Olá pessoal
Migrei meu pc pra um QB One
Tá tudo meio bagunçado ainda pq está corrido e acabei de mudar, tanto a mesa como dentro do pc.
Eu tenho uma nano empresa de corte a laser nos fundos da casa dos meus pais. Estava morando lá até pouco tempo atrás, mas agora mudei.
Eu precisava de algo compacto pra levar pra lá durante o dia e trazer de volta para meu novo cafofo à noite.
Lá tem monitor sobrando, então a solução mais
barata seria migrar pra um case pequeno.
Não queria investir num notebook, não curto, muito menos investir numa plataforma nova de cpu. Meu PC me atendia muito bem pra internet, CorelDraw e Solidworks, tarefas que são 90% do meu dia a dia. (os outros 10% é jogando Agario)
Meu PC antes:
i3 2120
Asus P8H67-V - lga1155
12GB de ram (2x4GB + 2x2GB ddr3)
HD6850
etc
Tudo num Coolermaster Centurim 5
Além do gabinete troquei apenas a placa mãe por essa aqui:
Uma tal de Biostar H61mgv3 V8.0 de R$345 segundo o anúncio do ML.
Mas que recebi a placa da imagem numa caixa escrito Supox
Tá funcionando, então tá bão, afinal, gastei relativamente pouco. Se eu fosse trocar cpu, pra ter uma mobo mini-itx, precisaria de ddr4 também, aí a brincadeira iria ficar cara.
Mini-Itx lga1155 quase não encontrei. À época que comprei, cerca de 2 ou 3 semanas, achei apenas algumas usadas e bem mais caras que essa que comprei.
Como essa Supox não é mini-itx, eu já previa algumas modificações. Foi tudo na correria pra terminar logo, afinal, o PC tinha que entrar no gabinete e ser formatado o quanto antes pra voltar à rotina. Assim, não "alisei" muito minhas modificações não, foi tudo às pressas, e faltaram muitas fotos.
Mods:
Para caber placa-mãe + placa de vídeo, visto que o QB One tem duas saídas PCI apenas, eu desloquei a placa-mãe 9mm para a esquerda (olhando o pc por trás):
Pra isso, saí metendo a serra/tesourão/dremel no gabinete e espelho da vga. Tudo a zóio. O gabinete, cortei-o nos destaques vermelhos:
Como tenho uma cnc a laser co2, quando sobrar tempo até penso em cortar a traseira por completo e colocar uma placa de acrílico personalizada para as conexões da placa-mãe, vga e fan, numa peça única. Fica pra breve.
Deslocando a placa para a esquerda:
(esqueci de fotografar o trabalho)
A princípio eu iria apenas abrir novos furos e roscas para o espaçador da placa mãe. Mas duas das roscas não teriam como ser feitas. Na imagem, os pontos vermelhos eu conseguiria fazer furo e rosca. Pontos azuis não, pois há um desnível. A placa mãe ficaria desnivelada. Preguiça de sair caçando espaçador de tamanho maior pra compensar.
Então desenhei um adaptador para cortar em mdf de 2,5mm que tenho a rodo na empresa:
Furos vermelhos: Furação padrão do gabinete. Usei para prender essa peça de mdf ao gabinete com parafusinhos m3 que vieram no gabinete.
Furos azuis: Nova posição da placa mãe, deslocada 9mm para a esquerda. Nestes furos eu colei os espaçadores de bronze que vieram no gabinete.
Para colar os espaçadores, primeiro eu serrei a ponta roscada deles. Ficou apenas o "cotoco" sextavado.
Não lembro o valor, mas a diagonal do sextavado tinha dado algo em torno de 5mm no paquímetro. Fiz o furo no mdf com cerca de 0,2mm a menos, assim o cotoco sextavado já entrou na pressão.
Alinhei o fundo do cotoco sextavado com o fundo da placa de mdf. Assim a placa mãe ficou exatamente na mesma altura da montagem normal:
Apesar do sextavado ter ficado firme só na pressão, passei resina epoxy em volta dele. Ficou muito firme. Não tenho fotos disso =/
Usei a "super cola tudo" da Redelease. Baratinha no ML. Rende $ muito mais que araldite.
Montado dentro do gabinete ficou assim:
Cortando o MDF. Essa hora lembrei da foto:
Montado:
Saí montando tudo, todo felizão...
Eis que ao colocar a fonte ela não servia. Batia na placa-mãe
Minha fonte é maior que o padrão. Novas gambiarras...
Resolvi colocar um espaçador entre o gabinete e a chapa que segura a fonte. Como espaçador usei uma porca m5, e para fixar tudo firmemente, abri os furos para 4mm, e usei parafusos e porcas m4.
Esse deslocamento de uns 4mm para frente foi suficiente.
Mas como vocês devem ter percebido pela imagem acima (pelos fios azuis), esses mesmos 4mm foram suficientes para que a tampa frontal do gabinete não fechasse

Verifiquei que a única coisa que pegava na tampa frontal era o plugue de energia da fonte, apesar de ele já ser bem compacto.
Olhei o relógio, já estava pra acabar o expediente. Ainda teria que levá-lo pra casa e formatar, e estar tudo pronto no dia seguinte pra voltar a trabalhar.
Cortei o plugue e soldei uns fios dentro da fonte. Já era
A placa de vídeo está lambendo a lateral, que uso como base, gabinete na vertical.
Pelo menos a abertura esquerda na foto abaixo deixa ir um cadim de ar pra vga:
E foi assim que consegui sair de um trambolho pra um SFF gastando relativamente pouco.
345 da placa mãe e 149,90 do gabinete, mais fretes rss.
Perdi: USB3.0, Sata3 e 2 pentes de 2GB por conta da placa-mãe. Mas o PC continua atendendo do mesmo jeito.
Estou satisfeito