• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 1600 AF - Decepção

brPariah

Active Member
Registrado
Estou decepcionado com o meu ryzen, eu tenho a placa mãe Asrock Gaming X x370 e essa foi a minha primeira decepção - ela deveria ser um refresh da Gaming K, só que deram um belo dum downgrade nos VRMs, e a cereja no topo é que tiraram a capacidade de LLC.
Daí pego o Ryzen 1600 AF pensando que por ter diminuído a litografia, eu conseguiria uma frequência de 4.0 ghz ou m pouquinho mais - só que não.

O meu Ryzen 1600 AF é absolutamente estável a 3.9Ghz @ 1.2375 V (testei 7 HORAS de OCCT e 3 horas de Linpack), mas é isso.

Ele. Não. Passa. Dessa. Frequência. Nem. A. Pau.

Coloco 3.925 e não importa a voltagem, ele arreda no OCCT.
Sendo que eu testei 7 HORAS de OCCT com 3.9Ghz @ 1.2375 V e ele está completamente estável.
Mas é só acrescentar 0.025 Ghz e ele pede arrego, simplesmente começa a sugar voltagem loucamente.
E pra melhorar tenho o típico vdrop da asrock e nenhuma opção de LCC.

Enfim, é isso, estou preso em 3.9Ghz @ 1.2375 V. Nem adianta colocar um tiquito mais de frequência que ele perde totalmente a eficiência, come voltagem e não fica estável. Nunca mais compro uma placa mãe da asrock depois desse downgrade maroto no VRM da gaming x.
 
O problema é o processador, não a placa. LLC ajuda sim, mas se o wall é tão gigantesco conforme vc diz, nesse caso ele nada poderia fazer.
 
Estou decepcionado com o meu ryzen, eu tenho a placa mãe Asrock Gaming X x370 e essa foi a minha primeira decepção - ela deveria ser um refresh da Gaming K, só que deram um belo dum downgrade nos VRMs, e a cereja no topo é que tiraram a capacidade de LLC.
Daí pego o Ryzen 1600 AF pensando que por ter diminuído a litografia, eu conseguiria uma frequência de 4.0 ghz ou m pouquinho mais - só que não.

O meu Ryzen 1600 AF é absolutamente estável a 3.9Ghz @ 1.2375 V (testei 7 HORAS de OCCT e 3 horas de Linpack), mas é isso.

Ele. Não. Passa. Dessa. Frequência. Nem. A. Pau.

Coloco 3.925 e não importa a voltagem, ele arreda no OCCT.
Sendo que eu testei 7 HORAS de OCCT com 3.9Ghz @ 1.2375 V e ele está completamente estável.
Mas é só acrescentar 0.025 Ghz e ele pede arrego, simplesmente começa a sugar voltagem loucamente.
E pra melhorar tenho o típico vdrop da asrock e nenhuma opção de LCC.

Enfim, é isso, estou preso em 3.9Ghz @ 1.2375 V. Nem adianta colocar um tiquito mais de frequência que ele perde totalmente a eficiência, come voltagem e não fica estável. Nunca mais compro uma placa mãe da asrock depois desse downgrade maroto no VRM da gaming x.
0 R 1600 tem as suas limitações
essa Mobo é boa
 
O problema é o processador, não a placa. LLC ajuda sim, mas se o wall é tão gigantesco conforme vc diz, nesse caso ele nada poderia fazer.
Até vai, só que considero 3.9Ghz @ 1.2375 V EXCELENTE, horas testando a estabilidade no OCCT, mas daí coloco um tiquito a mais de frequência e o processador não consegue nem finalizar o Cinebench, poxa (até consegue, só que com um aumento rídiculo de voltagem, ele aguenta o cinebench a 3.925 @1.3 V, rídiculo e extremamente ineficiente, olha o aumento da voltagem por 0.025 de frequência maior - zero de ganho real, ridículo).
Pior que mesmo nessa frequência de 3.925 @1.3 V, o miserávi trava o computador com uns 50 minutos de OCCT.
 
Até vai, só que considero 3.9Ghz @ 1.2375 V EXCELENTE, horas testando a estabilidade no OCCT, mas daí coloco um tiquito a mais de frequência e o processador não consegue nem finalizar o Cinebench, poxa (até consegue, só que com um aumento rídiculo de voltagem, ele aguenta o cinebench a 3.925 @1.3 V, rídiculo e extremamente ineficiente, olha o aumento da voltagem por 0.025 de frequência maior - zero de ganho real, ridículo).
Pior que mesmo nessa frequência de 3.925 @1.3 V, o miserávi trava o computador com uns 50 minutos de OCCT.

É seu primeiro contato com Ryzen? Todos são exatamente assim, tem um wall que não sobe nem 25MHz, é só pesquisar que vai ver.
 
Estou decepcionado com o meu ryzen, eu tenho a placa mãe Asrock Gaming X x370 e essa foi a minha primeira decepção - ela deveria ser um refresh da Gaming K, só que deram um belo dum downgrade nos VRMs, e a cereja no topo é que tiraram a capacidade de LLC.
Daí pego o Ryzen 1600 AF pensando que por ter diminuído a litografia, eu conseguiria uma frequência de 4.0 ghz ou m pouquinho mais - só que não.

O meu Ryzen 1600 AF é absolutamente estável a 3.9Ghz @ 1.2375 V (testei 7 HORAS de OCCT e 3 horas de Linpack), mas é isso.

Ele. Não. Passa. Dessa. Frequência. Nem. A. Pau.

Coloco 3.925 e não importa a voltagem, ele arreda no OCCT.
Sendo que eu testei 7 HORAS de OCCT com 3.9Ghz @ 1.2375 V e ele está completamente estável.
Mas é só acrescentar 0.025 Ghz e ele pede arrego, simplesmente começa a sugar voltagem loucamente.
E pra melhorar tenho o típico vdrop da asrock e nenhuma opção de LCC.

Enfim, é isso, estou preso em 3.9Ghz @ 1.2375 V. Nem adianta colocar um tiquito mais de frequência que ele perde totalmente a eficiência, come voltagem e não fica estável. Nunca mais compro uma placa mãe da asrock depois desse downgrade maroto no VRM da gaming x.
Como está o desempenho dele em stock e com overclock? Tem algum aplicativo ou jogo aonde ele claramente te deixou na mão, não rodou de jeito nenhum ou com travamentos medonhos e frames ridículos?

Overclock é apenas um fator entre muitos, se o processador for excelente pelo custo apenas o fato de não subir no overclock (o que depende da sorte e talvez você tenha dado azar na loteria) me parece exagero falar em decepção.

Um monstro lendário do overclock, o saudoso Pentium G3258, era o queridinho dos entusiastas e excepcional pelo que custava mas acho muito difícil que você iria preferir ele ao invés de um Ryzen 5 1600AF em stock, em outras palavras, será que você não está superestimando o over nesse caso?
 
Como está o desempenho dele em stock e com overclock? Tem algum aplicativo ou jogo aonde ele claramente te deixou na mão, não rodou de jeito nenhum ou com travamentos medonhos e frames ridículos?

Overclock é apenas um fator entre muitos, se o processador for excelente pelo custo apenas o fato de não subir no overclock (o que depende da sorte e talvez você tenha dado azar na loteria) me parece exagero falar em decepção.

Um monstro lendário do overclock, o saudoso Pentium G3258, era o queridinho dos entusiastas e excepcional pelo que custava mas acho muito difícil que você iria preferir ele ao invés de um Ryzen 5 1600AF em stock, em outras palavras, será que você não está superestimando o over nesse caso?

Ele provavelmente viu algum Youtuber passar de 4GHz e achou que era garantido ele conseguir tb, sem pesquisar. Se o 1600AF é um 2600 mal binado, e nem todo 2600 pega 4GHz, é de se esperar o mesmo do AF.
 
Não sei de onde tirou que todos os 1600AF passam dos 4.0ghz
Sua decepção se dá pela alta expectativa em um produto que não existe.

É tipo comprar um fusca achando que vai acelerar igual uma ferrari.
 
Como está o desempenho dele em stock e com overclock? Tem algum aplicativo ou jogo aonde ele claramente te deixou na mão, não rodou de jeito nenhum ou com travamentos medonhos e frames ridículos?

Overclock é apenas um fator entre muitos, se o processador for excelente pelo custo apenas o fato de não subir no overclock (o que depende da sorte e talvez você tenha dado azar na loteria) me parece exagero falar em decepção.

Um monstro lendário do overclock, o saudoso Pentium G3258, era o queridinho dos entusiastas e excepcional pelo que custava mas acho muito difícil que você iria preferir ele ao invés de um Ryzen 5 1600AF em stock, em outras palavras, será que você não está superestimando o over nesse caso?
Ele está estável, estou usando ele 24 h a 3.9 @ 1.2375 V, estressando ele no OCCT (01 hora) com small set está assim:

FREQUÊNCIA
O5EZThW.png


VOLTAGEM

KopoEqF.png


TEMPERATURA

IKDiQBr.png


FINALIZAÇÃO DO OCCT SMALL SET:

YSgVUSj.png


Acho que está tudo OK, a temperatura me preocupou um pouco, mas em jogos ele não passa de 58 ºC, a carga desse OCCT é meio irreal.
Não tem nada que eu possa fazer para pegar pelo menos 4.1 Ghz?????
Em questão de estabilidade, eu testei bastante com o OCCT (umas 10 horas).
Será que a temperatura pode afetar tanto assim a estabilidade? No large set a temperatura máxima é de 73 ºC.
Eu estou usando a AGESA to 1.0.0.6 . Não quero atualizar a bios da minha placa mãe porque ela não tem dual bios e está tudo estável.
 
Ele está estável, estou usando ele 24 h a 3.9 @ 1.2375 V, estressando ele no OCCT (01 hora) com small set está assim:

FREQUÊNCIA
O5EZThW.png


VOLTAGEM

KopoEqF.png


TEMPERATURA

IKDiQBr.png


FINALIZAÇÃO DO OCCT SMALL SET:

YSgVUSj.png


Acho que está tudo OK, a temperatura me preocupou um pouco, mas em jogos ele não passa de 58 ºC, a carga desse OCCT é meio irreal.
Não tem nada que eu possa fazer para pegar pelo menos 4.1 Ghz?????
Em questão de estabilidade, eu testei bastante com o OCCT (umas 10 horas).
Será que a temperatura pode afetar tanto assim a estabilidade? No large set a temperatura máxima é de 73 ºC.
Eu estou usando a AGESA to 1.0.0.6 . Não quero atualizar a bios da minha placa mãe porque ela não tem dual bios e está tudo estável.


A 1.0.0.6 é a melhor, pelo menos na minha opinião, pra qq coisa de Zen 2 pra baixo, as BIOS acima disso ainda estão uma merda.
 
Ja pensou em desligar os controladores, msi entre outras paradas, e apenas usar seu PC?
Acho que tu está muito alucinado em algo que esta te dando 1% de diferença no seu uso
Fora que 3.9 a 1.23v, ja ta bom demais
 
Ja pensou em desligar os controladores, msi entre outras paradas, e apenas usar seu PC?
Acho que tu está muito alucinado em algo que esta te dando 1% de diferença no seu uso
Fora que 3.9 a 1.23v, ja ta bom demais
Também acho isso, o 1600Af tem um clocl maximo de 3,6 e ele conseguiu pegar 3,9 com apenas 1,23v.
 
Ja pensou em desligar os controladores, msi entre outras paradas, e apenas usar seu PC?
Acho que tu está muito alucinado em algo que esta te dando 1% de diferença no seu uso
Fora que 3.9 a 1.23v, ja ta bom demais
Concordo, de 3,9 para 4ghz vai ter diferença alguma, só o fato dele funcionar 100% em 3,9ghz com apenas 1,23v está excelente. Quem dera meu 1600AF segurasse nesse clock e voltagem. No mais, op do tópico, sua cpu é ótima, não vejo nada de decepção nela.
 
Oi pessoal alguem pode me ajudar ?? tenho um ryzen 5 1600 af e uma rx 5500 xt 4g e 16 de ram , porem o meu fps ta oscilando muito e tbm to tendo curtos travamentos em cs e valorant alguem pode me ajudar com isso ? n aguento mais esse fps oscilando e os jogos travando
 
Oi pessoal alguem pode me ajudar ?? tenho um ryzen 5 1600 af e uma rx 5500 xt 4g e 16 de ram , porem o meu fps ta oscilando muito e tbm to tendo curtos travamentos em cs e valorant alguem pode me ajudar com isso ? n aguento mais esse fps oscilando e os jogos travando

Você não esta tendo thermal throttling?
Aqui não subo mais overlock porque temperatura começa subir muito, mas no csgo e valorant meu fps esta bem ok, valorant na casa dos 180~220 em FHD.
 
Você não esta tendo thermal throttling?
Aqui não subo mais overlock porque temperatura começa subir muito, mas no csgo e valorant meu fps esta bem ok, valorant na casa dos 180~220 em FHD.
o que seria isso ? poxa meus jogos estão oscilando muito valorante pega valorant pega 200 ai do nada baixa para menos de 100 e o cs pega 300 do nada chega a 120 , e ta tendo muitas travadas nesses 2 jogos , n sei mais oq fazer
 
Vc tentou ao invés de ficar só mechendo em clock da CPU, aumentar s velocidade da BUS para 101~103 MHz?

Meu CPU não passa de 4.375ghz mas mexendo na bus para 102 ele pega 4.5ghz.

Eu acho que a primeira geração de ryzen é aquela que tem o maior potencial de overclock.

Se eu botar 103 ele nem inicializa, acho que isso varia de CPU para CPU.

Sem-t-tulo.png


Outra coisa interessante é que no meu CPU o CCD2 não pega o mesmo overclock que o CCD1.

Talvez o seu seja o mesmo caso, sendo assim, na bios faça overclock de cada CCD de modo independente. Note que no meu CCD1 os núcleos estão a 4513 Mhz e o CCD 2 está a 4411.

Sem-t-tulo-2.png
 
Cara acho que o problema ai é na sua versão da bios, aqui uso a P4.20 da asrock que é exatamente a que trouxe AGESA 1.0.0.6 e qualquer uma mais nova que ela é uma merda pro meu 1600AF.

Aqui ele roda em 4.2ghz a 1.3v e Soc 1.1v e dá pra chegar mais longe aumentando o BCLK mas eu não gosto pq mexe na RAM tb e elas me dao trabalho se passarem de 3400mhz. Jogando qualquer jogo pesado e com fps desbloqueado ele nunca nem beliscou 65 graus.
 
Cara acho que o problema ai é na sua versão da bios, aqui uso a P4.20 da asrock que é exatamente a que trouxe AGESA 1.0.0.6 e qualquer uma mais nova que ela é uma merda pro meu 1600AF.

Aqui ele roda em 4.2ghz a 1.3v e Soc 1.1v e dá pra chegar mais longe aumentando o BCLK mas eu não gosto pq mexe na RAM tb e elas me dao trabalho se passarem de 3400mhz. Jogando qualquer jogo pesado e com fps desbloqueado ele nunca nem beliscou 65 graus.


Na minha experiência realmente qq AGESA depois dessa aí fica uma merda pros Ryzen mais antigos.
 
Cara acho que o problema ai é na sua versão da bios, aqui uso a P4.20 da asrock que é exatamente a que trouxe AGESA 1.0.0.6 e qualquer uma mais nova que ela é uma merda pro meu 1600AF.

Aqui ele roda em 4.2ghz a 1.3v e Soc 1.1v e dá pra chegar mais longe aumentando o BCLK mas eu não gosto pq mexe na RAM tb e elas me dao trabalho se passarem de 3400mhz. Jogando qualquer jogo pesado e com fps desbloqueado ele nunca nem beliscou 65 graus.

Na minha experiência realmente qq AGESA depois dessa aí fica uma merda pros Ryzen mais antigos.
Confirmo essa afirmação sobre a agesa 1.0.0.6 ser estável para o 1600af pela experiência que venho tendo nos últimos meses. Quando comprei minha b450 aorus m, ela veio com bios F60, se não me engano ela tinha agesa 1.2.0.0 e ficou uma merda com o 1600af, tanto que mesmo ele em stock, deu tela azul e o erro pelo que pesquisei tinha algo a ver com a bios.

Voltei para a F52, que possui o agesa 1.0.0.6, isso tem mais de 2 meses e é só sossego, 1600af funciona perfeitamente, sem erros e super estável. Não uso oc, pois não vejo vantagem alguma, pois ele e a rtx 2060 me oferecem desempenho suficiente para o que preciso, mas que esse agesa é estável para essa cpu isso ele é, aqui não tenho nada a reclamar.

O mais interessante é que na minha mobo anterior, uma ab350m-ds3h v2 esse agesa ficou uma merda com o 1600af, dava erros dos mais variados possíveis, diferente do que ocorre com a b450.
 
Estou decepcionado com o meu ryzen, eu tenho a placa mãe Asrock Gaming X x370 e essa foi a minha primeira decepção - ela deveria ser um refresh da Gaming K, só que deram um belo dum downgrade nos VRMs, e a cereja no topo é que tiraram a capacidade de LLC.
Daí pego o Ryzen 1600 AF pensando que por ter diminuído a litografia, eu conseguiria uma frequência de 4.0 ghz ou m pouquinho mais - só que não.

O meu Ryzen 1600 AF é absolutamente estável a 3.9Ghz @ 1.2375 V (testei 7 HORAS de OCCT e 3 horas de Linpack), mas é isso.

Ele. Não. Passa. Dessa. Frequência. Nem. A. Pau.

Coloco 3.925 e não importa a voltagem, ele arreda no OCCT.
Sendo que eu testei 7 HORAS de OCCT com 3.9Ghz @ 1.2375 V e ele está completamente estável.
Mas é só acrescentar 0.025 Ghz e ele pede arrego, simplesmente começa a sugar voltagem loucamente.
E pra melhorar tenho o típico vdrop da asrock e nenhuma opção de LCC.

Enfim, é isso, estou preso em 3.9Ghz @ 1.2375 V. Nem adianta colocar um tiquito mais de frequência que ele perde totalmente a eficiência, come voltagem e não fica estável. Nunca mais compro uma placa mãe da asrock depois desse downgrade maroto no VRM da gaming x.
nÃo é a placa mãe, é o Ryzen mesmo, mesmo sendo o AF o limite do limite seria 4ghz em um chip muito bom de fornada, eu tive um 1600AF tb e ele ia a no maximo 3.9ghz de forma estável, em 4ghz era preciso muita voltagem, o processador esquentava muito e em stress teste ele travava em poucos minutos!

Ryzen de primeira geração acima de 4ghz em todos os núcleos com SMT é muito raro!
Só os Threadripper conseguem essa façanha e não passam muito dos 4.2ghz usando aparatos normais de resfriamento e com todos os núcleos habilitados!

Se o seu problema for frames em determinados jogos, o jeito é atualizar a bios da sua placa mae, aí vc vende esse 1600AF e compra um ryzen 5 5600 e seja feliz, nem precisa mais de overclock!
 
Última edição:
Pessoal me ajudem também tenho um Ryzen 5 1600Af, só que quando vou jogar um cód warzone em lugares abertos do mapa o fps cai drasticamente as vezes para 55 e depois volta para o 75 que eu setei para ficar de acordo com os Hz do monitor, o que pode estar fazendo com que tenha essa caida brusca de fps? e eu olhei a temperatura do processador esta em 60 graus e placa de video batendo 63 graus, me ajudemmm
 
Pessoal me ajudem também tenho um Ryzen 5 1600Af, só que quando vou jogar um cód warzone em lugares abertos do mapa o fps cai drasticamente as vezes para 55 e depois volta para o 75 que eu setei para ficar de acordo com os Hz do monitor, o que pode estar fazendo com que tenha essa caida brusca de fps? e eu olhei a temperatura do processador esta em 60 graus e placa de video batendo 63 graus, me ajudemmm
faça um overclock nele que melhora, o problema desse processador é o IPC, precisa de clock mais alto pra sustentar mais frames!
 
faça um overclock nele que melhora, o problema desse processador é o IPC, precisa de clock mais alto pra sustentar mais frames!
Será que consigo setar até uns 3.9Ghz e talvez resolva? ah e outra coisa quando esta no game ele n pega 3.6 Ghz ele pega 3.4Ghz pode ser algo relacionado a programação do jogo?
 
O problema não eh o chip, mas sim sua expectativa que é alta demais. O 1600AF tem clock base de 3.2GHz e boost de 3.6GHz, que eh garantido apenas em um núcleo, qualquer coisa acima disso já é lucro. Você conseguir 3.9GHz all core a 1.23V é ganhar na loteria do silício. 3.9GHz nem o 2600 consegue em todos os núcleos de fábrica, tá é bom demais.

Eu tenho um e ele sobe no modo automático pra 3.7GHz em 4 núcleos com voltagem acima dos 1,2V, mas setei em 3.7GHz em todos com uma voltagem mais baixa (1.1125V) no Ryzen Master e fica estável, seja Prime95 da vida, jogos ou uso normal. Eu não tenho do que reclamar pois já estou saindo no lucro dele funcionar em frequência acima do especificado devido ao cooler bem melhor (Gammax 400 V2) que o stock (Wraith Stealth).

Sei que ele tem limitações, mas não tenho do que reclamar considerando que paguei 550 reais nesse processador. Na Black Fraude devo fazer upgrade e aposentar esse guerreiro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo