"Uma bateria de lítio que seja descarregada totalmente e recarregada completamente poderá suportar entre 300-500 ciclos; mas se a recarregarem quando ainda vai a 90% ou 75% de carga, suportará entre 2000 e 4700 ciclos. Claro que recarregar a bateria sempre que a mesma chega aos 90% também não é prático; e para o caso da longevidade da mesma, o que nos interessa é encontrar o ponto mais eficiente de carga. Algo que será atingido em torno dos 50% de carga, que suportará entre 1200 e 1500 ciclos de utilização.
Transpondo para valores "da vida real". Imagine-se um smartphone cuja bateria dure dois dias, e que um utilizador recarrega apenas quando chega a 0%. Assumindo os 500 ciclos de longevidade que terá (e sem contar com a perda de capacidade que irá ocorrendo ao longo do tempo), esta bateria durará 1000 dias, mais de 2 anos e meio.
Mas se usarem a técnica de recarregá-la quando chega a 50%, será necessário passarem a recarregá-la diariamente em vez de o fazerem a cada dois dias. Só que desta forma conseguirão que ela se aguente por 1500 ciclos; ou seja... 1500 dias (mais de 4 anos). Uma melhoria de 50% face à opção de a recarregar quando chega a 0% a cada dois dias.
Portanto, não fiquem preocupados com recarregarem o vosso smartphone quando está "a meio", é até recomendado que o façam.
P.S. Há no entanto uma excepção a esta regra. O circuito que calibra a medição da carga da bateria pode ir ficando desajustado com estas cargas parciais. Pelo que quando começarem a notar algo estranho na indicação da carga da bateria (como por exemplo ficarem sem bateria quando indicava que ainda tinham 20%; ou chegar a "0%" mas aguentar-se ainda por várias horas), será recomendável fazerem uma descarga completa e recarga completa para que fique novamente calibrado."
http://www.sta-eletronica.com.br/artigos/os-segredos-da-vida-util-da-bateria