Já aconteceu comigo duas vezes (inclusive com o mouse que estou usando atualmente e que consertei), e geralmente tem conserto sim, mas você vai precisar abrir o mouse e colocar óleo desengripante ou algo pra lubrificar o codificador do scroll.
O codificador é essa peça mecânica alta com um rolamento onde o pino da roda do scroll está conectado (esse que está escrito TTC, mas pode ser de outras marcas):
![]()
Coloca um pouco de óleo por cima sem excesso pra não cair na placa. Se estiver sujo ou engordurado dá uma limpada antes de lubrificar.
Porém existem codificadores óticos, onde ao invés dessa peça mecânica, vai ter um sensor. Acho difícil ser o seu caso, mas se for aí não tem como lubrificar. No máximo dar uma limpada.
Se não resolver a segunda opção seria soldar outro codificador do mesmo modelo no lugar.
Provavelmente não, pois a sujeira no codificador seria algo engordurado, e o secador não vai puxar gordura. E também talvez o scroll esteja apenas seco e precise de lubrificação e não de limpeza.Se eu usar um secador de cabelo será que a ajuda a limpar ele sem ter que abri-lo?
Já aconteceu comigo duas vezes (inclusive com o mouse que estou usando atualmente e que consertei), e geralmente tem conserto sim, mas você vai precisar abrir o mouse e colocar óleo desengripante ou algo pra lubrificar o codificador do scroll.
O codificador é essa peça mecânica alta com um rolamento onde o pino da roda do scroll está conectado (esse que está escrito TTC, mas pode ser de outras marcas):
![]()
Coloca um pouco de óleo por cima sem excesso pra não cair na placa. Se estiver sujo ou engordurado dá uma limpada antes de lubrificar.
Porém existem codificadores óticos, onde ao invés dessa peça mecânica, vai ter um sensor. Acho difícil ser o seu caso, mas se for aí não tem como lubrificar. No máximo dar uma limpada.
Se não resolver a segunda opção seria soldar outro codificador do mesmo modelo no lugar.
É pra ficar bom na hora. Você coloca, dá umas rodadas e depois já pode ligar. Geralmente uma ou duas apertadas é o suficiente, mas se a lata está no final aí sai com menos pressão e talvez tenha ido pouco óleo nesse segundo aí.Obrigado pela ajuda, um mouse eu limpei com desengripante ficou 100%, outro eu fiz e ficou uns 90%, tentei tirar a roldana mas acabei quebrando. Quanto tempo ele fica bom após eu passar o desengripante?
Eu quebrei o pino do scroll, depois eu desmontei o rolamento mas não consegui montar ele de volta.É pra ficar bom na hora. Você coloca, dá umas rodadas e depois já pode ligar. Geralmente uma ou duas apertadas é o suficiente, mas se a lata está no final aí sai com menos pressão e talvez tenha ido pouco óleo nesse segundo aí.
Que roldana você quebrou? O pino do scroll? Ou você tentou tirar o rolamento do codificador?![]()