Ryzen 3600 + B450 travado em 3,99Ghz

gugajedi

InfraGeek
Registrado
Hardware
  • MoBo: B450 AORUS PRO-CF - BIOS F60h (02/04/2021)
  • CPU: Ryzen 5 3600 - Refrigerado por Gammaxx 400S Deepcool
  • Mem: Corsair (2x8GB) - CMK16GX4M2B3200C16
  • GPU: EVGA GTX 1070 8GB - GP104-200
O problema que venho enfrentando é que o processador esta sempre travado em 3.99 Ghz (3991.91 Mhz), não faz o boost quando faço stress e não diminui a frequência quando em idle.

Já fiz testes:
  1. CLEAR CMOS - DEFAULT SETTINGS
  2. CLEAR CMOS - CUSTOM SETTINGS
  3. CLEAR CMOS - DEFAULT SETTINGS + XMP
  4. CLEAR CMOS - CUSTOM SETTINGS + XMP DESATIVADO
Alguém já teve algum tipo de problema semelhante com Ryzen? Isso seria realmente um problema?

A nível de Sistema, eu já fiz:
  1. Reinstalado S.O. completamente e reinstalado todos os drivers atualizados;
  2. Reinstalado drivers atualizados com uso de ferramentas de busca de drivers;
Se alguém tiver alguma sugestão de configuração para a BIOS ou já passou por alguma situação parecida com processadores Ryzen, qual seria a melhor configuração para essa MoBo Gigabyte AORUS, a principio não tenho interesse em Overclock, apenas queria fazer o processador entregar o boost e também quando em idle baixar o clock.

Imagens

sKTq3gb.png
M65TfJD.png
NGhbYcw.png

IuNVWzV.png
PKbPx4A.png
XhZLxg8.png


7z0ynLI.png
J5Dx7PB.png


EDIT IMPORTANTE!

Eu consegui fazer o upgrade da BIOS para F61a, antes eu não estava conseguindo pelo aplicativo @Bios da Gigabyte. Agora com a BIOS atualizada o cenário mudou, porém o comportamento da CPU ainda é estranho, quando em idle o processador fica variando entre 3.1Ghz e 4.1Ghz, constantemente. Quando em stress fica variando entre 3.5Ghz e 4.1Ghz como se o boost não estabilizasse e como se em idle o processador nunca conseguisse manter a frequência baixa.

r5HsdHH.png


Adicionei um vídeo com uma demonstração para ficar mais evidente a situação da CPU.



✌️👍
 
Última edição:
Ele está em modo 65W, isso serve para economizar a energia... Experimente desativar na BIOS... Na minha antiga placa mãe veio ativado por padrão..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Interessante, acho que quando você atualizou deve ter desativado esse modo, é normal que suas frequências fique um pouco mais estáveis em valores mais altos, pois é exatamente isso que as atualizações do AGESA faz... Infelizmente esse recurso ainda não está muito bem otimizado para outras placas da serie 3000, no meu caso, o R9 3900x, ocorre oscilações constantes de frequência, o que deixa o FPS em games bem bizarro...

Em alguns momentos o multiplicador do meu fica em x46 e de uma hora para outra vai para x33, então a curva de FPS fica bem louca...
 
Última edição:
O driver de chipset da AMD está instalado? Mas é mais provável a hipótese do amigo acima. E o 3600 pra pegar 4.2GHz em auto, só com um senhor cooler, fora isso é no máximo 4.1GHz mesmo, e em idle ele só vai baixar disso aí se usar o plano equilibrado do Windows, o AMD Ryzen Balanced faz ele ficar (aparentemente) nessa casa dos 3GHz. Na prática não muda nada, se vc pesquisar a fundo vai entender mas é bem complexo, resumidamente os Ryzen mudam a frequência muito mais rápido e diferente do que esses programas podem ler, só o Ryzen Master mostra a real frequência em idle.
 
Ele está em modo 65W, isso serve para economizar a energia... Experimente desativar na BIOS... Na minha antiga placa mãe veio ativado por padrão..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Interessante, acho que quando você atualizou deve ter desativado esse modo, é normal que suas frequências fique um pouco mais estáveis em valores mais altos, pois é exatamente isso que as atualizações do AGESA faz... Infelizmente esse recurso ainda não está muito bem otimizado para outras placas da serie 3000, no meu caso, o R9 3900x, ocorre oscilações constantes de frequência, o que deixa o FPS em games bem bizarro...

Em alguns momentos o multiplicador do meu fica em x46 e de uma hora para outra vai para x33, então a curva de FPS fica bem louca...
Cometi um erro, acabei de dar uma olhada o Ryzen 5, tem o TDP de 65W mesmo... Então desconsidere isso..
 
Cometi um erro, acabei de dar uma olhada o Ryzen 5, tem o TDP de 65W mesmo... Então desconsidere isso..

Mas se não me engano já vem com PBO auto que joga pra uns 80W.
 
Mas se não me engano já vem com PBO auto que joga pra uns 80W.
Falando nisso qual a configuração vc deixa no seu PBO? qual recomenda para o 3900x?
 
Falando nisso qual a configuração vc deixa no seu PBO? qual recomenda para o 3900x?

O 3900X é outro patamar, nem tem como eu estimar, é melhor vc ver no Reddit, certeza que vai achar coisa boa lá. PBO é algo muito particular de cada CPU, por exemplo, aqui com o 3600 eu prefiro desligar e deixar OC fixo, no último 3600X que tive, rendia mais com o PBO travado em 82W, acima disso perdia desempenho, e por aí vai. Em geral o PBO é meio merda nos Zen 2, mas como o 3900X tem muitos núcleos, é bem possível que nele valha mais a pena que OC fixo, mas só pesquisando pra saber, eu só manjo dos processadores que tive (3300X, 3600, 3600X).
 
O 3900X é outro patamar, nem tem como eu estimar, é melhor vc ver no Reddit, certeza que vai achar coisa boa lá. PBO é algo muito particular de cada CPU, por exemplo, aqui com o 3600 eu prefiro desligar e deixar OC fixo, no último 3600X que tive, rendia mais com o PBO travado em 82W, acima disso perdia desempenho, e por aí vai. Em geral o PBO é meio merda nos Zen 2, mas como o 3900X tem muitos núcleos, é bem possível que nele valha mais a pena que OC fixo, mas só pesquisando pra saber, eu só manjo dos processadores que tive (3300X, 3600, 3600X).
Sinto uma diferença absurda entre o 3900x e o 5900x, é como se o 5900x ficasse com a frequência em pico de forma mais estável e por mais tempo... Isso realmente acontece? Seria uma função semelhante a que o scalar deveria fazer?
 
Última edição:
Bom, se eu bem entendi assistindo uns vídeos e pesquisando as coisas que vocês falaram aqui, o melhor nesse caso é travar o processador em 4.2Ghz (como eu vi nesse vídeo aqui), mas eu não consegui deixar o sistema estável, assisti outros vídeos também sobre melhoria de performance e "overclock" que segundo alguns vídeos não chega bem a ser um overclock. Eu acho que o meu Coole dá conta, é um Gammaxx 400S Deepcool e estou usando ArticSilver como pasta térmica.

Sobre as configurações eu não consegui achar especificamente, tirei umas fotos da BIOS para vocês verem. Vi pelos vídeos que as placas da ASUS são bem mais fáceis de configurar isso do que as da Gigabyte.

QRiLBNY.png
cUPYW1T.png
qwavjBm.png
KYYzaC5.png
XsHSdWI.png
fbjLv1t.png
UJCPCi8.png
9hbNL4R.png
M7HKGMP.png
7DDYfpj.png


Quando eu tentei travar o processador em 4.0Ghz dando .204 de voltagem tanto o OCCT como o Prime95 não conseguiram rodar, apresentando erros de voltagem.

Seria válido também, deixar o RBAR ativo?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo