• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Saturn-Crónicas de uma consola mal amada...

velociraptor

New Member
Registrado
Saturn, era o nome da consola que fez soar a alvorada das 32 bits. Tinha a responsabilidade de dar continuidade ao legado da sua bem sucedida antecessora, a Megadrive. Teve como adversárias a PS1 que se viria a ser no meu entender uma das 5 consolas mais carismática da história, e a Nintendo 64. As coisas não correram da melhor forma para a Saturn. Apontada por muitos como causadora de todos os males da SEGA, a sua concepção foi muitas vezes criticada, mas a verdade é que essa consola é amada por todos os gamers que a possuiram e que tiveram a felicidade de jogar nela. O seu desempenho no mercado também não foi o esperado. A PS1 venceu a batalha, e a Nintendo 64 ficou em segundo lugar. Curiosamente a Saturn foi a consola da SEGA mais bem sucedida no mercado japonês. Conseguiu manter a liderança a frente da PS1 até ao lançamento do Final Fantasy para a mesma consola, acabando por ficar em segundo lugar no Japão, á frente da própria Nintendo 64. No que toca a jogos,fica para a história titulos como o Nights Into Dreams, Virtua Cop 2, Daytona USA, e tantos outros.

No fim disto tudo, as perguntas que ficam são. Era a Saturn assim tão má? Foi a Saturn a culpada da Situação em que a SEGA caiu? Que recordações e opinião, têm de uma consola que certamente deixou a sua marca na história dos videojogos?
 

T2.Gondii

Sem AA?? Afff
Registrado
Foi um console animal, muito bom mesmo.....anos luz à frente do N64 em termos de diversão na minha opinião....

O que matava é que o motor 3D dele era uma bomba, ele simplesmente não conseguia gerenciar gráficos 3D como a concorrência...sem falar que o PSOne foi o melhor console já lançado até hoje na minha opinião....
 

KinCaiD

Se eu pudesse matava MiL
Registrado
concordo com o GOndii...
mais o nintendo 64 tinha mtos jogos divertidissimos
 

Tripa_Seca

BURROOOO !
Registrado
nossa kra , a consola ? a Megadrive ? ....

sei la pra mim foi um fracasso total, mais a derrota da sega veiu mesmo com o Dreamcast, play 1 tinha graficos sensassionais pra epoca e horriveis pra hj em dia, o 64 pra mim foi o que tinha melhores graficos e maior diversão pra single player, pra jogar em 2 o play1 era o melhor
 

sombini

run to the hills ...
Registrado
Sim, a consola e a megadrive porque o kra é de portugal ...

E eu sou um dos que ainda mantém essas duas maravilhas, o Saturn e o Dreamcast em perfeito estado e me dando muita diversão até hoje ... sim, os gráficos 3D do saturn realmente não são o seu forte, apesar de alguns jogos que foram bem trabalhados terem rendido gráficos espetaculares (pra época) e seus jogos 2D, os quais sou fascinado, eram realmente os melhores, sem chance pra concorrência ...

Mas acho que infelizmente o Saturn foi o culpado pela Sega ter se reduzido ao que é hoje, apenas produzir jogos ... e o seu fracasso fez com que facassasse também o excelente Dreamcast, que ainda tinha muita lenha pra queimar quando foi aposentado ...

abraços ...
 

hargeen

AVANTE VINGADORES!!!
Registrado
O Saturn caiu numa armadilha...

Pelo que me lembre ele dava uma surra no PSX em termos de jogos 2D, mais tomava uma coça em termos de jogos 3D...

Isso sem contra que saiu FF7 pra PSX e ai, lasco tudo pro Saturn.

Uma tristeza, poque eu era fã da SEGA, e ia compra o sonsole, pra minha sorte(ou azar) foi anunciado que eles iam para de fabrica, dai eu desistiate aparecer a BigN de volta. =P
 

Fox Hound

New Member
Registrado
Adorava jogar panzer dragoon. tive que me render ao ps1. Acabei vendendo Saturn. Lembro que paguei 700 contos por ele.
 

fbomber666

New Member
Registrado
O maior problema para o Saturn era que, ao renderizar 3D, não utilizava triângulos como primitivos, mas sim quadriláteros. Era o mesmo princípio seguido pelo NV1 (primeiro chip da Nvidia), e que determinou a falha dos dois (a maior parte das ferramentas de desenvolvimento eram baseadas em triângulos).
A indústria inteira seguia por um caminho, a Sega foi por outro.
 

Ezequiel-emuloco

Menbro Antigo
Registrado
Sim e o dreamcast usava poligonos de três lados (triangulos) enquanto a placa naomi usava quadrilateros.

O Saturno tinha tudo para fazer sucesso no brasil: era vendido nacionalmente pela Tec Toy, era pirateavél, não queimava o canhão a toda hora que nem o PSX caixotão e nem queimava a placa que nem o n64 quando se usasse jogo piratas.

O problema era a qualidade de imagem do Videogame em si e a oferta de jogos avassaladora do PSX1.

No saturno:
-os vídeos eram de qualidade baixa.
-os jogos de luta 3D sofriam com a limitação do sistema.
-o processamento 2d era excelente ainda mais se usando os cartuchos de expansão para os jogos SNK.
-som Qsound vindo direto dos arcades (um luxo só).
-o Psx superou o saturno em quase todos os jogos confira!! (tekken superou Virtua fighter,Ridger Racer e posteriormente Gran turismo derrotaram Sega Rally,Daytona USA e GT24,Final Fantasy esmagou Panzer Dragoon Azel e Albert Odissey,Crash e Gex espancaram Nights,Sonic(o pior jogo da série foi o Sonic 3d Blast) e Bug, Winning Eleven chutava todas enquanto Sega Soccer(não é esse o nome) fazia o papel de gandula, games de esporte então nem se fala.


Mas o maior injustiçado dos consoles é o dreamcast pois tinha tudo para dar certo até que começaram os cancelamentos de jogos.
 

Engenheiro-3D

New Member
Registrado
Sim, a consola e a megadrive porque o kra é de portugal ...



também o excelente Dreamcast, que ainda tinha muita lenha pra queimar quando foi aposentado ...

abraços ...
Juro que lí "lente pra queimar" pq se fosse, realmente o play01 é disparado o melhor!!:p
 

Tamae

New Member
Registrado
Dreamcast realmente era um console incrivel, mas o preço comparado ao ps1... o massacraram...
 

carlosfey

New Member
Registrado
pra min foi a falta de assistencia da sega e a dificuldade de tirar a potencia dele pois usava dois processadores e falta de duas softhouses importantes squaresoft e nanco............
 

velociraptor

New Member
Registrado
A Saturn, tem sido o bode espiatório do mal que aconteceu á Sega. Quanto a mim, muito injustamente. Foi um erro dizem muitos analistas do mercado. Como se a era das 32 bits nessa altura não tivesse a porta. Não acho que a Saturn seja culpada do que quer que seja. Já não bastava ter que concorrer com a PS1, como tinha que concorrer com o estúpido add on 32X criado pela própria Sega(acoplava-se a Mega Drive para quem não sabe). Esse sim um verdadeiro erro. Os recursos que se esbanjaram no 32X daria para tornar o Saturn com recursos ainda melhores, e se calhar hoje a história era outra. E quem quereria ter o add-on que arranhava as 32 bits quando se podia ter uma verdadeira consola de 32 bits?
 

WolfCayzer

Dono da budega
Os 2 maiores problemasdo Saturn foram o 32X e o sua complicadissíma arquitetura interna (mais q a do PS2 e por enquanto mantém-se no topo). Tinha potência um poco superior ao PS1 mas era tão dificil de programar q o máximo usado foi 60% da capacidade total, tudo culpa do processamento distribuído entre 8 processadores. E o cancelamento quase instantâneo do 32x, ferraram a SEGA. e Pra acabar quem teve a pior missão foi o PS1 q tinha vencer os consoles da SEGA e da BIGN e ele conseguiu.
 

Usuários que está vendo este tópico

Topo