[AJUDA] Setinha do mouse tremendo ao mexer. Mouse ou Mousepad?

luccasgroia

Well-Known Member
Registrado
Tenho o mousepad Razer Goliathus Control, e eu troquei de mouse, tinha um Multilaser Warrior e a 1 semana comprei o Hawkon Severus.

Depois que comecei a usar o Severus, quando movo ele devagar a setinha fica tremula, ela nao fica se move com fluidez, não sei o que pode ser.

Será que é o mouse? Ou o mosepad? Porque esta versão do Goliathus Control ele trem uns relevos, ele não é totalmente liso igual o speed. Será q pode ser isto?
 
Pode ser qualquer um dos dois problemas, ou até mesmo os dois. Não consegui descobrir qual sensor esse mouse usa pra entender se é um problema crônico ou não. O que eu posso indicar é que você faça os testes com outros itens. Troque o mousepad pra ver se o mouse continua com os problemas, use outro mouse nesse mousepad, tente mudar a DPI e a frequência do mouse. Vai ser na tentativa e erro.
 
Se isso acontece sempre no mousepad inteiro, então é o sensor, mas o negocio é o seguinte esta usando quanto de velocidade no windows e quantos dpi no mouse?
Como o miyagialex falou que não achou que sensor esse mouse usa, tente usar dpi baixa tipo 800 ou 400 dpi e veja se continua essa tremedeira, muito mouses usam o marketing com esses dpi brutais e não aguentam nem metade disso sem ficarem completamente imprecisos.
 
Pode ser qualquer um dos dois problemas, ou até mesmo os dois. Não consegui descobrir qual sensor esse mouse usa pra entender se é um problema crônico ou não. O que eu posso indicar é que você faça os testes com outros itens. Troque o mousepad pra ver se o mouse continua com os problemas, use outro mouse nesse mousepad, tente mudar a DPI e a frequência do mouse. Vai ser na tentativa e erro.

Se isso acontece sempre no mousepad inteiro, então é o sensor, mas o negocio é o seguinte esta usando quanto de velocidade no windows e quantos dpi no mouse?
Como o miyagialex falou que não achou que sensor esse mouse usa, tente usar dpi baixa tipo 800 ou 400 dpi e veja se continua essa tremedeira, muito mouses usam o marketing com esses dpi brutais e não aguentam nem metade disso sem ficarem completamente imprecisos.

Vou testar hoje assim que eu chegar em casa.

Quanto a taxa de amostragem, o que seria isso? Eu baixei o software do mouse, o BlackBird 1.0, ele veio em 500hz, mudo para 1000hz?
 
Pra mim é o pad, testa sobre uma folha de sulfite, razer são enjoados com superfícies.
 
Última edição:
Vou testar hoje assim que eu chegar em casa.

Quanto a taxa de amostragem, o que seria isso? Eu baixei o software do mouse, o BlackBird 1.0, ele veio em 500hz, mudo para 1000hz?
Seria o polling rate. É a frequencia em que o seu mouse funciona, mas isso não mudaria nada nessa tremedeira não, 500hz ou 1000hz não muda tanto, o importante é saber em qual frenquencia o seu mouse tem uma media constante, alguns mouses oferecem a opção 1000hz mas não conseguem sustentar, nesses casos é melhor deixar em 500hz pela constância.
 
@kodeko Também acho que não seja isso, mas tem alguns modelos que ficam doidos dependendo da taxa de atualização. O meu Deathadder antigo se eu colocasse em 125hz eu não conseguia movimentar direito por que ele ficava bizarro.
@luccasgroia Enfim, na minha opinião, o melhor seria fazer vários testes até descobrir qual o problema.
 
Vou testar hoje assim que eu chegar em casa.

Quanto a taxa de amostragem, o que seria isso? Eu baixei o software do mouse, o BlackBird 1.0, ele veio em 500hz, mudo para 1000hz?
Acho que o melhor seria o contrário, abaixar essa taxa pra 125 ou 250 se possível e testar. Se a taxa de atualização estivesse muito baixa, geralmente o mouse iria pular ou parar de responder em determinadas partes estampadas do mousepad, mas 500hz não é motivo pra fazer isso.
Excesso de jitter ou essa tremedeira geralmente indica sensibilidade acima do ideal ou sensor defeituoso, se não for o mousepad.

Certifique-se de que nas nas configurações de mouse do Windows a velocidade do ponteiro esteja no centro, e a opção "Aprimorar precisão do ponteiro" esteja desativada.
Coloque o mouse em 800 DPI e teste sobre a mesa pra ver se tem alguma mudança em relação ao mousepad.

Eu tenho um C3 Tech Cratos de reserva que usa o sensor Avago 5050 que é bastante vagabundo e não tem tremedeira nem nada na mesa e nem no meu qck estampado, então se for o mousepad deve ser fácil de comparar com outras superfícies
e descobrir se o problema é ele.
 
Fiz os testes:

DPI diminui de 3500 para 3000, e de 500hz para 125hz. E está bem melhor,

Não achei a opção: "Aprimorar precisão do ponteiro" esteja desativada.

O mouse utiliza o sensor avago 3050.
 
Faz um teste, coloca uma fita isolante em baixo do mouse tampando o sensor e depois segura e agita o mouse pra ver se o cursor move.
Outra coisa, 3000 DPI é muito pra um mouse vagabundo. Testa com 1000 DPI.
 
Fiz os testes:

DPI diminui de 3500 para 3000, e de 500hz para 125hz. E está bem melhor,

Não achei a opção: "Aprimorar precisão do ponteiro" esteja desativada.

O mouse utiliza o sensor avago 3050.
3500 DPI com um Avago 3050 :melior: :putz:

O Avago 3050 é um bom sensor de baixo custo (quando bem implementado), mas só vai até 2000 DPI, e provavelmente com jitter. Pra você estar usando 3000 ou 3500 nele, esse mouse deve usar alguma forma de interpolação pra chegar nisso aí,
ocasionando ainda mais jitter, que são essas tremedeiras.

O ideal seria usar entre 800 até 1200 DPI, acima disso começa a perder precisão nesse sensor aí, não tem mousepad que resolva, e não é problema no mouse. É limitação do sensor.

Quanto à opção do ponteiro, fica nas opções do mouse, pelo painel de controle ou procurando por "mouse" no menu iniciar. A melhor configuração possível é essa da imagem:

MitDQSm.jpg
 
Última edição:
Realmente, 3000 DPI é muito alto. Faz como o colega acima indicou. Testa com DPI de +- 1000.
Um pouco fora do tópico: Pra que você usa DPI tão alta? Se colocar em 1800 o ponteiro já atravessa a tela inteira em coisa de 4-5 cm. Não consigo imaginar utilidade pra DPI tão alta assim.
 
Faz um teste, coloca uma fita isolante em baixo do mouse tampando o sensor e depois segura e agita o mouse pra ver se o cursor move.
Outra coisa, 3000 DPI é muito pra um mouse vagabundo. Testa com 1000 DPI.

3500 DPI com um Avago 3050 :melior: :putz:

O Avago 3050 é um bom sensor de baixo custo (quando bem implementado), mas só vai até 2000 DPI, e provavelmente com jitter. Pra você estar usando 3000 ou 3500 nele, esse mouse deve usar alguma forma de interpolação pra chegar nisso aí,
ocasionando ainda mais jitter, que são essas tremedeiras.

O ideal seria usar entre 800 até 1200 DPI, acima disso começa a perder precisão nesse sensor aí, não tem mousepad que resolva, e não é problema no mouse. É limitação do sensor.

Quanto à opção do ponteiro, fica nas opções do mouse, pelo painel de controle ou procurando por "mouse" no menu iniciar. A melhor configuração possível é essa da imagem:

MitDQSm.jpg

Realmente, 3000 DPI é muito alto. Faz como o colega acima indicou. Testa com DPI de +- 1000.
Um pouco fora do tópico: Pra que você usa DPI tão alta? Se colocar em 1800 o ponteiro já atravessa a tela inteira em coisa de 4-5 cm. Não consigo imaginar utilidade pra DPI tão alta assim.

Eu estava alterando o DPI pelo próprio software do mouse, em 3000 não fica tão ruim, mas não fica 100%.

Do ponteiro eu já ajustei da forma acima.

A fita isolante, testarei hoje e lhe dou um retorno.

Abaixarei o DPI para 1200....

Fora isso, gostei do mouse, vale a pena kkkkk
 
Realmente, 3000 DPI é muito alto. Faz como o colega acima indicou. Testa com DPI de +- 1000.
Um pouco fora do tópico: Pra que você usa DPI tão alta? Se colocar em 1800 o ponteiro já atravessa a tela inteira em coisa de 4-5 cm. Não consigo imaginar utilidade pra DPI tão alta assim.

Eu criei o costume de usar o DPI alto, para conseguir ir mais rapido,
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo