''RV790'' Poderá ser mais rápido do que todos pensam!

Demon_Witch

Banido
Banido
Já faz alguns bons dias que os mais vidrados em placas de vídeo passaram a conhecer a suposta existência de um novo chip gráfico por parte da ATI, até agora conhecido apenas como RV790 ou Radeon HD 4890. Muitos rumores circulam pela Web tentando indicar o que de fato este chip gráfico poderá trazer de novo para o mundo da computação gráfica e as especulações que antes eram fortes defensoras de que a nova GPU não seria mais que um RV770 de maior freqüência, passam a desviar o tom da conversa indicando agora que o novo chip será na verdade uma evolução bem significativa.

Fontes internas de Fuad Abazovic, (des)conhecido mantenedor do site Fudzilla, obtiveram informações durante a feira de tecnologia Cebit de que o RV790 não será apenas um RV770 com mais freqüências. O site Pc Perspective também resolveu dar o seu pitaco no assunto com uma pequena matéria bem interessante sobre o RV790.

Reunindo as informações, temos o seguinte resumo da ópera:

- Existem problemas com o novo processo litográfico de 40nm da TSMC. A fábrica produtora de microchips não teria investido o bastante neste seu novo processo, o que acarretou em problemas de rendimentos;

- A AMD não estaria nem um pouco afim de esperar até que este processo passe a ter mais qualidade, o que deverá acontecer somente a partir de agosto deste ano. Até lá, seria muito tempo sem nenhum produto novo, deixando a AMD debaixo da sombra feita pelas novas Geforce GTX em 55nm por pelo menos 6 meses. Reutilizar o processo de 55nm, já bem maduro, seria a saída;

- A nova filosofia da AMD de investir em pesquisa e desenvolvimento de chips menores e mais eficientes permitiria que o RV790 pudesse realmente aparecer no mercado tão logo e com um potencial maior do que o esperado;

- A falta de competitividade do chip RV770 quando o assunto é GPGPU poderia forçar a AMD a acelerar a introdução de uma nova arquitetura.

Estes indícios podem realmente levar a divisão gráfica da AMD a lançar em breve uma GPU bem perto daquilo que seria a sua próxima geração de placas de vídeo. Segundo mais especulações, a nova arquitetura traria no mínimo 960 Stream Processors (há quem acredite em 1200). Entretanto, estes novos Stream Processors utilizariam mais transistores na sua composição em prol do aumento de desempenho em cálculos de dupla precisão, ponto este que favorece o conceito de GPGPU e pode colocar a AMD de volta na recente briga deste mercado. As unidades de textura também passariam por alguns ajustes e aumento na sua contagem, bem como outras unidades que compõe o chip e a arquitetura como um todo seria refinada. Acredita-se ainda que todas estas alterações fariam com que o RV790 fosse cerca de 30% mais rápido que seu antecessor e que seu consumo elétrico fosse reduzido, especialmente em estado de ociosidade onde o RV790 consumiria menos que a Radeon HD 4850.

Ao leitor, vale lembrar que tudo isto não passa de “achismos”, mas é interessante notar como a conversa já mudou ao longo do tempo. Será que podemos esperar uma nova GPU para Abril? Pois é, algumas fontes sugerem – e outras dão como certo – que é em Abril que iremos conhecer a introdutora da nova geração de placas da AMD.

Mas, como costumava cantar Bob Marley, time will tell...


Fonte: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=251744
 
tomara... time will tell...

agora sou a favor dessas de chips menores com menor consumo... nossa conta de energia agradece
 
O bom seria mesmo chips mais refinados e com baixo consumo e poder de fogo como falow o Gun´ss. Mas tudo tá caminhando para isso mesmo é só questão de tempo.
 
Eu acredito que seja isso mesmo, até porque vai ser lançado ainda em 55nm e se nao fosse mais poderoso nao teria o porque do lançamento.
 
A AMD tá fazendo um baita mistério em torno do RV790, tem soltado uns rumores estranhos, cada site diz uma coisa. Tá parecendo o RV770 pouco antes do lançamento quando os rumores diziam que ia ter 480 SPs, no final vieram 800. Acho díficil acontecer de novo, mais provável do RV790 ser um RV770 com mais clock. Espero estar errado.
 
A AMD tá fazendo um baita mistério em torno do RV790, tem soltado uns rumores estranhos, cada site diz uma coisa. Tá parecendo o RV770 pouco antes do lançamento quando os rumores diziam que ia ter 480 SPs, no final vieram 800. Acho díficil acontecer de novo, mais provável do RV790 ser um RV770 com mais clock. Espero estar errado.

Eu ja não acho isso!
Pq? A nVidia ja respondeu nossa duvida. Esse rumor do GTX 275 me cheira medo por parte dela.
Creio eu que essa nova ATI será superior ao GTX 280!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo