[AJUDA] RX 6600 não atinge 100% de uso

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Raphael_sk8

New Member
Boa noite Gente, sou novo aqui no forum, vim aqui pedir ajuda para meu problema, desde ja agradeço pelo tempo.

Tô com uma rx 6600 + r7 2700 + 16gb

um Monitor Full HD e um HD.

Tava fazendo um teste em god of war e percebi que os FPS que em bastantes cenários o FPS ficam entre 40 e 56 FPS e também percebi que a placa de vídeo não fica em 100% nessas partes, fica em torno de 50% a 70% com os gráficos no original (raramente passando de 80%), e com o FSR 2.0 ativado em equilibrado.
O fato da placa de vídeo não atingir os 100% explica os FPS a baixo de 60? O driver da AMD (configurado no padrão jogo) pode influenciar isso ou não tem necessidade da placa ficar em 100% pra entregar tudo de si?
Obs: isso ocorre nos gráficos baixo e Ultra tbm, e o processador fica entre 40% a 60% de uso (Raramente atinge os 60%), fiz o teste em um monitor HD e o mesmo ocorre, a diferença é muito pouca.
como possuo dois monitores achei que fosse pelo fato de ambos estarem ativos ao mesmo tempo, porem fiz o teste deixando apenas um ligado e nao mudou absolutamente nada.

Obs-2: antes de comprar esta placa de video eu utilizava uma gt730, não cheguei a formatar o pc após a troca (dizem ser bom fazer isso), antes de testar o conjunto r7 2700 + rx6600 eu estava tetando o kit de uma amiga, um ryzen 7 5700 + rx 6600 (não tinha o monitor full hd ainda), rodava o jogo no ultra e tudo mais com as mesmas configurações citadas anteriormente, não me lembro muito bem a quantos FPS o jogo se mantinha mas acredito que era entre 55 e 60. Dito isso pode-se contatar que meu ryzen 2700 ta dando gargalo na rx 6600? mesmo sem ele atingir os 100% de uso? ou essa é a faixa de FPS normal que esta configuração mantem? (Lembrando que essa situação se mantem em todos os niveis de grafico, baixo, original, alto, ultra).

Algo que eu possa fazer pra melhorar isso, ou so fazendo upgrade no meu processador?

Bom dia,

Qual modelo e marca da fonte ?
Computador esta em dual channel ? ex: 2 módulos de 8gb
Qual resolução você está jogando e qual a do monitor ?

Ao trocar de NVIDIA para AMD ou vice-versa é recomendado mesmo a formatação, ao menos uma limpeza com o DDU.

Pega pelo menos um 5600. Aqui mudei de um 2600 para um 5600 e foi absurdo a melhora e estabilidade, com a mesma GPU.

Primeiro é importante que você entenda com clareza que % de uso de CPU é irrelevante pra saber se há gargalo de processador. Você pode estar num cenário onde CPU está com apenas 20% de uso e ainda assim ter gargalo de processador. Só verificar o que ocorre com esses Xeon malucos ai de 24 núcleos nos jogos atuais utilizando placas modernas feito uma 3060 da vida. Apenas como exemplo prático e didático.

Uma dica importante pra vc é não utilizar FSR em jogos onde você está tendo subutilização de GPU, como no caso citado. FSR, ao contrário do DLSS, deixa a imagem inferior a original. E se você está com subutilização de GPU, não há uma singular razão pra usar essa ferramenta específica de upscaling.

Agora vamos ao seu setup. Ryzen 2700 e 6600. Esse processador é lento pra essa placa de vídeo. É normal que qualquer jogo moderno flutue ali entre 70% e 85% de utilização de GPU, chegando a 100% em algumas cenas mesmo. Isso nos jogos mais recentes, como falei. De 2 anos pra cá. Especialmente mundo aberto ou competitivos.

PORÉM o Ryzen 2700 deveria sim ser suficiente pra manter 60FPS em praticamente qualquer jogo moderno. Pouquíssimas exceções com quedas pra 45~50 como TLOU ou Spider. GoW não creio que seja uma delas. Talvez uma cena ou outra, mas não deveria ser comum. Deveria pegar 60FPS tranquilamente, sem quedas registráveis. Acredito que talvez tenha sim algo errado ai. 60FPS não costuma ser um tabu pro Ryzen 2700.

Tendo isso em vista, me pergunto:

A) Vc está usando uma instalação do Windows sem modificações?
B) Fez alguma modificação no Windows (arquivo de paginação ou alguma outra dica de youtube)?
C) Usou algum programa como DriverBoost pra instalar drivers? Ou pegou os drivers direto no site do fabricante?
D) Você utiliza SSD?
E) Vc fez alguma alteração no programa do driver da AMD? Se sim, faça uma reinstalação limpa e não faça qualquer alteração. Nenhuma mesmo.
F) Você possui 2 módulos ou 4 módulos de memória? Falta de Dual Channel pode explicar a performance inesperada.

Ainda assim, dito tudo isto, recomendo que vc faça um upgrade pra um Ryzen 5500 no mínimo. Nunca é recomendável ter um processador que não consegue acompanhar a placa de vídeo, ainda que 60FPS seja o target. Vira e mexe acontecem problemas de performance inesperados mesmo. Pode ocorrer driver overhead e coisas do tipo. Não é recomendável. Programa-se para o up de CPU.

Última edição:
Bom dia,

Qual modelo e marca da fonte ?
Computador esta em dual channel ? ex: 2 módulos de 8gb
Qual resolução você está jogando e qual a do monitor ?

Ao trocar de NVIDIA para AMD ou vice-versa é recomendado mesmo a formatação, ao menos uma limpeza com o DDU.
a fonte é uma gigabyte g750h, os modulos de memoria estao em dual channel, a placa mae é uma gigabyte b450 aorus m, o monitor é full HD e no game tambem está setado como full HD (como FSR 2.0 da amd ativado em equilibrado).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro é importante que você entenda com clareza que % de uso de CPU é irrelevante pra saber se há gargalo de processador. Você pode estar num cenário onde CPU está com apenas 20% de uso e ainda assim ter gargalo de processador. Só verificar o que ocorre com esses Xeon malucos ai de 24 núcleos nos jogos atuais utilizando placas modernas feito uma 3060 da vida. Apenas como exemplo prático e didático.

Uma dica importante pra vc é não utilizar FSR em jogos onde você não está tendo subutilização de GPU, como no caso citado. FSR, ao contrário do DLSS, deixa a imagem inferior a original. E se você está com subutilização de GPU, não há uma singular razão pra usar essa ferramenta específica de upscaling.

Agora vamos ao seu setup. Ryzen 2700 e 6600. Esse processador é lento pra essa placa de vídeo. É normal que qualquer jogo moderno flutue ali entre 70% e 85% de utilização de GPU, chegando a 100% em algumas cenas mesmo. Isso nos jogos mais recentes, como falei. De 2 anos pra cá. Especialmente mundo aberto ou competitivos.

PORÉM o Ryzen 2700 deveria sim ser suficiente pra manter 60FPS em praticamente qualquer jogo moderno. Pouquíssimas exceções com quedas pra 45~50 como TLOU ou Spider. GoW não creio que seja uma delas. Talvez uma cena ou outra, mas não deveria ser comum. Deveria pegar 60FPS tranquilamente, sem quedas registráveis. Acredito que talvez tenha sim algo errado ai. 60FPS não costuma ser um tabu pro Ryzen 2700.

Tendo isso em vista, me pergunto:

A) Vc está usando uma instalação do Windows sem modificações?
B) Fez alguma modificação no Windows (arquivo de paginação ou alguma outra dica de youtube)?
C) Usou algum programa como DriverBoost pra instalar drivers? Ou pegou os drivers direto no site do fabricante?
D) Você utiliza SSD?
E) Vc fez alguma alteração no programa do driver da AMD? Se sim, faça uma reinstalação limpa e não faça qualquer alteração. Nenhuma mesmo.
F) Você possui 2 módulos ou 4 módulos de memória? Falta de Dual Channel pode explicar a performance inesperada.

Ainda assim, dito tudo isto, recomendo que vc faça um upgrade pra um Ryzen 5500 no mínimo. Nunca é recomendável ter um processador que não consegue acompanhar a placa de vídeo, ainda que 60FPS seja o target. Vira e mexe acontecem problemas de performance inesperados mesmo. Pode ocorrer driver overhead e coisas do tipo. Não é recomendável. Programa-se para o up de CPU.
Muito obrigado por esclarecer minha duvida sobre o uso do processador.

Respondendo as perguntas:

A) Não utilizo windows com nenhuma modificação, minha instação foi feita apartir da midia disponibilizada pela microsoft (windows 10).

B) Tambem não fiz nenhuma modificação no windows, o maximo que fiz foi ativar ou desativar o modo jogo do windows para ver se tinha alguma melhora.

C) Não, os drivers baixados foram os do proprio windows update, apenas o driver da placa de video baixei no site da amd.

D) Sim utilizo, um ssd m.2 de 1TB para o windows e outro ssd m.2 de 1TB para jogos (comprado recentemente, todos os jogos estao instalado nele).

E) Não cheguei a fazer nenhuma alteração no software tambem, apenas mudei aquelas opções que o proprio software disponibiliza (game, competitivo, economia, padrão) e setei no game, e tambem fiz algumas modificações do cores na exibição do monitor.

F) Possuo 2 modulos de 8GB com xmp ativado em 3000Mhz (modelo da xpg z1).

Obs: sobre o FSR ativado mesmo com ele desativado o problema continua.

Última edição:
CPU não segura a VGA, up nele.

Pra fornecer mais informações gravei um video curto com o gravador da amd mesmo.

Obs: não parece estar estavel (não sei se isso é normal por causa da config do pc).

Tenta aumentar a rsolução de renderização para 1920 x 1080

muito provavelmente a VGA esta limitada pelo resolução de renderização. ai ela nao trabalha a 100% por nao haver necessidade

Tenta aumentar a rsolução de renderização para 1920 x 1080

muito provavelmente a VGA esta limitada pelo resolução de renderização. ai ela nao trabalha a 100% por nao haver necessidade

ja testei, no video que postei anteriormente nos 2 min de video eu desativo o FSR e a escala de renderização ja esta em 100% (1920 x 1080)

aos 3:30 chegou nos 100% testa outros jogos, um que requer mais VGA

edit: procurei alguns videos do GOW com RX6600 1080p, todos estao com o uso bem parecido

Última edição:
aos 3:30 chegou nos 100% testa outros jogos, um que requer mais VGA

edit: procurei alguns videos do GOW com RX6600 1080p, todos estao com o uso bem parecido
acredito que seja o processador capando o desempenho mesmo, como ja foi dito anteriormente. Testei em TLOU (comecinho) com as configurações no alto em full hd, placa de video ficou entre 80% e 99% (maior parte acima de 90%), o processador ficou oscilando bastante mas ficou entre 60% a 80% e o FPS ficou entre 40 e 60 (maior parte do tempo entre 50 e 57, que está proximo do que o marcelocruz mencionou que ficaria).

provavelmente vou me virando com este processador por enquanto, como comprei a placa de video não faz muito tempo vai ficar meio pesado comprar o processador tão já.

Junta o 2700 com o IPC baixissimo + O problema cronico das Radeon com DX11 e dá isso.

Quando eu peguei a 6750XT eu usei por alguns dias com o meu antigo 2700X e tive problemas parecidos, só resolveu quando peguei o 5600.

acredito que seja o processador capando o desempenho mesmo, como ja foi dito anteriormente. Testei em TLOU (comecinho) com as configurações no alto em full hd, placa de video ficou entre 80% e 99% (maior parte acima de 90%), o processador ficou oscilando bastante mas ficou entre 60% a 80% e o FPS ficou entre 40 e 60 (maior parte do tempo entre 50 e 57, que está proximo do que o marcelocruz mencionou que ficaria).

provavelmente vou me virando com este processador por enquanto, como comprei a placa de video não faz muito tempo vai ficar meio pesado comprar o processador tão já.
o seu CPU nao é tão mais fraco assim....eu joguei GOW com um i7 2600k + GTX 970... nao capou nada mas ficou VGA em 100% de uso

eu ainda acho que e melhor um CPU capando e uma VGA mais forte... pegaria essa diferença de valor de CPU e compraria outra VGA melhor. para nos, que nao temos tanta verba, o gargalo sempre vai exisitir

Nao sei qual e sua olaca mae, mas dependo, um ryzen 3xxxx ja resolve o problema

Última edição:

A questão é que 60FPS não costuma ser um problema pro Ryzen 2000. Como mencionamos, sim, ele gargala legal a 6600 nos jogos mais atuais, mas 60FPS costuma ser de boa com ele. Exceção justamente games como TLOU, Spider, Cyberpunk em algumas cenas. GoW deveria rodar a 60FPS praticamente fixos o tempo todo. Talvez uma cena aqui e acolá, em cenários muito grandes ou com múltiplos inimigos na tela, mas manter 60FPS grande parte do tempo.

De qualquer forma, faz isso. Quando puder, pegue pelo menos um Ryzen 5500 e você terá um processador pra manter a 6600 mais ocupada e, com isto, mais frames.

Por isso que é importante ter uma configuração equilibrada. CPU e placa de vídeo têm que andar juntos. Driver overhead é mais comum do que pensam.

vou esperar mais um tempo, talvez daqui uns 2 meses eu troque o processador.

Agradeço a todos pela ajuda e pelo tempo gasto.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar