Então... confesso que me decepcionei um pouco com o game. Mas vou falar sobre a parte boa primeiro.
O game tem um dos visuais mais caprichados que eu vi nos últimos tempos, além de ser muito bonito e detalhado a quantidade e a qualidade das animações que o jogo tem, é algo que não se vê por aí toda hora. Te da a impressão de vc estar jogando uma animação americana do final dos anos 90 ou do começo da década de 2000, como muitas coisas do Cartoon Network ou Nickelodeon, por exemplo. Esse cuidado não ficou só no visual em si, os diálogos do game tbm são muito bons, engraçados sem soarem idiotas ou exagerados e o enredo mesmo sendo raso é bacana, se apoia bastante no carisma do jogo em si e funciona bem. A jogabilidade (muito "inspirada" em Zelda A Link to the Past e outros actions-rpgs e action-adventures dos anos 90) funciona muito bem, é muito polida, precisa e gostosa de jogar mesmo.
Mas, nem tudo é perfeito... o sistema do game não me agradou, não que haja realmente algo errado com ele (embora em um momento específico, eu acredito que sim, tinha algo muito errado ali). O game é um roguelite com morte permanente e e geração procedural do mapa e das dungeons, quando vc morre vc renasce como outro personagem que mantem o level conquistado e tem que recuperar a sua espada, que tbm mantem o level dela. Só que aí começam os problemas, essa geração procedural nem sempre é boa, as vezes vc vai fazer 2 ou 3 runs muito parecidas, os mapas podem ser muito parecidos uns com os outros, os itens do jogo tbm podem ser muito parecidos, isso tira um pouco da graça do jogo em si e meio que frustra, enche o saco, enjoa vc. Outro aspecto que eu achei ruim, é que vc tem 4 dias no tempo do jogo (uns 30 minutos reais) pra fazer a run, upar seu char, explorar algumas dungeons especificas pra conseguir itens necessários pra explorar outras dungeons e destruir uns cristais específicos em outras dungeos que servem pra enfraquecer o Boss do jogo, sem destruir esses cristais é foda, muitooo dificil conseguir derrotar o Boss. Então quando acaba o tempo, não importa onde vc está no mapa ou oq está fazendo, vc é obrigado a retornar pra sua casa, dormir e ir pro confronto com o Boss. O que leva ao fator dificuldade do jogo, cara eu gosto de jogos que a maioria das pessoas consideram dificeis, sou o tipo de pessoa que acha relaxante jogar Dark Souls por exemplo, cresci jogando Arcade, Megaman de NES, enfim... Swords of Ditto tem uma dificuldade artificial muito injusta. Toda vez que vc morre e renasce, vc mantem o seu level, só que os inimigos vão ser sempre do seu level ( e pra cima) quando vc começa uma nova run. Vc vai começar tudo de novo, sem nenhum item e com o mapa (as vezes totalmente diferente) lotado de inimigos fodas, essa porra é um rpg, segundo os desenvolvedores, qual o sentido de vc upar um char, uma arma, se todo mundo no mapa a cada rum tem o mesmo level que vc (quando não é superior)? Isso torna o jogo maçante, vc perde muitas runs upando o char e quanto mais vc joga, basicamente mais vc se fode, aí começa a fazer umas runs todas rushadas pra ir atrás de determinado item que nem um retardado desesperado. Os item melhores do jogo só aparecem depois de algumas horas mesmo, tem um item inclusive que permite vc voltar no tempo e ganhar mais um dia na contagem do jogo, mas demoraaa pra vc conseguir isso. No final das contas o jogo começa irritar ao invés de divertir, quanto mais vc joga e fica bom no jogo, mais o jogo põe pressão em vc e transforma sua run num inferno basicamente. E pra finalizar a parte negativa da coisa, uma vez, só uma vez isso aconteceu, o jogo gerou uma dungeon q eu não consegui resolver, isso quando eu ja tinha algumas horas de jogo, eu ja estava familiarizado com as mecanicas, itens, enfim, mas eu tenho certeza que eu fiquei preso na dungeon pq eu não tinha um item pra resolver um puzzle lá, essa dungeon não deveria ser gerada na minha run, mas ela foi e eu fiquei la que nem um abobado tentando de tudo até o tempo se esgotar, eu ser obrigado a ir enfrentar o Boss e morrer passivamente pq meu char não estava em condições de enfrentá-lo, afinal eu fiquei os 4 dias do jogo dentro da dungeon aleatória bizarra impossível que o jogo me gerou.
Se vc souber exatamente oque fazer e pra onde ir, vc zera o jogo em 4, 5 runs, umas 3, 4 horas tranquilamente. Se o game não tivesse essa restrição de tempo seria ótimo, o jogo é bom, divertido de jogar, mas se vc zerar rápido (como eu) vc fica sem nenhuma motivação pra continuar jogando e explorar o resto do mapa, afinal pra que explorar se tem limite de tempo. Quem sabe num update os caras coloquem um modo sem esse limite de tempo.
Ahh o jogo tem coop, mas é só local, eu não experimentei esse modo, mas deve ser legal jogar com mais alguem tbm. Mas pq não tem coop online? Vai saber...
No fim das contas o jogo podia ser ótimo, mas tem esses defeitos que eu comentei.. se pra vc isso não for defeito, ok. Mesmo com esses problemas gostei do game, mas recomendo com ressalvas.
Hollow Knight... Estou jogando, muito, mas muito bom...
Ori também foi foda pra caralho, principalmente naquele momento que você "entende" o porque... (chorei)
Undertale é o próximo...
Hollow Knight é muitoooooooo bom, arrisco afirmar que é o melhor metroidvania que eu já joguei, superando as suas inspirações inclusive em muitos aspectos.
Espero que vc curta o Undertale tbm, é o tipo de game raro que aparece de muitos em muitos anos