Ryzen 5 5600 (sem X) superaquecendo com WC 240mm. Normal?

Marcari

( ͡° ͜ʖ ͡°)
Registrado
Boa noite, troquei ontem meu R5 3600 por um 5600, mas estranhei a temperatura dele, isso pq tô usando ele em 4,5GHz e 1,17v. Mesmo com esse undervolt, em temperatura ambiente de 25c, ele chega a 82c no Cinebench R23. No Blender chega a 77. Em idle a temperatura fica entre 35-40c. Gabinete com tampa aberta.

Tentei pesquisar, mas tem tão pouca informação por aí sobre esse cpu, não faz nem dois meses que saiu... Não era pra ele ter temperatura similar ao 5600X? Existe mais gente reclamando da temperatura dele? Devo tentar reaplicar a pasta térmica e o cooler?
 
Última edição:
Veja esse review do techpowerup para o 5600x. Acho que pode ajudar para uma referencia, visto que tbm usam um 240mm. Eu acho que está meio alto.

TPU - 5600x

cpu-temperature.png
 
Tentou subir a rotação dos fans/bomba? E quantos watts ele consome durante o Blender e R23 em 4,5ghz/1,17v? As vezes vejo casos assim que é AIO defeituoso e bate temps absurdas mesmo em idle, vi esse vídeo esses tempos que mostrou um pouco sobre mass vai saber, e se for não deveria ter começado essa temp alta só no 5600, eu tentaria a remontagem só por via das dúvidas e caso tenha algum outro cooler testar também e ver qual é o resultado

Pra comparação usava o 5600x aqui e no stress do CPU-Z e no R20 a temp ficava por volta dos 54c de média com 25,5c de temp ambiente num AC pequeno e rodando stock (76w), e 67c~ rodando com PBO on (105w~), e idle sempre 5-6c~ acima da temp ambiente

FRVjMAE.png
WHLq8T8.png
 
A bomba tá em 100%? Como tá a curva de fans do AIO?
 
Aqui na empresa tem um monte desses CPUs usando o gamax mais barato e ele bate 86, mas estou falando do cooler mais barato.

Agora que tem feito 7° a 10° ele não passa de 75.
 
desculpa a demora pra responder, não apareceu notificação do tópico aqui :rolleyes:

Veja esse review do techpowerup para o 5600x. Acho que pode ajudar para uma referencia, visto que tbm usam um 240mm. Eu acho que está meio alto.

TPU - 5600x
cpu-temperature.png
Esse teste foi feito com um aircooler noctua, mas é um bom parâmetro. Se fosse um AIO 240mm cairia pra quanto, uns 70 graus? 🤔

A bomba tá em 100%? Como tá a curva de fans do AIO?

Sim, bomba a 100% (~2500rpm), mas agora vi que as fans estavam a 1700. Coloquei no máximo (2000) e deu uma melhorada. Caiu de 82c pra 77c no Cinebench.

Subi o over de 4.5/1.17v para 4.6/1.23v, fans e bomba 100%, temperatura ambiente 24c, máxima de 83c no teste de 10min do cinebench. Ainda acho que tem algo errado... 😕
 
83 graus num WC de 240mm de entrada com over de 4.6Ghz@1.23V e temp ambiente de 24 graus me parece normal.
Acho que tu vai ter resultados melhores configurando a curva do PBO do que fazendo overclock estático. Nesse tópico explica como fazer.
 
desculpa a demora pra responder, não apareceu notificação do tópico aqui :rolleyes:


Esse teste foi feito com um aircooler noctua, mas é um bom parâmetro. Se fosse um AIO 240mm cairia pra quanto, uns 70 graus? 🤔



Sim, bomba a 100% (~2500rpm), mas agora vi que as fans estavam a 1700. Coloquei no máximo (2000) e deu uma melhorada. Caiu de 82c pra 77c no Cinebench.

Subi o over de 4.5/1.17v para 4.6/1.23v, fans e bomba 100%, temperatura ambiente 24c, máxima de 83c no teste de 10min do cinebench. Ainda acho que tem algo errado... 😕
Normal men
Aqui pra você ter ideia, over para 4.6 com 1.3v bate 73-70 no cinebench com um lian li 240mm

O seu ta com menos tensão, porém como é um wc de entrada, a temperatura está normal
Melhor usar em stock, não há ganhos em tensão + clock fixo
 
Boa noite, troquei ontem meu R5 3600 por um 5600, mas estranhei a temperatura dele, isso pq tô usando ele em 4,5GHz e 1,17v. Mesmo com esse undervolt, em temperatura ambiente de 25c, ele chega a 82c no Cinebench R23. No Blender chega a 77. Em stock a temperatura fica entre 35-40c. Gabinete com tampa aberta.

Tentei pesquisar, mas tem tão pouca informação por aí sobre esse cpu, não faz nem dois meses que saiu... Não era pra ele ter temperatura similar ao 5600X? Existe mais gente reclamando da temperatura dele? Devo tentar reaplicar a pasta térmica e o cooler?

Tá muito quente, tem algo errado, pode ser o encaixe com o cooler, pasta térmica, bomba ruim ou em baixa rotação. Ryzen é o seguinte, no PBO pode ser o cooler da NASA que vai a 80c, pois ele busca a maior frequência possível num teto de temperatura X... Porém em OC fixo a coisa muda muito, nesse seu overclock aí era pra ficar mais frio.
 
Atualizando: acho que era pouca pasta térmica. Reapliquei, e assim que terminar de montar tudo no case novo, posto os resultados.

20220627-224934.jpg


20220627-224944.jpg
 
Imagino que sim nesse caso, pra não ter erro dá pra espalhar com uma espátula uma camada fininha no CPU todo, e nos cantinhos se quiser dá pra dar uma limpada pra fazer menos lambança e escorrer menos pelos lados, curioso pra ver os resultados
 
Atualizando: acho que era pouca pasta térmica. Reapliquei, e assim que terminar de montar tudo no case novo, posto os resultados.
Aparentemente, esse é o problema mesmo. Só como exemplo, meu 5600 também está com clock fixo de 4.5GHz e tensão em 1.169v e, com o estresse do Prime95, ele chegou até, no máximo, 72ºC. Em idle, fica em torno de 33-34ºC.
 
Atualizando: acho que era pouca pasta térmica. Reapliquei, e assim que terminar de montar tudo no case novo, posto os resultados.

20220627-224934.jpg


20220627-224944.jpg
Rapaz do céu...

Sai dessa onda de só aplicar 1 gota no meio... maior furada... usa uma espátula e aplica no ihs do processador inteiro.

E use pasta de qualidade, como Gelid (vendida pela PCYes no BR), ThermalGrizzly, CM Master Gel Maker, KPX ou algumas da china que dão pro gasto como MTG5 / MTG10, Thermalright TF8 ou TFX
 
Rapaz do céu...

Sai dessa onda de só aplicar 1 gota no meio... maior furada... usa uma espátula e aplica no ihs do processador inteiro.

E use pasta de qualidade, como Gelid (vendida pela PCYes no BR), ThermalGrizzly, CM Master Gel Maker, KPX ou algumas da china que dão pro gasto como MTG5 / MTG10, Thermalright TF8 ou TFX

Eu também sou adepto de espalhar ou pelo menos fazer o X, mas o problema aí foi a mendigaria mesmo jkkkkk credo, mesmo a gota no meio espalha bem se vc colocar uma quantidade adequada.
 
Confere ai a montagem e fixação
Uma gota generosa de pasta termica no centro resolve
Fazendo um X também
Mas o mais importante é conferir se ta tudo certo
Tenho um Deepcool de 240mm que é o mais basico da linha e esta tudo perfeito em um 5900X, nunca bateu mais que 70 graus (Ta frio aqui no Sul)
 
1 gota ou lambuzar o ihs até escorrer no socket não vai baixar a temperatura.
A questão é a montagem do cooler em contato uniforme na superficie do processador.
 
Veja esse review do techpowerup para o 5600x. Acho que pode ajudar para uma referencia, visto que tbm usam um 240mm. Eu acho que está meio alto.

TPU - 5600x

cpu-temperature.png
Na verdade eles usam Air Coolers. Só não entendi que falam do NH-U14S no site e no gráfico tem o NH-U12S.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz do céu...

Sai dessa onda de só aplicar 1 gota no meio... maior furada... usa uma espátula e aplica no ihs do processador inteiro.

E use pasta de qualidade, como Gelid (vendida pela PCYes no BR), ThermalGrizzly, CM Master Gel Maker, KPX ou algumas da china que dão pro gasto como MTG5 / MTG10, Thermalright TF8 ou TFX
Eu também sou adepto de espalhar ou pelo menos fazer o X, mas o problema aí foi a mendigaria mesmo jkkkkk credo, mesmo a gota no meio espalha bem se vc colocar uma quantidade adequada.
Sim, só ver o reviewers gringos... Eles usam bastante pasta e por todo o IHS mesmo.
 
Eu também sou adepto de espalhar ou pelo menos fazer o X, mas o problema aí foi a mendigaria mesmo jkkkkk credo, mesmo a gota no meio espalha bem se vc colocar uma quantidade adequada.

Eu também só uso o X na pasta termica e nunca tive problemas.
 
Foi mal a demora. O problema era pouca pasta mesmo. Fica a dica, não economize Kryonaut senão terá que aplicar duas vezes... :pepe:

Subi o over de 4.5/1.17v para 4.6/1.23v, fans e bomba 100%, temperatura ambiente 24c, máxima de 83c no teste de 10min do cinebench. Ainda acho que tem algo errado... 😕

Apliquei uma gota maior que a primeira. Mesmo teste (cinebench 10min) e frequência (4.6), temp ambiente 23c, e a máxima agora é 69c. 🙂
 
Olha ai! era só não ser muquirana na primeira gota haha
 
vou reaplicar aqui também pra ver se melhora minhas temps.
 
Pasta térmica tem prazo de validade e mesmo assim dura muitas aplicações se você fizer a cada 3~5 meses. O pessoal vê no youtube e perde noção da dimensão, mas o tamanho de uma ervilha é bem razoável, costuma espalhar no IHS quase todo, deixando só as quinas de fora, mas na minha visão, bom é: espalha no headspreader do cooler, uma camada bem fina de pasta, depois um ponto do tamanho de um feijão pequeno no centro do IHS do processador. As vezes sai um pouco nas bordas, mas funciona legal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo