Sair de Medicina pra TI (ciência de dados) é uma decisão estúpida?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

pikachufeio

New Member
Registrado
Estou no quarto semestre de medicina. Sai da área militar para a medicina com a esperança de que pudesse ganhar a mesma quantia com qualidade de vida melhor, no entanto, descobri alguns obstáculos que estão me fazendo repensar esse caminho.

1 - A área de medicina está num processo de saturação: encolhimento de salários e diminuição de vagas de trabalho. De tal modo que, no inicio eu tinha expectativa de trabalhar num grande centro ganhando 15k limpos e agora, vendo colegas recém-formados indo pro interior ganhando 8k já calibrei minhas expectativas. Assustadoramente, isso aconteceu num lapso de APENAS dois anos, sendo que ainda falta 4 anos pra me formar, prevejo que terei que calibrar minhas expectativas para ganhos mais baixos e locais ainda mais insalubres.
2 - o processo de se formar em medicina é extremamente doloroso, não que a TI não seja, o problema é que na minha faculdade, os horários são muito amarrados e eu prefiro a liberdade de fazer meu horário.
3 - estou estudando numa faculdade no interior, o que me desagrada: vivi 29 anos em centros urbanos densos com diversas opções de tudo. Gosto de frequentas baladas e conhecer gente nova, ademais, gosto de estar perto da família, que está a 500km de onde estudo.
4 - Vejo amigos meus entrando em TI com menos de um ano de treinamento intenso, talvez ciencia de dados seja mais difícil, mas estou cada vez mais inclinado a arriscar, meu projeto é de UM ANO, já tenho base de engenharia, pois sou formado em controle e automação, além de uma base bem sólida de matematica, estatistica e programação.
5 - conviver com jovens não é bem minha praia. Observo pessoas deslocadas da minha realidade, vivendo numa bolha.

porém o que está me impedindo é:

1 - medo de não dar certo: ciencia de dados pelo que vejo parece mais um hype do que uma coisa concreta, não ouço muitas histórias de profissionais bem sucedidos na área. Meu irmão é DEV e me aconselhou a área, porém, meu perfil está muito mais inclinado para ciência/engenharia de dados do que desenvolvimento.
2 - na medicina, apesar de todos os males, voce tem um sentimento que "venceu" na vida. Ciencia de dados dá a impressão que eu seria só "mais um" vagando pelo limbo.

Quero muito mudar, mas receio que parece uma decisão um pouco estúpida, do ponto de vista social, porém, cada dia que passa tenho mais motivos pra isso!
 
1 - A área de medicina está num processo de saturação: encolhimento de salários e diminuição de vagas de trabalho. De tal modo que, no inicio eu tinha expectativa de trabalhar num grande centro ganhando 15k limpos e agora, vendo colegas recém-formados indo pro interior ganhando 8k já calibrei minhas expectativas

Isso é para clinico geral, né?
Você não pensa (ou pensava) em fazer nenhuma residência depois que se formar? Pois é ai que o médico da um upgrade absurdo na carreira e começa a ganhar salários realmente altos
 
Use o tópico que já está aberto:

 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo