Ryzen 5950X quente mesmo com Noctua NH D15, o que fazer??

djarthur001

Old School Member
Registrado
Prezados, dei a sorte de conseguir um Ryzen 9 5950X Gold, depois de muitas cpus ruins de clock, finalmente dei sorte em um em relação ao clock, o bicho pega 4,6 no primeiro ccd e 4,5 no segundo ccd com 1,23V e fica estável em games e uso de forma geral, agora em renderização desliga em menos de um minuto pois a temperatura bate 95º e desliga o PC, arrisco a dizer que com 1,3V de pra colocar 4,85 / 4,75Ghz nos ccds pois já deixei assim sem renderizar por uma semana e ficou de boa, o chip é muito bom de clock, para manter a 80º consigo 4,3 no 1º ccd e 4,2Ghz no 2º ccd com 1,15V mas queria pelo menos 4,6Ghz, o que recomendam para realmente esfriar essa cpu se eu quiser usar no talo em render, o bicho sobe demais, mas o calor impede o clock
 
Prezados, dei a sorte de conseguir um Ryzen 9 5950X Gold, depois de muitas cpus ruins de clock, finalmente dei sorte em um em relação ao clock, o bicho pega 4,6 no primeiro ccd e 4,5 no segundo ccd com 1,23V e fica estável em games e uso de forma geral, agora em renderização desliga em menos de um minuto pois a temperatura bate 95º e desliga o PC, arrisco a dizer que com 1,3V de pra colocar 4,85 / 4,75Ghz nos ccds pois já deixei assim sem renderizar por uma semana e ficou de boa, o chip é muito bom de clock, para manter a 80º consigo 4,3 no 1º ccd e 4,2Ghz no 2º ccd com 1,15V mas queria pelo menos 4,6Ghz, o que recomendam para realmente esfriar essa cpu se eu quiser usar no talo em render, o bicho sobe demais, mas o calor impede o clock
um cooler parrudo é indicado, se usar air cooler coloca um prolimatech
5wf79qQ.png
 
Olha amigo, acho que são poucos os coolers que conseguem domar bem um 5950x com overclock, já que tu já gastou uma grana preta nesse cpu, eu recomendaria vender o Noctua e partir pra um WC custom parrudo, com ao menos um radiador de 420mm só pro CPU..Daí tu ia ter mais margem de temperatura.
 
Olha amigo, acho que são poucos os coolers que conseguem domar bem um 5950x com overclock, já que tu já gastou uma grana preta nesse cpu, eu recomendaria vender o Noctua e partir pra um WC custom parrudo, com ao menos um radiador de 420mm só pro CPU..Daí tu ia ter mais margem de temperatura.
pois é vendo foto cooler dele parece ser parecido com o prolimatech né
 
pois é vendo foto cooler dele parece ser parecido com o prolimatech né
Eu nunca vi nenhum review desse Prolimatech, então não posso opinar sobre ele, mas no caso desse Noctua ali, ele é referência há muitos anos entre coolers para processadores, tendo desempenho melhor que a maioria dos WCs fechados de 240mm/280mm e de alguns 360mm de entrada, e quase sempre sendo mais silencioso..
 
Última edição:
Olha amigo, acho que são poucos os coolers que conseguem domar bem um 5950x com overclock, já que tu já gastou uma grana preta nesse cpu, eu recomendaria vender o Noctua e partir pra um WC custom parrudo, com ao menos um radiador de 420mm só pro CPU..Daí tu ia ter mais margem de temperatura.
Existe algum tutorial sobre montar um WC custom de 420mm? se houver um maior que 420mm, pois sei que o 5950x sobe bem e facil e os vrm da placa suportam bem pois são bem parrudos, acredito que com os clocks a 4.6 e 4.7 vão me dar um ganho bem grande em produtividade caso eu consiga esfriar o chip
 
Existe algum tutorial sobre montar um WC custom de 420mm? se houver um maior que 420mm, pois sei que o 5950x sobe bem e facil e os vrm da placa suportam bem pois são bem parrudos, acredito que com os clocks a 4.6 e 4.7 vão me dar um ganho bem grande em produtividade caso eu consiga esfriar o chip
Opa, tu tem o pc numa bancada ou qual gabinete que tu tem? Porque o que limita o tamanho do radiador é a compatibilidade do gabinete, depois do 420mm (3x140mm) tem o 480mm (4x120mm) e 560mm (4x140mm), mas os de 560mm são caros e dificieis de achar...
A maioria dos gabinetes maiores um pouco, aceitam radiadores de 360mm, que são mais comuns, quando vê botava um de 360mm na frente e um de 240mm em cima, ou se tiver espaço só pra um de 360mm, pegar um modelo mais grosso, que consegue dissipar mais calor.
Não querendo fazer propaganda, mas como estou comprando um apê pra mim, me desfiz do pc que tinha montado um WC custom, vendi quase tudo já, só não ainda a parte do WC, pode olhar aqui na minha assinatura o que tenho a venda, para você só precisaria comprar o bloco do processador, porque eu tinha um intel, que já vendi junto com a gpu, mas de resto tenho tudo e poderia te falar como montar tudo aí depois..
Mas de qualquer forma tem muito tutorial no youtube de watercooling, não é tão complicado como parece.. e deixa um visual foda no pc.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo