ScummVM completa 20 anos e ganha nova atualização!

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990.
Colaborador
No final dos anos 80 e por toda a extensão dos anos 90, um dos estúdios mais queridos do mundo todo era a a finada LucasArts, o icônico estúdio que, além de ser parte de ser a parte gamer da Lucasfilm, também foi o estúdio que praticamente solidificou os antigos point & clicks. E um programa que manteve esse acervo de games vivo ao longo do tempo foi o ScummVM, que completou 20 anos de existência!

ss_973decd51ded354834f3fe20cfd85982bc9c7719.1920x10801.jpg


Se você é muito novo ou nunca ouviu falar do ScummVM, aqui vai uma explicação do que ele é: Trata-se de um programa que torna possível jogar diversos point & clicks antigos em computadores mais modernos que normalmente seriam incapazes de rodá-los. Não se trata de um programa emulador, mas de um conversor que reescreve arquivos executáveis desses games antigos para torná-los compatíveis com sistemas operacionais mais modernos.

ScummVM completa 20 anos e ganha nova atualização!


Full Throttle é um clássico absoluto!
Isso permite, por exemplo, que você jogue games como a série Monkey Island, Maniac Mansion, Day of the Tentacle e Full Throttle em qualquer computador atual (falando especificamente de suas versões originais, pois atualmente esses games possuem novas versões remasterizadas).

O ScummVM, que significa “Script Creation Utility for Maniac Mansion Virtual Machine”, foi lançado no dia 9 de outubro de 2001, há 20 anos! E em comemoração a essa data mais do que especial, o programa recebeu uma nova atualização, a versão 2.5.0, que permite que mais clássicos possam ser rejogados, dessa vez entrando na era 2.5D, tornando games como Grim Fandango, Myst e vários outros compatíveis com o programa!

revisiting-grim-fandango_pzv31.jpg


A importância do ScummVM é tamanha para esses games, que sua equipe foi capaz de, de certa forma, “remasterizar” muitos desses games clássicos para os computadores atuais, como por exemplo ao conseguir restaurar conteúdos cortados do adventure de Blade Runner. Em uma época em que muito se fala sobre preservação de games, a ScummVM já vinha fazendo há duas décadas!

Em comemoração a essa data, a GOG, que vende sem seus catálogos esses clássicos do gênero point & click está fazendo uma promoção com vários desses títulos. E para jogá-los no ScummVM é simples, basta baixar o programa gratuitamente (CLICANDO AQUI), seguir seus tutoriais simples e deixar os portões da nostalgia abrirem-se em toda a sua glória!

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo