• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ryzen 9 5900X com temperatura alta

zAliceH

New Member
Registrado
Olá pessoas, eu montei um computador novo recentemente com um Ryzen 9 5900X, me falaram que esquenta bastante esse processador, ele estava chegando a 90°, porém foi mandado pro técnico e ele disse que foi um erro de montagem, tinha um plástico lá dentro, diminuiu a temperatura porém eu queria saber se é normal mesmo ele ficar a 80°, não sei se os gráficos do jogo influenciam, ele rodando Far Cry 5 no ultra crava nos 80°, outros que testei ele fica nos 75° a 80°, tudo no alto também. Tenho um water cooler e o gabinete tem mais seis fans, seria algum problema com a pasta térmica?
 
não sei se os gráficos do jogo influenciam

o que vai influenciar a temperatura seria o uso do CPU, quanto mais for usado mais esquentará.

uma alternativa para exigir menos do CPU seria travar os frames do jogo, se você tem um monitor de 60hz trava o jogo a 60 frames, por exemplo.

outros que testei ele fica nos 75° a 80°, tudo no alto também. Tenho um water cooler e o gabinete tem mais seis fans, seria algum problema com a pasta térmica?


"For instance, in our testing, the AMD Ryzen 9 5900X reached a maximum temperature of 86°C – and that's with a 360mm AIO cooler attached. Don't worry, that's just how Ryzen is designed. AMD has told us that the new processors may peak around 98°C, and that it's expected. Your processor isn't going to burst into flames."

aparentemente são temperaturas normais para esse CPU. e se a pasta térmica foi bem aplicada não é para ter problemas.
 
o que vai influenciar a temperatura seria o uso do CPU, quanto mais for usado mais esquentará.

uma alternativa para exigir menos do CPU seria travar os frames do jogo, se você tem um monitor de 60hz trava o jogo a 60 frames, por exemplo.




"For instance, in our testing, the AMD Ryzen 9 5900X reached a maximum temperature of 86°C – and that's with a 360mm AIO cooler attached. Don't worry, that's just how Ryzen is designed. AMD has told us that the new processors may peak around 98°C, and that it's expected. Your processor isn't going to burst into flames."

aparentemente são temperaturas normais para esse CPU. e se a pasta térmica foi bem aplicada não é para ter problemas.
Então, o meu é 144, e jogo com ele travado.

Enquanto eu tô no jogo, ele fica a 80° com 23% a 25% de uso da CPU, acho que vou experimentar trocar a pasta só pra ver se melhora, se não der certo enquanto não passar de 90° acho que tá bom. Muito obrigada pela resposta <3
 
Caso você ainda fique com receio quanto a temperatura, uma alternativa que vejo donos de Ryzen utilizar é relacionado a alimentação do processador. Fazendo Undervolt ajuda a reduzir a temperatura sem perder muito desempenho.

Não é nada dificil de fazer, no youtube o que não faltam é videos mostrando. Eu sem ter um ryzen e um pouco leigo no assunto ajudei um amigo completamente leigo a fazer o procedimento no Ryzen 5800x dele.
 
acho que vou experimentar trocar a pasta só pra ver se melhora

cuida para não aplicar errado, pasta de mais e de menos influenciam consideravelmente na temperatura do CPU.




mas levando em conta o que foi dito no review do techradar eu não me preocuparia muito com a temperatura desse CPU, 80 graus parece estar bem ok.
 
Caso você ainda fique com receio quanto a temperatura, uma alternativa que vejo donos de Ryzen utilizar é relacionado a alimentação do processador. Fazendo Undervolt ajuda a reduzir a temperatura sem perder muito desempenho.

Não é nada dificil de fazer, no youtube o que não faltam é videos mostrando. Eu sem ter um ryzen e um pouco leigo no assunto ajudei um amigo completamente leigo a fazer o procedimento no Ryzen 5800x dele.
Então, o meu eu deixo no automático e ele não sai de 1.4v, creio que pode ser isso, posso simplesmente diminuir a tensão na bios deixando as outras opções no automático?
 
Então, o meu eu deixo no automático e ele não sai de 1.4v, creio que pode ser isso, posso simplesmente diminuir a tensão na bios deixando as outras opções no automático?

Então, não vou dizer que sim porque realmente não tenho conhecimento aprofundado no assunto. Provavelmente alguem mais instruído eventualmente aparecerá no tópico para lhe ajudar ou você terá que pesquisar por conta própria.

O que eu sei é, no caso desse meu amigo, com a minha ajuda e nos guiando pelo youtube ele apenas habilitou a opção de "eco mode" na bios.

Por ser leigo e ter medo de configurar manualmente, ele só se limitou a fazer essa mudança. Em idle as temperaturas dele mudaram pouco mas em estresse (100% de uso em todos os nucleos) caíram mais de 10ºc. Antes batia 95°c+ e depois de limitar a alimentação caiu para 80°c ~ 85ºc. As temperaturas continuaram relativamente altas por ser uma caracteristica do próprio 5800x mas pelo menos ele não tem mais medo da placa esquentar infinitamente.

Nos guiamos por esses videos e fuçamos na bios até encontrar a opção:



 
Então, não vou dizer que sim porque realmente não tenho conhecimento aprofundado no assunto. Provavelmente alguem mais instruído eventualmente aparecerá no tópico para lhe ajudar ou você terá que pesquisar por conta própria.

O que eu sei é, no caso desse meu amigo, com a minha ajuda e nos guiando pelo youtube ele apenas habilitou a opção de "eco mode" na bios.

Por ser leigo e ter medo de configurar manualmente, ele só se limitou a fazer essa mudança. Em idle as temperaturas dele mudaram pouco mas em estresse (100% de uso em todos os nucleos) caíram mais de 10ºc. Antes batia 95°c+ e depois de limitar a alimentação caiu para 80°c ~ 85ºc. As temperaturas continuaram relativamente altas por ser uma caracteristica do próprio 5800x mas pelo menos ele não tem mais medo da placa esquentar infinitamente.

Nos guiamos por esses videos e fuçamos na bios até encontrar a opção:




Muito obrigada, vou dar uma olhada <3
 
É quente pra bosta mesmo. Se não estiver aliado a, no mínimo, um WC decente de 360mm, vai ser dor de cabeça pro resto da vida.
 
Olá pessoas, eu montei um computador novo recentemente com um Ryzen 9 5900X, me falaram que esquenta bastante esse processador, ele estava chegando a 90°, porém foi mandado pro técnico e ele disse que foi um erro de montagem, tinha um plástico lá dentro, diminuiu a temperatura porém eu queria saber se é normal mesmo ele ficar a 80°, não sei se os gráficos do jogo influenciam, ele rodando Far Cry 5 no ultra crava nos 80°, outros que testei ele fica nos 75° a 80°, tudo no alto também. Tenho um water cooler e o gabinete tem mais seis fans, seria algum problema com a pasta térmica?
veja se o seu sistema operacional está em performance ou equilibrado, tente deixar no modo equilibrado para economizar energia. Performance mantêm os núcleos em 100% o tempo todo e pode dar picos elevados na temperatura, além de maior instabilidade.
É quente pra bosta mesmo. Se não estiver aliado a, no mínimo, um WC decente de 360mm, vai ser dor de cabeça pro resto da vida.
sempre foi dito que a plataforma AMD ryzen veio focada em IPC alto para concorrer com a Intel, então vai ser quente mesmo porque você está investido em performance alta para um produto topo de linha, então, investir no melhor cooler sai caro também, infelizmente. Eu no meu intel 4790k também fui obrigado a investir em cooler mais caro para manter o mínimo de performance alta e ter um overclock para deixar a máquina mais responsiva. Se o seu sistema operacional também estiver em performance, tente deixar em equilibrado ou até na economia, diferente do meu, o seu não sofre tanto impacto no modo econômico, ainda mais se usar um M.2 e tiver bastante RAM.
 
A melhor coisa que você faz nos ryzen é fazer undervolt, por muito tempo usei o EDC bug para extrair o máximo de performance nos games, os clocks ficavam insanos a ponto de em alguns momentos ultrapassar os 4.6Ghz em vários núcleos (isso no 3900x) - em alguns momentos notei picos de 4.9Ghz, mais com o tempo percebi que a diferença de desempenho em games era mínima, então voltei as padrões de fabrica e fiz um undervolt, e o PBO fez um excelente trabalho além de ficar mais frio, as voltagens estão ótimas, e os clocks em múltiplos nucleos também estavam muito bons...

Resultado: não vale a pena fazer OC em Ryzen, eles já tem um IPC excelente e o ganho e muito pequeno. A realidade é que o ideal é fazer um undervolt para controlar um pouco as temperaturas, principalmente nos series 5000 que são um pouco mais ouriçados que os 3000, tem um tópico fixado aqui no fórum que te ensina a fazer o undervolt e configurar o CO2 da melhor forma, da uma olhada depois.

Quando saiu o 5900x pensei bastante em comprar principalmente por ser AM4, inclusive um amigo próximo comprou e eu teste por um tempo o dele, e realmente ele é mais quente que o 3900x, a máxima temperatura que notei no 3900x isso em render de mais de 1h foi 72º, enquanto no 5900x passava dos 80º (isso com o mesmo WC), então sim ele é mais quente, as voltagens elevadas também são normais para elevar o clock para o turbo boost, então é normal ter picos de 1.5v não se preocupe com isso, a AMD ja veio a publico falar a respeito. Então a solução é o undervolt.

Acabei optando em não comprar, mais foi por outro motivo, optei em guardar dinheiro e comprar a nova geração, já que o 3900x ainda é um excelente chip até hoje e pelo visto ainda será por um bom tempo. Quando sair a nova geração já vou estar preparado financeiramente, ja vai vir com DDR5 e outras funcionalidades interessantes, então o salto de desempenho vai ser alto e vou passar esse 3900x para meu pai.
 
É quente pra bosta mesmo. Se não estiver aliado a, no mínimo, um WC decente de 360mm, vai ser dor de cabeça pro resto da vida.
dor de cabeça porque?
80 graus é normal pra linha 5000. só parar de medir e usar sem medo que não terá problema nenhum. Eu parei de verificar temperatura do meu 5600X já fazem uns 2 meses, não vi nenhum prejuizo de desempenho.

Até ia trocar o cooler box mas vou manter ele mesmo, não precisa ficar mais frio. O próprio pessoal da AMD confirmou isto. esses processadores vão bem nestas temperaturas.
 
eu queria saber se é normal mesmo ele ficar a 80°, não sei se os gráficos do jogo influenciam, ele rodando Far Cry 5 no ultra crava nos 80°, outros que testei ele fica nos 75° a 80°, tudo no alto também. Tenho um water cooler e o gabinete tem mais seis fans, seria algum problema com a pasta térmica?
Normal esta temperatura.
 
tenho um 5900x e essa temperatura reportada ai é normal, para diminuir bem só se usar um bom sistema de refrigeração e ter um ambiente com boa temperatura
em casa jogando com temperatura ambiente em torno de 27 graus, o processador fica entre 55 a 65 com raros picos a 70ºC
 
Olá pessoas, eu montei um computador novo recentemente com um Ryzen 9 5900X, me falaram que esquenta bastante esse processador, ele estava chegando a 90°, porém foi mandado pro técnico e ele disse que foi um erro de montagem, tinha um plástico lá dentro, diminuiu a temperatura porém eu queria saber se é normal mesmo ele ficar a 80°, não sei se os gráficos do jogo influenciam, ele rodando Far Cry 5 no ultra crava nos 80°, outros que testei ele fica nos 75° a 80°, tudo no alto também. Tenho um water cooler e o gabinete tem mais seis fans, seria algum problema com a pasta térmica?

Pra baixar mais que isso, só um bom cooler. Muitos falam que só um ótimo water cooler de 360mm pra dar conta, mas não é bem assim. Eu uso no meu um Scythe Fuma 2 e da conta muito bem, principalmente se fizer uns ajustes no PBO. Mantenho jogando 55º a 60º tranquilo no meu e pra mim esta ótimo. Ta certo que minha GPU é fraca ainda, mas logo vem uma melhor. Mas mesmo em testes de strees, fica em média 75º. Até hoje não bateu os 80º. Nos testes de CPUz e Cinebench, tenho mais desempenho do que com ele stock, sem ter sequer colocado mais frequência no PBO, só de ajustar o CO (curve optimizer), e ainda limitando o TDP dele em 95w no PBO. O que você tem de refrigeração?
 
Acho que a temperatura é essa mesma, uso um 5800X que esquenta bem também mas, o ambiente aqui é controlado então raras vezes o meu bate 70° graus.

Utilizo um Water cooler de 120mm gamestorm Capitain e ele tem dado conta.

O diferencial é que minha VGA também tem AIO então dentro do gabinete não há muito ar quente.


 
Última edição:
Acho que a temperatura é essa mesma, uso um 5800X que esquenta bem também mas, o ambiente aqui é controlado então raras vezes o meu bate 70° graus.

Utilizo um Water cooler de 120mm gamestorm Capitain e ele tem dado conta.

O diferencial é que minha VGA também tem AIO então dentro do gabinete não há muito ar quente.
O seu por ser um 5800x, ta ótimo as temperaturas. Tem casos em que o 5800x pode esquentar mais que o 5900x, por conta da maneira que é o CCX dele, a área de dissipação é menor por ser tudo em um único CCX. Já o 5900x são 2 CCX, e ai isso divide a área de dissipação.

Eu tinha um 5800x, tive que trocar ele na garantia, ai agora peguei um 5900x, e tenho tido melhores temperaturas nele do que no antigo 5800x.
 
O seu por ser um 5800x, ta ótimo as temperaturas. Tem casos em que o 5800x pode esquentar mais que o 5900x, por conta da maneira que é o CCX dele, a área de dissipação é menor por ser tudo em um único CCX. Já o 5900x são 2 CCX, e ai isso divide a área de dissipação.

Eu tinha um 5800x, tive que trocar ele na garantia, ai agora peguei um 5900x, e tenho tido melhores temperaturas nele do que no antigo 5800x.
Meu proximo Up de Processador será um Ryzen 9 também!

Não sei como vão ficar as coisas com o lançamento do 3D cache.

Eu até já cogitei comprar um Water cooler de 280mm mas, testei por uma semana um H100i de 240mm e a diferença no AIDA64 em stress após 25 minutos foi de 3 graus, no de 240mm bateu 76° e no meu atual de 120mm bateu 79, não valeria o upgrade e pelo que pesquisei, devido ao CCX como bem explanado por você, não terei muita diferença mesmo botando um WC de 360mm, é físico não tem muito o que fazer. Então como em uso normal mal bate 70, deixei tudo como está e aqui quando uso o PC é depois das 18:00hrs e ligo ar condicionado então, fica o ambiente bem controlado.
 
Meu proximo Up de Processador será um Ryzen 9 também!

Não sei como vão ficar as coisas com o lançamento do 3D cache.

Eu até já cogitei comprar um Water cooler de 280mm mas, testei por uma semana um H100i de 240mm e a diferença no AIDA64 em stress após 25 minutos foi de 3 graus, no de 240mm bateu 76° e no meu atual de 120mm bateu 79, não valeria o upgrade e pelo que pesquisei, devido ao CCX como bem explanado por você, não terei muita diferença mesmo botando um WC de 360mm, é físico não tem muito o que fazer. Então como em uso normal mal bate 70, deixei tudo como está e aqui quando uso o PC é depois das 18:00hrs e ligo ar condicionado então, fica o ambiente bem controlado.

Pois é, eu até pensei também no 3D Cache, mas como eu tive que mandar o meu 5800x pra garantia no final de outubro, ia ter que ficar muito tempo sem a maquina, e ai acabei pegando já o 5900x com o valor que me ressarciram, não podia ficar sem a maquina por mais tempo. Eu também tinha interesse, mas em alguns lugares já vi falando que não vai sair mais para AM4, então nem sei como vai ser isso, se realmente vai sair ainda para os AM4. Aguardando pra ver.

Em relação a refrigeração, bem isso que vc falou, as vezes um maior não vai mudar muita coisa, por limitações físicas. Mas isso que você testou, é até bom saber, pois muitos falam e batem na tecla que watercooler de 120mm não da conta de refrigerar o 5800x, pois aquece muito, e na verdade não tem nada disso, consegue refrigerar sim.

Eu uso no meu 5900x um aircooler Scythe Fuma 2. Segura tranquilo, me entrega boas temperaturas, e tenho a confiabilidade de um aircooler. Até queria um watercooler, mas meu gabinete é meio antigo, então fica meio limitado para montar um, e ai fico também no receio de vazamentos, da vida útil também, essas coisas. Então optei pelo aircooler mesmo e tem atendido super bem. Em jogos não passa de 60º ( ta certo que minha GPU é fraca ainda, mas logo vem uma melhor), e em testes de stress fica na casa de 75º...78º...não vi passar de 80º ainda, e em uso normal, dificilmente vou usar ele a 100% todo o momento, então pra mim esta ótimo.
 
O de 120 da conta sim, é que o pessoal fica na neurose do teste em stress de AIDA e Cinebench, coisa que em uso normal o processador nunca vai atingir esse patamar.

Eu já vi video em youtube de cara comprando um de 360 só para ter 6 graus de diferença em uso de 100%, coisa que é muito difícil atingir.

Em minha opinião um WC de 360 é voltado para quem renderiza muito, quem stressa o processador em 100% quase todos os dias mas, para público que usa de forma moderada, 120 a 240 já dão conta ou um bom air cooler.

O 5900X é mais frio ainda por ter mais espaço interno (CCX) então dissipa melhor o calor mesmo tendo mais núcleos/threads

O que é fato é: 5600X,5800X, 5900X são quente mesmo, por ter PBO mais agressivo.

O problema do 5800X como já explicaram em forum gringo, é que ele consome o mesmo do 5900X, e atinge os mesmos clocks mas o CCX dele é um só então gera mais calor mesmo, a prova é tanto que o pessoal testou com WC de 360mm de otima marca e não houve diferença significativa de quem usava com radiador menor.
 
Última edição:
O de 120 da conta sim, é que o pessoal fica na neurose do teste em stress de AIDA e Cinebench, coisa que em uso normal o processador nunca vai atingir esse patamar.

Eu já vi video em youtube de cara comprando um de 360 só para ter 6 graus de diferença em uso de 100%, coisa que é muito difícil atingir.

Em minha opinião um WC de 360 é voltado para quem renderiza muito, quem stressa o processador em 100% quase todos os dias mas, para público que usa de forma moderada, 120 a 240 já dão conta ou um bom air cooler.

O 5900X é mais frio ainda por ter mais espaço interno (CCX) então dissipa melhor o calor mesmo tendo mais núcleos/threads

O que é fato é: 5600X,5800X, 5900X são quente mesmo, por ter PBO mais agressivo.

O problema do 5800X como já explicaram em forum gringo, é que ele consome o mesmo do 5900X, e atinge os mesmos clocks mas o CCX dele é um só então gera mais calor mesmo, a prova é tanto que o pessoal testou com WC de 360mm de otima marca e não houve diferença significativa de quem usava com radiador menor.
Isso ai mesmo. Os ryzen 5000 são mais esquentadinho mesmo. O 5800x tem a questão só como vc falou, TDP de 105w, mas dissipando tudo isso em um menor espaço físico, apenas um CCX, então isso dificulta pra passar esse calor para o dissipador.
 
Existe uma lenda dizendo que um Water Cooler é muito superior a um Air Cooler... ocorre que partindo dessa ideia, muitos compram WC de marcas menos conhecidas e se ligam apenas em efeitos e luzes piscantes... existem excelentes Air Coolers de marcas conceituadas que entregam mais desempenho até que um Water Cooler 360 de marcas obscuras...
 
Última edição:
Existe uma lenda dizendo que um Water Cooler é muito superior a um Air Cooler... ocorre que partindo dessa ideia, muitos compram WC de marcas menos conhecidas e se ligam apenas em efeitos e luzes piscantes... existem excelentes Air Coolers de marcas conceituadas que entregam mais desempenho até que um Water Cooler 360 de marcas obscuras...

Isso é um fato, tem muito AIO de marca sem-vergonha, acho que o OP não citou qual WC usado no processador em questão. Mas esses processadores são esquentadinhos mesmo.
 
Existe uma lenda dizendo que um Water Cooler é muito superior a um Air Cooler... ocorre que partindo dessa ideia, muitos compram WC de marcas menos conhecidas e se ligam apenas em efeitos e luzes piscantes... existem excelentes Air Coolers de marcas conceituadas que entregam mais desempenho até que um Water Cooler 360 de marcas obscuras...
Verdade, sem contar que esses water coolers baratos ai, acabam muitas vezes tendo uma vida útil curta também, e em pouco tempo já não entregam mais o mesmo desempenho de quando era novo. Ta ai um dos motivos que ainda prefiro um bom air cooler. Confiabilidade, bom desempenho, durabilidade..tem suas vantagens.
Claro que um water cooler fica bonito esteticamente e tudo mais, mas eu ainda tenho um pé atrás com eles...hehe. Ta tudo muito caro pra perder com um possível problema de vazamento também...kkkkk
 
Verdade, sem contar que esses water coolers baratos ai, acabam muitas vezes tendo uma vida útil curta também, e em pouco tempo já não entregam mais o mesmo desempenho de quando era novo. Ta ai um dos motivos que ainda prefiro um bom air cooler. Confiabilidade, bom desempenho, durabilidade..tem suas vantagens.
Claro que um water cooler fica bonito esteticamente e tudo mais, mas eu ainda tenho um pé atrás com eles...hehe. Ta tudo muito caro pra perder com um possível problema de vazamento também...kkkkk
Cara, eu concordo e discordo ao mesmo tempo hehehe, eu tinha no meu 4770k um thermaltake frio, cara um cooler excelente, super silencioso mas ocupava uma espaço monstruoso, na época eu tinha 8gb de ram corsair vengeance (2*4gb), eu queria colocar 16gb, mas não dava por causa do cooler, tive que comprar 2 Corsair low profile para conseguir usar, fora que a manutenção do Air cooler era uma lástima, pra desmontar e monta-lo novamente era um parto, principalmente por causa daqueles suportes dos fans que nunca consegui me entender com eles, dito isso, mudei pro AIO, mas não quis arriscar, então peguei um corsair de 240mm, a estética e facilidade para mexer nos componentes foi muito significativas, por mais desorganizado que ainda sou com as fiações, consigo ter acesso a todos os componentes de uma maneira muito prática.
No momento uso com o radiador na frente pois meu gabinete é horrível, mas algum dia mudo.
Sobre a discussão do tópico, eu tenho um 5800x sem QQ alteração, ele bate 90° nos testes de stress, mas para ele uso o mesmo conceito que usava na época dos athlons xp da vida, eu sei que meu cooler é bom e que o processador é quente, não ficarei me martirizando com isso, não dando erros e o sistema estando estável, é questão de aproveitar o PC.
Se algum dia queimar, paciência, mas sinceramente nunca nenhum dos meus processadores ou MB queimaram, pra ser mais sincero uma única vez perdi uma ABIT NF-7 que pra mim foi a maior decepção do mundo, eu queria tanto essa placa e quando consegui ela queimou em 1 mês hehehe

Abraços
Edu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo