[AJUDA] RX 580 GPU CAINDO DE 100% PARA 0% DE USO

Lucas Carignato

New Member
Bom dia a todos, sou novo no fórum e preciso de uma ajuda com a placa de vídeo RX 580 8gb XFX.

Recentemente comprei essa placa de vídeo, ela deu um trabalho para dar vídeo inicialmente mas depois de um tempo ligou e deu vídeo normal.

O problema começou quando comecei a jogar, em todos os jogos como GTA V, PUBG LITE, RESIDENT EVIL 7, a GPU da placa de vídeo cai bruscamente de 100% de uso para 0% de uso, quando travo o fps a 60 fps ela não chega a 100% e a quantidade de queda para 0% aumenta, mesmo eu colocando o jogo no ultra as quedas não cessam.

Já tentei aumentar a quantidade de energia fornecida para a placa de vídeo, já tentei aumentar a frequência da placa que normalmente roda a 1115mhz, já tentei aumentar a tensão da placa de vídeo, já até formatei meu PC porém nada resolve as quedas de GPU, e acredito que não seja gargalo da parte do processador pois ele sempre fica de 80 a 90% no GTA V e 60% do PUBG LITE.

Realmente não sei mais o que fazer, peço ajuda por favor.

Abaixo as especificações do meu setup:

H110M PRO VH PLUS MSI
16GB RAM 8X2 MAXSUN 2666MHZ
240GB SSD WD GREEN
RX 580 8GB XFX 1115MHZ
i5 7400 3GHZ

Bom dia a todos, sou novo no fórum e preciso de uma ajuda com a placa de vídeo RX 580 8gb XFX.

Recentemente comprei essa placa de vídeo, ela deu um trabalho para dar vídeo inicialmente mas depois de um tempo ligou e deu vídeo normal.

O problema começou quando comecei a jogar, em todos os jogos como GTA V, PUBG LITE, RESIDENT EVIL 7, a GPU da placa de vídeo cai bruscamente de 100% de uso para 0% de uso, quando travo o fps a 60 fps ela não chega a 100% e a quantidade de queda para 0% aumenta, mesmo eu colocando o jogo no ultra as quedas não cessam.

Já tentei aumentar a quantidade de energia fornecida para a placa de vídeo, já tentei aumentar a frequência da placa que normalmente roda a 1115mhz, já tentei aumentar a tensão da placa de vídeo, já até formatei meu PC porém nada resolve as quedas de GPU, e acredito que não seja gargalo da parte do processador pois ele sempre fica de 80 a 90% no GTA V e 60% do PUBG LITE.

Realmente não sei mais o que fazer, peço ajuda por favor.

Abaixo as especificações do meu setup:

H110M PRO VH PLUS MSI
16GB RAM 8X2 MAXSUN 2666MHZ
240GB SSD WD GREEN
RX 580 8GB XFX 1115MHZ
i5 7400 3GHZ
Qual é o modelo/marca da fonte que você está usando?

Seus drivers estão todos atualizados? Versão da BIOS tbm?

Cara, estranho isso aí. Já tentou testar a placa em outro PC?

a BIOS da placa mãe não é atualizada com Drivers

e você esta usando o Windows 10 1909 pelo menos ? instalou em UEFI ?

a versão da BIOS e a instalação UEFI muda a maneira como a GPU se comporta com a CPU

Não tenho como testar a placa em outro pc infelizmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a BIOS da placa mãe não é atualizada com Drivers

e você esta usando o Windows 10 1909 pelo menos ? instalou em UEFI ?

a versão da BIOS e a instalação UEFI muda a maneira como a GPU se comporta com a CPU

Sim, eu sei que o driver da placa mãe não tem nada haver com a BIOS, e sim a BIOS está atualizada na ultima versão, e sim amigo eu formatei o ssd com UEFI, e utilizo o Windows 10 com todas as atualizações instaladas, por isso estou achando estranho estar ocorrendo isso

Não tenho como testar a placa em outro pc infelizmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, eu sei que o driver da placa mãe não tem nada haver com a BIOS, e sim a BIOS está atualizada na ultima versão, e sim amigo eu formatei o ssd com UEFI, e utilizo o Windows 10 com todas as atualizações instaladas, por isso estou achando estranho estar ocorrendo isso

desativou o Chili ? tem umas opções la no driver da AMD que pode ajudar se vc desativar

Estou tendo o mesmo problema com minha RX 570 PCYES, acabei de montar o pc e não estou conseguindo resolver, consigo jogar de boa mas da pra perceber algumas quedas de fps devido a queda de uso da placa de vídeo, o processador nunca chega a 100%.

Se estiverem vendo pelo afterburner tem que Ativar (ou desativar se tiver ativada) a opção "Enable unified GPU usage monitoring";

Você falou que o uso da VGA cai, mas o FPS cai também ?
Qual resolução está usando ?
Tentou modo Alto Desempenho no windows ?

Estou tendo o mesmo problema com minha RX 570 PCYES, acabei de montar o pc e não estou conseguindo resolver, consigo jogar de boa mas da pra perceber algumas quedas de fps devido a queda de uso da placa de vídeo, o processador nunca chega a 100%.
Acontece em todos os jogos e em qualquer configuração gráfica?

Acontece em todos os jogos e em qualquer configuração gráfica?

Sim, é muito estranho, jogo cs go a mais de 100 FPS, mas é visível as quedas, por estar com grande quantidade de FPS não faz diferença, no the division chega a atrapalhar pois fica caindo para menos de 60fps, estou cogitando devolver, tenho até para me decidir.

Sim, é muito estranho, jogo cs go a mais de 100 FPS, mas é visível as quedas, por estar com grande quantidade de FPS não faz diferença, no the division chega a atrapalhar pois fica caindo para menos de 60fps, estou cogitando devolver, tenho até para me decidir.
No The Division depende das configs gráficas/resolução que vc anda usando, pois é um game bem pesado. Eu tenho o TD 2 aqui, jogo no ultra em 1080p, e mesmo assim há partes em que o fps cai abaixo de 60.

No The Division depende das configs gráficas/resolução que vc anda usando, pois é um game bem pesado. Eu tenho o TD 2 aqui, jogo no ultra em 1080p, e mesmo assim há partes em que o fps cai abaixo de 60.

Eu testei pelo software da radeon e por la esta tudo normal, fica entre 98 e 100% de uso, acho que o MSI Afterburner pode estar bugado aq no meu pc. eu acabei de pegar esse a maquina e não tenho muita experiencia.

Eu testei pelo software da radeon e por la esta tudo normal, fica entre 98 e 100% de uso, acho que o MSI Afterburner pode estar bugado aq no meu pc. eu acabei de pegar esse a maquina e não tenho muita experiencia.
Provavelmente é bug. Já vi isso acontecendo em outras placas/jogos. Se está jogando normal, sem ter "travadas e lentidões grotescas", pode ficar sussa. Quedas de fps são normais, até na placa mais potente do mundo.

Ativa a opção do afterburner "Enable unified GPU usage monitoring";

Voltando aqui para falar que a versão 19.9.2 do driver da AMD resolveu o meu caso, o uso da GPU agora é constante, muito obrigado aos que tentaram me ajudar.

Voltando aqui para falar que a versão 19.9.2 do driver da AMD resolveu o meu caso, o uso da GPU agora é constante, muito obrigado aos que tentaram me ajudar.
São sempre os malditos drivers da AMD mal otimizados!!
Ainda bem que o último driver resolveu o seu problema!!

então gente, li as mensagens de vcs e queria so dar um toque aqui que rolou com minha rx 580. se vc ta usando o riva pra ver o fps e seus jogos tão normais so o fps que ta indo de 0 a 100 locamente, o problema n é sua placa. e sim o sensor de fps padrão da nvidia (bug antigo e eles ainda n arrumaram....) vai no riva e procura essa opção: "ativar monitoramento unificado do uso da GPU" na aba geral das configurações do msi afterburner

Users who are viewing this thread

Voltar