[AJUDA] RX 580 XFX com problema de cores

TickyMick

Member
Registrado
Olá, recentemente adquiri esta placa da XFX de 4GB, porém ao instalá-la já notei uma diferença nas cores, onde o contraste esta muito alto aparentemente (os tons de preto estão muito escuros), utilizava uma GTX 760 da Zotac até então e nunca tive esse problema, estou utilizando o driver mais recente da AMD.

Uma "solução" que encontrei para suavizar um pouco foi criar uma resolução personalizada, funcionou, porém ainda esta mais escuro que o usual.

Estou utilizando as mesmas configs no monitor, mas para ter certeza as resetei e não mudou significativamente.

Obs: Utlizei o DDU em modo de segurança para instalar a nova GPU.

Não sei se é possível visualizar nas imagens os tons.

5G0wbGn.png


aWlxJ1z.png
 
Última edição:
Vc pode tentar o seguinte: em formato de cor de saída mude para RGB. Talvez esteja em ycbcr. Caso ainda não dê certo, altere a profundidade de cor de saída de 12 para 8 bits.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Vc pode tentar o seguinte: em formato de cor de saída mude para RGB. Talvez esteja em ycbcr. Caso ainda não dê certo, altere a profundidade de cor de saída de 12 para 8 bits.

Acredito que o 12 o qual se refere seja a opção "Intensidade de cor", todavia só existe a opção de 8 BPC, já o YCbCr esta selecionada a opção "RGB 4:4:4 Pixel Format Studio (Full RGB)", ao mudar para "RGB 4:4:4 Pixel Format Studio (Limited RGB)" da uma suavizada nos tons de preto, porém fica meio acinzentada a tela.

Irei colocar a antiga placa para testar a tonalidade e ver se é semelhante a esta limitada. É comum esse tipo de coisas acontecerem nas placas da AMD?
 
Considerando que você está usando a conexão HDMI:
Deixe configurado como "RGB 4:4:4 Pixel Format Studio (Full RGB)" no driver de vídeo, vá no menu do seu monitor e alterne o nível do preto do HDMI entre Baixo ou Alto e veja o que fica melhor, use como referência pra calibrar esse site aqui, deixe o quadrado 1 e 2 praticamente invisível e do 3 em diante visível, lembrando que você também pode ajustar isso mexendo na configuração de Gama do monitor (se não tiver ainda é possível aumentando o brilho dos canais R G B separados no driver de vídeo, só que a AMD tirou esse recurso no driver sabe-se lá pq).

Edit: Talvez o seu monitor tenha uma opção chamada de "estabilizador de preto" que se aumentar deixa o preto mais claro..
 
  • Curtir
Reações: wmh
Considerando que você está usando a conexão HDMI:
Deixe configurado como "RGB 4:4:4 Pixel Format Studio (Full RGB)" no driver de vídeo, vá no menu do seu monitor e alterne o nível do preto do HDMI entre Baixo ou Alto e veja o que fica melhor, use como referência pra calibrar esse site aqui, deixe o quadrado 1 e 2 praticamente invisível e do 3 em diante visível, lembrando que você também pode ajustar isso mexendo na configuração de Gama do monitor (se não tiver ainda é possível aumentando o brilho dos canais R G B separados no driver de vídeo, só que a AMD tirou esse recurso no driver sabe-se lá pq).

Edit: Talvez o seu monitor tenha uma opção chamada de "estabilizador de preto" que se aumentar deixa o preto mais claro..

Voltei ao "Full RGB", mas este os tons de preto se sobressaem e muito, por isso irei deixar o "Limited" me agrada mais, tentei ajustar no monitor como disse, mas não funcionou muito bem. Você sabe me dizer a diferença entre os dois? Além do preto que consigo perceber nitidamente, além disso você citou o cabo HDMI, caso fosse um DisplayPort eu poderia não estar enfrentando este problema?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo