• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 201 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 180 19.3%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 45 4.8%

  • Total de votos
    933
Tmb achei algo bem estranho, mas típico de quem está querendo aprender agora a programar e está procurando um Norte pra isso. Mas primeiro deve-se ter em mente o seguinte: Em qual área de programação VC quer investir ou gostar? Mobile, prototipagem, híbrido... ?

HTML e CSS eu faria caso tivesse interesse em criar sites. Javascript vc pode aprender dentro desse mundo pq a linguagem é bem flexível e pode sim ter lógica de programação. Mas se quer aprender a programar, primeiro aprenda a lógica (está certo em fazer isso) e dps parta para linguagens que de fato vc verá isso acontecer corriqueiramente: Java, C#, C++, Python...

Eu sou um cara que aprendeu a programar em C msm (inclusive sempre indico por ser praticamente a "mãe" das principais linguagens. Porém ali é tudo via terminal, mas tem lógica envolvida. Caso esteja disposto eu recomendo ela e dps partir para um C++ e quando estiver bem craque pular para outras linguagens tipo C++, Python, Java ou se quiser programar em mobile Kotlin será bem easy.

Claro que aprendendo já em C# ou Java (conteúdo é bem mais pesado) vc terá os msms adjetivos do que aprenderia em C, eu só indiquei msm o C por ser praticamente padrão. E com ela vc pode programar microcontroladores atrelado ao C++ tmb em prototipagens.
Eu não recomendaria C++ pra uma pessoa que tá começando, a linguagem é complexa demais, ainda mais se for usar C++ moderno. Único caso que ela fica "simples" é se for usar ela como vc programaria C, só que com classes e fazendo uso de algumas coisas da stdlib, mas isso é algo mal visto fora do mundo de embarcados...

Acho engraçado que ninguém quer desenvolver pra Android, eu acho tão melhor que web hahaha, e tem bastante demanda também... não tanto quanto fullstack mas tem, principalmente se depois aprender iOS, aí fica bem desejável.
Eu pessoalmente odeio ambos igualmente :limo:

Não gosto de coisas onde um usuário final vai interagir, prefiro algo onde os "usuários" são outras pessoas técnicas internas.

Acho que o povo está esperando pra ver como será essa onda de app híbrido ou que rode no navegador. A ideia é boa, ter um app que não dependa de uma linguagem específica para rodar, somente ou o compilador pra migrar para OS X ou Y ou pelo navegador compatível e pronto.
Sei se é isso não, essa "onda" tá aí há anos desde a época do cordova/ionic, tecnologia vai, tecnologia vem e sempre continua essa hesitação.
 
Eu não recomendaria C++ pra uma pessoa que tá começando, a linguagem é complexa demais, ainda mais se for usar C++ moderno. Único caso que ela fica "simples" é se for usar ela como vc programaria C, só que com classes e fazendo uso de algumas coisas da stdlib, mas isso é algo mal visto fora do mundo de embarcados...
C++ como eu falei desde que vc saia do C direto pra ele. É uma mão na roda e menos códigos para digitar.

Sobre stdlib, tem várias bibliotecas em embarcados que visam justamente essa simplicidade ou a busca por elas. Mas de fato linguagens como C e C++ comparado a outras são mais complexa, mas quando vc acaba aprendendo ela pular para outras é mto mais fácil. Fica a critério da pessoa arriscar. Eu msm ainda preciso terminar meu senso sobre programar em C, pois tive que várias vezes pular pra C++ por necessidade (e até pra entender alguma biblioteca de terceiros).
Sei se é isso não, essa "onda" tá aí há anos desde a época do cordova/ionic, tecnologia vai, tecnologia vem e sempre continua essa hesitação.
Sim, esse conceito está aí há longos anos e outras linguagens ou acabam sumindo ou vão se fundindo em outros projetos ou já existentes (o próprio Xamarim msm está sendo migrado todo para a plataforma .NET da MS). Eu adoraria aprender a criar app de navegador justamente pra não ter que ficar programando pra duas ou mais plataformas em paralelo. Mas o ruim desse modelo é que demora mais pra receber novidades vindas do nativo e uma hr ou outra vc terá que mexer no código nativo para aplicar algo.

Sempre digo para as pessoas que querem aprender a programar que linguagem boa é aquela que vc pode criar o que vc ou o que alguém quer que seja criado e que funcione. Claro, vc não vai usar linguagens antigas pra fazer a parada, isso tem suas exceções...
 
Acho que o povo está esperando pra ver como será essa onda de app híbrido ou que rode no navegador. A ideia é boa, ter um app que não dependa de uma linguagem específica para rodar, somente ou o compilador pra migrar para OS X ou Y ou pelo navegador compatível e pronto.

Eu gostaria mto de aprender a programar em Android. Já experimentei Xamarim e dps rapidamente o basicão de Kotlin pra migrar meu código por lá, mas de fato o Android é bem legal de se programar, principalmente pra quem faz prototipagem (fiz uma que ficou show!).
Tem várias tecnologias híbridas já, hoje tem muito app feito em Flutter que roda bem nos dois aparelhos, tipo o Nubank.
Eu pessoalmente odeio ambos igualmente :limo:

Não gosto de coisas onde um usuário final vai interagir, prefiro algo onde os "usuários" são outras pessoas técnicas internas.
Hahahah totalmente compreensível
 
Faz alguns anos que não atualizo aqui no tópico.

Idade: 19 anos
Cargo Atual: Auxiliar de Recuperáveis (Logística)
Formação: N/A (pretendo cursar ADS, inclusive, vou me matricular hoje a noite na Estácio e pagar 334 reais o presencial)
Salário Atual: R$ 1260 liquido VR/VA R$ 230

Eu quero muito mudar de vida, como meta atualmente, eu só tenho a de ficar rico e ter um bom conforto na vida e poder dar conforto para familia, vou buscar isso na tecnologia. Acham uma boa fazer ADS na Estácio?! Quero entrar logo no mercado e começar a adquirir experiência
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que odeio onde estou atualmente, subemprego, dinheiro não da pra nada, muita humilhação
 
30 anos, ganho 1300 como funcionário publico concursado, fico bobo com esse pessoal também xD
depende da sua área, está bom pra você? Não tem nada errado nisso se estiver bom pra você.... agora se não estiver, faltou se mexer e sair da zona de conforto.
 
agora se não estiver, faltou se mexer e sair da zona de conforto.
Esse é o problema de quem trabalha como servidor público. Quando o cara tem salário baixo dificilmente ele vai buscar coisa melhor enquanto está nesse mundo público ou pq está em sua zona de conforto e não quer trabalhar (no caso, estudar, fazer projetos, mandar CV pra empresas privadas ou pedir um cargo acima) ou ainda acredita num aumento salarial prometido pelos sindicalistas.
 
Esse é o problema de quem trabalha como servidor público. Quando o cara tem salário baixo dificilmente ele vai buscar coisa melhor enquanto está nesse mundo público ou pq está em sua zona de conforto e não quer trabalhar (no caso, estudar, fazer projetos, mandar CV pra empresas privadas ou pedir um cargo acima) ou ainda acredita num aumento salarial prometido pelos sindicalistas.
aí nesse caso é o famoso ema: ema ema ema....as escolhas nós fazemos, não é fácil de maneira nenhuma mas quem não arrisca não petisca.

Isso vale pra qualquer pessoa, trabalhando em qualquer área, não tá bom? pense no que você quer e onde quer estar daqui 5 anos, daqui 10 anos, 15 anos, vale a pena sair da zona de conforto pra até mudar de área se for o caso mas aí não pode dormir no ponto....30 e tantos é novo ainda, depois dos 40 aí começa a complicar muito e não falo exclusivamente por conta da idade, tem muitos outros fatores até porque crescimento de carreira e salario é devagar, gradual, e mesmo assim dando muito cabeçada, cometendo algumas burradas etc.....
 
aí nesse caso é o famoso ema: ema ema ema....as escolhas nós fazemos, não é fácil de maneira nenhuma mas quem não arrisca não petisca.

Isso vale pra qualquer pessoa, trabalhando em qualquer área, não tá bom? pense no que você quer e onde quer estar daqui 5 anos, daqui 10 anos, 15 anos, vale a pena sair da zona de conforto pra até mudar de área se for o caso mas aí não pode dormir no ponto....30 e tantos é novo ainda, depois dos 40 aí começa a complicar muito e não falo exclusivamente por conta da idade, tem muitos outros fatores até porque crescimento de carreira e salario é devagar, gradual, e mesmo assim dando muito cabeçada, cometendo algumas burradas etc.....
Faz uma semana que comecei a estudar programação. Fico ansioso pensando no tempo que vai demorar para colher os resultados, sei que vai demorar uns 2 anos no mínimo. :haha:

São muitas opções, áreas para estudar, caminhos para escolher...:scare:
 
aí nesse caso é o famoso ema: ema ema ema....as escolhas nós fazemos, não é fácil de maneira nenhuma mas quem não arrisca não petisca.

Isso vale pra qualquer pessoa, trabalhando em qualquer área, não tá bom? pense no que você quer e onde quer estar daqui 5 anos, daqui 10 anos, 15 anos, vale a pena sair da zona de conforto pra até mudar de área se for o caso mas aí não pode dormir no ponto....30 e tantos é novo ainda, depois dos 40 aí começa a complicar muito e não falo exclusivamente por conta da idade, tem muitos outros fatores até porque crescimento de carreira e salario é devagar, gradual, e mesmo assim dando muito cabeçada, cometendo algumas burradas etc.....
Importante esse ponto sobre a idade que vc citou. Eu sempre achei (e ainda acho) que aos 30 vc precisa sim ter algo já definido e praticamente estar trabalhando na área que vc quer evoluir/gosta/dá grana, pois é a famosa meia idade onde o sujeito, não digo obrigatoriamente, precisa ter o seu Norte já dimensionado e meio caminho percorrido. Mas caso não tenha, as chances de arriscar vão diminuindo mto do que antes era fácil ali na casa dos 20, pois vc começa a ter que tomar decisões onde o erro pode custar mais caro.


Eu msm sofri isso e nem aos 30 cheguei, mas tive cmg msm que antes de chegar nela precisava como um louco conseguir um trampo na área. Estando dentro as coisas começam a evoluir mais rápido e fácil do que vc estar desempregado. Eu não minto que arriscaria em dizer que me sentiria um fracassado em não estar empregado na área já com 30 por tudo que fiz , estudei e ralei, mas felizmente aquela ajuda/oportunidade veio nessa hr e agradeço mto por eu ter tido ela antes dos 30.

PS.: Erros de português aparecerão pq digitar no celular é uma bosta! Kkkk
 
Última edição:
Importante esse pinto sobre a idade que vc citou. Eu sempre achei (e ainda acho) que aos 30 vc precisa sim ter algo já definido e praticamente estar trabalhando na área que vc quer evoluir/gosta/dá grana, pois é a famosa meia idade onde o sujeito, não digo obrigatoriamente, precisa ter o seu Norte já dimensionado e meio caminho percorrido. Mas caso não tenha, as chances de arriscar vão diminuindo mto do que antes era fácil ali na casa dos 20, pois vc começa a ter que tomar decisões onde o erro pode custar mais caro.


Eu msm sofri isso e nem aos 30 cheguei, mas tive cmg msm que antes de chegar nela precisava como um louco conseguir um trampo na área. Estando dentro as coisas começam a evoluir mais rápido e fácil do que vc estar desempregado. Eu não minto que arriscaria em dizer que me sentiria um fracassado em não estar empregado na área já com 30 por tudo que fiz , estudei e ralei, mas felizmente aquela ajuda/oportunidade veio nessa hr e agradeço mto por eu ter tido ela antes dos 30.

PS.: Erros de português aparecerão pq digitar no celular é uma bosta! Kkkk
Acho besteira essa pressão toda, parece aquelas listas idiotas do tipo "com 30 anos você já tem que ter conquistado x", inumeras pessoas só tiveram algum sucesso depois dos 30,40, fora que sucesso é relativo. Mesmo que a pessoa saiba o que quer, e se ela tem origem pobre, vai dizer que passou dos 30 acabou qualquer chance de um futuro minimamente melhor?
 
Comecei recentemente... Primeiro emprego.

Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de Design Digital (RTL) em treinamento em uma multinacional do ramo de semicondutores.
Formação: Engenheiro Eletricista + Finalizando Mestrado (no momento aplicando para doutorados no exterior)
Salário: 5k bruto, VA/VR, plano de saúde, odontológico, gympass e auxílio internet. Parece que sobe pra 10k depois de 1 ano no treinamento.

É bem legal. Ótima oportunidade de crescimento e é um mercado que falta profissionais. Ainda estou cogitando o doutorado, mas só se for no exterior e com bolsa, tenho bastante carga acadêmica da graduação e mestrado. O doutorado vai ajudar muito na minha carreira e é algo que tenho gosto.
 
Comecei recentemente... Primeiro emprego.

Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de Design Digital (RTL) em treinamento em uma multinacional do ramo de semicondutores.
Formação: Engenheiro Eletricista + Finalizando Mestrado (no momento aplicando para doutorados no exterior)
Salário: 5k bruto, VA/VR, plano de saúde, odontológico, gympass e auxílio internet. Parece que sobe pra 10k depois de 1 ano no treinamento.

É bem legal. Ótima oportunidade de crescimento e é um mercado que falta profissionais. Ainda estou cogitando o doutorado, mas só se for no exterior e com bolsa, tenho bastante carga acadêmica da graduação e mestrado. O doutorado vai ajudar muito na minha carreira e é algo que tenho gosto.
Caraca! Primeiro emprego já ganhando 5k e depois 10k? Como que você fez pra conseguir essa vaga?
 
Comecei recentemente... Primeiro emprego.

Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de Design Digital (RTL) em treinamento em uma multinacional do ramo de semicondutores.
Formação: Engenheiro Eletricista + Finalizando Mestrado (no momento aplicando para doutorados no exterior)
Salário: 5k bruto, VA/VR, plano de saúde, odontológico, gympass e auxílio internet. Parece que sobe pra 10k depois de 1 ano no treinamento.

É bem legal. Ótima oportunidade de crescimento e é um mercado que falta profissionais. Ainda estou cogitando o doutorado, mas só se for no exterior e com bolsa, tenho bastante carga acadêmica da graduação e mestrado. O doutorado vai ajudar muito na minha carreira e é algo que tenho gosto.
Curiosidade...você está terminando seu mestrado e é seu primeiro emprego? Você diz seu primeiro emprego na área ou primeiro emprego mesmo? Achei diferente...minha esposa ano passado terminou a graduação dela em ADM em RH e já concluiu a pós mas sem experiência ninguém tá contratando ela....salário extremamente excelente para um primeiro emprego hein! Show!

----------------------------------------------------------------------

Depois de passar 10 anos no Japão finalmente daqui 1 ou 2 semanas vou começar a trabalhar no Brasil, praticamente meu primeiro emprego aqui (Só havia trabalhado em uma fábrica por 3 meses aqui)

Idade: 33 anos
Cargo: Escriturário Banco do Brasil
Formação: Cursando 2° ano em Ciências Econômicas
Salário: 3.454,54 bruto + 1.648,95 VA/VR + PLR em torno de 15k anuais + PDG de até 2 salários extras por semestre + uma pancada de benefícios como Plano de Saúde, Gympass ou o UniBB que paga 80% da minha graduação (Se me colocarem no Caixa tem adicional de 1.800,00 mês mas se der quebra sai da minha conta), e tudo isso por 6 horas de serviço (Só cargos comissionados trabalham 8 horas, mas aí o salário sobe bem, Gerente Geral do BB ganha mais de 20k só de salário)

Se eu pudesse voltar no tempo, com 18 anos eu já estaria fazendo concursos pra banco....gostei bastante dos benefícios hehe...Este salário já me satisfaz bastante, ainda mais por ser 6h me sobra bastante tempo pra lazer...Pretendo terminar a faculdade e fazer pós e tirar algumas certificações, entretanto, queria subir só até o cargo de assistente de negócios que ganha 4.700,00 bruto pois é o último que trabalha até 6 horas/dia, o resto pra cima tudo trabalha 8 horas (Mas dizem que cargos gerenciais acabam trabalhando até mais que as 8 hrs), já acho o salário mais que suficiente e prefiro ter tempo pra usufruir a vida, pretendo me aposentar aqui (Pois tudo que eu depositar na PREVIBB o Banco deposita o dobro, até o limite de 7% do meu salário....aliás, o banco até paga um auxilio creche de 550,00 por filho, até o limite de 2, até os 6 anos rs...é pra se aposentar mesmo rs Banco tem muitos benefícios, tem até 13° de VA, minha ceia vai ser farta ano que vem rs...Quem quiser, parece que tem boatos que estão querendo abrir o concurso da Caixa rs)
 
Caraca! Primeiro emprego já ganhando 5k e depois 10k? Como que você fez pra conseguir essa vaga?
Curiosidade...você está terminando seu mestrado e é seu primeiro emprego? Você diz seu primeiro emprego na área ou primeiro emprego mesmo? Achei diferente...minha esposa ano passado terminou a graduação dela em ADM em RH e já concluiu a pós mas sem experiência ninguém tá contratando ela....salário extremamente excelente para um primeiro emprego hein! Show!
Primeiro emprego mesmo. Acho que depende da área... Engenharia elétrica/eletrônica já é um nicho, mestrado ainda mais. A carreira que quero seguir valoriza muito P&D, tem vaga no exterior que o requisito mínimo é doutorado. Aqui eu dei sorte de pegar uma onda de contratação que focou muito quem tem graduação forte ou pós graduação em eletrônica e semicondutores.

Não é muito comum no Brasil, mas vale lembrar que em algumas áreas de conhecimento o Mestrado e Doutorado se traduzem em experiência em laboratório e em projetos que são valorizados no mercado profissional. Muitas vezes são projetos que você leva solo, então é experiência autodidata em se organizar, trabalhar e principalmente forma de pensar e atacar um problema. Isso é positivo em P&D e outras indústrias. Ter publicações acaba até ajudando como portfolio...

Por isso eu nem considero como primeiro emprego. Meu primeiro trabalho foi passar 24/7 dias no laboratório ganhando bolsa de 1500 reais.
 
Última edição:
Caraca! Primeiro emprego já ganhando 5k e depois 10k? Como que você fez pra conseguir essa vaga?
Eu acho que é pq ele é trainee, e trainee de grande empresa geralmente ganha isso mesmo (recém formado). Porém, é extremamente concorrido e difícil de passar nesses programas. O trainee da ambev do ano passado bateu 3000 por vaga.
 
Eu acho que é pq ele é trainee, e trainee de grande empresa geralmente ganha isso mesmo (recém formado). Porém, é extremamente concorrido e difícil de passar nesses programas. O trainee da ambev do ano passado bateu 3000 por vaga.
Não é trainee não. Pelo que conheço de trainee, eles têm atribuições diferentes e são mais business/corporativas.

No meu caso é engenheiro mesmo, fui atrás de uma vaga no LinkedIn e não passei pelo processo típico de abraçar arvores e descrever meu animal espiritual pro RH. Foi mais técnico o processo.

Mas sim, o cargo de engenheiro que estou também foi criado para quem não tem experiência em mercado.
 
Última edição:
Parabéns cara, eu gosto bastante de eletrônica e semicondutores, mas aqui na capital de SP (pelo que pesquisei) é difícil de achar uma pós que tenha essa matéria em sua grade de cursos.
 
Comecei recentemente... Primeiro emprego.

Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de Design Digital (RTL) em treinamento em uma multinacional do ramo de semicondutores.
Formação: Engenheiro Eletricista + Finalizando Mestrado (no momento aplicando para doutorados no exterior)
Salário: 5k bruto, VA/VR, plano de saúde, odontológico, gympass e auxílio internet. Parece que sobe pra 10k depois de 1 ano no treinamento.

É bem legal. Ótima oportunidade de crescimento e é um mercado que falta profissionais. Ainda estou cogitando o doutorado, mas só se for no exterior e com bolsa, tenho bastante carga acadêmica da graduação e mestrado. O doutorado vai ajudar muito na minha carreira e é algo que tenho gosto.
Semicondutores é uma das melhores áreas pra se trabalhar atualmente pra quem é engenheiro Elétrico/eletronico.... aproveite que o céu é o limite pra essa área e só tem empresa top nesse ramo.
 
Curiosidade...você está terminando seu mestrado e é seu primeiro emprego? Você diz seu primeiro emprego na área ou primeiro emprego mesmo? Achei diferente...minha esposa ano passado terminou a graduação dela em ADM em RH e já concluiu a pós mas sem experiência ninguém tá contratando ela....salário extremamente excelente para um primeiro emprego hein! Show!

----------------------------------------------------------------------

Depois de passar 10 anos no Japão finalmente daqui 1 ou 2 semanas vou começar a trabalhar no Brasil, praticamente meu primeiro emprego aqui (Só havia trabalhado em uma fábrica por 3 meses aqui)

Idade: 33 anos
Cargo: Escriturário Banco do Brasil
Formação: Cursando 2° ano em Ciências Econômicas
Salário: 3.454,54 bruto + 1.648,95 VA/VR + PLR em torno de 15k anuais + PDG de até 2 salários extras por semestre + uma pancada de benefícios como Plano de Saúde, Gympass ou o UniBB que paga 80% da minha graduação (Se me colocarem no Caixa tem adicional de 1.800,00 mês mas se der quebra sai da minha conta), e tudo isso por 6 horas de serviço (Só cargos comissionados trabalham 8 horas, mas aí o salário sobe bem, Gerente Geral do BB ganha mais de 20k só de salário)

Se eu pudesse voltar no tempo, com 18 anos eu já estaria fazendo concursos pra banco....gostei bastante dos benefícios hehe...Este salário já me satisfaz bastante, ainda mais por ser 6h me sobra bastante tempo pra lazer...Pretendo terminar a faculdade e fazer pós e tirar algumas certificações, entretanto, queria subir só até o cargo de assistente de negócios que ganha 4.700,00 bruto pois é o último que trabalha até 6 horas/dia, o resto pra cima tudo trabalha 8 horas (Mas dizem que cargos gerenciais acabam trabalhando até mais que as 8 hrs), já acho o salário mais que suficiente e prefiro ter tempo pra usufruir a vida, pretendo me aposentar aqui (Pois tudo que eu depositar na PREVIBB o Banco deposita o dobro, até o limite de 7% do meu salário....aliás, o banco até paga um auxilio creche de 550,00 por filho, até o limite de 2, até os 6 anos rs...é pra se aposentar mesmo rs Banco tem muitos benefícios, tem até 13° de VA, minha ceia vai ser farta ano que vem rs...Quem quiser, parece que tem boatos que estão querendo abrir o concurso da Caixa rs)

Bom dia. Parabéns, também sou servidor público, engenheiro civil em Prefeitura de capital. Ganho muito bem, mas sem qualquer benefício extra (uns 15k bruto). Pelo visto o banco é ótimo quanto a isso.
Qual a cidade?

Com relação ao Japão, apenas de curiosidade, como foi sua experiência, em resumo? Conseguiu juntar um dinheiro?
Pergunto pois tenho uma prima e o esposo que acabaram de voltar depois de 6 anos lá. Eles não dizem, mas deu para perceber que não gostaram muito e parece que voltaram com uma mão na frente oura atrás, mesmo trabalhando muito.
 
Comecei recentemente... Primeiro emprego.

Idade: 27 anos
Cargo: Engenheiro de Design Digital (RTL) em treinamento em uma multinacional do ramo de semicondutores.
Formação: Engenheiro Eletricista + Finalizando Mestrado (no momento aplicando para doutorados no exterior)
Salário: 5k bruto, VA/VR, plano de saúde, odontológico, gympass e auxílio internet. Parece que sobe pra 10k depois de 1 ano no treinamento.

É bem legal. Ótima oportunidade de crescimento e é um mercado que falta profissionais. Ainda estou cogitando o doutorado, mas só se for no exterior e com bolsa, tenho bastante carga acadêmica da graduação e mestrado. O doutorado vai ajudar muito na minha carreira e é algo que tenho gosto.
Que massa! Tá trabalhando com FPGAs mesmo? Se sim, é algum stack das empresas grandes (tipo Altera ou Xilinx), ou alguma das pequenas que tão surgindo atualmente?
 
Que massa! Tá trabalhando com FPGAs mesmo? Se sim, é algum stack das empresas grandes (tipo Altera ou Xilinx), ou alguma das pequenas que tão surgindo atualmente?
Estou num projeto que é em ASIC, mas parece que no futuro tenho flexibilidade para definir o meu caminho... É um stack de empresa grande e o projeto é bem interessante, acho que vai ter uma aplicação bem grande. Como sou novo eu não sei ao certo ainda os maiores detalhes.

Quero aproveitar a flexibilidade e meu conhecimento para migrar para área mais "física" do silício. Tive contato no Mestrado com design de diodos de tunelamento ressonante e gostei desse caminho mais P&D. Só falta o doutorado fora :fire:
 
Estou num projeto que é em ASIC, mas parece que no futuro tenho flexibilidade para definir o meu caminho... É um stack de empresa grande e o projeto é bem interessante, acho que vai ter uma aplicação bem grande. Como sou novo eu não sei ao certo ainda os maiores detalhes.

Quero aproveitar a flexibilidade e meu conhecimento para migrar para área mais "física" do silício. Tive contato no Mestrado com design de diodos de tunelamento ressonante e gostei desse caminho mais P&D. Só falta o doutorado fora :fire:

Sensacional seu relato. Se eu tivesse tido a oportunidade cedo de iniciar a carreira em ASIC/VHDL/etc. eu teria seguido esse caminho fácil.
 
Bom dia. Parabéns, também sou servidor público, engenheiro civil em Prefeitura de capital. Ganho muito bem, mas sem qualquer benefício extra (uns 15k bruto). Pelo visto o banco é ótimo quanto a isso.
Qual a cidade?

Com relação ao Japão, apenas de curiosidade, como foi sua experiência, em resumo? Conseguiu juntar um dinheiro?
Pergunto pois tenho uma prima e o esposo que acabaram de voltar depois de 6 anos lá. Eles não dizem, mas deu para perceber que não gostaram muito e parece que voltaram com uma mão na frente oura atrás, mesmo trabalhando muito.
Você pode não ter benefícios mas tem um baita de um salário ahahah....Inscrevi-me para a Zona Oeste da Capital de SP, já sei a agência e estou até em contato já com a gerente geral de lá, só me falta saber exatamente o dia da posse (Foi dividido em 3 turmas para o treinamento e ainda não foi definido quem está em qual).

Em relação ao Japão depende muito da pessoa, lá se ganha bem mas dá pra gastar BEM também...muitos Brasileiros compram muita coisa cara lá, tipo carros caros pra drift, sempre último iphone, etc, é muita coisa cara exposta nas vitrines lá e principalmente quem não ganhava bem no Brasil acaba se deixando levar e gasta o salário inteiro com supérfluos....por exemplo, lá tem o tal de ''ter o último iphone sem gastar um centavo'' onde é só vc assinar um plano mega caro de 150USD mensal e vc leva ''grátis'' o último Iphone, quase todo BR que eu conheci lá a família inteira tinha o último iphone desta forma (Multiplique 150USD por cada membro da familia por mês e veja o que acontece)..Eu e minha esposa somos bastante humildes e economizávamos bastante, sempre priorizamos pelo CxB, então fizemos algumas extravagâncias mas no dia a dia economizávamos bastante e isso faz bastante diferença...Em 8 anos no Japão, mesmo que minha esposa tenha adoecido 2 vezes (Gastamos horrores pois na época ela não tinha plano de saúde e pagamos cirurgia particular, imagina...) ainda sim conhecemos boa parte do Japão e viajamos para outros 26 Países e voltamos com o dinheiro pra comprar um AP de baixo custo, e isso porque faziamos poucas horas extras e trabalhavamos em uma fábrica de serviço leve (Fabricação de marmita congelada, por isso o salário era médio-baixo).....Pense o seguinte, o salário médio de uma fábrica lá é de 1100 yenes (10 usd = 55 reais) e nas horas extras tem adicional de 25% e noturno tb 25%, a grande maioria das pessoas faz ao menos 1 hora extra ao dia e muitos trabalham 6x1, dá pra ver que o salário com o dolar neste patamar supera e muito os 10k bonoros de cada um (Em 2 se junta na PIOR DAS HIPOTESES o salário de 1 inteiro, tem que extravasar muito pra gastar dos dois) e a moradia lá é bastante barata, tem kitnets até por 200 USD, eu mesmo morava em um AP de 60m2 de 2/4 com varanda e tudo por 450USD (Mas tem gente que gasta horrores até com casa com piscina kkk), e o resto (comida, celular, pc, carros, etc) sempre dá pra economizar....quem quer consegue juntar bem lá, mas tem que sacrificar algumas coisas, tipo eu tive o mesmo PC por 8 anos lá, comprei um carro usado de míseros 1k USD (É CHEIO de Brs com Lancer Evolution, Skyline, Nissan Fairlady, ou uns carros que parecem uma van por fora mas são umas naves tecnológicas por dentro e são uma fortuna, etc), vivia comprando verduras congeladas da China (Verduras frescas japonesas são uma fortuna), em 8 anos nunca trocamos o celular e assinavamos um plano pré pago só quando necessário, etc...

Mas não os culpo tanto assim, tem gente que acaba trabalhando mais do que consegue, fazem muitas horas extras e para desestressar acaba gastando com luxos ''para sentir que está valendo a pena'' trabalhar tanto...e aí entra na corrida do rato...vi muitos casos assim, e a cada dia se amarguram mais e acabam trabalhando mais e mais para gastar mais e mais...
 
Última edição:
Você pode não ter benefícios mas tem um baita de um salário ahahah....Inscrevi-me para a Zona Oeste da Capital de SP, já sei a agência e estou até em contato já com a gerente geral de lá, só me falta saber exatamente o dia da posse (Foi dividido em 3 turmas para o treinamento e ainda não foi definido quem está em qual).

Em relação ao Japão depende muito da pessoa, lá se ganha bem mas dá pra gastar BEM também...muitos Brasileiros compram muita coisa cara lá, tipo carros caros pra drift, sempre último iphone, etc, é muita coisa cara exposta nas vitrines lá e principalmente quem não ganhava bem no Brasil acaba se deixando levar e gasta o salário inteiro com supérfluos....por exemplo, lá tem o tal de ''ter o último iphone sem gastar um centavo'' onde é só vc assinar um plano mega caro de 150USD mensal e vc leva ''grátis'' o último Iphone, quase todo BR que eu conheci lá a família inteira tinha o último iphone desta forma (Multiplique 150USD por cada membro da familia por mês e veja o que acontece)..Eu e minha esposa somos bastante humildes e economizávamos bastante, sempre priorizamos pelo CxB, então fizemos algumas extravagâncias mas no dia a dia economizávamos bastante e isso faz bastante diferença...Em 8 anos no Japão, mesmo que minha esposa tenha adoecido 2 vezes (Gastamos horrores pois na época ela não tinha plano de saúde e pagamos cirurgia particular, imagina...) ainda sim conhecemos boa parte do Japão e viajamos para outros 26 Países e voltamos com o dinheiro pra comprar um AP de baixo custo, e isso porque faziamos poucas horas extras e trabalhavamos em uma fábrica de serviço leve (Fabricação de marmita congelada, por isso o salário era médio-baixo).....Pense o seguinte, o salário médio de uma fábrica lá é de 1100 yenes (10 usd = 55 reais) e nas horas extras tem adicional de 25% e noturno tb 25%, a grande maioria das pessoas faz ao menos 1 hora extra ao dia e muitos trabalham 6x1, dá pra ver que o salário com o dolar neste patamar supera e muito os 10k bonoros de cada um (Em 2 se junta na PIOR DAS HIPOTESES o salário de 1 inteiro, tem que extravasar muito pra gastar dos dois) e a moradia lá é bastante barata, tem kitnets até por 200 USD, eu mesmo morava em um AP de 60m2 de 2/4 com varanda e tudo por 450USD (Mas tem gente que gasta horrores até com casa com piscina kkk), e o resto (comida, celular, pc, carros, etc) sempre dá pra economizar....quem quer consegue juntar bem lá, mas tem que sacrificar algumas coisas, tipo eu tive o mesmo PC por 8 anos lá, comprei um carro usado de míseros 1k USD (É CHEIO de Brs com Lancer Evolution, Skyline, Nissan Fairlady, ou uns carros que parecem uma van por fora mas são umas naves tecnológicas por dentro e são uma fortuna, etc), vivia comprando verduras congeladas da China (Verduras frescas japonesas são uma fortuna), em 8 anos nunca trocamos o celular e assinavamos um plano pré pago só quando necessário, etc...

Mas não os culpo tanto assim, tem gente que acaba trabalhando mais do que consegue, fazem muitas horas extras e para desestressar acaba gastando com luxos ''para sentir que está valendo a pena'' trabalhar tanto...e aí entra na corrida do rato...vi muitos casos assim, e a cada dia se amarguram mais e acabam trabalhando mais e mais para gastar mais e mais...

Desculpe a pergunta e caso não seja possível responder eu entendo, mas o que os levaram voltar ao Brasil, ainda mais nesse momento atual?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo