pra queimar. Hj os jogos rodam a 60FPS lá, mas consolista não liga pra isso. Já já a meta vai ser 30FPS e ai qualquer placa atual vai chorar gostosinho demais.
 
Última edição:
Fica no limite com tudo no ultra sem otimização e sem DLSS. Acho que talvez você quem está sendo preciosista demais na hora de otimizar suas configurações abaixo de tudo no talo. Eu tenho uma 3070 em outro PC, e a placa sobra (75+) pra 1440p sem raytracing em todos os jogos que testei otimizando high+ e usando DLSS em quality.

Ué, mas se ficar diminuindo qualidade e tirando Ray Tracing (que eu particularmente acho uma porcaria perante ao que pesa, mas é algo que ainda pode evoluir) ela sobra. Mas se for pra ficar diminuindo qualidade outras placas também irão sobrar. Dependendo até uma 3050 vai sobrar. :haha:
Ou seja, temos que torcer para os jogos não evoluírem para placas do nível de 3060 Ti continuarem sobrando (as vezes nem tanto) em 1080p e 1440p. Se os jogos continuarem estáticos, blz, vai sobrar. Mas quem garante que vai continuar assim? Acho até que a probabilidade do peso dos jogos não aumentar até em médio prazo é bem pequena. Falo isso mesmo perante ao comodismo das produtoras e aos gamers que se contentam com mais do mesmo.
Enfim, pra mim muitos estão projetando o futuro se baseando apenas no presente.

Rapaz, quando eu tinha uma 5700 XT, eu rodava a maioria das coisas muito bem em 1440p. Alguns jogos faziam ela reclamar (Metro Exodus, Cyberpunk), mas os outros 90% rodavam com fps super alto.

Cara, mas é o que vivo falando. Essa é a realidade atual da qual eu nunca discordei. Hoje a 3060 Ti dá conta com alguma tranquilidade em 90% dos casos. Mas e quando os 10% virarem regra?
Hoje nem tem jogo next gen decente. Será que daqui a 2-3 anos continuará sendo assim?
 
Mas e quando os 10% virarem regra?
Hoje nem tem jogo next gen decente. Será que daqui a 2-3 anos continuará sendo assim?

Aí entra no quesito de adivinhar o futuro. Não temos como saber se ou quando isso vai acontecer.
A 2080 Ti vai fazer 4 anos de lançada e esse futuro não chegou pra ela, quem comprou ela pra jogar em 1440p tá rindo atoa até hoje.

E honestamente, esses 10% rodam bem se tu gastar 2 minutos configurando os gráficos ao invés de setar tudo no ultra.
 
Essas placas podem até sobrar pra 1080p ou 1440p na atualidade. Ainda assim já existem jogos hoje em dia que fazem elas peidarem (Cyberbug, Flight Simulator são 2 exemplos) até em 1080p. Se os jogos evoluírem e o peso de Cyberbug e Flight Simulator virarem regra, o pessoal que diz que elas irão sobrar por muito tempo até 1440p (sem diminuir muito a qualidade lógico) vai cair do cavalo. Isso claro se a pessoa não troca de VGA em toda geração que sai.

A longo prazo em qualidade máxima ou próximo disso, pra mim a 3060 Ti, 6600 XT ou forçando um pouco, até a 6700 XT e 3070 são placas para 1080p. E mesmo preferindo nVidia, quem tá melhor servido a longo prazo acima de 1080p é quem tem 6700 XT porque alia força bruta a fartura de memória.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Vendo esse vídeo eu acho que preciso de uma formatação aqui urgente. Não cravo 60 fps no Flight Simulator nem a pau.
3070 pra 1080p só se for pro pessoal que seta tudo no ultra em tudo, e não aceita redução. Pq com pequenos ajustes, essa placa aguenta anos em 1440p. Olha quanto tempo a GTX 1080 aguentou rodando os títulos AAA em ótima qualidade, e ainda roda vários em 1080p. Se não for nem um maníaco por ultra gráficos sempre, uma 3060Ti vai durar bastante tempo.
 
Aí entra no quesito de adivinhar o futuro. Não temos como saber se ou quando isso vai acontecer.
A 2080 Ti vai fazer 4 anos de lançada e esse futuro não chegou pra ela, quem comprou ela pra jogar em 1440p tá rindo atoa até hoje.

E honestamente, esses 10% rodam bem se tu gastar 2 minutos configurando os gráficos ao invés de setar tudo no ultra.
Pandemia no meio dessa parada toda né? Nenhum jogo saiu pra PS5 ainda. Nada de UE5 até agora.

E tipo... 2080TI é top da top de seu lançamento. Não é uma 3060TI, quarta placa de seu lançamento. Comparação aqui deveria ser a 3080TI. E, sim, a 3080TI tranquilamente vai levar 1440p nos próximos anos. Mas entre uma 80TI e uma 60TI tem uma diferença de performance de quase 50%.

Não é achismo olhar para o passado e analisar oq ue vai acontecer com o futuro. Isso são números. Isso é dado, é ciência. Em média, jogos vão ficando 10% mais pesados. Então é só fazer os cálculos. Claro que ng pode esperar o imponderável feito uma pandemia.
 
Aí entra no quesito de adivinhar o futuro. Não temos como saber se ou quando isso vai acontecer.
A 2080 Ti vai fazer 4 anos de lançada e esse futuro não chegou pra ela, quem comprou ela pra jogar em 1440p tá rindo atoa até hoje.

E honestamente, esses 10% rodam bem se tu gastar 2 minutos configurando os gráficos ao invés de setar tudo no ultra.

É, configurar gráficos é muito fácil. E se elevarmos isso a um nível maior, qualquer placa moderna razoavelmente forte vai sobrar.

2080 Ti vc tá de piada né? Pegou a placa mais forte da geração que foi lançada há 4 anos (não lembro bem, mas que seja) quando os jogos eram mais leves pra dizer que uma intermediária de 2020 (20 ou 19?) como a 3060 Ti ou mesmo a 3070 vai sobrar pro futuro em 1440p?
E é óbvio que quem pegou 2080 Ti há 4 anos foi pra ficar tranquilo por muito tempo mesmo, ainda mais em 1440p. A placa tem potência equivalente uma 3070! Imagina uma "RTX 3070" em 2018. Era pra ficar tranquilo MESMO. Na boa, tem que melhorar esses exemplos rs.
 
É, configurar gráficos é muito fácil. E se elevarmos isso a um nível maior, qualquer placa moderna razoavelmente forte vai sobrar.

2080 Ti vc tá de piada né? Pegou a placa mais forte da geração que foi lançada há 4 anos (não lembro bem, mas que seja) quando os jogos eram mais leves pra dizer que uma intermediária de 2020 (20 ou 19?) como a 3060 Ti ou mesmo a 3070 vai sobrar pro futuro em 1440p?
E é óbvio que quem pegou 2080 Ti há 4 anos foi pra ficar tranquilo por muito tempo mesmo, ainda mais em 1440p. A placa tem potência equivalente uma 3070! Imagina uma "RTX 3070" em 2018. Era pra ficar tranquilo MESMO. Na boa, tem que melhorar esses exemplos rs.

Bem, eu acho que foram bons exemplos, e acho que passar um tempo configurando os gráficos vale a pena.
Você preferiu partir pra deboche, então por mim encerramos aqui. Abraço.
 
Bem, eu acho que foram bons exemplos, e acho que passar um tempo configurando os gráficos vale a pena.
Você preferiu partir pra deboche, então por mim encerramos aqui. Abraço.

Deboche? Sem choro cara, eu não debochei de nada, mas se fosse pra ficar de mimimi, eu poderia dizer que deboche é vc pegar a placa mais forte de seu tempo pra afirmar que uma intermediária atual de potência similar/ligeiramente inferior vai ter folga pra 1440p por um bom tempo. Esse exemplo foi bem sem sentido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo