Samsung 750B/950B - Preciso de opiniões

_rau_

know-it-all Member
Registrado
Comprei um monitor CRT 796MB Plus q no geral é um bom monitor com exceção de estar vindo com defeito de fábrica eu e mais outras pessoas tão tendo problemas com esse monitor... o meu foi trocado e o segundo tá dando problema! Conheço gente q tentou uma segunda troca pq o monitor continuou dando problema. Estou prestes a mandar o meu de volta pra loja, mas decidi trocar por um LCD. O único q posso pegar e que tem disponivel na loja q me agradou mais foi o Samsung 750B. Queria então o máximo de opiniões de usuários desse monitor. Vou listar detalhadamente o que quero saber desse monitor:

1 - A imagem é bem nítida ou seja, as fontes são bem legíveis ou ficam ruim de ler?

2 - Esse monitor por ter cores "simuladas", um painel de 16.2M de cores por dithering, queria saber se sentiram diferenças visuais grande pra um CRT.

3 - Monitores com paineis de 16.2M de cores costumam apresentar um cinza não muito fiel ou os degradês de cinza apresentam divisões ou seja, não é um degradê suave. Queria pedir para quem tem um LCD Samsung 950B ou um 750B pra que fizesse uma figura em degradê cinza no photohop e me relatasse como q é a graduação desse degradê. há saltos grandes entre um tom e outro?

4- Em resoluções fora de 1280x1024 ainda fica jogável ou é fica impraticável?

5- O Aida32 tem um teste de paleta de cores, queria q se possível baixassem o AIDA 32 e rodasse o monitor diagnostics dele e rodasse o teste de cores e me relatassem ou se possivel postassem uma foto.

6- É um monitor bom pra filmes? Percebe-se algo incomodo ao assistir, algum fanstasma ou brilho alterado nos pixels?

7- Em jogos, como que é a velocidade, tem muito fantasma? Gosto de jogos de carros como NFS q é o jogo q mais rodo. Não sou nenhum aficcionado...

8- Como que é o preto desse monitor? É muito "lavado" ou seja, muito puxado pro cinza? Se sim, incomoda muito?

9- Ao colocar uma tela totalmente preta em tela cheia mesmo, percebe-se algum "vazamento" de luz pelas bordas? Se sim, é muito?

10 - Sobre a conexão VGA x DVI. Poderia testar nas duas, se possivel, e me passar uma opinião sobre a qualidade?

11- Se puder passar sua opinião geral além do que for possivel me responder acima, ficarei muito grado!

Só estou postando aqui pq não achei esse monitor em lojas locais pra q eu pudesse testar antes de compra-lo, mas nem q eu achasse não ia ser viável. As lojas ligam os monitores tudo num splitter, ou seja, uns 10 monitores ligados numa mesma porta, a qualidade fica pior e fora q não ia ter como eu rodar tudo que quero lá na loja.
Desculpem tantas perguntas, é que não quero me arrepender depois.
Obrigado!
 
Não dá para eu fazer os testes que pediu, mas tenho um 950B e não tenho nada, nada mesmo a reclamar. É ótimo!!!
 
Ok, fico aguardando mais opiniões de outras pessoas. Mas são testes simples, não precisa fazer agora. Se quiser mando as imagens pra vc, dou um copy and paste, salvo em bmp pra nao perder qualidade. Tem algum email q possa mandar pra vc um degradê cinza e uma com a paleta de cores?
 
eu sei q tem mais gente aqui q tem um desses monitores, então postem ai por favor.
 
Valeu pela opinião. Opinião de quem saiu de um CRT recentemente vale mais ainda! heheh. Mas tipo, quem puder responder as perguntas que eu fiz, uma- a-uma ou as que forem possível pra vc, eu agradeço!
 
Vou postar algumas imagens abaixo e gostaria de quem tivesse um Samsung 750B ou 950B me passasse uma analise das imagens com as seguintes informações.

1 - A transição de tons é suave, principalmente nas imagens em escala de cinza?

2 - Na paleta colorida a transição de cores é suave ou apresenta muitas faixas?

3 - Na bola em escola de cinza a transição tb é suave ou aparecem contornos definindo uma bola perfeita? O idela seria uma transição suave, sem nenhum ressalto ou faixas em volta da "bola".

Obs: nos crts a escala de cinza tb apresenta um pouco de faixas, mas bem pouco. Só monitores profissionais LCD ou CRT que suportam 10bits de cor por canal q tem uma transição perfeita. São monitores utilizados na medicina pra radiografias e imagens do tipo.


grayscaleah2.jpg


grayscaleballtw3.jpg


paletahslkw9.jpg
 
1 - Sim
2- Não senti, mas já tenho LCD há uns 3 anos
3- O meu dá um degrade suave mas uso cabo DBI (não sei se influência)
4- Já joguei em 1024 x 768 e ficou bom sim! Não notei defeitos!
5- -
6- Muito bom para filmes
7- Não jogo muito jogos de corrida, mas em futebol e jogos de ação fica perfeito, sem efeito "ghost" nenhum, mas tenho um amigo que joga muito NFS e é affcionado detalhista mesmo, chega a ser chato e saiu de um CRT de 19" e pegou um = ao meu e está gostando muito.
8 - Preto mesmo, mas isso já ouvi falar que o cabo DVI ajuda!
9- Nao percebi nada~
10- Esse é o 4° monitor LCD de 19" que tenho, já tive um HP (não tinha DVI) e não notei diferença na qualidade quando peguei um com DVI (mas não sou muito detalhista) Tive um LG 1950H (muito bom) e um LG 1952H (não gostei). E agora esse Samsung que estou adorando.
11- Eu gosto muito, acho que cansa menos às vistas, a qualidade na minha opinião empata com o CRT (mas não sou muito detalhista), consome 30% de um CRT, quase não esquenta e no caso desse Samsung tem uma vantagem muito grande para mim que mexo com informática que aceita por alguns instantes resoluções maiores para que vc possa acertar a resolução no Windows. Em relação ao desenhos que me mandou só o círculo preto que achei um pouco embassado, mas não sei como é realmente, no resto tá normal, inclusive o degradê. Espero ter ajudado
 
Não vi faixa nenhuma nas figuras cinza, já na colorida dá para ver um risco na vertical da cor do meio (amarelo, azul e rosa,) mas bem suave,acho que é da figura.
 
Sobre o circulo cinza, ele não é embassado, começa preto no meio e vai clareando em tons de cinza até ficar branco, parece embassado, mas acho q é impressão sua. Sobre a paleta colorida ela é perfeita, não tem linha nenhuma, a transição de tom a tom é bem suave e muito gradual, no CRT. Mas era de se esperar no LCD aparecer algumas linhas ou faixas pq tem um numero de cores menor.
Bem, quem quiser ir opinando mais acho bom, é melhor pra eu me decidir!
Valeu mesmo pra quem ja respondeu, ta ajudando pacas!
t+
 
Ah, to vendo aqui e to vendo o que vc chamou de "risco", acho que é um tom bem definido nessas três cores, né? Se for isso, aqui tb ta assim.
 
Ah, to vendo aqui e to vendo o que vc chamou de "risco", acho que é um tom bem definido nessas três cores, né? Se for isso, aqui tb ta assim.

É isso mesmo! O tom bem definido
 
1 - A imagem é bem nítida ou seja, as fontes são bem legíveis ou ficam ruim de ler?

Sim, é bem mais nítida que o CRT, é melhor de ler. Eu até reduzi a nitidez de imagem no driver do monitor por que as fontes ficavam meio serrilhadas.

2 - Esse monitor por ter cores "simuladas", um painel de 16.2M de cores por dithering, queria saber se sentiram diferenças visuais grande pra um CRT.

A diferença não é grande mas existe. Pra uso comum as cores até ficam melhores, mais bonitas. Mas pra quem trabalha com cores, design, etc. vai notar que as cores não são precisas. Eu notei principalmente o vermelho, que ficou um pouco mais escuro.

3 - Monitores com paineis de 16.2M de cores costumam apresentar um cinza não muito fiel ou os degradês de cinza apresentam divisões ou seja, não é um degradê suave. Queria pedir para quem tem um LCD Samsung 950B ou um 750B pra que fizesse uma figura em degradê cinza no photohop e me relatasse como q é a graduação desse degradê. há saltos grandes entre um tom e outro?

O degrade é suave, vendo aquelas imagens que tu postou no fórum.

4- Em resoluções fora de 1280x1024 ainda fica jogável ou é fica impraticável?

O jogo fica muito bom em resoluções fora da nativa, não só em jogos como no windows. Só abaixo de 800x600 é que fica mais borrada a imagem. Já coloquei o windows em 640x480 e ficou legível os textos.

5- O Aida32 tem um teste de paleta de cores, queria q se possível baixassem o AIDA 32 e rodasse o monitor diagnostics dele e rodasse o teste de cores e me relatassem ou se possivel postassem uma foto.

Depois te mando umas fotos.

6- É um monitor bom pra filmes? Percebe-se algo incomodo ao assistir, algum fanstasma ou brilho alterado nos pixels?

Achei as cores um pouco vivas demais no ajuste padrão, mas acho que é uma questão de ajuste. Não tem fantasma ou brilho alterado.

7- Em jogos, como que é a velocidade, tem muito fantasma? Gosto de jogos de carros como NFS q é o jogo q mais rodo. Não sou nenhum aficcionado...

Não tem fantasma, as cores são mais vivas, e a qualidade de imagem é muito melhor que o CRT. Pra jogo o LCD é a melhor opção.

8- Como que é o preto desse monitor? É muito "lavado" ou seja, muito puxado pro cinza? Se sim, incomoda muito?

O preto é bem preto. Tu só nota que ele puxa um pouco pro cinza quando toda a tela está preta e ainda assim só nos cantos.

9- Ao colocar uma tela totalmente preta em tela cheia mesmo, percebe-se algum "vazamento" de luz pelas bordas? Se sim, é muito?

Não vi vazamento de luz.

10 - Sobre a conexão VGA x DVI. Poderia testar nas duas, se possivel, e me passar uma opinião sobre a qualidade?

Por enquanto só usei DVI, não testei ainda.

11- Se puder passar sua opinião geral além do que for possivel me responder acima, ficarei muito grado!

Pra uso comum o LCD é a melhor opção. Pra quem quer cores precisas pra uso profissional vai de CRT.
 
Vc disse q o preto só parece meio cinza nas bordas quando a tela toda tá preta, então esse é o "vazamento" de luz q eu não soube explicar direito, então há uma certa perda de uniformidade nas cores... Bem, depois de ver o outro topico q postaram uma comparação de cores do CRT com LCD, fiquei mais indeciso ainda e com receio de pegar um LCD, apesar de não trabalhar profissionalmente com cores.
De qualquer forma, valeu!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo