[AJUDA] Scroll do mouse maluco

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Bikercwb
  • Data de Início Data de Início

Bikercwb

Hungry Member
Meu scroll as vezes eu aperto para subir ele desce, isso tem conserto? Isso aconteceu com meu segundo mouse, os mouses costumam apresentar esse defeito com o tempo?

Já aconteceu comigo duas vezes (inclusive com o mouse que estou usando atualmente e que consertei), e geralmente tem conserto sim, mas você vai precisar abrir o mouse e colocar óleo desengripante ou algo pra lubrificar o codificador do scroll.

O codificador é essa peça mecânica alta com um rolamento onde o pino da roda do scroll está conectado (esse que está escrito TTC, mas pode ser de outras marcas):

freaks_1.jpg

Coloca um pouco de óleo por cima sem excesso pra não cair na placa. Se estiver sujo ou engordurado dá uma limpada antes de lubrificar.
Porém existem codificadores óticos, onde ao invés dessa peça mecânica, vai ter um sensor. Acho difícil ser o seu caso, mas se for aí não tem como lubrificar. No máximo dar uma limpada.

Se não resolver a segunda opção seria soldar outro codificador do mesmo modelo no lugar.

Já aconteceu comigo duas vezes (inclusive com o mouse que estou usando atualmente e que consertei), e geralmente tem conserto sim, mas você vai precisar abrir o mouse e colocar óleo desengripante ou algo pra lubrificar o codificador do scroll.

O codificador é essa peça mecânica alta com um rolamento onde o pino da roda do scroll está conectado (esse que está escrito TTC, mas pode ser de outras marcas):

freaks_1.jpg

Coloca um pouco de óleo por cima sem excesso pra não cair na placa. Se estiver sujo ou engordurado dá uma limpada antes de lubrificar.
Porém existem codificadores óticos, onde ao invés dessa peça mecânica, vai ter um sensor. Acho difícil ser o seu caso, mas se for aí não tem como lubrificar. No máximo dar uma limpada.

Se não resolver a segunda opção seria soldar outro codificador do mesmo modelo no lugar.

Se eu usar um secador de cabelo será que a ajuda a limpar ele sem ter que abri-lo?

Se eu usar um secador de cabelo será que a ajuda a limpar ele sem ter que abri-lo?
Provavelmente não, pois a sujeira no codificador seria algo engordurado, e o secador não vai puxar gordura. E também talvez o scroll esteja apenas seco e precise de lubrificação e não de limpeza.

O secador você pode usar nos pés de deslize pra tentar dar uma amolecida na cola e facilitar a remoção deles, já que os parafusos sempre ficam embaixo deles. Fora isso o resto é super fácil abrir um mouse.

freaks_1.jpg

Obrigado pela ajuda, um mouse eu limpei com desengripante ficou 100%, outro eu fiz e ficou uns 90%, tentei tirar a roldana mas acabei quebrando. Quanto tempo ele fica bom após eu passar o desengripante?

Obrigado pela ajuda, um mouse eu limpei com desengripante ficou 100%, outro eu fiz e ficou uns 90%, tentei tirar a roldana mas acabei quebrando. Quanto tempo ele fica bom após eu passar o desengripante?
É pra ficar bom na hora. Você coloca, dá umas rodadas e depois já pode ligar. Geralmente uma ou duas apertadas é o suficiente, mas se a lata está no final aí sai com menos pressão e talvez tenha ido pouco óleo nesse segundo aí.

Que roldana você quebrou? O pino do scroll? Ou você tentou tirar o rolamento do codificador? :melior2:

Por aqui eu faço esse mesmo procedimento, abro o mouse, passo um ar em tudo e uso um pincel para tirar toda a sujeira que encontro. Depois disso entra o óleo em spray para ficar quase como novo.

Se você perceber sinais de umidade quando abrir o sou mouse ou teclado aí não ver ter muito como salvar o produto. Os sinais podem ser de ferrugem ou oxidados em verde ou branco. Se perceber isso faça o mesmo procedimento e já fique preparado para comprar um mouse novo daqui alguns meses. E já quando comprar o mouse novo prepare ele antes de precisar arrumar, deixe ele com uma proteção a mais. Eu já tive problema com umidade e não tem volta depois que o problema começa, pois quando vamos perceber a falha a contaminação já está muito avançada e só uma limpeza e preparação não resolve o problema, pois ele acaba sempre voltando.

Com o meu fone foi assim, tive que abrir e lubrificar 3x e o problema sempre voltava após alguns meses, até eu desistir dele e comprar outro novo. Meu teclado que tem uns 6 anos tem o mesmo problema e não vai demorar muito para ele ir para o lixo algum dia, está bastante oxidado por dentro e as membranas estão se rompendo de tanto eu usar ele. Isso que eu moro longe da praia, quem mora no litoral tem tempo de vida de eletrônicos bem mais reduzido que eu. Mas a minha cidade tem bastante umidade, que é a causa maior dos meus problemas com eletrônicos por aqui.

É pra ficar bom na hora. Você coloca, dá umas rodadas e depois já pode ligar. Geralmente uma ou duas apertadas é o suficiente, mas se a lata está no final aí sai com menos pressão e talvez tenha ido pouco óleo nesse segundo aí.

Que roldana você quebrou? O pino do scroll? Ou você tentou tirar o rolamento do codificador? :melior2:
Eu quebrei o pino do scroll, depois eu desmontei o rolamento mas não consegui montar ele de volta.

Users who are viewing this thread

Voltar