[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Diz a lenda que é uma das únicas empresas do país que pagam todos os impostos e taxas de importação, se é verdade só os "sócios da federação" lá do estado deles que sabem...
O único fato concreto é que nosso dinheiro esta valendo cada vez menos.
 
Diz a lenda que é uma das únicas empresas do país que pagam todos os impostos e taxas de importação, se é verdade só os "sócios da federação" lá do estado deles que sabem...
O único fato concreto é que nosso dinheiro esta valendo cada vez menos.

É... Isso é foda... Comprei (achando que paguei caro) uma 2070 super por 2.8k, hoje vi as 2060 por 4.9k... Me arrependi de não ter pego uma 3070~3080 no lançamento pra mim e umas 4 pra vender depois HUAUHAHUAHUAUHA, ia ser investimento melhor que criptomoeda
 
Concordo por isso vinha sugerindo o 9100.
Ele com uma mobo baratinha devem dar conta do recado fora que a potencia extra tem seus usos, depois da pra montar um servidor de ipcam, gerenciar smart devices, file server e afins já que vai ficar ligado o dia inteiro que seja muito útil. Se montar algo muito fraco que mal de pra rodar 4k e um file server o investimento vai ser perdido em pouco tempo e nesse caso um rasp4 seria o ideal fora seu baixo consumo e manutenção simplificad

Concordo por isso vinha sugerindo o 9100.
Ele com uma mobo baratinha devem dar conta do recado fora que a potencia extra tem seus usos, depois da pra montar um servidor de ipcam, gerenciar smart devices, file server e afins já que vai ficar ligado o dia inteiro que seja muito útil. Se montar algo muito fraco que mal de pra rodar 4k e um file server o investimento vai ser perdido em pouco tempo e nesse caso um rasp4 seria o ideal fora seu baixo consumo e manutenção simplificada.
Realmente as h310 estão com preços imbatíveis. Só fico pensando se não seria melhor ir logo no 11 geração, mesmo que com um celeron, pra atualizar depois...
 
Realmente as h310 estão com preços imbatíveis. Só fico pensando se não seria melhor ir logo no 11 geração, mesmo que com um celeron, pra atualizar depois...

Até vc resolver atualizar já apareceu algo que tanto em performance quanto financeiramente valerá mais a pena vender os dois do que dar um up parcial, é sempre assim, a última vez q o mercado foi lento pra lançamento a ponto de ser possível um upgrade que compense foi na época dos 775
 
Olha o SAMA ai gente! (agora leia de novo com aquele grito de carnaval e a bateria marcando o ritmo Hahahah).

ecab21 esse é o SAMA IM01, que discutimos muito algumas semanas atrás.

snk9nw29e2a61.jpg


Ele é um case mATX/ITX muito popular na Ásia para montagem de computadores de boutique, tem custo entre 35 e 50 bidens e se tornou uma excelente alternativa ao NR200 por além de ser pouco maior não precisar de nenhuma gambiarra para suportar fonte ATX padrão e watercooler no topo, claro contam ai como extra o preço baixo e alta disponibilidade.

Algumas considerações:
Para usar o watercooler (240mm) no topo uma fonte SFX será necessária, dá pra colocar com uma atx? tudo pode ser feito com o devido sacrifício...
Dizem as lendas que mesmo sem uma dremel cabe um radiador de 280mm.
Suporte nativo a fontes ATX e SFX sendo que as SFX podem ser montadas em duas posições, como na da foto ou direto no base board junto a placa mãe.
Ele suporta até 7 fans de 120mm - 2 piso (15mm ou 25mm x 120mm), 2 topo (15mm ou 25mm x 120mm e supostamente 140mm), 2 no bracket vertical (15mm ou 25mm x 120mm) e 1 traseira (15mm ou 25mm x 120mm).
Se suas saídas SATA não estiverem na direita você muito provavelmente vai ter de usar adaptadores de 45 graus.
Não espere esconder nada atrás da placa mãe não tem quase nada de espaço ali afinal é um case de 18.6 litros.
Não acompanha riser.
Painéis podem ser de vidro ou chapa perfurada.
Suporta a VGAs de até 335mm.
Suporta a air cooler de até 155mm.
Suporte a watercooler vertical, restrições dependem da fonte escolhida/posição de montagem.
Suporte a até 5 hd's/ssd's - 2 no piso, 2 no frontal inferior e 1 atrás da fonte (área da gaiola sfx).

kyd8dv5je2a61.jpg


- Não tem alça ou uma forma eficiente de instalar. Uma pena eu me interessei bastante por esse case. :shrug:
 
Última edição:
Comprei e estou esperando chegar. Como o colega acima falou, parece ser uma remarcação do Sama IM01.
Esperando chegar...
Abraços!!!
Quando chegar avisa por aqui pra gente saber se ele é bom mesmo. Agora não me agradou essa lateral de vidro, acho que só vai servir pra juntar poeira e dificultar a circulação do ar. No link do Sama IM01 que @M1Br postou dá pra ver a tampa lateral de metal com furos. Pelo tamanho do gabinete eu sinceramente não espero que se tenha uma boa organização de cabos. A pergunta é. Será que ele cabe uma micro ATX e uma fonte ATX nele?
 
cabe ué kkk ele acabou de falar. se quiser procura builds com o sama im01.
Tem a versão com tampa de metal tbm na loja.
 
O build da foto é com uma mobo full micro ATX, ainda assim daria pra montar com uma fonte atx padrão só que mataria metade do radiador do water cooler, um pessoal no reddit tentou montar o wc com fans slim mas não ajudou em nada porque essa fan da direita iria extrair o ar diretamente aquecido da fonte. Parece que a solução é usar o bracket lateral para o wc ou abrir mão do wc de vez.
Sobre os painéis esse é o tipo de case onde eu não usaria uma janela de vidro. Tirando a mascara frontal não tem onde esconder os cabos e mesmo que você se esforce muito dificilmente vai ficar bonito eu só recomendo a versão com painéis de metal.
 
Gostei desse SAMA ou Pichau

wjg5vqgiet961.jpg

p7un8zjiet961.jpg

o1862gciet961.jpg

mr0m4w8iet961.jpg

fxqlc24iet961.jpg

t34rilvhet961.jpg
Ai a comparacao dele com o NR200
 
Um monte de gente acusou a SAMA de plágio mas queria mesmo que eles tivessem plagiado é o desenho da grade superior do NR200 (sem sua bizarra estrutura interna), ela tem um charme todo dela que cairia muito melhor que o atual painel superior do IM01.
Agora que a pombosa trouxe ele pro Brasil prevejo uma febre de "computadores pequenos e potentes" aparecendo nos próximos meses, estou torcendo muito pra cair no gosto do povo aqui como lá na Ásia isso seria ótimo para nós.
 
Um case que eu curto pra caramba é o Silverstone Raven RVZ03, por ser horizontal e me lembrar muito um Console (era o que eu inicialmente queria como itx)... Inclusive achei sobre ele esse vídeo:


E esse post https://builds.gg/builds/rvz03wc-21737
 
Última edição:
Quando chegar avisa por aqui pra gente saber se ele é bom mesmo. Agora não me agradou essa lateral de vidro, acho que só vai servir pra juntar poeira e dificultar a circulação do ar. No link do Sama IM01 que @M1Br postou dá pra ver a tampa lateral de metal com furos. Pelo tamanho do gabinete eu sinceramente não espero que se tenha uma boa organização de cabos. A pergunta é. Será que ele cabe uma micro ATX e uma fonte ATX nele?
Podeixar que aviso
Pedi a versão com painel de metal mesmo

By the way:
Não queria montar ele com hardware velho, mas ainda tou muito confuso quanto à próxima compra, e bem tentado a investir em AMD. Montar HTPC visando 4k é muuuuito chato, muitos pormenores.
Essa semana descobri que meu pretendido ryzen 4350g NÃO faz 4k com Netflix por conta de licença de softwares. Daí fica essa indecisão entre qual combo Cpu + Gpu tem boa pergormance, mas baixo consumo ... Affffff
 
Última edição:
Podeixar que aviso
Pedi a versão com painel de metal mesmo

By the way:
Não queria montar ele com hardware velho, mas ainda tou muito confuso quanto à próxima compra, e bem tentado a investir em AMD. Montar HTPC visando 4k é muuuuito chato, muitos pormenores.
Essa semana descobri que meu pretendido ryzen 4350g NÃO faz 4k com Netflix por conta de licença de softwares. Daí fica essa indecisão entre qual combo Cpu + Gpu tem boa pergormance, mas baixo consumo ... Affffff

Esse 4350G saiu de estoque na Tera, mas eles tem o 3200GE de 35W TDP:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...bo-4-cores-4-threads-sem-cooler-yd320bc6m4mfh

O preço está parelho com o 1600AF, mas se o seu objetivo é ter vídeo integrado com baixo consumo o 3200GE parece ser uma boa opção.
 
Um monte de gente acusou a SAMA de plágio mas queria mesmo que eles tivessem plagiado é o desenho da grade superior do NR200 (sem sua bizarra estrutura interna), ela tem um charme todo dela que cairia muito melhor que o atual painel superior do IM01.
Agora que a pombosa trouxe ele pro Brasil prevejo uma febre de "computadores pequenos e potentes" aparecendo nos próximos meses, estou torcendo muito pra cair no gosto do povo aqui como lá na Ásia isso seria ótimo para nós.
Eu estava pensando em montar um sistema mini ITX, mas os preços estão altos demais. Uma micro-ATX nesse Sama já deve ser suficiente em questão de tamanho. Um NVMe de 500GB e um SSD de 500GB já dá de bom tamanho, o resto pode ser através de HD externo ligado nas portas USB 3.0. Uma pena que sumiu os 4350G e os 4650G do estoque da Tera. Acho que a alternativa custo x beneficio seria ir atrás de um I5 10400 e uma B460M completa.
 
Relativamente fácil resolver sua duvida, você quer ou não quer janela de vidro? você quer tudo ITX agora?
Se a resposta for sim para ambas NR200, do contrario vai de IM01 ele suporta nativamente mATX o que deixa o custo do forninho mais amigável, ai você troca as partes quando der.
Sobre os AMD 4000 tem lá na Ali ainda...
Sobre a fan silverstone, belo argb, valor ok só não sei se valem o investimento. Tive 4 fans deles e hoje não tenho nenhuma porque gosto de silencio queria que trouxessem as artic silent série F ou P pra eu dar uma tunada no pc da sala.
 
Relativamente fácil resolver sua duvida, você quer ou não quer janela de vidro? você quer tudo ITX agora?
Se a resposta for sim para ambas NR200, do contrario vai de IM01 ele suporta nativamente mATX o que deixa o custo do forninho mais amigável, ai você troca as partes quando der.
Sobre os AMD 4000 tem lá na Ali ainda...
Sobre a fan silverstone, belo argb, valor ok só não sei se valem o investimento. Tive 4 fans deles e hoje não tenho nenhuma porque gosto de silencio queria que trouxessem as artic silent série F ou P pra eu dar uma tunada no pc da sala.
Uma dúvida. Se for pra montar uma configuração Intel nesse SAMA. Estou pensando num I5 10400 com uma B460M, pra aliviar o custo. No caso o I5 10400 só roda a memória até 2666MHz. Isso quer dizer que o pente tem que obrigatoriamente ser de 2666MHz ou posso comprar um pente de 3000MHz (que por sinal está mais barato) e ele vai rodar a 2666?
 
Esse 4350G saiu de estoque na Tera, mas eles tem o 3200GE de 35W TDP:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...bo-4-cores-4-threads-sem-cooler-yd320bc6m4mfh

O preço está parelho com o 1600AF, mas se o seu objetivo é ter vídeo integrado com baixo consumo o 3200GE parece ser uma boa opção.
Bela oportunidade esse 3200G. Mas não há consenso se eles fazem 4K @60hz com HDR. ALguns dizem que sim, outros dizem que não. PArecem tb não fazer NEaflix a 4k, por conta de limitações de software ...
 
@ecab21 você pode comprar memórias de qualquer frequência igual ou acima e equiparar elas ao barramento do processador, não existe problema algum nesse processo. Eu recomendo que você pegue esse kit 3000 com preço legal e ai experimente apertar os timings dele. Agora que o DDR4 está bem maduro (quase passando, DDR5 que o diga) e os timings estão descendo (temos memórias DDR4 4000 com CAS 14-14-14 já) é vantajoso pegar um kit com velocidade maior e quando baixar a velocidade apertar bem os timings para ter aquele efeito SNAP no uso do pc.

@jramos o problema ai é na licença do LVAC se não me engano, pelo que me recordo o intel UHD também tem esse problema mas isso é contornável com alguns "mods" no windows/linux ou o jeito mais simples, usar um navegador de web para rodar o conteúdo 4k direto na licença de conteúdo dele o ponto positivo é que funciona em qualquer plataforma.

Ps. tinha esquecido de falar mas aquele Raven 03 é estiloso hein? não é o meu estilo mas admito que chama a atenção.
 
@jramos o problema ai é na licença do LVAC se não me engano, pelo que me recordo o intel UHD também tem esse problema mas isso é contornável com alguns "mods" no windows/linux ou o jeito mais simples, usar um navegador de web para rodar o conteúdo 4k direto na licença de conteúdo dele o ponto positivo é que funciona em qualquer plataforma.
Parece ser um problema com PlayRed 3.0 e/ou com hdcp 2.2. Compra de licença de softwsre, basicamente...
 
Este SAMA IM01 somente importando? bem que a pichau poderia incorporar um clone dele no seu lineup de cases.
 
Acho complicado o rasp para o Google Meet. Será que daria conta?
Raspberry Pi 4 8Gb com um Heatsink, um Micro SD U3 e um overclock pra 2.0 dá conta do Google Meet, agora pra assistir vídeo 4k ainda n é muito bom não. Tem umas quedas de FPS cavala.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo