• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 201 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 181 19.4%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 61 6.5%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 45 4.8%

  • Total de votos
    933
É engraçado essas perguntas de entrevista.

Quando das vezes que fui fazer entrevista para sub emprego era sempre esse papo furado de como vc se vê daqui 5 anos, o que vc gosta de fazer no tempo livre, por que vc deveria ser contratado, por que vc quer trabalhar conosco.

Agora das vezes que fiz entrevista para desenvolvedor de software, eram bem mais diretas como, o que vc já fez, vc conhece tal tecnologia, me explica tal design Pattern.

Tive 1 experiência de entrevista para Portugal e as perguntas foram bem nesse nível de sub emprego no Brasil, com essas perguntas subjetivas.

Qual a melhor forma de contratar não sei, porém essas perguntas subjetivas são bem chatas de responder.
Detesto entrevista técnica. Os caras perguntam coisas q às vezes é só olhar no google ou numa documentação da linguagem/framework e tá tá, mas não, querem que o cara decore até código e diga como é feito na prática. É melhor passar um teste técnico. Exemplo, existem diversos design partterns e os caras escolhem logo um que vc nunca usou. Se disser q n sabe já elimina. O candidado agora tem q decorar um monte de coisa pra passar em entrevista, sendo que no dia a dia é stack overflow e google. N tem sentido.
 
É engraçado essas perguntas de entrevista.

Quando das vezes que fui fazer entrevista para sub emprego era sempre esse papo furado de como vc se vê daqui 5 anos, o que vc gosta de fazer no tempo livre, por que vc deveria ser contratado, por que vc quer trabalhar conosco.

Agora das vezes que fiz entrevista para desenvolvedor de software, eram bem mais diretas como, o que vc já fez, vc conhece tal tecnologia, me explica tal design Pattern.

Tive 1 experiência de entrevista para Portugal e as perguntas foram bem nesse nível de sub emprego no Brasil, com essas perguntas subjetivas.

Qual a melhor forma de contratar não sei, porém essas perguntas subjetivas são bem chatas de responder.

Cara, pior que essas perguntas inúteis, completamente subjetivas são alguns processos seletivos que têm umas dinâmicas nada a ver com o cargo.

Certa vez fui em um processo seletivo de uma fábrica de software para cargo de programador e uma das etapas do processo seletivo era a dinâmica em grupo. Dai na dinâmica pediram para que cada candidato pensasse em qual animal gostaria de ser e fizesse uma encenação para que os outros candidatos adivinhassem que animal era esse. :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Nessa hora o sangue ferveu e questionei:
- Afinal, estamos em uma empresa séria ou em um circo? Pensei que aqui fosse uma empresa séria, mas pelo visto me enganei.
Depois de falar isso, vi que estava só perdendo o meu tempo ali, levantei e fui embora.

Fico me perguntando: em que diabos o fato de saber imitar um animal acrescentaria no processo seletivo? Por que não avaliar/selecionar o candidato com base no mérito e competência dele (conhecimentos, experiência, qualificações e habilidades técnicas)? Por que não fazer perguntas/dinâmicas que tenham algum tipo de relação com o nicho de mercado da empresa, com a cultura, valores etc?
 
Última edição:
- Afinal, estamos em uma empresa séria ou em um circo? Pensei que aqui fosse uma empresa séria, mas pelo visto me enganei.
Depois de falar isso, vi que estava só perdendo o meu tempo ali, levantei e fui embora.
Parabéns!!! Tem que falar isso e ainda dar uma zuada no RH.
 
Quando das vezes que fui fazer entrevista para sub emprego era sempre esse papo furado de como vc se vê daqui 5 anos, o que vc gosta de fazer no tempo livre, por que vc deveria ser contratado, por que vc quer trabalhar conosco.
Dá vontade de falar pro recrutado ou pra pessoa que fez este tipo de pergunta o seguinte: "Como é que é? Pq eu deveria ser contratado? Mas este tipo de pergunta eu não posso responder, pois não faz parte do meu papel. Quem tem que decidir se devo ou não ser contratado é vc. Afinal, vc é o recrutador. Não peça para eu fazer algo que é de sua competência."
Dai na dinâmica pediram para que cada candidato pensasse em qual animal gostaria de ser e fizesse uma encenação para que os outros candidatos adivinhassem que animal era esse. :rolleyes: :rolleyes:
Kkkkkkkkk, mano, isso dá uma raiva do crl que eu faria até pior. "Vem cá, estamos num recrutamento para seleção de candidatos a programador ou para o circo de Soleil? Quem que seja cuja a genialidade foi bolar este tipo de entrevista é tão incapaz quando um estagiário no cargo Sênior."

Fez mais do certo ter falado isso e caído fora. Recrutamento louco com esse vc já percebe como a empresa trabalha.
 
Se a empresa não se dispõe a fazer/ter um rh decente,já sabe que só vai dar dor de cabeça no futuro...
 
Cara, pior que essas perguntas inúteis, completamente subjetivas são alguns processos seletivos que têm umas dinâmicas nada a ver com o cargo.

Certa vez fui em um processo seletivo de uma fábrica de software para cargo de programador e uma das etapas do processo seletivo era a dinâmica em grupo. Dai na dinâmica pediram para que cada candidato pensasse em qual animal gostaria de ser e fizesse uma encenação para que os outros candidatos adivinhassem que animal era esse. :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Nessa hora o sangue ferveu e questionei:
- Afinal, estamos em uma empresa séria ou em um circo? Pensei que aqui fosse uma empresa séria, mas pelo visto me enganei.
Depois de falar isso, vi que estava só perdendo o meu tempo ali, levantei e fui embora.

Fico me perguntando: em que diabos o fato de saber imitar um animal acrescentaria no processo seletivo? Por que não avaliar/selecionar o candidato com base no mérito e competência dele (conhecimentos, experiência, qualificações e habilidades técnicas)? Por que não fazer perguntas/dinâmicas que tenham algum tipo de relação com o nicho de mercado da empresa, com a cultura, valores etc?
Cara, nível Junior e Estagiário sofre com esse tipo de entrevista.... quando começavam com essa história eu já sabia que tinha perdido meu tempo.... e não era para trabalhar em empresa pequena não, era na T-Systems, uma das maiores Consultorias de T.I no mundo....nem vou falar das outras porque já teve coisa pior mas ao menos a maioria foi para empresas nacionais mesmo.

Ainda bem que depois que peguei experiência quando diziam que iriam marcar dinâmica de grupo eu já dizia que não tinha interesse de participar.... infelizmente quando se começa a gente tenta conseguir algo de qualquer forma, até passar papel de palhaço a gente aceita. :haha:
 
Cara, nível Junior e Estagiário sofre com esse tipo de entrevista.... quando começavam com essa história eu já sabia que tinha perdido meu tempo.... e não era para trabalhar em empresa pequena não, era na T-Systems, uma das maiores Consultorias de T.I no mundo....nem vou falar das outras porque já teve coisa pior mas ao menos a maioria foi para empresas nacionais mesmo.

Ainda bem que depois que peguei experiência quando diziam que iriam marcar dinâmica de grupo eu já dizia que não tinha interesse de participar.... infelizmente quando se começa a gente tenta conseguir algo de qualquer forma, até passar papel de palhaço a gente aceita. :haha:
pior que isso é verdade, ainda mais com empresas e rh achando que estão fazendo favor aos que buscam estagio ou não tem muita experiencia
 
pior que isso é verdade, ainda mais com empresas e rh achando que estão fazendo favor aos que buscam estagio ou não tem muita experiencia
Sim cara, o negócio é tenebroso, quando eu olho pra trás e vejo as merdas pelo que já passei pra tentar conseguir um trampo na área.... é complicado...tenho zero saudades daquele tempo.
 
Acabei de participar da "Bar Raiser Interview" é exatamente isso aí que eu tinha achado, perguntam sobre você, seus defeitos, qualidades, onde se vê daqui 20 anos (nessa eles exageraram! rs)
 
Sim cara, o negócio é tenebroso, quando eu olho pra trás e vejo as merdas pelo que já passei pra tentar conseguir um trampo na área.... é complicado...tenho zero saudades daquele tempo.

Já passei por várias. Outra coisa que eu ficava muito puto era quando colocavam 'a combinar' ou outras expressões do tipo para "obrigar" a galera a ir no processo seletivo em vez de colocarem logo de cara o valor do salário e benefícios.

Uma vez fui em um processo seletivo de estágio quando estava no começo do curso técnico em informática e na descrição da vaga colocaram apenas que salário e benefícios seriam informados no ato do processo seletivo.

Quando chego lá no dia do processo seletivo, a primeira coisa que o recrutador teve a cara de pau de falar foi que a vaga era para trabalhar SEM NENHUMA REMUNERAÇÃO de segunda a sábado (36 horas semanais) e sem qualquer tipo de ajuda de custo, tais como auxílio transporte ou alimentação.

Ao ouvir aquilo, questionei:
- Como assim? Como alguém vai trabalhar 36 horas semanais sem ganhar um real sequer? E os custos com transporte, alimentação etc? O candidato vai pagar para trabalhar? É isso mesmo? Só com transporte para vir trabalhar o candidato vai gastar pelo menos R$144,00 por mês (na época a tarifa do transporte público aqui no DF ainda era R$3,00, hoje é R$5,50).
O recrutador respondeu:
- Ah, mas você já vai estar ganhando experiência e aprendizado para entrar no mercado de trabalho e ainda quer ganhar dinheiro? Está querendo demais, não acha?
Retruquei:
- Ah tá, com certeza estou querendo demais, até porque todo mundo aqui vive de fotossíntese e precisa apenas de experiência e aprendizado para sobreviver, ninguém precisa comer, vestir, pagar aluguel, água, luz, telefone etc, não é mesmo?
O recrutador apelou:
- Se não estiver interessado, pode se retirar. Ninguém lhe obrigou a participar do processo seletivo!
Mais puto ainda, retruquei novamente:
- Então por qual motivo não colocaram isso na po*** da descrição da vaga? Se tivessem colocado de forma clara na descrição que a vaga era sem remuneração, com certeza eu e muitos outros não teriam perdido tempo vindo aqui!
O recrutador, visivelmente alterado, respondeu novamente:
- Se não está interessado, pode se retirar e deixar o processo seletivo prosseguir com quem realmente tem interesse.
 
Já passei por várias. Outra coisa que eu ficava muito puto era quando colocavam 'a combinar' ou outras expressões do tipo para "obrigar" a galera a ir no processo seletivo em vez de colocarem logo de cara o valor do salário e benefícios.

Uma vez fui em um processo seletivo de estágio quando estava no começo do curso técnico em informática e na descrição da vaga colocaram apenas que salário e benefícios seriam informados no ato do processo seletivo.

Quando chego lá no dia do processo seletivo, a primeira coisa que o recrutador teve a cara de pau de falar foi que a vaga era para trabalhar SEM NENHUMA REMUNERAÇÃO de segunda a sábado (36 horas semanais) e sem qualquer tipo de ajuda de custo, tais como auxílio transporte ou alimentação.

Ao ouvir aquilo, questionei:
- Como assim? Como alguém vai trabalhar 36 horas semanais sem ganhar um real sequer? E os custos com transporte, alimentação etc? O candidato vai pagar para trabalhar? É isso mesmo? Só com transporte para vir trabalhar o candidato vai gastar pelo menos R$144,00 por mês (na época a tarifa do transporte público aqui no DF ainda era R$3,00, hoje é R$5,50).
O recrutador respondeu:
- Ah, mas você já vai estar ganhando experiência e aprendizado para entrar no mercado de trabalho e ainda quer ganhar dinheiro? Está querendo demais, não acha?
Retruquei:
- Ah tá, com certeza estou querendo demais, até porque todo mundo aqui vive de fotossíntese e precisa apenas de experiência e aprendizado para sobreviver, ninguém precisa comer, vestir, pagar aluguel, água, luz, telefone etc, não é mesmo?
O recrutador apelou:
- Se não estiver interessado, pode se retirar. Ninguém lhe obrigou a participar do processo seletivo!
Mais puto ainda, retruquei novamente:
- Então por qual motivo não colocaram isso na po*** da descrição da vaga? Se tivessem colocado de forma clara na descrição que a vaga era sem remuneração, com certeza eu e muitos outros não teriam perdido tempo vindo aqui!
O recrutador, visivelmente alterado, respondeu novamente:
- Se não está interessado, pode se retirar e deixar o processo seletivo prosseguir com quem realmente tem interesse.
Numa dessa eu nunca tive o azar de cair não... complicado demais.
 
Já passei por várias. Outra coisa que eu ficava muito puto era quando colocavam 'a combinar' ou outras expressões do tipo para "obrigar" a galera a ir no processo seletivo em vez de colocarem logo de cara o valor do salário e benefícios.

Uma vez fui em um processo seletivo de estágio quando estava no começo do curso técnico em informática e na descrição da vaga colocaram apenas que salário e benefícios seriam informados no ato do processo seletivo.

Quando chego lá no dia do processo seletivo, a primeira coisa que o recrutador teve a cara de pau de falar foi que a vaga era para trabalhar SEM NENHUMA REMUNERAÇÃO de segunda a sábado (36 horas semanais) e sem qualquer tipo de ajuda de custo, tais como auxílio transporte ou alimentação.

Ao ouvir aquilo, questionei:
- Como assim? Como alguém vai trabalhar 36 horas semanais sem ganhar um real sequer? E os custos com transporte, alimentação etc? O candidato vai pagar para trabalhar? É isso mesmo? Só com transporte para vir trabalhar o candidato vai gastar pelo menos R$144,00 por mês (na época a tarifa do transporte público aqui no DF ainda era R$3,00, hoje é R$5,50).
O recrutador respondeu:
- Ah, mas você já vai estar ganhando experiência e aprendizado para entrar no mercado de trabalho e ainda quer ganhar dinheiro? Está querendo demais, não acha?
Retruquei:
- Ah tá, com certeza estou querendo demais, até porque todo mundo aqui vive de fotossíntese e precisa apenas de experiência e aprendizado para sobreviver, ninguém precisa comer, vestir, pagar aluguel, água, luz, telefone etc, não é mesmo?
O recrutador apelou:
- Se não estiver interessado, pode se retirar. Ninguém lhe obrigou a participar do processo seletivo!
Mais puto ainda, retruquei novamente:
- Então por qual motivo não colocaram isso na po*** da descrição da vaga? Se tivessem colocado de forma clara na descrição que a vaga era sem remuneração, com certeza eu e muitos outros não teriam perdido tempo vindo aqui!
O recrutador, visivelmente alterado, respondeu novamente:
- Se não está interessado, pode se retirar e deixar o processo seletivo prosseguir com quem realmente tem interesse.
A questão do salário para mim deveria vir explícita...
99% das vagas anunciadas não tem valor de salário e dos benefícios (a maioria lista os benefícios, mas não fala o valor, não fala se desconta na folha e etc)
Deveria ser obrigatório em qualquer vaga ter o salário e os benefícios reais da vaga, pq aí já filtrava metade das pessoas, quem nunca participou de um processo seletivo e desistiu depois de saber o salário?

Esse mesmo da VTEX que estou participando, ainda não me falaram o salário! Perguntaram a minha pretensão, oq obviamente deve estar dentro pq me mantiveram até o final do processo, mas ainda não sei de porra nenhuma!
 
A questão do salário para mim deveria vir explícita...
99% das vagas anunciadas não tem valor de salário e dos benefícios (a maioria lista os benefícios, mas não fala o valor, não fala se desconta na folha e etc)
Deveria ser obrigatório em qualquer vaga ter o salário e os benefícios reais da vaga, pq aí já filtrava metade das pessoas, quem nunca participou de um processo seletivo e desistiu depois de saber o salário?

Esse mesmo da VTEX que estou participando, ainda não me falaram o salário! Perguntaram a minha pretensão, oq obviamente deve estar dentro pq me mantiveram até o final do processo, mas ainda não sei de porra nenhuma!

Pois é, só faz o candidato perder o tempo dele, gastar com deslocamento etc e a própria empresa perder tempo fazendo processo seletivo/entrevista com candidatos que não têm interesse na vaga. Qual a dificuldade em colocar logo na descrição da vaga o salário e benefícios de forma clara e detalhada?
 
Vaga: Analista:
Funcoes: pertinentes ao cargo
Salário : a combinar
Benefícios : divulgado na entrevista
Empresa: oculta
Localidade: Grande Sao paulo
Horário: a definir

porra, quem é o cavalo que cria vagas assim, o salário eu imagino que não divulgam pq a empresa é tosca e não tem política de cargos e salários, ai vai que um funcionário que ganha 2k encontra o anúncio da vaga para mesmo cargo por 4k..
 
Vaga: Analista:
Funcoes: pertinentes ao cargo
Salário : a combinar
Benefícios : divulgado na entrevista
Empresa: oculta
Localidade: Grande Sao paulo
Horário: a definir

porra, quem é o cavalo que cria vagas assim, o salário eu imagino que não divulgam pq a empresa é tosca e não tem política de cargos e salários, ai vai que um funcionário que ganha 2k encontra o anúncio da vaga para mesmo cargo por 4k..

Ou então o salário é tão miserável que acham melhor nem divulgar, porque caso divulguem não aparece nenhum interessado no processo seletivo.
 
Vaga: Analista:
Funcoes: pertinentes ao cargo
Salário : a combinar
Benefícios : divulgado na entrevista
Empresa: oculta
Localidade: Grande Sao paulo
Horário: a definir

porra, quem é o cavalo que cria vagas assim, o salário eu imagino que não divulgam pq a empresa é tosca e não tem política de cargos e salários, ai vai que um funcionário que ganha 2k encontra o anúncio da vaga para mesmo cargo por 4k..

Provavelmente, irão perguntar a pretensão salarial.
Se a sua for muito fora do padrão e um valor acima, certamente irão te jogar na cara dizendo que o valor é "X" e você tende a ficar para trás no processo seletivo.
É uma boa maneira de eliminar candidato.
 
Estágio obrigatório ou não, não existe vínculo empregatício, você não é um funcionário de qualquer forma.

Qual sua necessidade para provar que fez o estágio no momento?

Se for para o mercado/currículo, não se preocupe pois nenhuma empresa vai te pedir essa documentação. O máximo que irão te pedir é um questionário sobre oque fez durante esse período, oque você aprendeu...

Se for para a universidade (no seu caso estágio não obrigatório poderia contar como atividades complementares que são requisitos para a formatura), você pode requisitar uma documentação chamada de relatórios de atividades que descreve tudo que foi feito durante o período, quem ficou responsável por ti na empresa, a data de início e fim do estágio. Essa documentação normalmente deve ser preenchida no fim de seu estágio (ou quando você pedir demissão) e é fornecida pela universidade, bastando o responsável pela sua firma assinar. Sobre a empresa, é necessário que a mesma tenha CNPJ, e você como estagiário esteja com seguro de vida, caso contrário você não está fazendo estágio, está trabalhando ilegalmente...
Outra questão é que por lei você como estagiário não pode fazer mais que 30 horas semanais em nenhuma hipótese, inclusive se receber hora extra...
Entendi, obrigado pela ajuda. Não preciso provar ele agora, só me deixa muito chateado não poder contar junto a universidade, que é o que eu esperava. Infelizmente essa ficha não funciona na minha universidade, a única forma era seguindo um processo longo, principalmente para estágios não obrigatórios.
Acho que muita gente não cumpre a parte da lei nós horários não, independente se é proibido ou não, principalmente empresas menores, ou as de trabalho a campo. Também como não existe uma regra pra funções do estagiário, acaba gerando vagas de estágio que na verdade é pra suprir um técnico/profissional na empresa com baixo custo.
Como diz o coreano:
"Brazil nada acontece feijoada"
Mas pelo menos posso colocar no currículo informal, menos mal. Isso de poder utilizar, meio que contribui pra continuar dessa forma os estágios.

Você saiu do estágio brigado? Qualquer coisa só colocar o nome da empresa e telefone. Se os caras quiserem ter certeza ligam pra lá e perguntam.

Pra contar estágio obrigatório tem que rolar um monte de coisa antes, tipo contrato, seguro, matrícula na disciplina e tal.
Na verdade, eu poderia continuar e estavam gostando do meu desempenho lá. Acontece que eu coloquei na balança mesmo, esse semestre eu poderia fazer eletivas também (EAD pra quem tem uma universidade presencial é uma merd*, sem práticas, mas é o que temos né) e fazer 10 matérias.
Eu não ia conseguir manter o ritmo e ter desempenho bom pegando essa carga horária, e ainda mais o estágio, onde envolvia bastante tempo.
Decidi fazer as 10 matérias disponíveis e focar nos estudos, no estágio finalizei o período que eu tinha combinado, como eu disse na outra mensagem, um mês antes já tinha conversado sobre o término, e é isso.
O que pesou também é que, eu não sei quanto vai custar aluguel, transporte, etc quando as aulas presenciais voltarem, então pensei, hoje estou aqui recebendo x, aí por ter ficado recebendo x e deixado de fazer as eletivas, pode ser que eu tenha que gastar futuramente x+y. Se estivesse contando documentado com a universidade, quem sabe poderia ter pensando diferente, pois vai me faltar atividades complementares com certeza.

Também tem um fato que eu acho estranho, vou pedir a opinião dos senhores. Assim que eu saí na sexta, último dia, um dos funcionários/supervisor que estava sempre junto nas atividades, dois dias depois teve sintomas de covid, e confirmação uns dias após com o exame. Eu não sei como funciona essas questões de trabalho/funcionário pois estou entrando no mercado agora, mas lá sempre convivia com os chefes fazendo visitas, conversando, e nenhum dos chefes, vieram perguntar algo sobre se eu também me contaminei, se estava também com sintomas, etc. Acho que faltou deles uma consideração nessa parte aí.

Já passei por várias. Outra coisa que eu ficava muito puto era quando colocavam 'a combinar' ou outras expressões do tipo para "obrigar" a galera a ir no processo seletivo em vez de colocarem logo de cara o valor do salário e benefícios.

Uma vez fui em um processo seletivo de estágio quando estava no começo do curso técnico em informática e na descrição da vaga colocaram apenas que salário e benefícios seriam informados no ato do processo seletivo.

Cortei um pouco seu relato, mas sim, hoje ainda existe muitas vagas assim. Eu no meu estágio, sabia que iria receber um valor, pois quando me falaram da vaga me falaram por cima, mas só após que fiz um mês de estágio que vim a descobrir o valor real mesmo, ainda por cima menor que o comentado antes, hue.
Isso é insuportável pra falar a verdade, pois o pessoal se motiva a fazer algo é pra complementar renda, tudo é pelo dinheiro, as vezes tem sim "amor" envolvido, mas tudo também pela remuneração.
E se tornou algo comum esse sistema, empresas grandes só colocam o mínimo que querem e os diferenciais que vão de habilitação, inglês fluente a mestrado/doutorado, e possibilidade de se mudar e ter que gastar com isso, e nunca a remuneração ou descrição dos benefícios, as vezes citando alguns apenas.
 
Por algum motivo misterioso (que não lembro), apaguei os meus dados de salário. Pois bem:

Cargo: Atendente (de telemarketing)
Local: Banco federal (concurso CLT)
Graduação: Administração
Salário: R$3200,00 (líquido) + R$1320,00 VA/VR + plano de saúde + prev com 100% aporte da empresa + uns R$8k de PLR/ano

Não gosto do ambiente 100% enrolado e travado da empresa (+100 de anos e do estado, o que poderia ser?), dos gestores que em sua maioria são péssimos, da dificuldade extrema em sair da área negocial para o meio se você não for bom no negocial (?!). Eu ando mentalmente esgotado, ganhando peso e com pouco animo pra tudo. Pensei que poderia focar na área de investimentos mas a enrolação é a mesma e o negocial é pesado.

Faz um tempo que ando comentando sobre o meu interesse em fazer uma graduação em TI e finalmente saí da inércia e fiz a matricula em ADS na PUC. Começa de fato em maio, mas por indicação que deram aqui comecei o curso de algoritmos do Guanabara (curtindo bastante). Tbm entrei num reforço de matemática da própria PUC. Ah, comecei a dar uma lida sobre JS mas sem afobação.

Acho que já tenho o rascunho de um projeto.
Se dedicar o máximo possível a isso ao menos para abrir uma porta dentro do próprio banco ou de fato caminhar pra sair para o mercado real (nem que seja num estágio).
 
Cargo: Desenvolvedor Junior
Salário: R$1600 + 400 VA + 185 VT
Tempo na empresa: 6 meses
Idade: 21 anos
Formação: Ensino Médio

Trabalho no ERP de grande porte escrito em VB.NET. Me deram o objetivo de focar em aprender os processos da empresa e seus detalhes no nível técnico. Programadores são novidade na empresa, antes eram suportes externos, então falta organizar processos e criar sistemas, há muitas oportunidades para aprender. Ser Full Stack tem me ajudado muito com a demanda.
 
Cargo: Desenvolvedor Junior
Salário: R$1600 + 400 VA + 185 VT
Tempo na empresa: 6 meses
Idade: 21 anos
Formação: Ensino Médio

Trabalho no ERP de grande porte escrito em VB.NET. Me deram o objetivo de focar em aprender os processos da empresa e seus detalhes no nível técnico. Programadores são novidade na empresa, antes eram suportes externos, então falta organizar processos e criar sistemas, há muitas oportunidades para aprender. Ser Full Stack tem me ajudado muito com a demanda.

Parabéns! Com foco e um planejamento tu chega longe em ~2 anos.
 
Já passei por várias. Outra coisa que eu ficava muito puto era quando colocavam 'a combinar' ou outras expressões do tipo para "obrigar" a galera a ir no processo seletivo em vez de colocarem logo de cara o valor do salário e benefícios.

Uma vez fui em um processo seletivo de estágio quando estava no começo do curso técnico em informática e na descrição da vaga colocaram apenas que salário e benefícios seriam informados no ato do processo seletivo.

Quando chego lá no dia do processo seletivo, a primeira coisa que o recrutador teve a cara de pau de falar foi que a vaga era para trabalhar SEM NENHUMA REMUNERAÇÃO de segunda a sábado (36 horas semanais) e sem qualquer tipo de ajuda de custo, tais como auxílio transporte ou alimentação.

Ao ouvir aquilo, questionei:
- Como assim? Como alguém vai trabalhar 36 horas semanais sem ganhar um real sequer? E os custos com transporte, alimentação etc? O candidato vai pagar para trabalhar? É isso mesmo? Só com transporte para vir trabalhar o candidato vai gastar pelo menos R$144,00 por mês (na época a tarifa do transporte público aqui no DF ainda era R$3,00, hoje é R$5,50).
O recrutador respondeu:
- Ah, mas você já vai estar ganhando experiência e aprendizado para entrar no mercado de trabalho e ainda quer ganhar dinheiro? Está querendo demais, não acha?
Retruquei:
- Ah tá, com certeza estou querendo demais, até porque todo mundo aqui vive de fotossíntese e precisa apenas de experiência e aprendizado para sobreviver, ninguém precisa comer, vestir, pagar aluguel, água, luz, telefone etc, não é mesmo?
O recrutador apelou:
- Se não estiver interessado, pode se retirar. Ninguém lhe obrigou a participar do processo seletivo!
Mais puto ainda, retruquei novamente:
- Então por qual motivo não colocaram isso na po*** da descrição da vaga? Se tivessem colocado de forma clara na descrição que a vaga era sem remuneração, com certeza eu e muitos outros não teriam perdido tempo vindo aqui!
O recrutador, visivelmente alterado, respondeu novamente:
- Se não está interessado, pode se retirar e deixar o processo seletivo prosseguir com quem realmente tem interesse.
se tivesse fila eu sairia e falava pro povo e fodase

ou colocava uma folha sufite na porta do local ou algum comentário em sites de vagas... no minimo uma negativação no glassdoor
 
Eu pensava que era uma das poucas pessoas com experiências ruins em entrevistas, mas vejo que não ...

Quando tinha 18 anos fui a uma entrevista de estágio de TI. O estágio era dentro da UERJ e a vaga, pagava R$1000, VT e VR...
Lance que eu tinha acabado de fazer o curso de técnico de informática no Senai. Na época eles buscavam alguém com conhecimento de programação e eu tinha as capacidades técnicas para o mesmo, na época era algo com C# ou JAVA.

Alí eu passei pelo show de horrores, desde deboches sobre minhas qualidades, deboche a qualidade das outras pessoas que estavam alí e com pessoas tendo experiências 100x maior que a minha que eram pessoas mais velhas com mais de 38 anos.... (olha que buscava meu primeiro emprego)

Aquela entrevista me deixou mal, mas me serviu como experiência e ao longo dos anos consegui sair de muita entrevista ruim.


Mas indo além, já passei em processos seletivos em que eu discordei do gestor na entrevista final e queriam me contratar a todo custo com o salário abaixo da minha função na época para fazer o que sabia e outras coisas a mais (ligadas a impressoras) ... me ligavam e mandavam email pedindo meus documentos... mas simplesmente negava.

Agora, hoje fui chamado para uma entrevista que a empresa aqui no RJ que não tem história e muito menos está em lugares confiáveis/seguros. :facepalm:


O que mais me chateia que nas 3 empresas que trabalhei ao longo desses 5 anos, todas elas não buscavam um profissional para ter além do seu serviço prestado, mas sim alguém que quisesse fazer a empresa crescer de verdade, independente do setor saber como a empresa funciona, saber qual é a perspectiva de crescimento da mesma e se ela está lucrando ou vai falir.

Mas enfim a vida é isso a saga continua.
 
Agora, hoje fui chamado para uma entrevista que a empresa aqui no RJ que não tem história e muito menos está em lugares confiáveis/seguros. :facepalm:
Tive que rir cara, porque isso é uma coisa que só quem é do Rio de Janeiro sabe, se a empresa fica perto do morro dominado pelo tráfico ou em lugar não muito seguro melhor ir embora, é engraçado e trágico ao mesmo tempo.
 
Tive que rir cara, porque isso é uma coisa que só quem é do Rio de Janeiro sabe, se a empresa fica perto do morro dominado pelo tráfico ou em lugar não muito seguro melhor ir embora, é engraçado e trágico ao mesmo tempo.

Cara, a empresa que tinha me chamado, era até em um bairro legal na Zona Oeste - RJ.

Mas as outras sedes da empresa, no google maps, eram em locais bem estranhos para uma empresa que presta serviços de banda larga... para completar, nesses 8 anos fazendo entrevistas, tive a primeira que pedia formulário a porra do meu CPF e todos os dados possíveis .... logo liguei os pontos de tudo, garimpei bem tudo e descartei.
 
Última edição:
Esse mesmo da VTEX que estou participando, ainda não me falaram o salário! Perguntaram a minha pretensão, oq obviamente deve estar dentro pq me mantiveram até o final do processo, mas ainda não sei de porra nenhuma!

A pretensão ela tem dois objetivos, um eliminatório para saber se o profissional está nos limites da empresa mas o principal é saber como o profissional se enxerga no mercado. Se ele exige um salário sênior é pq o profissional sabe o quanto ele vale no mercado. Aí na entrevista técnica eles fazem a triangulação entre performance e pretensão.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo