Rúido na fonte e na CPU...

LNDR

know-it-all Member
Registrado
Galera,

Venho tendo uns problemas de ruídos sonoros no pc dentro do Windows. Aquele ruído que faz quando você movimenta o mouse, bota o mouse parado em cima de algum video do youtube e carrega a tela de 'preview' do video ou até quando abre e fecha o botao iniciar do Windows com o mouse... etc.

Li por aí que poderia ser várias coisas, mas geralmente era processador... Ja troquei driver de som, chipset, tudo... troquei ISO de instalacao, ou seja, formatei etc... nada resolve. Aparentemente o problema só diminui quando utilizo Linux (o problema é que eu não sei se é psicológico ou não) ou quando coloco as entradas p2 de fone e mic nas portas frontais do gabinete, em vez das portas traseiras da placa mãe (Gigabyte B660M DS3H v1). Por si só, não fazer ruídos quando esta conectado nas portas frontais do gabinete ja indicaria algum problema nas portas traseiras da mobo, correto? Então já poderia pedir garantia da mobo. Entretanto tem algo curioso aqui...

Nesses dias quando me aproximei fisicamente do processador (12400F - cooler box), ele ou o cooler está fazendo alguns ruídos/estalos também (parecido com interferencia mesmo) e também escutei ruídos vindo da fonte (Corsair CX450). Logo mexi nos cabos do cooler do gabinete, parei à força a ventoinha traseira do gabinete com o dedo tanto quanto a do proprio cooler do processador por alguns segundos pra testar se a vibracao vinha delas, mas nada adiantou. O ruido continuou. Entao deduzi que o problema era a fonte (coil white?). Até mandei msg pro RMA já (essa fonte nova ja é fruto de um RMA que fiz no comeco do ano).

Só que hoje fui fazer o mesmo procedimento de parar as ventoinhas, respectivamente, e o ruido tanto do processador quanto da fonte sumiram. Parei só a ventoinha traseira do gabinete e a vibracao fisica parou de novo. Será que era só ela mesmo esse tempo todo? Porque nas outras vezes não parou? Entretanto, o ruído ao movimentar o mouse continua, mesmo que muitoooo mais baixo. Fiquei sem entender nada.

Agora fiquei em um dilema. Provavelmente vou ter que refazer todos os testes de usar as entradas frontais do gabinete pra ver se para de novo, formatar o pc com outra ISO do Windows ou do Linux, bla bla bla etc... Apesar de parecer algo simples, nao sei quando vou ter tempo/saco de fazer isso...

Alguém tem idéia se pode ser algo mais sério? Se devo acionar a garantia da fonte ou mobo logo? Será que estou com o PC em risco? Pois uso uma 3060TI pra minerar (só um pouco por enquanto, por causa desses problemas) nesse PC e que é meu PC de uso diário...

Ja mandei email pra Corsair e estou cogitando seriamente em solicitar a garantia da mobo logo também... o problema seria ficar sem pc durante um tempo, mas paciência...
 
Revise a sua instalação elétrica (se possível, tenha um circuito separado pras tomadas do PC) e providencie aterramento.
Já estou com aterramento e já 'revisei' as instalações com outro técnico. Mas acho que vou ter que acabar chamando-o novamente para ver isso aqui. Realmente depois da ultima ou penultima visita aconteceram umas paradas estranhas, tipo minha mae ligar o liquidificador na cozinha e chiar meu fone aqui no quarto... Ja faz tempo que nao acontece isso, mas acredito que precisa dar uma olhada... obrigado por reforçar isso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo