Sair ou não do Brasil?

Cara, vamos lá..

Sobre sair do país, eu apoio muito.. estou morando na Alemanha faz alguns anos já... Só vamos a alguns pontos primeiro:

- Da uma pesquisada legal como está funcionando a parte de cidadania Italiana em SC, até onde eu sei (posso estar errado) não está mais sendo feito devido a vários casos de corrupção
- Ter cidadania não te dá direito direto a morar em qualquer país schengen. Cada país tem sua legislação sobre isso, Alemanha por exemplo, da 3 meses para não alemães, e se você não tiver como se manter (trabalho, renda fixa, etc.) tem que sair do país. Aqui é obrigatório ter seguro saúde, por exemplo, e não é muito barato
- O custo de vida vai depender muito do local / país, sugiro você pesquisar um local qual tenha trabalho na tua área, senão vai ser complicado
- Dependendo da cidade que você for morar, precisa saber a língua local. Eu moro em Berlim e consigo fazer quase tudo em ingles, mas tem várias itens como registro na cidade que ou você sabe alemão, ou você contrata um interprete. Isso que Berlin é considerada a cidade menos alemã do país
- Ao se mudar, tenta levar uma quantidade legal de dinheiro (eu me mudei com aluguel pago por 4 meses, já trabalhando e ainda level 10k euros, e deu no limite)

No mais, boa sorte.
 
- Ao se mudar, tenta levar uma quantidade legal de dinheiro (eu me mudei com aluguel pago por 4 meses, já trabalhando e ainda level 10k euros, e deu no limite)

No mais, boa sorte.

Caramba, que tanto você fez? Eu me mudei com 2k euros e com um mês de aluguel só pago e deu super tranquilo.

E não acho que o custo de vida em Stuttgart seja tão menor que em Berlim.
 
Caramba, que tanto você fez? Eu me mudei com 2k euros e com um mês de aluguel só pago e deu super tranquilo.

E não acho que o custo de vida em Stuttgart seja tão menor que em Berlim.

Eu aluguei um apartamento de longa duração completamente meu, ou seja, eu tive que comprar absolutamente tudo para dentro de casa, até móvies da cozinha são meus.

abraços,
 
Motivos para se mudar:
- ter dupla cidadania
- ter conhecido/parente morando fora
- ter emprego que te transfere para outro país
- ter grana tranquila para ir e voltar caso dê ruim

Motivos para não se mudar:
- ter filhos e esposa no país
- ser apegado em família/amigos/cachorro
- Ir como estudante e tentar a vida
- Ir como ilegal e tentar a vida
- não ter grana nem para viver um mês fora
- não saber falar a língua

Não vi nenhum motivo para você não se mudar...se eu tivesse dupla cidadania (que é o mais importante de tudo, pois te abre portas para empregos bem diferentes do que ir por conta própria) já estava fora do país há anos...
 
É o que ja falei, passa um tempo com sua tia... Especula sobre emprego por la, se existe a possibilidade de conseguir algo que pra vc seja bom
 
Interessante observar como as opiniões são divididas, acho que depende da vivência e experiência que cada pessoa tem, também algumas pessoas tem o espirito aventureiro e não se incomodam em largar tudo e começar novamente, assim como algumas pessoas são mais acomodadas e estão satisfeitas com suas vidas aqui no Brasil. Eu particularmente não sairia do Brasil hoje para começar uma nova vida, não tenho mais saco para isso e tenho tudo o que desejo aqui, mas não acho que quem sonha com isso esta errado, muito pelo contrário, devemos buscar evoluir e procurar sempre o melhor, se não tem nenhum vínculo por aqui, nada custa arriscar.

Com a idade do OP ainda da para arriscar e quebrar a cara muitas vezes.
 
Se a reforma da previdência não for aprovada ou se for meia bomba, pode cair fora.

É bom já ir adiantando o curso de idiomas.
 
Motivos para se mudar:
- ter dupla cidadania
- ter conhecido/parente morando fora
- ter emprego que te transfere para outro país
- ter grana tranquila para ir e voltar caso dê ruim

Motivos para não se mudar:
- ter filhos e esposa no país
- ser apegado em família/amigos/cachorro
- Ir como estudante e tentar a vida
- Ir como ilegal e tentar a vida
- não ter grana nem para viver um mês fora
- não saber falar a língua

Não vi nenhum motivo para você não se mudar...se eu tivesse dupla cidadania (que é o mais importante de tudo, pois te abre portas para empregos bem diferentes do que ir por conta própria) já estava fora do país há anos...

Cachorro não é desculpa kkk

Dá pra trazer. O meu tá chegando mês que vem. Seis meses longe, ansioso para o reencontro.
 
Motivos para se mudar:
- ter dupla cidadania
- ter conhecido/parente morando fora
- ter emprego que te transfere para outro país
- ter grana tranquila para ir e voltar caso dê ruim

Motivos para não se mudar:
- ter filhos e esposa no país
- ser apegado em família/amigos/cachorro
- Ir como estudante e tentar a vida
- Ir como ilegal e tentar a vida
- não ter grana nem para viver um mês fora
- não saber falar a língua

Não vi nenhum motivo para você não se mudar...se eu tivesse dupla cidadania (que é o mais importante de tudo, pois te abre portas para empregos bem diferentes do que ir por conta própria) já estava fora do país há anos...
Eu concordo com tudo isso desde QUE

Você já é peão no Brasil e irá trabalhar em subemprego lá fora = Mudança 100% pra melhor!
Você é estudado no Brasil e irá seguir sua carreira lá fora = Mudança 200% pra melhor!
Você tem um comércio no Brasil e irá empreender lá fora = Uau!

Porém se você tem um emprego bom ou é empreendedor no Brasil e tem uma vida confortável mas quer sair pra trabalhar em subemprego lá fora, dai não concordo! Vai sofrer com toda certeza! O autor do tópico mesmo já deixou claro que não pretende fazer uma faculdade, no máximo um curso online de algo que nem tem certeza...Já é dificil quando você tem certeza do que quer, imagina quando você nem sabe exatamente o que quer e nem está disposto a fazer qualquer coisa e em um País que você nem fala a língua fluentemente? Planos extremamente abertos assim já vi vários aqui no Japão, e o resultado termina sempre igual = subemprego....Você passa a maior parte do seu tempo no serviço, logo, haverá mais tempo em que você estará se lamentando do que agradecendo.


Com a idade do OP ainda da para arriscar e quebrar a cara muitas vezes.

Realmente, nisso você tem razão! Se o autor do tópico PODE voltar a qualquer momento e continuar a tocar o negócio como faz hoje, ele pode tentar ir, afinal, ele tem tempo pra errar, aliás, é até melhor que se for pra fazer isso que faça agora enquanto não tem mulher e filhos....
 
Última edição:
Belo tópico, quando tinha meus 16-20 anos pensava muito em sair do país, mas conforme a vida foi se moldando, me formei em ciências contábeis, trabalhei em várias empresas, morando em algumas cidades, trabalhei como auditor em curitiba e no final das contas voltei para a casa do meus pais no interior (15mil hab) por causa da saúde deles e não ter ninguém para cuidar.

Hoje sou funcionário público concursado, tenho 28 anos e uma vida bem tranquila para os padrões que considero bons, tenho algumas perspectivas de crescimento na prefeitura (controle interno) e não penso mais em me mudar. Porém sou privilegiado em morar numa cidade extremamente segura, que apesar de pequena e não ter quase nada para fazer fica bem perto da capital (Curitiba) ou Ponta Grossa PR 60km, hoje meu foco é casar ano que vem e ter filhos, formar uma família e continuar meu trabalho, hoje pratico esportes Mountain Bike e Corrida e tenho uma baita qualidade de vida e tempo para me dedicar, afinal levo 5min para chegar em casa do serviço (moro do outro lado da cidade haha). Não preciso de carro para quase nada, tanto que vendi o meu que usava em Curitiba e realizei investimentos financeiros. Ou seja no Brasil existem muitas oportunidades, recomendo que quem tem dúvidas olhem com carinho para o Interior, tem muitas oportunidades e bons salários que não são preenchidos porque muitos profissionais só querem os grandes centros.

Mas acho interessante essa decisão de largar tudo e se mudar, se não fosse meus pais que tem muitos problemas de saúde e serem idosos, namorada que é muito apegada a família também, e eu estar consideravelmente estável e encaminhado também teria essa vontade ainda, o que me tira essa vontade é que sou extremamente satisfeito com a vida que levo, não ganho muito bem, porém não me estresso muito também, posso viajar 1-2x ao ano e ter meus mimos.

Família inteira de meu pai é de Portugal, tenho direito a dupla cidadania apesar de ainda não tê-la tirado. Pretendo fazer isso em 2020.
 
Última edição:
Olá a todos,

já faz alguns meses que eu venho pensando nisso, já meio que tomei a decisão porem ainda fica aquele sentimento de, "pow, será que é isso mesmo?", eu não tenho amigos com quem conversar e nem familiares, então eu gostaria de saber a opinião de vocês.

resumidamente, eu tenho 24 anos, moro em uma cidade tranquila do interior de SC, tenho uma vida boa, trabalho bacana, ganho relativamente bem, é um trabalho de família, sendo assim posteriormente eu posso tocar o negócio, eu não sou um cara de sair e nem de ter muitos amigos, nunca tive um relacionamento sério, nunca viajei, porem são coisas que eu pretendo ainda experimentar, a minha vida social é bem limitada.

no final do ano passado eu descobri que eu tenho direito a cidadania italiana, com isso eu poderia ter acesso ao passaporte europeu e assim conseguir o direito de trabalhar e morar legalmente em qualquer país que faça parte do acordo de schengen, basicamente países membros da UE e a Islândia, Noruega e Suíça. A principio eu estou interessado em ir para a Espanha / Barcelona, tenho uma tia que mora lá tem uns 10 anos, seria mais fácil a minha adaptação tendo um familiar para me auxiliar no começo, posteriormente eu poderia ir para a Suíça ou Irlanda, que estou mais interessado.

mas a grande questão é, será que vale a pena largar tudo isso que eu tenho aqui e começar do zero em outro país? porque uma coisa é você ter uma vida de merd*, um emprego ruim, etc.. e querer mudar, agora outra é você ter uma vida confortável e querer mudar, eu basicamente abriria mão de ter o meu próprio negócio e do conforto que eu atualmente tenho, para começar tudo do zero em outro país. O processo da dupla cidadania em si vai demorar mais ou menos uns 2 anos até ficar pronto, nesse meio tempo eu iria focar em aprender o espanhol, como eu não tenho qualificação alguma, nunca fiz faculdade e é algo que não me interessa nenhum pouco, eu estava querendo estudar alguma coisa online mesmo, programação veio a minha mente.

mas eae, será que vale a pena? alguém já passou por isso?

desde já obrigado a todos que puderem ajudar.
Olha vou falar por mim: eu meti o louco e vim, estou aqui e nao me arrependo em nada. A minha situação no Brasil era ótima, tinha o meu negócio, ganhava relativamente bem (comparado a média salarial do país), casa boa, carro, moto.. Mesmo assim eu não consigo sentir que a qualidade de vida que o Brasil proporciona é boa. Infelizmente ai somos roubados em tudo (comida, serviços básicos, lazer). Aqui na Europa a qualidade de vida não é dinheiro (venha esperando que vai ganhar igual ai), são coisas básicas, algumas eu nem sentia falta no Brasil pois nem sabia que era possível.

Sinceramente do Brasil eu sinto falta apenas de duas coisas -família e a minha moto haha Outra coisa boa de mudar é que em pouco tempo você descobrirá quem realmente era seu amigo, infelizmente essa é outra coisa que nos surpreende.
 
Tire alguns meses para passar com essa sua tia em Barcelona, ai tu vai ver como é a vida lá e se ela te agrada.
Eu se tivesse oportunidade tava voando desse buraco, onde até pra respirar se paga um imposto absurdo que não te retorna nada. Onde um salário mínimo não te garante o mínimo para viver com dignidade
Foi exatamente o que eu pensei quando me mudei! Eu sempre falo para os meus amigos compararem com o valor do salário mínimo quando eu mostro o valor de algum produto e eles convertem para o Real. Aqui na Itália eu vou no mercado e com 70€ compro comida (fartura..comida, doce, muita cerveja) para duas semanas. Para viajar para outro países dificilmente gasto mais do que 100€, tudo é muito mais acessível.

Infelizmente no Brasil somos roubados em tudo (acredite, não é apenas culpa dos impostos).
 
Cachorro não é desculpa kkk

Dá pra trazer. O meu tá chegando mês que vem. Seis meses longe, ansioso para o reencontro.
Não saber falar a língua realmente sai caro haha paguei o preço. Deixei para aprender aqui e vim no "ah eu falo inglês, da para me virar"..loucura e burrice haha
 
Bem pessoal, achei o relato do autor do tópico muito parecido com que eu e minha noiva (ambos c/ 29 anos) estamos passando atualmente.

Bem, sou engenheiro químico (formado a 6 anos atrás), com mestrado na área de biotecnológia com ênfase na aplicação de enzimas (finalizada agora). Minha noiva vai terminar o curso de farmácia no final desse ano e faz estágio em uma grande empresa, mas não se ve trabalhando no mundo corporativo.


Trabalho a 5 anos em uma empresa de alimentos bem pequena (Meu pai é sócio com mais 3 pessoas) Estou insatisfeito com meu emprego pois não trabalho na minha área de estudo e não vejo perspectiva de crescimento lá. Ganho uns R$ 4000 limpo como engenheiro. Mesmo sendo familiar, já disseram que não iriam aumentar meu salário devido os custos altos (É...mesmo meu pai sendo socio) Hoje, eu e ela moramos com os pais e vamos casar daqui 2 anos.

Tenho dupla cidadania italiana e estava pensando em se mudar para a Itália com minha noiva e tentar começar nossa vida juntos por lá. Estava pensando em fazer doutorado na minha área de atuação e ela em fazer um mestrado. Como iríamos casados para lá, não teria problemas com a migração para ela.

Vcs acham, que mesmo com esse emprego garantido aqui, porém infeliz, seria uma boa largar tudo, e tentar estudar na Itália? Obrigado pessoal
 
Bem pessoal, achei o relato do autor do tópico muito parecido com que eu e minha noiva (ambos c/ 29 anos) estamos passando atualmente.

Bem, sou engenheiro químico (formado a 6 anos atrás), com mestrado na área de biotecnológia com ênfase na aplicação de enzimas (finalizada agora). Minha noiva vai terminar o curso de farmácia no final desse ano e faz estágio em uma grande empresa, mas não se ve trabalhando no mundo corporativo.


Trabalho a 5 anos em uma empresa de alimentos bem pequena (Meu pai é sócio com mais 3 pessoas) Estou insatisfeito com meu emprego pois não trabalho na minha área de estudo e não vejo perspectiva de crescimento lá. Ganho uns R$ 4000 limpo como engenheiro. Mesmo sendo familiar, já disseram que não iriam aumentar meu salário devido os custos altos (É...mesmo meu pai sendo socio) Hoje, eu e ela moramos com os pais e vamos casar daqui 2 anos.

Tenho dupla cidadania italiana e estava pensando em se mudar para a Itália com minha noiva e tentar começar nossa vida juntos por lá. Estava pensando em fazer doutorado na minha área de atuação e ela em fazer um mestrado. Como iríamos casados para lá, não teria problemas com a migração para ela.

Vcs acham, que mesmo com esse emprego garantido aqui, porém infeliz, seria uma boa largar tudo, e tentar estudar na Itália? Obrigado pessoal

Vou ser bem direto.
Se tua renda é menos que 10k liquido mensal.. saia do br.
 
Vou ser bem direto.
Se tua renda é menos que 10k liquido mensal.. saia do br.

É bem menos que isso! Hahaha. Esse papo de que engenheiro ganha bem só se aplica lá fora. Eu e minha noiva estamos indo atrás de bolsas de estudo de doutorado nas universidades do exterior e vamos ver no que vai dar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo